Notícias de Educação - 31/jul/2020

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Destaque: Coronavírus

Experiência com educação virtual deve fortalecer o papel da escola e dos professores

Meire Nocito, diretora institucional educacional do Colégio Visconde de Porto Seguro, onde estudam os filhos de Regina, diz que a quarentena levou os pais a se envolverem em todo o processo da aprendizagem, sem focar só o resultado. “O valor que a família dá ao aprendizado faz toda a diferença no engajamento do aluno. Acho que esse é um ganho que vai ficar”, afirma.
O maior envolvimento dos pais também serviu para fortalecer o papel do professor, segundo Claudia Aratangy, diretora do Centro de Formação de Educadores da Vila.

Folha de São Paulo

Opinião: Reabrir escolas é decisão da saúde, não dos pais

Para a grande maioria dos médicos o risco nem é tão grande para as crianças pequenas, uma vez que são em grande parte assintomáticas ou manifestam reações leves à contaminação pelo Covid-19.
Nesse contexto, a sugestão do Conselho Municipal de Educação de São Paulo para que a Secretaria de Educação do Município delegue aos pais a decisão sobre encaminhar ou não seus filhos à escola é discutível.

Folha de São Paulo

Educação inclusiva: quais são as melhores diretrizes na volta às aulas presenciais?

Crianças e jovens com deficiência devem ter o direito de voltar às aulas como os demais estudantes. Esse é um dos resultados de um amplo estudo que o Instituto Rodrigo Mendes acaba de divulgar, chamado “Protocolos sobre educação inclusiva durante a pandemia da Covid-19 – um sobrevôo por 23 países e organismos internacionais”.

Escolas Exponenciais

SP: 'Quem vai definir a data é a área da saúde', diz Covas sobre volta às aulas

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), disse nesta quinta-feira (30) que será a área da saúde, “não é pressão política do grupo A, B ou C”, quem definirá a volta às aulas dos cerca de 960 mil alunos da rede municipal de educação. Ontem (29), a Câmara Municipal aprovou em primeira votação um projeto do Executivo que prevê uma série de medidas para o retorno dos estudantes às escolas. O programa de reabertura econômica do Estado, o Plano São Paulo, prevê que as aulas presenciais retornem no dia 8 de setembro, caso todo o Estado esteja na fase “amarela” do plano por quatro semanas até a chegada dessa data.

O Estado de São Paulo

Covas universaliza cartão merenda e diz que volta às aulas não é política

Uol

Santo André e Mauá (SP) não vão retomar aulas presenciais este ano

R7

RJ: Pais criam movimento para pressionar contra volta às aulas

Um grupo de responsáveis por alunos de escolas particulares criou um abaixo-assinado online para cobrar um posicionamento das instituições da cidade contra a campanha de volta às aulas do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Rio de Janeiro (Sinepe-Rio). No último fim de semana, a entidade veiculou um vídeo polêmico sobre a pandemia, no qual dizia que "trancar todos em casa não é ciência" e que "estudos só confundiram".

iG

Escolas particulares do Rio criticam vídeo de sindicato que defende volta às aulas agora

O Estado de São Paulo

PE: Com nova alta de casos da Covid-19, RMR freia avanços, e Educação segue sem prazo para volta

Após apresentar aumento no número de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) associada à Covid-19, a Região Metropolitana do Recife (RMR) ficará estacionada no Plano de Convivência das Atividades Econômicas com a doença, sem qualquer avanço na próxima semana. O anúncio foi feito na tarde desta quinta-feira (30), em entrevista remota que reuniu os secretários de Saúde, André Longo, e de Desenvolvimento Econômico do Estado, Bruno Schwambach.

Folha de Pernambuco

Sala de aula

Como a estrutura da escola afeta a aprendizagem?

A atual pandemia colocou em evidência o risco mais grave: o que vai acontecer com a aprendizagem? Muitos se apressam em atribuir os problemas à falta de internet ou conectividade. Isso é importante, mas está longe de figurar dentre as questões centrais. A questão central se refere à “ecologia” da aprendizagem, ou seja, os alunos foram arrancados de seu habitat natural onde – bem ou mal – estão acostumados a aprender.

Veja

Gestão

Agência aprova envio de royalties do petróleo para educação e saúde

A diretoria da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) aprovou nesta quinta-feira (30), em reunião da diretoria colegiada, a distribuição de R$ 470 milhões em royalties para serem aplicados em educação e saúde.

R7

Maranhão terá maior investimento em educação nos próximos anos

Durante a inauguração virtual da reforma do IEMA em São Luís, nesta quinta-feira (30), o governador Flávio Dino anunciou vitória judicial que garante à educação maranhense o maior investimento de sua história nos próximos anos. O Supremo Tribunal Federal reconheceu que o Governo Federal deve ao Maranhão R$ 4 bilhões de reais que serão pagos, por ordem judicial, nos próximos anos.

O Maranhense

Inclusão

Professores voluntários usam plataforma digital para transmitir conteúdo do Enem a estudantes carentes no interior de MG

Voluntários de um cursinho popular, que prepara jovens carentes para o Exame Nacional do Ensino Médio, em Buritizeiro (MG), se adaptaram para levar o conhecimento, mesmo em tempos de pandemia. As aulas estão sendo transmitidas por uma plataforma digital de segunda a sexta das 19h às 21h.

G1

Leis e políticas

São Paulo aprova novo currículo do Ensino Médio; implantação começa em 2021

O Conselho Estadual de Educação de São Paulo aprovou ontem, por unanimidade, o novo currículo do Ensino Médio, que está alinhando à BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Agora, o documento segue para homologação do secretário de Educação, Rossieli Soares.

Uol