Notícias de Educação - 04/ago/2020

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Destaque: Coronavírus

Pandemia causou maior interrupção da educação da história, diz ONU

Com escolas fechadas em mais de 160 países em meados de julho, a pandemia de covid-19 levou à maior interrupção da educação da história, afirmou o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, nesta terça-feira (04/08). O fechamento afeta mais de 1 bilhão de estudantes.

DW

ONU diz que reabrir escolas deve ser prioridade para evitar 'catástrofe'

O planeta está enfrentando uma "catástrofe de toda uma geração" por conta do fechamento de escolas devido à pandemia do coronavírus, e uma volta segura às salas de aula deve ser colocada como grande prioridade, de acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas).

Uol

Unesco teme que 24 milhões deixem as escolas devido à covid

R7

Pesquisa britânica sobre volta às aulas diz que testar 75% dos estudantes com sintomas evitaria 2ª onda de contaminação

Duas novas pesquisas, publicadas nesta segunda-feira (3) na revista científica "The Lancet Child & Adolescent Health", apontam que uma das formas de garantir que não haja uma "segunda onda" de contaminação pelo coronavírus após a reabertura das escolas é fazer testes diagnósticos e, depois, rastreamento de contatos, para isolar e tratar quem estiver infectado – quanto maior o rastreamento, menor a necessidade de testagem.

G1

MEC não sabe quantos estudantes estão em tele-aulas no país

Parlamentares da Comissão Externa da Acompanhamento do Ministério da Educação (Comex-MEC) questionaram a pasta sobre o andamento das aulas à distância e obtiveram uma resposta que dá a dimensão dos efeitos da pandemia no Brasil. “Este Ministério não dispõe de informações acerca do número de alunos da rede pública de ensino do país que estão tendo tele-aulas e aulas on-line até o momento”, registra o ministro Milton Ribeiro no ofício 3065/2020, de 27 de julho.

Veja

MEC autoriza suspensão de aulas ou ensino a distância nas instituições federais de ensino médio técnico e profissional até o fim do ano

O Ministério da Educação (MEC) autorizou que as instituições federais de ensino médio técnico e profissional suspendam as aulas presenciais até 31 de dezembro deste ano, devido à pandemia do coronavírus. As instituições poderão optar pelas aulas remotas durante o período ou pela reposição da carga horária. A portaria foi publicada nesta terça-feira (4) no "Diário Oficial da União" (DOU).

G1

Com sistema híbrido, escolas particulares do Maranhão retomam aulas presenciais

A primeira segunda-feira do mês de agosto marcou o retorno às aulas presenciais nas escolas particulares do Maranhão. Na capital, pelo menos 50 instituições retomaram suas atividades, após um longo debate entre pais, alunos, professores e profissionais da saúde de como deveria funcionar o ensino neste período da pandemia de covid-19.

O Estado de São Paulo

'Vendendo almoço para comprar janta', diz dona de escola que reabriu no RJ

A reabertura facultativa de escolas particulares foi marcada ontem por baixa adesão na cidade do Rio. Entre as que decidiram voltar, estão unidades de menor porte em bairros do subúrbio, cuja retomada foi parcial e atraiu pequena parcela dos alunos. Pressionadas pela inadimplência, as escolas que reabriram têm em comum pais de alunos que dependem delas para cuidar dos filhos enquanto trabalham.

Uol

Mesmo com abertura autorizada, maioria das escolas do Rio fica fechada

O Estado de São Paulo

MPRJ e Defensoria recorrem para impedir volta às aulas na rede privada do Rio

Terra

DF: Volta às aulas gera polêmica e discordâncias entre pais de alunos

Em decreto de 14 de março de 2020, o governador Ibaneis Rocha (MDB-DF) suspendeu as aulas das escolas públicas e particulares como medida de prevenção à pandemia de covid-19. A medida se mostrou acertada para combater e evitar o vírus. Desde então, porém, o que eleva os ânimos é a questão do retorno aos colégios. Quando retornar? E a quem cabe essa decisão?

Correio Braziliense

Justiça propõe acordo para retorno às aulas no DF

EBC

Bahia terá aulas em todos os sábados, sem férias em dezembro, diz Rui Costa

As escolas estaduais da Bahia terão aulas aos sábados, sem recesso em dezembro e o calendário deve ir até fevereiro de 2021, disse hoje o governador Rui Costa (PT). As aulas no estado ainda não têm data para retornar.

Uol

É improvável que escolas reabram em 8 de setembro na capital paulista, diz secretário

Bruno Caetano, secretário municipal da educação, diz que falta aval da saúde e não tem data em vista
O retorno das aulas presenciais na capital paulista ainda segue sem data definida. Segundo o secretário municipal de Educação, Bruno Caetano, a reabertura das escolas não deve acontecer em 8 de setembro, conforme prevê o plano do governador João Doria (PSDB).

Folha de São Paulo

Após queda de óbitos e internações, SP deve decidir sobre volta às aulas até sexta

Folha de São Paulo

Pará só voltará às aulas quando for seguro para todos, diz governo estadual

O governo do Pará afirmou na manhã de hoje, em uma publicação feita em suas redes sociais, que a volta às aulas no estado só ocorrerá quando for possível "garantir que todos estão seguros" e ressaltou que o não retorno das atividades presenciais "visa a preservação da vida".... - Veja mais em https://educacao.uol.com.br/noticias/2020/08/03/governo-do-para-volta-as-aulas-seguro-para-todos.htm?cmpid=copiaecola

Uol

Ano letivo é encerrado na Bolívia por limitações no ensino remoto

Com a pandemia do novo coronavírus, que desde janeiro deste ano vem assolando a população mundial, os países se viram obrigados a suspender as aulas presenciais nas instituições de ensino. Desse modo, o ensino virtual, com atividades remotas, se revelou a única opção para dar continuidade às atividade da educação em muitas nações.
Contudo, o ensino virtual não será adotado pela Bolívia para concluir o ano letivo. No último domingo (2), o governo boliviano ordenou o encerramento do ano letivo, que deveria durar até dezembro.

Notícias Concursos

Gestão

Secretaria de Educação do DF vai custear internet de alunos da rede pública

A Secretaria de Educação vai pagar o consumo individual da plataforma Google Sala de Aula para estudantes e profissionais da educação, em todas as etapas de ensino. O valor máximo mensal estimado para as contratações é de R$ 3 milhões. Os beneficiados são aqueles que navegam por meio do aplicativo Escola em Casa DF.

Metrópoles

Estatística, pesquisas e estudos

Alunos e professores têm até 14/08 para opinar sobre aulas remotas

O Ministério da Educação (MEC) ampliou o prazo da pesquisa com a comunidade acadêmica sob a nova rotina de aulas e estudos diante da pandemia de Covid-19. Alunos e professores de todas as instituições de ensino superior das redes pública e privada que estavam matriculados ou lecionaram no primeiro semestre deste ano, em cursos presenciais, têm até o dia 14 de agosto para participar, respondendo a um questionário on-line a respeito das experiências com as aulas nesta época de restrições e isolamento social.

MEC

Opinião

Por que instituições de educação básica devem apostar em conteúdos digitais de aprendizagem?

Para que essas soluções tragam resultados satisfatórios para os sistemas de ensino e melhorem o engajamento dos alunos, é obrigatório seguir algumas etapas antes de produzir os formatos digitais. Primeiro, é fundamental entender qual será o objetivo desse material para o aluno; depois disso é importante criar um roteiro para que a execução aconteça conforme o planejado. A linguagem utilizada é outro item que deve ser pensado com atenção, afinal o aluno precisa se sentir familiarizado com aquilo que está sendo transmitido e, por último, definir o tempo de cada material para que ele tenha a duração necessária para manter o aluno atento. Com essas informações em mãos, é possível desenvolver videoaulas e outros objetos digitais dinâmicos e assertivos.

O Estado de São Paulo