Notícias de Educação - 03/ago/2020

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Destaque: Coronavírus

Discussão sobre necessária volta às aulas envolve ciência e insegurança dos pais

Com o início do segundo semestre, a volta às aulas torna-se o centro da discussão da pandemia no Brasil e no mundo. A ciência tem dito que é possível retornar, desde que com segurança. Isso porque estudos preliminares mostram que as crianças se infectam menos e transmitem menos a doença. Os educadores enumeram as perdas: prejuízos à aprendizagem, à convivência social e até o risco de danos graves à saúde mental e à nutrição dos alunos. Mas incertezas quanto ao enfrentamento da pandemia, à dificuldade de crianças cumprirem regras sanitárias e o número de infectados no País fazem pais e professores se sentirem inseguros para voltarem às escolas.

O Estado de São Paulo

No exterior, volta às aulas conta com a confiança na decisão do governo

Terra

Pais e educadores temem volta à aula presencial, mas revelam preocupação com indefinição da pandemia

Brasil já tem mais de 120 dias com escolas fechadas. Especialistas alertam que o afastamento traz perdas como a falta de socialização dos estudantes, mas isso não pode se sobrepor a medidas para evitar mortes por Covid.
A decisão de gestores não é simples. Estados e municípios preparam seus cronogramas e protocolos sanitários que estão sendo alterados dia a dia conforme a dinâmica da pandemia em cada região do país. Há muitas críticas sobre a gestão no âmbito federal da pandemia do novo coronavírus. No vai e vem do noticiário, famílias e estudantes vivenciam ansiedade.

G1

Nove estados e DF podem voltar às aulas nas escolas particulares

Após cerca de quatro meses com as aulas suspensas, estados começam a sinalizar a volta às aulas presenciais nas escolas. De um lado, melhor equipadas, de maneira geral, que as escolas públicas, as escolas particulares defendem que estão prontas para uma retomada com segurança. Do outro, há professores e funcionários que não se sentem seguros com o retorno e dizem que a permanência nas salas de aula e uma maior circulação de pessoas nas cidades podem aumentar os casos de infecção pelo novo coronavírus.

EBC

Pandemia faz estudantes deixarem a rede privada, além de derrubar arrecadação que sustenta a educação pública

A pandemia de Covid-19 vem causando dois movimentos simultâneos que se somam de forma ameaçadora para a educação no país: a rede pública vê seu orçamento encolher ao mesmo tempo em que sua clientela aumenta, em função dos alunos que deixam o ensino privado por motivos econômicos. Além disso, novos gastos se impõem para adaptar as escolas às regras de saúde e segurança.

O Globo

Delivery de lição, improvisos e vídeos: como está a educação no campo durante a pandemia

A pandemia do novo coronavírus criou um grande desafio para alunos e professores de todo país. Na ausência da sala de aula, as escolas precisaram se fazer presente de outras formas, como o ensino à distância via internet. Mas, para quem vive na zona rural, nem sempre é possível.

G1

Com escolas fechadas pela covid-19, cresce a oferta de creches irregulares

Enquanto escolas de educação infantil estão fechadas para conter a disseminação do coronavírus, casas sem autorização para receber crianças se transformam em “creches” improvisadas em São Paulo e na região metropolitana. Sem controle rígido sobre higiene nem fiscalização, os espaços irregulares elevam o risco de propagação da doença, além de acidentes.

O Estado de São Paulo

Assim como ebola, Covid pode aumentar evasão escolar feminina, diz diretora da Unesco

Organização também prevê aumento de taxas de gravidez na adolescência devido à pandemia
"A desigualdade será amplificada." Essa foi a mensagem que a Unesco tentou passar desde o início da crise do novo coronavírus, segundo Stefania Giannini, diretora-geral adjunta de educação da organização. Quando 185 países haviam fechado seus sistemas educacionais, 1,6 bilhão de estudantes ficaram fora das escolas como conhecemos —fenômeno que potencializou a educação a distância. Hoje, com cem países com escolas fechadas, o número chega a 1 bilhão.

Folha de São Paulo

Não entendi na escola, mas aprendi no YouTube

Pesquisa aponta que 9 em cada 10 brasileiros usam o YouTube para estudar. Entenda como a plataforma de vídeos tem influenciado na educação
Com a faculdade, o YouTube se tornou uma extensão da sala de aula, já que muitos conceitos aprendidos no ambiente tradicional não ficam claros. E a pandemia motivou ainda mais o uso da plataforma no dia a dia acadêmico. “Com aulas online, surgem muitas dúvidas que nem sempre os professores, por conta da distância, conseguem responder. Por isso, o YouTube acaba sendo a melhor saída”, relata Monteiro.

Tecnoblog

Prefeitura de SP promete suporte aos alunos que optarem por ficar em casa

O secretário municipal de Educação de São Paulo, Bruno Caetano, disse hoje que a capital vai continuar dando suporte aos alunos que optarem por não voltar às aulas presenciais. Em entrevista à CNN, ele disse que a medida será regulamentada para garantir que as aulas online e a merenda sejam dadas a quem for ficar em casa.

Uol

Prefeitura de SP quer oferecer transporte gratuito para bebês

R7

Escolas particulares fazem carreata por volta às aulas em São Paulo

R7

Professores de SP se põem contra PL sobre retorno às aulas presenciais

R7

Santo André não retomará aulas presenciais

ABC Repórter

RJ: Retorno adiado: escolas particulares não vão reabrir mais na segunda-feira

Decreto da Prefeitura adiou volta às aulas para o dia 16, mas sindicato dos estabelecimentos de Ensino Básico ainda tem dúvidas sobre futuro
Com o adiamento da abertura para a fase 6 do plano de retomada da prefeitura do Rio , escolas particulares da cidade não poderão receber os alunos nesta segunda-feira, como esperado. O decreto municipal determinou que as unidades de educação particulares só podem abrir as portas no próximo dia 16. Assim como antes, a volta é facultativa.

iG

Rio: Professores decidem por greve caso aulas voltem na cidade

iG

Sindicato dos Profissionais da Educação entra com representação criminal contra Crivella por reabertura de escolas e creches

G1

DF: Audiência na segunda (3) pode mudar volta às aulas na rede particular

Em despacho publicado nesta quinta-feira (30/7), a Justiça reconheceu o ingresso dos sindicatos dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (Sinepe-DF) e dos Professores em Estabelecimentos Particulares de Ensino no DF (Sinproep-DF) como partes interessadas no processo e os incluiu no encontro da próxima semana, que contará com a presença de representantes do Ministério Público do Trabalho (MPT) e do Governo do Distrito Federal (GDF).

Correio Braziliense

SC: Sindicato da Educação bateu o martelo: professores e pessoal administrativo não volta às aulas em setembro, como quer o governo do Estado

Sindicato dos Trabalhadores em Educação bateu o martelo: professores e pessoal administrativo não volta às salas de aula em setembro, com quer o governo do Estado. Em um absurdo, diga-se, sistema de rodízio por idades.Segundo o Coordenador Estadual do SINTE, Luiz Carlos Vieira, por várias razões: as escolas não têm estrutura física para assegurar o não contágio de alunos, professores e outros servidores; não há sequer testagem dos servidores da Educação, obrigados ao uso de máscaras descartáveis a cada aula.

JDV

Pernambuco prorroga suspensão das aulas presenciais até 15/08

O governo de Pernambuco prorrogou até 15 de agosto a suspensão das aulas presenciais em todas as instituições de ensino do estado, segundo divulgado pelo jornal Diário de Pernambuco. O plano final de retomada, válido para os ensinos básico e superior, além dos cursos livres, deve ser divulgado nos próximos dias pela Secretaria Estadual de Educação e Esportes.

Uol

''Os colégios militares estão prontos'', afirma general diretor

O Sistema Colégio Militar do Brasil está preparado para retomar as aulas presenciais. Tendo como base o ensino a distância adotado nacionalmente e a retomada das atividades presenciais na unidade da Manaus, as escolas aguardam a liberação do governo de cada unidade da Federação.

Correio Braziliense

Ensino superior EaD ganha impulso na pandemia, mas inadimplência também aumenta

Com a incerteza sobre o fim da pandemia, o ensino a distância se tornou alternativa para muitos brasileiros que buscam uma graduação ou especialização. A procura por cursos de EaD cresceu no país desde março. Por outro lado, a inadimplência e evasão também aumentaram - tanto nos presenciais quanto na modalidade de ensino remoto.

Gazeta do Povo

Estágios a distância comprometem a formação prática de universitários

Desde a transição para o ensino remoto até a suspensão total de atividades, os impactos da Covid-19 nas universidades vão além das aulas teóricas. Cursos que exigem a realização de estágio obrigatório, como os da área da saúde, enfrentam dificuldades de adaptação.

Folha de São Paulo

Uerj e UFF voltam às aulas, de forma remota, em setembro

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e a Universidade Federal Fluminense (UFF) vão retomar as atividades acadêmicas, de forma remota, a partir de setembro, devido à pandemia de covid-19.

EBC

Sala de aula

Meditação para crianças: atenção à mente, ao coração e ao corpo

Estudos mostram que crianças na faixa etária pré-escolar conseguem estar atentas à mente, ao coração e ao corpo, tanto quanto crianças mais velhas. A diferença está no estágio de desenvolvimento próprio de cada idade, que deve ser respeitado inclusive quando se trata de práticas meditativas. De acordo com o desenvolvimento psicológico e neuronal, podemos avaliar que tipos de conhecimentos e práticas são mais apropriados.

Porvir

Educação Infantil: 13 planos de atividade para explorar o faz de conta à distância

Faz de conta que o quarto é um consultório médico, o adulto é o paciente e a criança é o profissional de saúde de plantão. Ou vice e versa. Faz de conta que a dor de garganta não é nada sério e que a recomendação é se alimentar bem e beber bastante água. Em tempos de pandemia, essa é uma das brincadeiras que mais têm permeado o imaginário infantil, segundo Karina Rizek, especialista do Time de Autores NOVA ESCOLA nos planos de aula para a Educação Infantil. “É um jeito que a criança encontrou de simbolizar, significar e dar sentido ao momento que estamos vivendo”, afirma.

Nova Escola

Gestão

Estados com menor investimento por aluno têm índices de educação ruins

Um panorama sobre os indicadores da educação em Estados e municípios brasileiros divulgado pelo movimento Todos Pela Educação na quinta-feira, 30, mostrou que os Estados que alocam menos recurso por aluno também estão em posições ruins do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e têm indicadores abaixo da média brasileira. O cenário se repete nos quatro Estados que registraram o menor investimento anual por aluno da rede básica em 2015: respectivamente Maranhão, Pará, Piauí e Alagoas. Todos tiveram desempenho abaixo da média no Ideb.

BR Político

Quem é Ilona Becskeházy e por que seu trabalho no MEC incomoda

A educação brasileira vai mal e não é de agora. Reverter o cenário por meio de reformas de qualidade - caminho apontado por todas as nações que prosperam -, no entanto, não é tarefa fácil. O que nos impede? Ilona Becskeházy, secretária de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), dá a letra: reformas de qualidade incomodam grupos extremamente bem representados na sociedade - o establishment.

Gazeta do Povo

Crianças na educação infantil não podem repetir de ano, caso responsáveis retirem os filhos da escola; entenda os motivos

Ainda sem datas de retorno das atividades presenciais em escolas, diversos responsáveis veem como alternativa econômica a desmatrícula dos filhos em escolas do nível da Educação Infantil. O receio da repetência ou da negação do aluno no ano escolar seguinte, por exemplo, é uma das dúvidas que permeiam o dia a dia dos pais. Mas afinal: crianças na educação infantil podem repetir de ano?

O Povo

Estado de São Paulo muda currículo do ensino médio e tenta evitar evasão

O novo currículo do ensino médio em São Paulo terá 12 opções de cursos, que permitem aos jovens escolher as matérias com as quais mais se identificam. A implementação na rede pública e privada começa no próximo ano, e o governo considera que poderá ajudar a conter uma evasão escolar catastrófica pós-pandemia.

Folha de São Paulo

Profissionais da Educação

São Paulo recria magistério para formar assistente de professor

Com a difícil missão de reverter a queda de interesse dos jovens brasileiros pela carreira de professor, o estado de São Paulo lançará em 2021 uma nova versão do magistério.
O curso se chamará Técnico em Educação e será uma das opções dos itinerários formativos oferecidos pelo novo ensino médio. O plano é que forme profissionais para diferentes funções nas escolas, como assistente de professor.

Folha de São Paulo

Inclusão

Alunos sem internet e computador perdem quase 90 pontos na redação do Enem

Agravada pela pandemia, a desigualdade no acesso às ferramentas tecnológicas já tinha tido reflexos no desempenho dos candidatos que fizeram o Enem no ano passado. Levantamento realizado pelo UOL com base nos microdados do Enem 2019 mostra que a nota média na prova de redação de quem declarou ter internet e computador em casa é 86,6 pontos maior do que a de quem informou não ter essas ferramentas. No exame, a prova de redação vale de zero a 1.000 pontos.

Uol

Educação inclusiva: quais são as melhores diretrizes na volta às aulas presenciais?

Crianças e jovens com deficiência devem ter o direito de voltar às aulas como os demais estudantes. Esse é um dos resultados de um amplo estudo que o Instituto Rodrigo Mendes acaba de divulgar, chamado “Protocolos sobre educação inclusiva durante a pandemia da Covid-19 – um sobrevôo por 23 países e organismos internacionais”.

Escolas Exponenciais

O novo perfil socioeconômico da USP

Quatro anos após ter adotado o primeiro plano de cotas sociais e raciais de sua história, a Universidade de São Paulo (USP), a maior do País, atingiu em 2020 as metas de inclusão social previstas, com um corpo discente integrado mais por estudantes oriundos de escolas públicas do que do ensino privado. Além disso, a instituição vem aumentando significativamente o número de alunos autodeclarados pretos, pardos e indígenas em seus cursos de graduação.

MSN

Cursinhos comunitários: jovens mudam a realidade na periferia

Estudante negro de Medicina dá aulas de Biologia e jovens da Brasilândia ajudam meninos e meninas a ingressarem nas escolas técnicas
Em São Paulo, um grupo de jovens moradores da Brasilândia se uniu em torno de um sonho comum: contribuir para que mais estudantes de escolas públicas e moradores da periferia, assim como eles, tivessem a oportunidade de ingressar em Etecs (Escolas Técnicas Estaduais). Juntos criaram o Preparando o Futuro para complementar o conteúdo escolar do ensino fundamental e oferecer outras referências aos estudantes de escolas públicas do bairro.

R7

Leis e políticas

Do PT a Bolsonaro: 15 projetos de lei sobre homeschooling que já passaram pelo Congresso

É a primeira vez que um governo dá tal importância ao tema que tramita na casa há 26 anos. Se o tempo percorrido surpreende alguns, o número de propostas, bem como o perfil de seus autores, costuma resultar em surpresa ainda maior. Ao menos 15 projetos de lei foram apresentados com intuito de produzir a primeira legislação sobre ensino domiciliar no Brasil, protocolados por parlamentares filiados a partidos das mais variadas orientações ideológicas.

Gazeta do Povo

STF suspende desconto de 30% nas mensalidades de escolas e universidades do Rio

A lei estadual que concedia desconto nas mensalidades de escolas e universidades do Rio durante a pandemia voltou a ser suspensa. Desta vez, por decisão do Supremo Tribunal Federal. O presidente da Corte, ministro Dias Toffoli, atendeu a um pedido do Sindicato dos Estabelecimentos do Ensino do Estado (Sinepe-Rio) e restabeleceu uma liminar da Justiça do Rio que suspendia a redução compulsória nas cobranças.

O Globo

Avaliação

Publicados novos editais do Enem 2020 com prevenções à COVID-19

Em decorrência da pandemia do novo coronavírus, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, no Diário Oficial da União desta sexta-feira, 31 de julho, os novos editais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. A publicação formaliza as datas já anunciadas pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Inep, e apresenta as diretrizes e os procedimentos de prevenção à COVID-19, inclusive durante a identificação dos participantes nos dias de provas. O exame será realizado nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021 (versão impressa) e nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021 (versão digital).

Inep

Justiça determina que Fuvest prorrogue prazo para pedido de isenção de taxa

Folha de São Paulo

Técnico e Profissionalizante / Executiva

MEC firma parceria para promover ambientes de inovação na Rede Federal

As instituições de ensino da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica terão mais incentivo para proporcionar, a seus estudantes e professores, ambientes ligados ao empreendedorismo e à inovação, como incubadoras de empresas, espaços maker ou coworking. Nessa quinta-feira (30), foi firmada uma parceria entre a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC) e a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendedorismo e Inovação (Anprotec), por intermédio do Instituto Federal do Espírito Santo, para o desenvolvimento desses espaços.

MEC

Opinião

Vírus ainda mais contagioso controla os portões escolares, a política eleitoral

Cito os estudos científicos sobre as escolas básicas suecas, que nunca fecharam, e alemãs, reabertas em maio? Eles mostram o risco irrisório do retorno parcial às aulas, sob os conhecidos protocolos sanitários, durante o declínio das infecções. Menciono a orientação do Centro de Controle de Doenças dos EUA —são médicos, não agentes de Trump— de próximo retorno às aulas (bit.ly/30ac7AZ)? Melhor não.
"Você quer matar as crianças, os professores, os pais e os avôs!"; "arauto da necropolítica!"; "genocida!". As réplicas rituais surgem, aos gritos, de quem jamais lerá estudo algum —mas não cansa de empregar a palavra "ciência".

Folha de São Paulo

Policiais e jurídicas

Hackers atacam universidades privadas de São Paulo

Duas universidades privadas foram alvo, nos últimos dias, de ataques cibernéticos. A Universidade Anhembi Morumbi teve mais de 1 milhão de dados de alunos vazados e a Universidade Nove de Julho teve sua página hackeada. Os dois episódios reforçam a vulnerabilidade das universidades brasileiras a invasões do tipo e se juntam a uma série de ataques que têm ocorrido desde o ano passado.

O Globo