Notícias de Educação - 19/ago/2020

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Coronavírus

Escolas da cidade de SP não poderão abrir para atividades de reforço em setembro, diz Covas

De acordo com o prefeito, o resultado do inquérito sorológico realizado pela prefeitura em alunos da rede municipal, aponta que o retorno às aulas presenciais, ainda que com restrições, representa uma elevação do risco de contaminação por Covid-19 no município.

G1

16% dos alunos da rede municipal paulistana foram infectados

EBC

Sindicato das escolas vai à Justiça por volta das aulas

Terra

Professora Bebel, presidenta do sindicato dos professores de SP, condena debate sobre volta às aulas: ‘A defesa não é mais pelo ano letivo’

Carta Capital

COVID-19 provoca evasão e quebradeira de escolas infantis em Minas

Suspensão de aulas e dificuldade de instituições e estudantes com o modelo remoto levam ao cancelamento de matrículas e fechamento de unidades
Em tempos de ensino remoto e todas as dificuldades que ele representa, a educação em Minas Gerais tem pela frente mais um enorme desafio: saber quantos dos mais de 60 mil alunos da rede particular abandonaram a escola nesta pandemia. A evasão no ensino infantil, algo inédito na educação brasileira, se tornou realidade preocupante nos últimos meses. Belo Horizonte tenta um raio-x da situação, desconhecida até mesmo pelas escolas privadas, e estuda plano para tentar acolher os pequenos. Já o Ministério Público de Minas Gerais alerta que pais de crianças a partir de 4 anos, idade a partir da qual a educação é obrigatória, podem ser responsabilizados.

Estado de Minas

RJ: Escolas particulares retomarão atividades presenciais antes da rede pública, diz secretário estadual de Educação

A secretaria estadual de Educação mudou o tom sobre uma possível reabertura simultânea das escolas privadas e estaduais do Rio. Pedro Fernandes, o secretário da pasta, anunciou nesta terça-feira que a rede particular deverá retomar as aulas presenciais antes da rede estadual.
Em live no Instagram, Fernandes também reafirmou que ainda não há previsão de data para a reabertura das escolas — nem para as privadas, nem para as públicas.

Extra

Estado do Rio cogita volta às aulas em 15 de setembro

Uol

Crivella cita "proteção de Deus" ao criticar decisão que proibiu volta de aulas

iG

SC tem reunião com equipe da Educação, mas reinício das aulas presenciais segue sem data

Uma reunião entre a Secretaria da Saúde e da Educação de Santa Catarina ocorreu nesta terça-feira (18). No encontro, os secretários conversaram sobre a situação do coronavírus no estado, mas não foi marcada data para o reinício das aulas presenciais. Um novo anúncio sobre isso será feito até a próxima segunda (24), quando faltarão 15 dias para o prazo final vigente de suspensão das aulas.

G1

UFJF aprova data para início do ensino remoto emergencial nos cursos de graduação

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) anunciou na noite desta terça-feira (18) o início do ensino remoto emergencial nos cursos de graduação para o dia 21 de setembro. A data foi aprovada durante reunião do Conselho Setorial de Graduação (Congrad).

G1

Sala de aula

Programa de férias faz crianças evoluírem 1,3 ano de escolaridade em matemática, indica estudo

Ter contato com a matemática por meio de desafios, em grupos conversando com os amigos e de um jeito contextualizado sem dúvida é mais divertido. E também dá resultado. De acordo com um estudo recém-divulgado pelo Instituto Sidarta, alunos de 5º ano do ensino fundamental que participaram do curso de férias do programa Mentalidades Matemáticas em janeiro de 2020, portanto, antes da pandemia, conseguiram um ganho de 1,3 ano de escolaridade em conceitos matemáticos em apenas 10 dias.

Porvir

Tecnologia e inovação na educação: estratégias para o desenvolvimento de competências do século XXI

2020 foi o ano em que a tecnologia se tornou ferramenta fundamental nas escolas. A nova realidade escolar é de ensino a distância via smartphones e computadores e o próximo passo promete ser o ensino híbrido, alternando momentos presenciais em sala de aula com momentos on-line em casa.
Mas a tecnologia é muito mais do que um instrumento para permitir que alunos possam continuar tendo aulas de português, matemática e outras disciplinas tradicionais longe das instituições de ensino.

Escolas Exponenciais

Escola pública do DF inova e realiza ‘olimpíada virtual’

Para despertar o interesse dos alunos, professores usam a criatividade para unir o lúdico ao didático
Os servidores do Centro de Ensino Fundamental 12 de Taguatinga (CEF 12) usaram a criatividade para reimaginar um evento tão querido pelos alunos, mas que depende do contato humano para acontecer. Com várias modalidades de esporte, desde o vôlei até o futebol, os jogos interclasse são geralmente aguardados pelos estudantes com muita ansiedade mas, desta vez, eles irão acontecer de uma forma inédita: virtualmente.

Correio Braziliense

Inclusão

MEC distribuirá internet grátis para cerca de 900 mil estudantes

O Ministério da Educação (MEC) anunciou, nesta segunda-feira (17), uma ação que facilitará o acesso de estudantes do ensino superior e educação profissional a conteúdos oferecidos pelas instituições durante as aulas remotas que acontecem desde março por causa da pandemia do novo coronavírus. A pasta disponibilizará pacotes de dados móveis (4G) para cerca de 900 mil alunos de baixa renda conseguirem acessar as atividades propostas pelas universidades federais e pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, enquanto as aulas permanecerem a distância.

Gazeta do Povo

Leis e políticas

Bolsonaro sanciona com seis vetos projeto que flexibiliza ano escolar

A medida assegura a execução das políticas e ações educacionais para o ano letivo de 2020, minimizando as possibilidades de contaminação no âmbito da comunidade escolar.
O texto aprovado pelo Congresso, desobriga escolas e universidades de cumprir a quantidade mínima de dias letivos em 2020, com um número inferior a 200 dias letivos, desde que garantido o cumprimento do mínimo de 800 horas de carga horária.

R7

STF veta pagar aposentadorias com recurso da educação, e decisão afeta debate do Fundeb

O STF (Supremo Tribunal Federal) considerou inconstitucional, de forma unânime, o pagamento de aposentadorias com recursos vinculados à educação. O julgamento terminou na noite de segunda-feira (17).
A ação julgou item de uma lei estadual de São Paulo, de 2007, que permitiu computar como gasto em educação o déficit previdenciário. Mas o tema tem implicações sobre o debate do Fundeb no Senado.

Folha de São Paulo

Eventos

Summit discutirá Educação pós-covid

A reabertura das escolas e universidades está entre os pontos mais delicados da discussão sobre a retomada de atividades em meio à pandemia do novo coronavírus. A questão envolve desafios como garantir o acesso à educação, evitar a evasão escolar, proteger a saúde de crianças e jovens, seus familiares e profissionais, cuidar do lado emocional, além de desenvolver meios de aprimorar o ensino remoto enquanto as aulas presenciais não voltam. Os temas serão debatidos no Summit Educação Brasil 2020, realizado pelo Estadão a partir da próxima segunda-feira, 24. O evento será gratuito e on-line.

Terra