Notícias de Educação - 29/jul/2020

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Destaque: Coronavírus

Devemos retomar as aulas presenciais? Especialistas opinam

Os pais poderão decidir se os filhos voltarão ou não para a escola na cidade de São Paulo, segundo resolução que está sendo preparada pelo Conselho Municipal de Educação. A capital paulista está tomando a frente no debate que tem preocupado famílias e instituições públicas e particulares. O Estadão ouviu a opinião de dois especialistas sobre o retorno das aulas. Veja abaixo a resposta deles à seguinte pergunta: devemos retomar as aulas presenciais?

Terra

Volta às aulas: “Quem vai se responsabilizar quando o primeiro aluno ou professor morrer?”

Carta Capital

Saúde envia recursos a municípios para material de segurança sanitária de escolas

O Ministério da Saúde autorizou a transferência de incentivos financeiros aos municípios e ao Distrito Federal para o combate à emergência em saúde pública em razão da pandemia da covid-19. Esse incentivo financeiro, que envolve o total de R$ 454,331 milhões, será direcionado a todos os municípios brasileiros, para todas as escolas da rede básica pública de ensino, sejam municipais, estaduais ou federais, incluindo creches, pré-escolas, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos, independente de serem aderidos ao Programa Saúde na Escola.

Uol

Novas regras aumentam a chance de as escolas de SP abrirem em setembro

A volta às aulas presenciais em setembro, algo praticamente impossível pelas regras anteriores da retomada em São Paulo, agora se torna mais factível.
São duas as razões para a mudança de expectativa. A primeira é a recalibragem na reabertura, anunciada na segunda-feira (27) pelo governo, que facilita o avanço das regiões para fases mais amenas. Além disso, um decreto sobre a educação determina que as escolas reabram quando 80% da população paulista estiver por 28 dias na fase amarela. Antes era exigido que todo o estado permanecesse no amarelo por esse período.

Folha São Paulo

SP: Pais poderão decidir se filhos voltam ou não para a escola na capital

O Conselho Municipal de Educação de São Paulo prepara uma resolução para deixar claro que os pais podem optar por não mandar seus filhos para a escola durante a pandemia, mesmo com o retorno autorizado pelo Estado. Dessa maneira, quem não for não receberá falta e deverá continuar a fazer atividades de ensino remoto em casa.
Por outro lado, a Prefeitura vai pedir aos responsáveis que decidirem enviar os alunos às escolas que assinem um termo se comprometendo com regras sanitárias e a estarem acessíveis.

Terra

Conselho Nacional recomenda flexibilizar frequência para que pais escolham sobre retorno

Folha de São Paulo

Prefeitura de SP libera matrícula de bebês em creches longe de casa

Folha de São Paulo

Manaus é 1ª capital do País a retomar aulas na rede estadual

O governo do Amazonas anunciou nesta terça-feira (28) o retorno das aulas presenciais da rede pública estadual de ensino em Manaus. O Amazonas é o primeiro Estado do País a voltar com aulas presenciais na rede pública e instituições privadas. De acordo com o governador Wilson Lima (PSC), foi realizada uma pesquisa com pais, alunos e professores sobre a necessidade da retomada das aulas presenciais.

R7

SC: Entidades ligadas à Educação concluem diretrizes de retorno às aulas presenciais

O primeiro conjunto de diretrizes para o retorno de alunos e professores à sala de aula em Santa Catarina foi apresentado à sociedade na tarde desta terça-feira, 28, em reunião virtual com representantes das 15 entidades que contribuíram com o Comitê de Retomada das Aulas Presenciais. O objetivo do documento de 46 páginas é estabelecer os procedimentos que devem ser adotados por todas as unidades de ensino do Estado de modo a prevenir e reduzir a disseminação de Covid-19 no ambiente escolar quando a retomada for possível.

Regional

Sindicato das Escolas Particulares do DF recorre da decisão que suspende retorno das aulas presenciais

O Sindicato dos Estabelecimentos Particulares do Distrito Federal (Sinepe-DF) recorreu da decisão do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT-10) que suspendeu, por dez dias, o retorno das aulas presenciais. As atividades estavam previstas para recomeçar nesta segunda-feira (27).

G1

Presidente do Sinepe-DF justifica necessidade de volta às aulas

Correio Braziliense

BA: Secretaria da Educação do Estado emite nota de esclarecimento sobre retomada do ano letivo

A secretaria da Educação do Estado da Bahia emitiu uma nota com esclarecimentos sobre a retomada do ano letivo. A nota destaca que o retorno às aulas ainda não está definido e afirma que desde o início da pandemia do novo Coronavírus, o Governo do Estado da Bahia vem tomando todas as providências para salvar vidas humanas e proteger a população, sempre em conformidade com as orientações da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), de médicos e da comunidade científica nacional e internacional.

Acorda Cidade

Sala de aula

Canal do Youtube Educação Sergipe se consolida como uma ferramenta de estudo

O que antes ancorava somente os vídeos de campanhas alusivas a datas especiais, como o dia do/a professor/a, tornou-se a maior plataforma de acesso a conteúdos e aulas não presenciais da Rede Pública Estadual de Ensino. O canal Educação Sergipe é o meio pelo qual professores, técnicos, colaboradores e parceiros da Seduc desempenham parte das funções do curso preparatório do Governo de Sergipe, o Pré-Universitário; Aulaflix; Webinários etc.

Imprensa 24h

Nem só de tecnologia vive o ensino remoto: estratégias off-line ampliam acesso às atividades na quarentena

Escolas escolhem disponibilizar materiais impressos para garantir aprendizagem dos alunos sem acesso à internet. Conheça a experiência dos educadores que vivem o cenário.

Nova Escola

Estatística, pesquisas e estudos

Conteúdo curricular do Brasil se destaca entre países da América Latina e Caribe pela ênfase na compreensão em leitura

O Laboratório Latino-americano de Avaliação da Qualidade da Educação (LLECE), ligado à Oficina Regional de Educação para América Latina e Caribe da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (OREALC/UNESCO Santiago), apresentou, nesta terça-feira, 28 de julho, um estudo que analisou currículos do Brasil e de 18 países latino-americanos: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.
O relatório busca responder à seguinte pergunta: o que se espera que os estudantes da América Latina e do Caribe aprendam? Para isso, foram investigadas as prescrições curriculares para as áreas de linguagem, matemática e ciências da natureza, além da presença de temas relevantes para o desenvolvimento sustentável, em conformidade com a Agenda 2030. Por hora, o relatório está disponível apenas em espanhol, mas uma versão em português será apresentada em agosto.

Inep

82% dos pais aprovam ensino remoto feito durante a pandemia, aponta pesquisa

O ensino remoto, feito atualmente pelas escolas particulares brasileiras é aprovado por 82,4% dos pais de alunos. Esse é um dos principais dados trazidos pelo “Diagnóstico Nacional da Educação” – um estudo feito com mais de 11 mil famílias e 4 mil professores de cerca de 300 escolas particulares brasileiras, pelo Escolas Exponenciais – líder em pesquisa e apoio estratégico para instituições de ensino. O intuito da pesquisa foi fazer um “Raio X” do relacionamento entre pais e instituições de ensino durante a pandemia.

Escolas Exponenciais

Para 53% dos universitários qualidade caiu, aponta estudo

Estudantes universitários, apesar da pandemia do coronavírus continuam otimistas e devem continuar os estudos no próximo ano, é o que aponta a pesquisa do Pravaler, instituição de financiamento estudantil, divulgada nesta terça-feira (28). Mas 53% afirmaram que a qualidade do ensino caiu com o ensino remoto.

R7

Ensino Superior

MEC publica nova resolução em que suspende pagamento de parcelas do Fies

O Ministério da Educação (MEC) publicou uma resolução nesta terça-feira (28) em que suspende o pagamento de parcelas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) devido à pandemia do coronavírus. A suspensão valerá enquanto durar o estado de calamidade pública, e será retomada assim que a pandemia for contida. A resolução tem validade imediata.

G1

Adiamento do Enem pode atrasar ingresso de 3,5 milhões de participantes no ensino privado, aponta levantamento

O número se refere a estudantes que se inscreveram no Enem de olho na nota de desempenho, com base na edição de 2019. Além de permitir a disputa de vagas em universidades públicas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Enem é usada nas instituições particulares como forma de vestibular, para concessão de bolsas de estudo, ou descontos progressivos nas mensalidades.

G1

Vestibulares mais concorridos do país são adiados devido à pandemia

A pandemia do novo coronavírus afetou o calendário do processo seletivo de várias universidades do Brasil. Nas últimas semanas, algumas das instituições mais concorridas do país anunciaram que os vestibulares foram adiados e diversas provas ocorrerão apenas em 2021.

Gazeta do Povo

Eventos

Fundação Lemann encabeça campanha #AplaudaUmProfessor

A Fundação Lemann com mais 10 instituições lança uma campanha de mobilização social nas redes, a #AplaudaUmProfessor. O “aplausaço”, uma salva de palmas aos professores e profissionais da educação, está marcado para a sexta-feira (31), às 20h.

R7

Policiais e jurídicas

Justiça do Rio proíbe livro que orienta castigos em crianças

A Justiça do Rio de Janeiro proibiu a venda e a publicação na internet de um livro que orienta pais a educarem seus filhos através de castigos físicos. A publicação sugere que os castigos sejam feitos com o uso de vara e colher de silicone, e que as agressões não ocorram em locais visíveis.

Terra