Notícias de Educação - 23/jul/2020

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Destaque: Coronavírus

Brasil busca parâmetros sanitários e pedagógicos para reabrir escolas

Prevista para acontecer no início de setembro no estado de São Paulo, a volta às aulas presenciais nas escolas brasileiras começa a ser discutida a partir da experiência de sociedades que já flexibilizaram as medidas de isolamento social, adotadas para combater a disseminação do Sars-CoV-2, causador da covid-19.

Desafios da Educação

Retorno de alunos às aulas deverá colocar 9,3 milhões de idosos e adultos com problemas de saúde em risco, diz Fiocruz

Estado de São Paulo é o que tem a maior quantidade de pessoas que entrarão em perigo com a volta às aulas: cerca de 2,1 milhões de pessoas.
O retorno dos alunos às aulas deverá colocar em risco 9,3 milhões de idosos e adultos (4,4% da população do país) com problemas de saúde e comorbidades, de acordo com pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) que conta com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

G1

Professor que estimou morte de crianças na reabertura das escolas admite erro e culpa 'empolgação'

“Acho que foi na empolgação da discussão”, escreveu na mensagem, à qual a coluna teve acesso. A declaração com essa estimativa havia sido dada em uma live do Canal Butantan e divulgada na semana passada por uma revista especializada e por telejornais. Ao se disseminar por grupos de WhatsApp, gerou pânico entre pais.

Folha de São Paulo

Pandemia deve intensificar abandono de escola entre alunos mais pobres

Cresce o temor, entre educadores e pesquisadores, de que as circunstâncias impostas pela pandemia façam com que mais estudantes simplesmente desistam da escola neste ano, engordando as estatísticas de evasão escolar no Brasil.

Uol

DF: Secretaria de Educação divulga cartilhas de apoio a alunos e professores

Como suporte a alunos e professores da rede pública, a Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEE-DF) reuniu material de apoio ao trabalho pedagógico durante a pandemia. As cartilhas são nos formatos de guia, orientação e planejamento para toda a rede engajada nos estudos on-line, disponíveis na página doEscola em Casa DF

Correio Braziliense

Escolas estaduais do Rio de Janeiro ficarão fechadas até 5 de agosto

Um decreto publicado hoje no Diário Oficial do Rio de Janeiro pelo governador Wilson Witzel (PSC) determina que as aulas presenciais na rede estadual permaneçam suspensas até o dia 5 de agosto.

Uol

Dez instituições do Rio acham 'improvável' voltar em 2020

R7

Unicamp cancela uso de vagas do Enem no Vestibular 2021 devido a calendário incompatível

A Unicamp, em Campinas (SP), anunciou na manhã desta quarta-feira (22) que não vai abrir o edital exclusivo para ingresso na instituição em 2021 via Enem, que teve o cronograma adiado devido à pandemia do coronavírus. Por isso, decidiu adicionar as 639 vagas que eram destinadas ao exame nacional ao processo seletivo do vestibular tradicional da universidade.

G1

Sala de aula

No ensino médio, acolher também significa dar ao aluno a chance de se expressar

A escola terá de ser um local onde o estudante de ensino médio possa investir em seu projeto de vida no retorno às aulas presenciais, quando houver segurança para isso. Mais do que buscar a recuperação de conteúdo, redes estaduais de ensino devem permitir que os jovens se expressem, seja de forma oral, escrita ou por linguagens artísticas. Essa será a melhor forma de ajudá-los a lidar com questões como morte, doença de pessoas queridas, violência, falta de trabalho e renda e incerteza sobre o futuro na retomada das aulas após meses de fechamento das escolas devido à pandemia do coronavírus (COVID-19).

Porvir

Inclusão

Estudo: Professor vê aluno negro como agressivo e trata branco com simpatia

Pesquisadores detectaram que professores têm maior predisposição em identificar emoções negativas, como raiva ou agressividade, em crianças negras do que em brancas.
E, ainda de acordo com o estudo, uma vez identificada essa emoção incorretamente, os profissionais da educação tratam os alunos de forma diferente, de acordo com o tom da pele.

Uol

Leis e políticas

Fundeb representa mais de 80% da verba de educação de 2.022 municípios brasileiros, aponta estudo

Levantamento feito pelo Laboratório de Dados Educacionais (LDE) com base em dados da Secretaria do Tesouro Nacional, obtido com exclusividade pela GloboNews, aponta que o dinheiro do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) representa mais de 80% de total investido em educação por 2.022 prefeituras do país. Essas cidades possuem 8,4 milhões de estudantes matriculados.

G1

Após derrota, Bolsonaro exalta papel do governo no Fundeb

Terra

O que pode mudar na educação com o novo Fundeb, aprovado na Câmara

G1

Para educadores, novo Fundeb deve trazer mais qualidade para escolas

Uol

Fundeb: PEC deve ser votada no Senado em agosto, e Flávio Arns será o relator, diz Alcolumbre

G1

Relator do Fundeb no Senado vai manter projeto aprovado na Câmara

Folha de São Paulo

Relator do Fundeb no Senado diz que vai entregar relatório até segunda

Correio Braziliense

Brasil tem conceito de educação como gasto e não como investimento

Jornal da Usp

CLDF adia votação de projeto de lei sobre educação domiciliar

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) decidiu em reunião extraordinária, nessa terça-feira (21/7), adiar a votação do Projeto de Lei que dispõe sobre a educação domiciliar na capital. Ficou acordado que é necessária, primeiramente, a realização de uma audiência pública para discutir o assunto.

Metrópoles

Avaliação

Colégios se adaptam às mudanças dos vestibulares em São Paulo

Em decorrência da pandemia do novo coronavírus (covid-19), os três maiores vestibulares de São Paulo tiveram que adiar as provas dos Vestibulares 2021. Fuvest, Unicamp e Unesp irão aplicar provas somente no início do próximo ano.
A mudança no calendário era esperada por colégios de ensino médio e cursinhos pré-vestibulares, que, em geral, aprovam o adiamento. Alguns deles já estão estudando como se adaptar ao novo cenário, principalmente na rede particular.

Uol

Ensino Superior

Fuvest vai reservar 50% das vagas para candidatos de escolas públicas no vestibular 2021

Pela primeira vez, a USP vai reservar metade das vagas para candidatos de escolas públicas e a Unicamp não vai usar a nota do Enem como forma de ingresso.
No ano passado, 40% das vagas foram destinadas às cotas. A Fuvest destaca a importância do aumento para 50% no vestibular do ano que vem.

G1

Negócios

Controladora de app TikTok vai investir em tecnologia de educação

Um executivo sênior da controladora do aplicativo TikTok, ByteDance, afirmou que a empresa planeja investir uma "enorme quantia" em sua área de tecnologia para educação recém-estabelecida, alertando que a unidade não deverá gerar lucro nos próximos três anos.

Terra