Notícias de Educação - 14/ago/2020

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Coronavírus

Escolas fechadas fazem pais contratar professores para ir em casa

Com escolas fechadas desde março, pais passaram a contratar professores para irem em casa ensinar os filhos, em pequenos grupos de amigos ou em aulas particulares. O que antes da pandemia era um serviço de ajuda apenas para alunos com dificuldades de aprendizagem, hoje tornou-se uma solução para a educação de crianças e adolescentes isolados por causa do coronavírus. Algumas famílias até já tiraram as crianças pequenas da escola infantil, outras acreditam que os estudantes precisam de ajuda profissional para lidar com as aulas online.

O Estado de São Paulo

O Ensino Médio brasileiro pede atenção e reforço no pós-pandemia

O Ensino Médio brasileiro sempre precisou lidar com a evasão e a qualidade ruim de aprendizagem. A pandemia vai deixar ainda mais pedras no caminho, por isso gera tanta preocupação em educadores e especialistas. O ensino a distância, implementado às pressas e sem muito preparo, não foi capaz de conter os prejuízos em um cenário de desigualdade, com tantos alunos sem o acesso às ferramentas necessárias e ao suporte emocional.

MSN

Rede Federal: 15 instituições devem iniciar atividades remotas em agosto

As restrições ao funcionamento presencial impostas pela pandemia de Coronavírus geram desafios na implementação de atividades remotas pelas instituições de ensino. Na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, 13 das 42 instituições de ensino já estão funcionando de forma remota, segundo o portal de monitoramento dessas instituições. A expectativa é que esse número seja ampliado em agosto, com a retomada das atividades em mais 15 instituições. Outras cinco instituições também preveem retomar as atividades partir dos próximos meses. As demais dependem ainda de definição de seus respectivos órgãos diretivos.

MEC

SC: Situação das Escolas Privadas de Educação Infantil repercute no Plenário

A questão dos problemas enfrentados pelas escolas privadas de educação infantil durante a pandemia teve destaque no Plenário da Assembleia Legislativa. Na reunião da manhã desta quinta-feira (13) foram debatidas a necessidade de uma linha de crédito para o setor, que enfrenta grave crise, e a retomada do funcionamento de creches e berçários, para garantir tranquilidade às famílias das crianças de zero a três anos de idade.

Folha do Litoral

RS: Sob risco de fechamento, escolas de Educação Infantil cobram apoio do governo

Cancelamento de matrículas, inadimplência e portas fechadas em definitivo. Esse é o cenário que muitas escolas de Educação Infantil enfrentam desde o início da quarentena com a suspensão das aulas presenciais. Segundo pesquisa do Sindicato Intermunicipal dos Estabelecimentos de Educação Infantil do Rio Grande do Sul (Sindicreches RS), 12,8% das empresas fecharam em agosto e 41,6% acreditam que possam vir a fechar. Além da possibilidade de retorno opcional às aulas, como sinalizado nesta semana pelo governador Eduardo Leite, o setor pede a criação de uma política pública pelo governo para que as escolas consigam se manter enquanto não há o retorno das aulas e dos alunos.

Jornal do Comércio

Comissão de Educação da Alepe é contra volta das aulas presenciais em Pernambuco

A Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa é contra a retomada das aulas presenciais. O posicionamento foi decidido pelos parlamentares após reunião remota que durou três horas e contou com dez convidados.
A retomada das aulas presenciais deve ser adiada para outubro ou novembro e, mesmo assim, para serem avaliadas novamente as condições de retorno.

NE10

Secretário estadual de Educação diz que decreto será alterado para permitir reabertura de creches no Rio

O secretário estadual de Educação, Pedro Fernandes, afirmou nesta quinta-feira, que vai fazer uma alteração no decreto estadual que determina o fechamento de escolas no território fluminense para deixar claro que a regra não atinge as creches. A afirmação foi feita na escadaria da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), no Centro, durante uma manifestação feita por representantes de escolas particulares.

Yahoo

Justiça do Rio determina que escolas se preparem para retorno mesmo com greve

Uol

Prefeitura promete aulas pela TV para séries do Ensino Fundamental do Rio

iG

Escolas particulares do DF estão em "situação de emergência", diz sindicato

O Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (Sinepe) voltou a defender a retomada das aulas presenciais na rede particular. Em comunicado, publicado nesta quarta-feira (12/8), a entidade afirmou que se preparou para a retomada e lamentou as decisões judiciais a respeito de requerimento do Ministério Público do Trabalho no Distrito Federal e no Tocantins (MPT-DF/TO), que impedem a volta às aulas presenciais.

Correio Braziliense

Suspensão de retorno presencial não vale para faculdades e creches

Correio Braziliense

Escolas de Educação Infantil do Paraná entregam protocolo para retorno das aulas presenciais. Veja principais pontos

O Sindicato das Escolas Particulares do Paraná (Sinepe-PR) formalizou nesta quarta (12) a entrega do protocolo de retorno das atividades presenciais para bebês e crianças de zero a três anos de idade junto à Secretaria de Educação de Estado (SEED). O protocolo. segundo o sindicato, reforça a importância do retorno das aulas, fundamentais para o desenvolvimento infantil e também para –pais que retomaram o trabalho e não têm com quem deixar os filhos.

Bem Paraná

SP e GO usam inteligência artificial para motivar alunos e evitar evasão escolar

Mais de 2,5 milhões de estudantes receberão mensagens de nudgebots
“Se liga! 80% dos seus colegas acreditam no ensino médio para se dar bem no futuro.” Com medo do aumento do abandono escolar após a pandemia, os governos de São Paulo e Goiás fizeram convênio com uma empresa que usa inteligência artificial para induzir comportamentos, com mensagens como essa a mais de 2,5 milhões de alunos e suas famílias.

Folha de São Paulo

Prefeitura de SP investe R$ 160 mi para retorno das aulas presenciais

Mesmo sem data confirmada para o retorno das aulas presenciais, a Prefeitura de São Paulo decidiu investir R$ 160 milhões para equipar 13 mil salas com computadores, caixas de som, projetores e internet rápida. A expectativa é de que, até dezembro, metade das salas da rede municipal já tenham os equipamentos.

R7

Uruguai fortalece educação à distância mas aposta na aula presencial

A plataforma educativa oficial do Uruguai passou de 90.000 a 730.000 usuários durante o fechamento das escolas devido ao novo coronavírus. Mas, com as aulas presenciais já retomadas, os professores advertem que nada substitui o encontro cara a cara.
No Uruguai, 100% dos alunos das escolas públicas de ensino fundamental e médio têm um tablet cedido pelo Plano Ceibal, projeto criado em 2007, durante o primeiro governo de Tabaré Vázquez (2005-2010).

IstoÉ

Itália dará carteiras, máscaras e testes para escolas

O governo da Itália anunciou que disponibilizará milhares de novas carteiras, máscaras de proteção, testes sorológicos e álcool em gel para as escolas do país tendo em vista o retorno das aulas após a pandemia de coronavírus.

MSN

Gestão

Pelo menos 5,7 milhões de estudantes ainda precisam pagar internet para ter aula na rede pública durante a pandemia

Com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19, grande parte das redes de ensino do país passaram a adotar atividades à distância. No entanto, a falta de financiamento de internet por parte do poder público, na prática, tem tornado a escola pública um serviço pelo qual muitos estudantes precisam pagar para ter acesso.

O Globo

Liderança e empatia: os desafios de gestores escolares em momentos de crise

Estar à frente de uma instituição escolar em um momento tão difícil, com uma pandemia, é um grande desafio. Escola é um espaço onde as comunidades buscam encontrar respostas e, durante os últimos meses, os gestores escolares em posição de liderança precisaram se redescobrir para superar a crise.

Porvir

Leis e políticas

Senado suspende deliberação de PL de auxílio a escolas particulares

O Projeto de Lei Complementar (PLP) nº 195/2020, que institui o Programa Nacional de Auxílio às Instituições de Ensino da Educação Básica (PRONAIEEB), seria tema de uma sessão deliberativa remota no Senado Federal nesta quinta-feira (13/8).
Entretanto, a discussão foi retirada das pautas do dia. O senador Fernando Bezerra (MDB-PE) disse que o cancelamento é baseado na “delicadeza fiscal que o Brasil enfrenta”. Fernando afirmou também que “não houve ainda uma posição final do Ministério da Economia sobre o PLP nº 195/2020”.

Correio Braziliense

Estatística, pesquisas e estudos

85% dos professores de SP dizem que alunos aprendem menos com aulas a distância

85% dos entrevistados afirmaram que têm a percepção de que os estudantes aprendem menos com a educação mediada pela tecnologia, as aulas a distância. Outro dado: 70% afirmaram que sentem confiança em desempenharem suas funções virtualmente.

MSN

Policiais e jurídicas

Ministro pede informações ao TCU sobre desvios do Fundeb

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, afirmou na manhã desta quinta-feira (13) ter solicitado informações ao Tribunal de Contas da União (TCU) sobre investigações em 28 municípios suspeitos de terem desviado recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).

Gazeta do Povo

Outras do dia

Brasileiros têm graduação nos EUA ameaçada e pedem apoio do governo

O sonho de estudar no exterior virou pesadelo para muitos estudantes brasileiros durante a pandemia de covid-19. O ano letivo está prestes a começar em várias faculdades ao redor do mundo, enquanto alunos “presos” no Brasil reclamam da falta de respostas do Itamaraty.

Correio Braziliense

Secretaria de Educação do AM admite falha em máscaras 'gigantes' e diz que alunos receberão novos modelos

A Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc) admitiu que houve falha na entrega de algumas máscaras a estudantes que retornaram às escolas para aulas presenciais na rede pública, na segunda-feira (10), após 146 dias com as atividades suspensas. Segundo a secretaria, novos modelos serão entregues aos alunos sem ônus para o Estado. As máscaras 'gigantes' viralizaram nas redes sociais e geraram diversos memes com deboche dos alunos.

G1