Notícias de Educação - 12/ago/2020

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Destaque: Coronavírus

Pandemia afetou o acesso à educação para 70% dos jovens no mundo

O fechamento de escolas deixou um a cada oito jovens sem qualquer tipo de acesso à educação e interrompeu treinamento, cursos e exames, inclusive por meios virtuais. No total, a pandemia abalou a educação para 70% dessa camada da sociedade entre 18 e 29 anos. Os dados fazem parte de um levantamento realizado em 112 países pelo mundo com entrevistas a mais de 12 mil jovens.

Uol

Pais e professores temem volta às aulas presenciais

A volta às aulas presenciais é assunto frequente nas conversas em grupos de aplicativos de pais, muitos se sentem inseguros em mandar os filhos para a escola em meio a pandemia de coronavírus. Professores têm medo da contaminação ao retornar às atividades presenciais e da sobrecarga de trabalho.

R7

Só SP, AM e DF agendam volta às aulas presenciais durante pandemia

Em meio à polêmica sobre o risco da volta às aulas presenciais, a maioria dos Estados ainda não definiu data de retorno e ao menos dez unidades da Federação já têm ou avaliam retorno regionalizado ou parcial, com a possibilidade de que colégios privados abram antes ou que cidades em que a pandemia está mais controlada autorizem o funcionamento de suas escolas. As aulas presenciais em todo o País foram suspensas em março para conter a disseminação do coronavírus.

R7

Volta às aulas na rede pública em Manaus tem aglomerações e greve de professores

O retorno foi marcado por denúncias de descumprimento das regras de distanciamento social nas escolas e pelo início de uma greve parcial de professores e pedagogos, que são contrários à voltadas aulas presenciais.

Folha de São Paulo

Estudantes são dispensados de escola em Manaus após professora testar positivo para Covid-19

G1

DF: Volta às aulas: Sinepe recorre contra liminar que impede o retorno

O Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (Sinepe-DF) protocolou, na noite de segunda-feira (10), agravo regimental contra decisão do desembargador Pedro Luís Vicentin Foltran, do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-10), que determinou o fechamento das escolas particulares do Distrito Federal. O desembargador deferiu pedido apresentado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT-DF/TO), em 6 de agosto. A decisão cabia recurso.

Correio Braziliense

Justiça do Rio confirma proibição de escolas reabrirem

O Tribunal de Justiça (TJ) do Rio de Janeiro confirmou a proibição do reinício das aulas em todas as escolas do estado. A decisão suspendeu o decreto do prefeito Marcelo Crivella que autorizava a reabertura das escolas privadas para o 4º, 5º, 8º e 9º anos.

Uol

MG: Intenção de Kalil de só retomar aulas presenciais após vacina abrange a rede privada

Se a Secretaria de Estado de Educação desse sinal verde para a retomada das aulas presenciais nas escolas de Minas Gerais hoje, a decisão não seria válida para Belo Horizonte. Nesta terça-feira (11), o prefeito Alexandre Kalil afirmou, em entrevista à rádio CBN, que as aulas nas redes pública e particular da cidade só devem voltar depois da chegada de uma vacina contra o novo coronavírus.

Hoje em Dia

Governo do RS propõe a prefeitos volta das aulas presenciais a partir de 31 de agosto

O governo do Estado apresentou a prefeitos, nesta terça-feira (11), uma sugestão de cronograma de volta das aulas presenciais em todos os níveis de ensino, de forma escalonada, entre o fim de agosto e a metade de outubro. Segundo os prefeitos, o governo do Estado propõe que a volta das aulas comece pela Educação Infantil, tanto privada quanto pública, a partir de 31 de agosto.

Gaúcha ZH

SP: Quatro cidades do Grande ABC descartam volta às aulas em 2020

O debate do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, presidido pelo prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão (Cidadania-SP), estabeleceu que as escolas particulares só retomarão suas atividades junto com as instituições de ensino públicas.
Santo André, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra já determinaram que o retorno das aulas só ocorrerá em 2021. São Bernardo, São Caetano e Diadema seguirão avaliando a evolução dos seus índices epidemiológicos e as determinações do governo de São Paulo para uma nova comunicação até 30 de setembro.

Uol

Secretaria de Educação do RN analisa unir dois anos letivos

Ainda sem previsão de retorno das aulas presenciais no Rio Grande do Norte, a Secretaria de Estado, Cultura e Lazer (SEEC/RN), busca planejamento para um calendário cada vez mais pressionado pela paralisação forçada durante a pandemia do novo coronavírus. Para o titular da pasta, Getúlio Marques, a criação de ciclos, unindo dois anos letivos, é a principal alternativa para combater a evasão escolar e facilitar a retomada do conteúdo perdido.

Tribuna do Norte

Reitores dizem que corte previsto para educação brasileira em 2021 pode inviabilizar atividades em universidades federais

Em meio à readequação imposta pela pandemia, universidades e institutos federais de ensino deverão enfrentar em 2021 um obstáculo extra para a retomada das aulas presenciais: um orçamento ainda mais enxuto. A notícia da previsão de corte de R$ 1,43 bilhão nas verbas para as federais chega dentro de um quadro em que houve mais gastos com a expansão de vagas sem que os recursos aumentassem na mesma proporção.

G1

Sala de aula

Revisite os princípios do ensino híbrido para o planejamento escolar

Projetar um novo arranjo para a escola pode parecer uma tarefa enorme, mas ela não é nova. Por quase uma década, muitas escolas têm feito experiências para implementar modelos de ensino híbrido que integram a aprendizagem online com instrução presencial para repensar tempos, espaços e organizar equipes. O ensino híbrido pode ser realizado de diferentes maneiras que levam os educadores a considerar os seguintes pontos: (...)

Porvir

Como minimizar os impactos da pandemia na educação infantil

Estamos vivendo dias de muita incerteza. A pandemia, além de trazer risco à saúde física, tem trazido impactos negativos principalmente à saúde mental e afetando todas as idades. Nesse momento, as crianças merecem ainda mais atenção, pois estão em pleno desenvolvimento físico e cognitivo, que necessita da troca com o outro.

Uol

Dicas

Nova plataforma estimula compartilhamento de práticas pedagógicas sobre cidadania digital

Para apoiar professores na criação de práticas pedagógicas que estimulem o uso responsável de tecnologias digitais, a organização sem fins lucrativos Educa Digital, com apoio da Unesco (Organização das Nações Unidas para educação e cultura) e o NIC.br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR), lançou a plataforma Pilares do Futuro.

Porvir

Gestão

Governo não adotou medidas para promover educação inclusiva na pandemia, diz relatório

Um relatório produzido por deputados que integram a Comissão Externa da Câmara que acompanha trabalhos do Ministério da Educação (MEC) afirma que o governo federal não adotou "nenhuma medida" para promover educação inclusiva na pandemia.

G1

Profissionais da Educação

Professores passam a contar com apoio emocional durante pandemia

Uma pesquisa do Instituto Península mostrou que 83% ainda se sentem pouco ou nada preparados para o ensino remoto, e 50% indicaram que estão preocupados com a saúde mental.
De olho no agravamento desse cenário, a International School passou a oferecer apoio emocional especializado para cerca de 1,6 mil professores e coordenadores das escolas parceiras do seu programa bilíngue, por meio da plataforma Zenklub. O benefício é mensal e dá direito a duas consultas online gratuitas, durante três meses, que começaram no dia 6 de agosto.

EBC

Leis e políticas

Fundeb deve ser votado no dia 20 de agosto pelo Senado

Os líderes partidários definiram em reunião nesta terça-feira (11) que o Congresso Nacional realizará três sessões para análise de todos os vetos presidenciais. Eles decidiram ainda pautar para o dia 20 de agosto a votação da proposta de emenda à Constituição que torna permanente o Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica).

R7

Projeto proíbe cobrança de taxa antecipada para garantir vaga de aluno

Autor entende que taxa é abusiva e incompatível com a boa-fé por ferir diversos dispositivos legais
O Projeto de Lei 4039/20 proíbe a cobrança de qualquer taxa antecipada para garantir a vaga de aluno no ano letivo seguinte. A proposta tramita na Câmara dos Deputados.

Câmara

Outras do dia

Debate sobre volta às aulas nos Estados Unidos acirra disputa política

As instruções confusas e as tensões se repetem por todo o país. “As escolas devem abrir no outono!”, tuitou o presidente Trump, desesperado por qualquer sinal que indique um retorno à normalidade em um país devastado, econômica e socialmente, pela pandemia. O Congresso, empacado na negociação de um segundo pacote de resgate à economia, não aprova os recursos que parlamentares de ambos os partidos consideram necessários para a retomada segura das salas de aula.

El País