Notícias de Educação - 24/jul/2020

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Destaque: Coronavírus

Especialistas dão dicas para os pais para retorno às aulas mais seguro

A educação da criançada tem exigido ainda mais atenção dos pais neste período e deve também ser preocupação nos próximos meses, quando as escolas voltarem com as aulas presenciais. Especialistas dão recomendações de como os pais podem ajudar a turminha nas atividades em casa e como prepará-los para o retorno às classes. Acompanhar as lições on-line à distância, incentivar momentos off-line e abrir espaço para os questionamentos dos pequenos estão entre as dicas.

Veja SP

Projeto de apoio emocional conecta professores a psicólogos

As pesquisas feitas com professores durante o período de aulas remotas causadas pela pandemia do coronavírus (COVID-19) trazem sempre como destaque o desgaste emocional. Além de cumprir uma carga horária maior, ter que realizar realizar um trabalho para o qual não estavam formados, eles ainda vivem a dificuldade de não conseguir chegar a todos os alunos, que também pedem apoio para lidar com a ansiedade e a incerteza do momento. Para apoiá-los, o Quero na Escola e Fundação SM anunciam o projeto “Apoio Emocional”.

Porvir

Escolas do Rio pedem à prefeitura retorno da educação infantil

A Associação Brasileira de Educação Infantil (Asbrei) enviou manifesto à Superintendência da Vigilância Sanitária municipal pedindo que a prefeitura autorize o retorno das crianças de até 6 anos. A entidade argumenta que estudo publicado há uma semana pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês), nos EUA, mostra que crianças de até 9 anos têm menos chances de transmitir o vírus por se contaminarem menos.

Extra

DF: Sindicato diz que volta às aulas em escolas particulares será facultativa

Escolas da rede particular de ensino já começaram a preparação para voltar a funcionar a partir da próxima segunda-feira (27/7). O cronograma de retorno estabelecido pelo governo do Distrito Federal ainda é motivo de debate entre pais e entidades do setor educacional.
Entretanto, buscando atender os pedidos dos pais e alunos, o Sindicato dos Professores em Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (Sinproep-DF) emitiu uma nota reforçando que a volta é facultativa, tanto para estudantes como instituições de ensino.

Correio Braziliense

Bahia: 20% das escolas particulares da educação infantil fecharam as portas

A Associação Baiana dos Educadores da Educação Infantil estima que cerca de 20% das escolas infantis do estado fecharam as portas, desde o início da pandemia do coronavírus. A entidade ainda afirma que mais de 40% dos estabelecimentos correm risco de fechar caso as aulas não sejam retomadas até setembro desse ano.

Notícias Concursos

PB: Secretário de Educação diz que não há previsão para retorno das aulas, mesmo com bandeira verde

De acordo com o secretário, não há previsão de retorno das aulas, nem em municípios que estiverem com bandeira verde, devido aos riscos que a aglomeração de alunos pode trazer.

Paraíba

Conselho de Graduação da UFSCar aprova início de novo período letivo em 31 de agosto

A Conselho de Graduação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) aprovou em reunião, nesta quinta-feira (23), a criação de um novo período letivo remoto com início em 31 de agosto e término em 16 de janeiro.

G1

África do Sul fecha escolas novamente por causa do novo coronavírus

Ano letivo será estendido, afirma presidente sul-africano. País tem quase 6 mil mortes pela doença.
As escolas públicas da África do Sul serão fechadas novamente por um mês, a partir de 27 de julho, devido a surtos da epidemia de Covid-19, disse o presidente Cyril Ramaphosa nesta quinta-feira (23).

G1

“Muitas vezes não me sinto aprendendo nada”, diz estudante sobre ensino remoto

Professores também relatam pressão e frustração no processo. Especialistas vêem desafios para o pós pandemia
Para o educador, o cenário é reflexo de um processo solto, sem adesão com a realidade dos estudantes e também dos professores. “Muitos alunos não têm acesso a essas tecnologias e muitos desistiram no meio do processo por não terem conhecimento sobre elas”, garante o profissional, que ainda questiona o fato dos professores também não terem formação para a atuação digital. “Tenho colegas, alguns mais velhos, surtando, adoecendo”, conta.

Carta Capital

Dicas

E-book aponta vantagens de utilizar tecnologia para personalização da aprendizagem

O que é o ensino humanizado e quais as vantagens desta metodologia? Estas perguntas norteiam o e-book Tecnologia humanizada: como implementá-la na sua instituição de ensino, lançado pela plataforma Eleva e disponível para download gratuito.

Porvir

Vídeo de jovem ensina estudantes a usar o Google Sala de Aula

A estudante Milena Luna, 18 anos, produziu um vídeo tutorial em que ensina estudantes da Secretaria de Educação do Distrito Federal a navegar no Google Sala de Aula. No vídeo, ela explica o passo-a-passo para conectar-se à plataforma pela primeira vez, bem como acessar as diferentes ferramentas do aplicativo.

Correio Braziliense

Projetos

Educadores fundam associação para desenvolver o ensino híbrido no Brasil

Um grupo de cerca de 50 educadores fundou a Associação Nacional de Educação Básica Híbrida (Anebhi), que pretende contribuir para o desenvolvimento de metodologia que combina as modalidades de ensino presencial e a distância.

Folha de São Paulo

Gestão

Problema do Educação é mais de currículo do que financeiro, diz Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro voltou a comentar a aprovação da PEC do Fundeb (Fundo de Desenvolvimento da Educação Brasiliero), na noite desta quarta-feira (22/7). De acordo com ele, a grande questão do projeto é que não há de onde tirar dinheiro para investir mais em educação.

Correio Braziliense

Novo Fundeb terá custo extra de R$ 77 bi para União até 2026

Uol

Gasto com Fundeb é 'pesado', mas 'ficou de bom tamanho', diz Bolsonaro

Uol

Educação pode perder recursos em 2021, mesmo com o Fundeb

Em 2021, o governo federal aumentará seu depósito de 10% para 12%, do total que estados e municípios colocam no Fundeb. Governadores e prefeitos colocam uma parte da arrecadação no Fundo, mas com a crise o recolhimento de impostos está caindo. Assim, o total a ser gasto pelo Fundeb no ano que vem pode encolher.

O Globo

SC: "Custo nas escolas também aumentou", diz Sinepe sobre mensalidades da educação privada

A oferta de aulas online nas escolas privadas, em função do coronavírus, também aumentou os custos para as instituções de ensino. É o que argumenta o assessor jurídico do Sindicato das Escolas Particulares (SINEPE) de Santa Catarina, Orídio Mendes Júnior. Em entrevista ao Bom Dia Santa Catarina desta quinta-feira (23), ele falou sobre descontos em mensalidades e o retorno das aulas.

NSC

PR: 15 dias em casa, 15 dias na escola. O plano do governo para a volta às aulas

Ensino híbrido, com 50% de aulas remotas e 50% com aulas presenciais (com a opção de somente aulas remotas para quem preferir), turmas divididas em duas com cada grupo fazendo revezamento de 15 dias de aulas presenciais e 15 dias de aulas remotas. Limite de ocupação de 30% da capacidade da sala de aula e distanciamento de dois metros entre as carteiras. A diretora de Planejamento da Secretaria de Estado da Educação, Adriana Kampa, apresentou, nesta quinta-feira, à Frente Parlamentar do Coronavírus na Assembleia Legislativa do Paraná, a base do protocolo estadual para a reabertura das escolas.

Gazeta do Povo

Leis e políticas

PGR se posiciona contra lei que proíbe conteúdo sobre gênero em escolas

O procurador-geral da República, Augusto Aras, se posicionou contrário à lei municipal de Londrina que proibiu debates e abordagens sobre gênero dentro das salas de aula da cidade do Paraná, com o argumento de que decisões desse tipo cabem à União. A posição foi enviada ao Supremo Tribunal Federal (STF) na noite de quarta-feira (22/7).

MSN

Aprovada MP que desobriga escolas a cumprir a quantidade de dias letivos em 2020

Em sessão remota nesta quinta-feira (23), o Senado aprovou o Projeto de Lei de Conversão (PLV) 22/2020, que desobriga escolas e universidades de cumprir a quantidade mínima de dias letivos em 2020 devido à pandemia da Covid-19. Aprovada com 73 votos, a matéria será encaminhada à sanção presidencial.

Senado

Projeto inclui trabalhadores de escolas públicas entre os com prioridade na testagem de Covid-19

Em análise na Câmara dos Deputados, o texto altera a  Lei 14.023/20, que prevê prioridade na testagem aos trabalhadores considerados essenciais ao controle da doença e à manutenção da ordem pública, como médicos, enfermeiros, policiais e agentes funerários.

Câmara

Estatística, pesquisas e estudos

Internautas apoiam garantia de acesso gratuito a aplicações de ensino a distância

Uma pesquisa de opinião do Instituto DataSenado aponta que 87% dos internautas concordam com a gratuidade de acesso à internet para alunos da rede pública de ensino, prevista em projeto. O PL 2.775/2020 foi apresentado com objetivo de facilitar aos estudantes de escola pública o acesso à educação em meio à pandemia. 

Senado

Avaliação

A angústia dos estudantes pelo próximo Enem

Nenhuma etapa da vida escolar produz tanta ansiedade coletiva quanto o ano de preparação para o Enem, passaporte de entrada para a maioria das universidades públicas e particulares do país. Para a turma agora embalada na tradicional maratona de estudos, a dureza será maior do que para qualquer outra. Pois esses jovens tiveram suas rotinas abruptamente transformadas pela pandemia, que fechou os portões dos colégios e fez uma multidão se recolher em casa em obediência à cartilha antivírus. Aprender no ambiente on-line vem exigindo um esforço de adaptação permanente desses estudantes, que não têm certeza ainda se pisarão de novo em uma sala de aula antes do exame. Como se não fosse o bastante, esta geração de vestibulandos (ainda são assim chamados) teve de lidar com outro fator desestabilizante: por dois meses, o cronograma do Enem, inicialmente em novembro, ficou em suspenso — até que, enfim, bateu-se o martelo nos dias 17 e 24 de janeiro.

Veja

Opinião

Precisamos voltar para a escola

Vale lembrar que em qualquer idade podem surgir casos, sendo que a prevalência ao redor do mundo de testes positivos está entre 1 e 5%. A transmissão das crianças para outros indivíduos ainda não está esclarecida e frequentemente os casos são brandos não requerendo internação hospitalar. Baseado nestas assertivas acima nos indagamos a todo momento: e o retorno às aulas?
Como fazer? Em que época será o mais correto? Dúvidas como estas permeiam o mundo todo e já existem experiências internacionais e recomendações que provavelmente teremos de copiar e devem ser incorporadas em nossas futuras recomendações.

O Estado de São Paulo

O vírus da desigualdade na educação

A pandemia do novo coronavírus tem se revelado nada democrática no Brasil. Se a Covid-19 atinge a todos, indiscriminadamente, ela faz muito mais vítimas, causando milhares de mortes, entre as pessoas de menor renda. Como a doença desconhece classe social, a estatística revela apenas a nossa trágica e histórica desigualdade. Não que ela fosse anteriormente ignorada, mas a realidade sinistra das cerca de 80 000 mortes em poucos meses sublinha o drama nacional como poucas vezes ocorreu na história do país.

Veja

Ensino Superior

Uerj adia Vestibular 2021

De acordo com o Departamento de Seleção Acadêmica da Universidade (Desea), os exames serão realizados no primeiro semestre do próximo ano, "em datas a serem informadas em breve".

G1

Negócios

Com Netflix de inspiração, plataforma de educação cresce 340% na pandemia

Com pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2) e o fechamento de escolas e instituições de ensino, algumas plataformas têm surgido para auxiliar no ensino à distância.
Uma edtech, empresa que insere tecnologia na educação , que tem crescido bastante nesse cenário é o laboratório de inovação Edulabzz , responsável pelo Toolzz , um conjunto de aplicações voltados para a educação. Só durante a pandemia, as ferramentas viram seus números crescerem em quase 340%.

iG