Notícias de Educação - 30/jul/2020

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Destaque: Coronavírus

Ensino online muda a educação básica, e escolas discutem traumas

A pandemia transformou a realidade da educação no mundo inteiro. Uma parcela de professores teve que adotar o sistema digital de ensino do dia para noite, e alunos também foram obrigados a se adaptarem ao novo formato. Em outro grupo, muitas escolas e estudantes no Rio Grande do Sul nem sequer puderam ter a mesma chance, no caso da rede pública, onde computador e internet ainda são vistos como artigo de luxo e não estão tão presentes na vida estudantil como deveriam. Os pontos em comum entre os dois lados são a saudade do ambiente escolar e a preocupação com a saúde mental, não só das crianças e adolescentes, que por muitas vezes parecem ter chegado ao limite, mas também de um corpo docente sobrecarregado com carga horária e pressão constante.

Correio do Povo

Rio e São Paulo terão volta às escolas opcional em caso de grupo de risco

Uma orientação do Conselho Nacional de Educação (CNE) para que as famílias possam, sob alguns critérios, escolher não enviar seus filhos no retorno presencial das aulas vem ganhando força entre protocolos de estados e municípios para a retomada.

iG

Prefeitura de SP rompe com Comitê do Coronavírus criado por Doria

A gestão do prefeito Bruno Covas não participa desde a semana passada de reuniões do Centro de Contigência do Coronavírus em São Paulo. A saída do único representante da prefeitura do grupo, o secretário municipal de Saúde, Edson Aparecido, aconteceu na sexta-feira após discordância com decisões tomadas pelos especialistas.

O Globo

SP é uma das cidades que ficará por mais tempo sem aulas em todo o mundo por causa da Covid-19

Folha de São Paulo

Proposta de retorno às aulas presenciais avança na Câmara Municipal de SP

Folha de São Paulo

SP dá primeiro passo para aprovação de volta às aulas com "compra de vagas"

Uol

SP: Professores da rede pública protestam contra a volta às aulas presenciais

Professores da rede pública estadual de São Paulo realizaram na manhã desta quarta-feira, 29, carreata contra a volta às aulas presenciais, prevista para acontecer no dia 8 de setembro. O ato também pedia pagamento de auxílio emergencial aos educadores.

O Estado de São Paulo

Volta às aulas: o que se sabe e como as escolas estão se preparando

Sindicato dos professores não é a favor do retorno em setembro. Colégios fazem parceria com hospitais e Unicef lança guia para evitar evasão
Logo que o governo do Estado anunciou uma possível data para volta às aulas presenciais no dia 8 de setembro, escolas e famílias se movimentam para uma nova adaptação. Muitas dúvidas estão no ar, mas as instituições de ensino já apresentam um plano de ação para o retorno.

R7

RJ: Escolas adiam reabertura após insegurança de pais e impasse sobre data

Ante a insegurança de pais de alunos quanto ao risco de contaminação pelo novo coronavírus e a falta de consenso entre prefeitura e governo do Rio sobre reabertura, escolas particulares consultadas pelo UOL dizem que não devem retomar suas atividades na capital fluminense na próxima segunda-feira (30), data em que a prefeitura anunciou reabertura facultativa.

Uol

Professores e donos de escolas de Educação Infantil fazem carreata para pedir volta às aulas presenciais no DF

Donos de escolas e professores de Educação Infantil realizaram, na manhã desta quarta-feira (29), uma carreata no Distrito Federal para pedir ao governo o retorno às aulas presenciais. As atividades estão suspensas desde o dia 11 de março, por causa da pandemia do novo coronavírus.

G1

Ainda não há data definida para retorno das aulas em Rondônia, diz secretário da educação

O secretário estadual de Educação, Suamy Vivecananda, informou nesta quarta-feira (29) que ainda não existe uma data definida para o retorno das aulas presenciais em Rondônia. A declaração foi dada durante uma reunião na Comissão de Educação e Cultura (CEC), no prédio da Assembleia Legislativa.

G1

Com foco na retomada, UnB arrecada equipamentos para estudantes em vulnerabilidade socioeconômica

Com a retomada do calendário acadêmico da Universidade de Brasília marcada para 17 de agosto, a instituição vem se preparando para oferecer condições adequadas para o desempenho das atividades acadêmicas – que, no momento, ocorrerão de forma remota, por conta da pandemia da covid-19 – e ampliar o alcance a seus discentes a distância. Uma das soluções encontradas foi a abertura do edital de apoio à inclusão digital, da Diretoria de Desenvolvimento Social do Decanato de Assuntos Comunitários (DDS/DAC), cujo objetivo era garantir a conectividade de alunos em situação de vulnerabilidade social no retorno do semestre letivo.

MEC

Dicas

Professora mostra como acompanha a aprendizagem durante as aulas remotas

Nem sempre é possível saber quem está acompanhando a aula ou só deixou o computador ligado. A professora Thalia Di Grassi explica aqui como usa várias ferramentas para entender como os alunos estão progredindo

Porvir

Leis e políticas

No Senado, relator mantém parecer do Novo Fundeb aprovado na Câmara

O senador Flávio Arns (Rede-PR), relator no Senado da proposta de emenda à Constituição (PEC) 26/2020, que torna permanente o Fundo de Desenvolvimento e Valorização dos Profissionais da Educação ( Fundeb ), protocolou, na manhã desta quarta-feira (29), seu parecer sobre a proposta. Arns manteve o texto aprovado na Câmara dos Deputados no dia 21 deste mês.

iG

Novo Fundeb deve ser votado pelo Senado na primeira quinzena de agosto

Correio Braziliense

Damares questiona Maia sobre tramitação de projeto de educação domiciliar

A ministra Damares Alves (Mulher, Família e Direitos Humanos) aproveitou a reunião com Rodrigo Maia, na qual entregou projeto que endurece penas de crimes sexuais contra crianças, para questionar o presidente da Câmara sobre a tramitação do projeto de lei sobre educação domiciliar enviado em 2019.
Maia diz que conversará com os líderes partidários da Casa sobre o assunto.

Folha de São Paulo

Estatística, pesquisas e estudos

Para alunos negros, dificuldade financeira é o que mais afeta desempenho acadêmico

Para 26% dos estudantes negros de cursos de graduação das universidades federais brasileiras, problemas financeiros são o que mais afetam a vida e desempenho acadêmico. Já para os alunos brancos, a maior dificuldade é a ‘falta de disciplina para estudar’.

Folha de São Paulo

Na pandemia, dedicação dos alunos do Ensino Superior caiu pela metade, aponta pesquisa

A dedicação de alunos do Ensino Superior ao estudo caiu pela metade após a transição para o ensino remoto por causa da pandemia do novo coronavírus. A média de dedicação que era de 20 horas semanais passou para 10 horas semanais, de acordo com pesquisa feita com estudantes de instituições privadas pela fintech de financiamento estudantil Pravaler. O levantamento, divulgado nesta terça-feira (28), indica ainda que, apesar de apontarem pontos positivos, os estudantes preferem aulas presenciais.

Huffpost

Eventos

Empresários lançam debate sobre o déficit educacional no Brasil

O Pensamento Nacional das Bases Empresariais (PNBE), entidade empresarial não corporativa, promove debate, nesta quinta-feira (30), com Priscila Cruz e Mozart Ramos, duas importantes lideranças da área de educação. A pauta do encontro será uma análise sobre o diagnóstico do baixo desempenho dos índices educacionais do país em comparação ao mundo. Os convidados devem apontar as formas de superar esse atraso.

Correio Braziliense

Rede Pedagógica lança curso gratuito para profissionais da educação

A pandemia do coronavírus exigiu a reinvenção de muitos profissionais da educação. Para contribuir com a capacitação de professores, coordenadores, orientadores, diretores e outros, a Rede Pedagógica, abre, de 2 a 9 de agosto, a III Semana Rede Pedagógica de cursos, com o tema Brincadeira e Jogos.

Correio Braziliense