Notícias de Educação - 24/ago/2020

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Coronavírus

O risco de uma catástrofe geracional

Não, ainda não é hora de voltar às aulas. O risco de contágio pelo coronavírus continua altíssimo. Mas como será o futuro? Como ficará o processo de aprendizado? Estamos perdendo tempo? Alguns dos principais pesquisadores do assunto no País dizem que para sair dessa enrascada educacional e pavimentar uma retomada sólida nos próximos meses, será preciso desenvolver, daqui para frente, novas modalidades de ensino híbrido, que combina atividades presenciais e não presenciais. O maior problema, porém, é que no Brasil há milhões de estudantes digitalmente excluídos, que estão, no momento, sem qualquer atividade escolar.

IstoÉ

Simulação calcula que até 46% de alunos podem ser infectados dois meses após volta às aulas

Uma simulação sobre a dispersão do novo coronavírus calcula que, 60 dias após a retomada das aulas presenciais, entre 11% e 46% dos alunos e professores de uma escola podem ser infectados.
O maior número de infectados seria em escolas menores e caso as regras de distanciamento social e higiene não sejam rigorosamente cumpridas.

Folha de São Paulo

Reabertura de escolas seria segura com até 20% dos alunos

Terra

Até 46% de alunos e funcionários se infectariam em 60 dias de aula, diz estudo

MSN

Carga viral maior de coronavírus em crianças não significa contágio maior, dizem especialistas

Estudo de Harvard publicado nesta semana tem limitações, segundo médicos ouvidos pela Folha
Um estudo publicado nesta semana apontou que a carga viral do coronavírus nos mais jovens nos dois primeiros dias dos sintomas pode ser maior do que em adultos hospitalizados em estado grave, mesmo quando os sintomas nas crianças são mais leves. O achado mobilizou cientistas e médicos no mundo todo, que alertaram para conclusões precipitadas sobre o artigo. Médicos ouvidos pela Folha chamaram a atenção para uma série de ressalvas.

Folha de São Paulo

Crianças no celular? Como a pandemia mudou o modo como especialistas veem o uso de telas na infância

(A pandemia) colocou o próprio conceito de "tempo de tela" em xeque, já que tantas coisas — reunir-se com amigos, falar com os avós ou assistir a aulas — pularam para o ambiente virtual. Fora que o tempo de tela infantil proporciona, muitas vezes, um muito necessário respiro para pais que precisam trabalhar ou cuidar da casa.

BBC

Angústias e indefinições sobre volta às aulas impulsionam fenômeno das microescolas

Em meio a tantas perguntas sem respostas e indefinições, uma outra realidade, que não estava no radar dos especialistas e pode revolucionar ainda mais a educação, começou a se desenhar. Diante da convicção de que o perigo da volta às aulas é elevado, de que o ensino remoto não está funcionando e de que crianças e jovens precisam socializar, algumas famílias, aquelas que podem, decidiram agir por conta própria. Elas estão contratando professores para que os filhos tenham todas as aulas em casa ou pelo menos alguém de “carne e osso” para apoiá-los nos estudos durante a pandemia. Essas microescolas ou escolas em cápsula, como vêm sendo chamadas, estão proliferando em várias partes do mundo, com algumas diferenças.

O Estado de São Paulo

Justiça nega pedido de retorno das aulas presenciais em setembro na cidade de SP

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) negou um pedido de liminar por parte do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de São Paulo (Sieeesp) para que as escolas particulares da capital paulista voltassem com as atividades presenciais no dia 8 de setembro. Segundo o despacho emitido nesta sexta-feira, 21, o relator Torres de Carvalho afirma que "não vê demonstrado o bom direito necessário à concessão da liminar", uma vez que os municípios ainda teriam autonomia para definir regras próprias, diferentes daquelas estabelecidas pelo governo estadual.

Terra

Prefeitura de SP anuncia compra de 465 mil tablets para educação à distância cinco meses após fechamento de escolas

G1

Antes de volta às aulas presenciais, SP terá descanso e atividades lúdicas

O governo de São Paulo apresentou hoje um calendário para a retomada das aulas presenciais nas escolas da rede pública estadual. A ideia é que a programação dos alunos comece a mudar já a partir da próxima semana, com uma semana de descanso. Sem conteúdo letivo, os alunos terão conteúdos lúdicos. Os professores terão folga.

Uol

Aulas na rede privada voltando antes? "nunca será autorizado", diz governo de SP

iG

Secretário de Educação de SP se diz contra adiar volta às aulas para 2021

Uol

Praia Grande decide não retomar aulas presenciais em 2020

G1

CE: Sem aulas presenciais, escolas de educação infantil começam a sucumbir

Desde março, quando começou o período de isolamento, Rosângela Chuvinski, diretora da creche-escola de educação infantil SOS Mamãe Coruja, no bairro Cidade dos Funcionários, vem se desdobrando em busca de soluções para garantir a continuidade das atividades.
Porém, passados mais de cinco meses, a preocupação agora é não ter mais para quem voltar. Cerca de 80% das matrículas já foram canceladas pelos pais. Já não há mais, por exemplo, alunos nas turmas de berçário ou no Infantil I.

O Povo

Previstas para retornar na segunda, aulas do Ensino Fundamental no Amazonas são adiadas

Em comunicado, o secretário de Estado de Educação em exercício, Luis Fabian Barbosa, informou que 60% das escolas já estão preparadas para o reinício das aulas, entretanto há dificuldades para adequar as demais.

Terra

Governo adia retorno das aulas do ensino fundamental em Manaus e cita necessidade de testagem

G1

Em três dias de testagem, 162 profissionais de educação do AM testam positivo para Covid-19

G1

Falta até água: 9 dúvidas de professores sobre volta da rede pública no RJ

O anúncio do retorno das aulas presenciais na rede pública estadual do Rio deixou inseguros e com dúvidas aqueles que estarão na linha de frente para receber os alunos: os professores. O Sepe-RJ (Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Rio de Janeiro) busca na Justiça impedir a volta, pois acredita que a decisão é precipitada e coloca em risco os servidores em meio à falta de estrutura das escolas.

Uol

RS: Entre o medo e a necessidade: Indicadas para liderar retorno, escolas de Educação Infantil enfrentam dilema

Depois de cinco meses de pandemia do novo coronavírus no Rio Grande do Sul, poucos assuntos mexem tanto com a sociedade quanto a perspectiva de retorno às aulas presenciais. Na sequência da reabertura do comércio, restaurantes e outras atividades econômicas, o tema tem mobilizado famílias, educadores e médicos desde que o governo Eduardo Leite (PSDB) propôs a retomada das aulas a partir do dia 31 de agosto. Dois aspectos principais estão no centro do debate: o atual momento da doença no Estado, com altos índices de contágio e mortes; e o retorno iniciar pela educação infantil, com crianças de 0 a 5 anos de idade, que têm mais dificuldade de assimilar medidas de proteção e, embora sejam menos afetadas pelo coronavírus, podem ser agentes de transmissão do vírus para os adultos.

Sul21

13 alunos do ITA testam positivo após retorno a aulas presenciais

A Força Aérea Brasileira confirmou que os 128 alunos do primeiro ano do curso de graduação em Engenharia que retornaram semana passada realizaram o teste para covid-19 e 13 deram positivo para o vírus.

Uol

Diploma 'congelado' vira pesadelo para universitários na pandemia[

Foram meses de expectativas, decisões, espera da transição da vida de estudante para o mercado de trabalho. Pelos cálculos, aulas até julho e, depois, diploma na mão. Mas, para universitários dos últimos períodos das instituições públicas de educação superior, o isolamento social ultrapassou a barreira da falta de aula. O ensino remoto foi adotado apenas recentemente e, por isso, a sonhada formatura só deve ser possível quase um semestre mais tarde. As consequências vão do adiamento de cerimônias à reprogramação de planos profissionais. Sem o canudo na mão, muita gente já perdeu emprego e a possibilidade de carteira assinada que marcaria o início de carreira.

MSN

EUA têm centenas de casos de covid-19 com a volta às aulas em universidades

Com a volta dos estudantes universitários aos campi nos Estados Unidos, para atividades presenciais, o país está registrando aumento de infecções nesse grupo de pessoas, com centenas de casos relatados, de acordo com o site da CNN norte-americana.

Uol

Dicas

Conheça 6 animações que têm muito a ensinar

As animações sempre foram uma mídia eficiente para a discussão de temas importantes, mas isso ganhou mais força em tempos recentes. Representatividade, relações com a família, sexualidade e outros assuntos complexos já inspiraram desenhos animados nos últimos anos. Confira algumas dessas obras, que têm muito a ensinar sobre autoconhecimento e amadurecimento.

MSN

Projetos

Pesquisador da USP lança game para ensinar Idade Média

O universo dos games está dando um gigantesco passo atrás. Mas o recuo é só cronológico. Vinicius Marino Carvalho, pesquisador da USP (Universidade de São Paulo), desenvolveu o jogo de tabuleiro que coloca os competidores em plena Idade Média.
O jogo tem previsão de lançamento para o segundo semestre de 2021, em mídia física e virtual. "Esperamos que haja pelo menos uma versão gratuita disponível, pois queremos atingir o maior número de pessoas possível."

R7

Facebook e Safernet promovem ações de educação digital para escolas públicas brasileiras

O Facebook, em parceria com a Safernet, vem promovendo ações de educação digital voltadas a escolas públicas de todo o país. O programa Cidadão Digital vai alcançar até 30 mil alunos, entre 13 e 17 anos de idade, em 14 estados do Brasil, que participarão de atividades educativas para fortalecer habilidades em áreas como segurança online, alfabetização digital e combate à desinformação.

MSN

Gestão

Corte no orçamento do MEC e verba a mais para militares: o que poderia ser feito com os bilhões que devem sair da educação

A notícia da previsão de corte de R$ 4,2 bilhões na Educação no ano que vem chega no momento em que as escolas públicas brasileiras terão que gastar mais para manter a higiene das salas com o retorno das aulas presenciais. Educadores criticaram a redução no orçamento enquanto o Ministério da Defesa deverá ter à disposição R$ 5,8 bilhões a mais para despesas e investimentos em 2021.

G1

Universidades federais perdem, em 10 anos, 73% da verba para construir laboratórios, fazer obras e trocar computadores

G1

Profissionais da Educação

Bibliotecário midiático apoia professor a navegar por plataformas e fontes de informação

Se, para você, a palavra biblioteca é sinônimo de estantes enormes, carregadas com os mais diversos livros, e permeada por sinais de “não faça barulho”, está na hora de rever seus conceitos. Que tal pensar nesses lugares como centros de recursos, com mesas equipadas com computadores, laboratórios de pesquisa e espaços dedicados à construção conjunta do conhecimento? Parece impossível? Isso porque os espaços equipados são apenas parte da equação, que também é composta por profissionais formados e com o conhecimento necessário para guiar professores e alunos nessa nova experiência de biblioteca.

Porvir

Leis e políticas

Undime, Consed e Lemann confirmam plano do MEC para alfabetização

Sem citar qualquer das ações da Secretaria de Alfabetização (Sealf) do MEC iniciadas em 2019, o Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e a Fundação Lemann confirmaram, pela primeira vez, as evidências científicas nas quais o atual governo ancora suas políticas de alfabetização.

Gazeta do Povo

Catálogo Nacional de Cursos Técnicos: MEC encaminha proposta ao CNE

O Ministério da Educação (MEC) encaminhou, nesta sexta-feira (21), a proposta para atualização do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT) ao Conselho Nacional de Educação (CNE). Assim que for avaliado e aprovado pelo colegiado, o documento deverá retornar ao ministério, para homologação. Concluídas essas etapas, o novo Catálogo vai substituir a 3ª edição, que está vigente desde 2014.

MEC

Proposta exige educação financeira nos currículos do ensino básico

O Projeto de Lei 3145/20 torna obrigatória a inclusão da educação financeira como tema transversal dos currículos do ensino infantil, do ensino fundamental e do ensino médio. O texto em tramitação na Câmara dos Deputados insere dispositivo na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

Câmara

Política partidária

Após derrota no STF, fundador do Escola Sem Partido diz que deixa movimento

O anúncio acontece um dia após o STF (Supremo Tribunal Federal) considerar inconstitucional uma lei estadual de Alagoas inspirada no Escola Sem Partido. Batizada de "Escola Livre", a legislação alagoana proíbe a "prática de doutrinação política e ideológica" em sala de aula e afirma ser um direito dos pais que seus filhos recebam uma "educação moral livre de doutrinação política, religiosa ou ideológica".

Uol

Técnico e Profissionalizante / Executiva

Google avança sobre educação e lança cursos que podem substituir diplomas

Uma nova série de cursos profissionalizantes do Google deve atacar de frente o apelo que os diplomas universitários nas áreas de tecnologia ainda têm no mercado de trabalho nos Estados Unidos.
O objetivo é atender à demanda de empresas por profissionais com habilidades técnicas, algo que as universidades, inclusive no Brasil, sempre foram acusadas de não conseguir entregar. Como a duração é pequena, o profissional é capacitado em poucos meses.

Exame

Opinião

Volta às aulas além da polarização

Precisaremos de um planejamento complexo, mas não podemos deixar que milhões de estudantes percam de vez o vínculo com a escola
Não podemos simplesmente cruzar os braços diante das graves consequências de se manter crianças e adolescentes fora da escola indeterminadamente. A não garantia do direito à educação básica, direito que deveria ser inegociável, traz graves impactos para toda a sociedade.

Folha de São Paulo

Eventos

MEC registra 2,9 milhões de acessos a curso gratuito pela internet sobre alfabetização

Professores, pais e qualquer pessoa interessada pode realizar o curso gratuito oferecido pelo Ministério da Educação neste período de Covid-19 sobre alfabetização. Com um conteúdo robusto, baseado em comprovações científicas e experiências estrangeiras, o material pode ser aplicado no dia a dia de crianças da pré-escola e do 1º e 2º anos do ensino fundamental. Mais de 250 mil pessoas já se inscreveram na plataforma de formação, com 2.938.834 de acessos.
A iniciativa faz parte do programa Tempo de Aprender, idealizado e lançado pela Secretaria de Alfabetização da Pasta em fevereiro. Até o momento, cerca de 70% dos municípios brasileiros (3.844 cidades) aderiram ao programa.

MEC

Summit Educação começa nesta segunda com debate sobre volta às aulas na rede pública

Em meio a dúvidas sobre a volta às aulas e a necessidade de estratégias para o retorno seguro, os principais nomes da área de educação vão debater os impactos da pandemia do novo coronavírus durante uma semana no Summit Educação Brasil 2020, evento gratuito e online realizado pelo Estadão, que começa nesta segunda-feira, 24.

O Estado de São Paulo