Notícias de Educação - 18/ago/2020

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Coronavírus

Líderes mundiais alertam para tragédia da 'geração Covid' de crianças com falhas na educação

Um grupo de 275 líderes mundiais, economistas, educadores e outras autoridades convocou as nações do G20 a tomarem medidas para prevenir a crise do que chamaram ‘geração COVID’, que englobaria dezenas de milhões de crianças que ficarão sem educação por conta da pandemia, segundo estimativas do Banco Mundial e da Unesco.

O Globo

Especialista da Fiocruz: Retorno às aulas não é responsabilidade da família

Hermano Castro, diretor da ENSP/Fiocruz (Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz), afirmou hoje que as famílias não podem ser responsabilizadas pela escolha de retomada dos alunos às aulas. No final de julho, o Conselho Nacional de Educação, órgão ligado ao MEC (Ministério da Educação), recomendou que o controle de frequência dos estudantes seja flexibilizado e que os pais possam escolher sobre o retorno dos filhos às escolas.

Uol

Serei punido por não levar meu filho à escola? Especialistas tiram dúvidas

Com a retomada cheia de particularidades - e sem organização proposta pelo governo federal -, muitos pais encheram-se de dúvidas. Afinal, quem decide que é seguro voltar às aulas? E se, mesmo com o retorno, os responsáveis pela criança continuarem temendo por sua saúde e resolverem não mandá-la para a escola? Cabe punição?

Uol

SP: Prefeitos candidatos temem volta às aulas em período pré-eleitoral

A volta às aulas presenciais está marcada para 8 de outubro, um dia antes do início da propaganda eleitoral no rádio e na televisão. Além de um assunto tão sensível como educação aparecer no momento em que a campanha esquenta, as regras do programa de retomada do governo do estado dão autonomia para os prefeitos decidirem pelo retorno ou não dos alunos às escolas. Prefeitos que tentam a reeleição consideram esta situação um risco de derrota.

Uol

Na volta às aulas, professores do grupo de risco devem ficar em casa em SP

Uol

70% de profissionais da educação do RJ em greve devem se apresentar para retorno das aulas

O presidente do TJ/RJ, desembargador Claudio de Mello Tavares, determinou que, a despeito da greve anunciada pelo SEPE/RJ - Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Rio de Janeiro, seja mantido presencialmente, em cada unidade escolar, o mínimo de 70% dos funcionários que exercem atividades administrativas.

Migalhas

Professores e funcionários de escolas particulares fazem protesto na Alerj pelo retorno das aulas presenciais

G1

MG: Migração no ensino infantil deve obrigar PBH a criar 24 mil vagas

Entre 30% e 40% dos contratos de crianças matriculadas em escolas privadas de educação infantil de Belo Horizonte já foram cancelados desde o início da pandemia. As estimativas são do Sindicato das Escolas Particulares de Minas (Sinep). Se todos esses alunos migrarem para a rede pública de ensino, a Prefeitura de Belo Horizonte terá que abrir pelo menos 24.222 vagas para crianças entre 0 e 5 anos em 2021. O último Censo feito pelo Sinep, em 2019, mostra que 60.557 crianças estão matriculadas nas 902 escolas privadas de educação infantil, entre creche e pré-escola.

O Tempo

DF: Volta às aulas será discutida em audiência de conciliação nesta quinta

A volta às aulas das escolas particulares do Distrito Federal será discutida em uma audiência de conciliação nesta quinta-feira (20/8). Na tarde desta segunda-feira (17/8), o desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT-10) designou o encontro entre o Ministério Público do Trabalho (MPT), o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do DF (Sinepe) e o Executivo local.

Correio Braziliense

Foz do Iguaçu retomou aulas presenciais para parte dos alunos

Após duas semanas de retomada das aulas presenciais em Foz do Iguaçu, instituições e poder público fazem uma avaliação positiva da iniciativa, que até agora envolveu um número pequeno de alunos do terceiro ano do Ensino Médio. As escolas que aderiram ao retorno cumprem um protocolo sanitário para minimizar o risco de contágio pelo coronavírus. Os dados mais recentes mostram desaceleração no número de casos em Foz do Iguaçu, que é a primeira cidade a reiniciar atividades escolares no Paraná.

Gazeta do Povo

Milton Ribeiro diz que 'foi um pouquinho tarde' iniciativa do MEC de internet gratuita para alunos de baixa renda

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, afirmou que chegou "um pouquinho tarde" o apoio do governo aos estudantes de baixa renda que serão beneficiados em um programa de conectividade durante a pandemia. A iniciativa do MEC, anunciada em julho, vai oferecer acesso gratuito às atividades remotas de universidades e institutos federais para estudantes de baixa renda. As aulas presenciais estão suspensas desde março.

G1

Após 5 meses sem aula presencial, MEC dará internet a aluno pobre para acessar ensino remoto

O Estado de São Paulo

USP libera retorno parcial de pesquisa e volta de até 30% dos funcionários

A Universidade de São Paulo (USP) passou a permitir o retorno presencial de atividades de pesquisa e a volta de até 30% dos funcionários técnico-administrativos nos câmpus da capital paulista. A permissão, válida a partir desta segunda-feira, 17, na maior instituição de ensino superior do País, faz parte de um plano de retomada de atividades presenciais na universidade ao qual o Estadão teve acesso. A volta gradual na USP será realizada em cinco etapas. Só na última, prevista para o ano que vem, estudantes de graduação e pós poderão voltar a ter aulas teóricas presenciais.

O Estado de São Paulo

Unicamp prevê testar todos funcionários e cria aplicativo para monitorar saúde no campus

Mesmo sem data definida para o retorno, a Unicamp publicou uma cartilha eletrônica com diretrizes e protocolos para uma retomada gradual das atividades presenciais de professores, alunos e funcionários. As aulas foram suspensas em março em virtude da pandemia da covid-19. Entre as medidas estão a aplicação de testes em toda a comunidade acadêmica e a utilização de um aplicativo para o acompanhamento diário de possíveis sintomas do coronavírus.

Terra

Retomada remota da UnB é marcada por desafios, mas altas expectativas

Pela primeira vez na história, a Universidade de Brasília (UnB) retomou o calendário acadêmico de modo remoto. As aulas estavam suspensas desde março por causa da pandemia do novo coronavírus e voltaram nesta segunda-feira (17/8). Para Denise Imbroisi, decana de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional da UnB, os desafios de agora podem ser oportunidades.

Correio Braziliense

Covid-19 força fechamento de escolas nos EUA, com casos elevados em vários estados

Surtos da doença ou a escassez de funcionários já forçaram a suspensão do ensino presencial em escolas da Geórgia, Nebraska e Nova York.
Quase tão imediata quanto foi a reabertura para os alunos, algumas escolas norte-americanas estão fechando as portas por conta da Covid-19, no mais recente problema enfrentado pelos Estados Unidos à medida que o país tenta retomar as atividades, enquanto o número de novos casos por dia continua alto na maioria dos Estados.

G1

Sala de aula

Aula digital requer mais do que computador e professor do outro lado

Como não existe uma base de abordagem predeterminada — muito em função da velocidade em que as novidades e soluções tecnológicas surgem — cabe a cada grupo de educadores e instituições buscarem a fórmula mais adequada para promover esse tipo de ensino.
Para isso, eles podem utilizar as mais variadas ferramentas de educação disponíveis na internet — como aplicativos para celulares e computadores — e aliá-las a uma metodologia de ensino voltada para esse cenário.

MSN

Dicas

Programa com brincadeiras virtuais no YouTube ensina sobre desastres naturais

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) lançou no sábado (15/08) o projeto “Ciência e Cultura, vamos brincar?” no canal do YouTube do Programa Workshop Aficionados em Software e Hardware (WASH), coordenado pelo pesquisador Victor Mammana, do Cemaden.
O programa virtual une especialistas e parceiros do Cemaden para abordar conteúdos relacionados à ciência, à cultura, às artes e à ludicidade, proporcionando aprendizado com diversão. A proposta é abranger um público amplo, que vai do infantil a adolescentes e jovens, de forma a agradar toda a família e a comunidade escolar.

Fapesp

Gestão

Saúde e educação perdem R$ 242 bilhões para estados e gasoduto

Saúde e educação podem perder R$ 242 bilhões nos próximos 20 anos se o presidente Jair Bolsonaro não vetar parte de um projeto de lei aprovado na última quinta-feira (13) pelo Senado.
A proposta retira recursos do Fundo Social do Pré-Sal – criado para ser uma espécie de “poupança de longo prazo” para a área social – para expandir a rede de gasodutos do país e para despesas correntes de estados e municípios. As estimativas são do Ministério da Economia.]

Terça Livre

Orçamento 2021: após pandemia, governo prevê corte de 13% na Educação e 5% na Saúde

Yahoo

Inclusão

Computação e psicologia são aliadas na alfabetização

Aliar componentes de jogos com psicologia pode ser um caminho para facilitar a alfabetização de pessoas com transtorno do espectro autista. É o que sinaliza o trabalho de mestrado de Laíza Ribeiro Silva, ex-bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e cientista do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo (USP), em São Carlos.

MEC

Estudantes criam Enem Solidário para ajudar alunos afetados pela pandemia

Estudantes da rede privada da região metropolitana de Porto Alegre, no Rio Grande Do Sul, criaram o Enem Solidário, uma apostila de 154 páginas com os principais conteúdos cobrados no Exame Nacional do Ensino Médio. O intuito é diminuir a desigualdade na educação, principalmente no atual momento em que muitos alunos estão estudando à distância ou não estão tendo acesso a nenhum tipo de conteúdo. O projeto foi auxiliado por professores, que corrigiram a apostila fazendo com que o conteúdo ficasse o mais didático e correto possível.

MSN

Leis e políticas

Novo imposto pode aumentar valor das mensalidades escolares em até 10,5%

Escolas e faculdades dizem que novo tributo vai impactar o orçamento de 10 milhões de estudantes
A proposta do governo Jair Bolsonaro (sem partido) para a reforma tributária pode aumentar o valor das mensalidades escolares de 6% a 10,5% para 10 milhões de estudantes da educação básica e do ensino superior do país.

Folha de São Paulo

Propostas sustam nomeações do Conselho Nacional de Educação

Dois Projetos de Decreto Legislativo (PDL) querem suspender as nomeações do Executivo para o Conselho Nacional de Educação (CNE). Os decretos do Ministério da Educação (MEC) nomeiam sete membros pra Câmara de Educação Básica e quatro para a Câmara de Educação Superior.

O Documento

Especialistas dizem que educação precisa de nova regulamentação para 2021

As escolas pós-pandemia de coronavírus deveriam ter regras menos rígidas, defende Ademar Batista Pereira, professor e presidente da Federação Nacional das Escolas Particulares. "Ainda é cedo para dizer, mas a escola em 2021 terá que pensar em outras maneiras de avaliar o aluno", afirmou Pereira na edição de hoje do UOL Debate sobre volta às aulas.

Uol

Projeto prevê auxílio emergencial para professores de creches e pré-escolas demitidos durante pandemia

O Projeto de Lei 4158/20 concede o direito ao recebimento do auxílio emergencial de R$ 600 aos educadores e professores dos centros de educação infantil privada ou conveniadas cuja renda for inferior a dois salários mínimos e que foram dispensados do trabalho durante a pandemia de Covid-19.

Câmara

Estatística, pesquisas e estudos

79% dos brasileiros dizem que reabertura de escolas agravará a pandemia, mostra Datafolha

Para 79% dos brasileiros, a reabertura das escolas no país vai agravar a pandemia do novo coronavírus e, por isso, as unidades deveriam continuar fechadas nos próximos dois meses, segundo pesquisa Datafolha. O levantamento mostra ainda que a preferência pela retomada das atividades escolares não é majoritária em nenhum dos segmentos pesquisados.

Folha de São Paulo

Opinião

Eis como as crianças são doutrinadas com ideias de esquerda

Seus filhos estão sendo doutrinados. O sistema educacional projetado para ensiná-los a pensar de forma crítica vem sendo adaptado como uma arma para empurrar uma agenda antiamericana.
Como alguém que trabalhou na educação por quatro anos, pude ver em primeira mão como nossas crianças estão sendo capturadas pela esquerda e seus professores.

Gazeta do Povo

Negócios

Arco: Lucro líquido da empresa de educação cai 36,8% no 2º tri, para R$ 16,2 milhões

A empresa de educação Arco Platform, denominada no Brasil como Arco Educação, encerrou o segundo trimestre com lucro líquido de R$ 16,2 milhões, uma queda de 36,8% em relação aos R$ 25,7 milhões apurados no mesmo período de 2019, prejudicada pela linha financeira.

Valor Investe