Notícias de Educação - 26/ago/2020

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Coronavírus

As angústias das crianças na volta às aulas em tempos de pandemia

Especialistas têm alertado sobre os efeitos para a saúde mental das crianças e jovens se sentindo isolados de seus pares como resultado do lockdown e do fechamento das escolas.
De acordo com o Unicef, as crianças ouvidas nos estágios iniciais da pandemia se preocupavam sobre estarem isoladas de sua família e amigos, e também de pegar o vírus e morrer por causa dele.

BBC

Coronavírus: os cuidados na retomada à escola

A Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, de apoio à primeira infância, publicou um guia com recomendações a instituições e municípios a fim de garantir um retorno mais seguro às salas de aula para as crianças e as famílias durante a pandemia de coronavírus. Pinçamos algumas dessas orientações capazes de reduzir o risco de transmissão da Covid-19.

Veja

'Professor não pode escolher se quer ou não retomar aulas presenciais', diz Abepar

O diretor da Associação Brasileira de Escolas Particulares (Abepar), Arthur Fonseca Filho, afirmou nesta terça-feira, 25, no Summit Educação Brasil 2020, que o professor não tem direito de escolher se quer ou não retomar às aulas presenciais. A exceção seria apenas para os docentes que estejam no grupo de risco do novo coronavírus.

O Estado de São Paulo

Sindicato das escolas particulares de SP entra com recurso por volta às aulas

O Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de São Paulo (Sieeesp) entrou nesta terça-feira, 25, com um recurso na Justiça de São Paulo para que a volta às aulas nas escolas particulares seja permitida em setembro na capital paulista. Na sexta-feira passada, o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) negou pedido de liminar do sindicato para a retomada das atividades nos colégios.

Terra

Câmara de SP vota projeto que regulamenta ensino em casa

R7

MG: Impasse marca retomada das aulas e preço da mensalidade

De um lado, escolas particulares pressionam por uma previsão para a retomada das atividades presenciais; de outro, pais de alunos cobram a redução de mensalidades. E, tanto em um caso quanto em outro, permanece o impasse. Ontem, após reunião com o governo de Minas, a rede particular obteve a sinalização de que o setor deve ser incluído no programa estadual de flexibilização Minas Consciente, mas não há data prevista para a retomada de atividades. Enquanto isso, associação de pais de alunos pede maior diálogo e abatimento nos valores cobrados pelas instituições. Eles reclamam que não estão sendo ouvidos e que o contrato não está sendo cumprido na íntegra, com déficit de horário de serviços prestados.

MSN

Governo de MG planeja volta às aulas, e educação pode entrar no Minas Consciente

O Tempo

Associação de pais de alunos pede maior diálogo e desconto em escolas de BH

MSN

Após audiência, escolas particulares do DF decidem retorno para setembro

Representantes das escolas particulares do Distrito Federal, dos professores e do MPT (Ministério Público do Trabalho) chegaram ontem a um acordo para a volta das aulas presenciais nas instituições privadas de ensino. Em audiência de conciliação virtual, foi definido um calendário com retomada a partir do dia 21 de setembro.

Uol

Educação na pandemia: veja o que está em jogo sobre a volta às aulas no ES

Enquanto é aguardado que o governo do Estado anuncie quando deverá ocorrer a retomada das aulas presenciais no Espírito Santo, confira os principais pontos que vem sendo discutido sobre o assunto.

A Gazeta

México inicia ano letivo com aulas pela TV e rádio para 30 milhões de alunos

Em meio à pandemia do coronavírus, o México começa o ano letivo 2020-2021 nesta semana. As aulas de 30 milhões de estudantes serão dadas pela televisão, em seis canais diferentes. A educação remota é a solução escolhida por este país que já perdeu mais de 60 mil pessoas para a Covid-19.

MSN

Boris Johnson pressiona para retorno das aulas no Reino Unido

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, considera o retorno das aulas de "importância vital" e acredita que a ausência das crianças nas escolas é mais prejudicial ao seu desenvolvimento do que o risco de contrair a covid-19.

R7

Sala de aula

Conteúdo digital na educação: estamos usando a linguagem do passado?

Hoje temos professores falando para câmera e alunos ouvindo na outra ponta, com pouca interação. O conteúdo final não é muito diferente das velhas preleções
Ontem, fizemos uma “live” sobre os impactos da pandemia na educação e um dos pontos importantes do debate foi sobre os conteúdos no ensino à distância. Um dos palestrantes, Reynaldo Gama, CEO da HSM, ponderou que nesta primeira fase de aulas digitais simplesmente adaptamos a temática presencial ao novo formato para resolver de forma rápida o desafio de atender os alunos que ficaram em casa. Agora, temos diante de nós uma nova contenda: como transformar esse mesmo conteúdo para a realidade provocada pelo coronavírus?

Exame

Leis e políticas

Congresso promulga nesta quarta a Emenda Constitucional 108, que torna o Fundeb permanente

O Congresso Nacional promulga nesta quarta-feira (26), às 11h, no Plenário do Senado, a Emenda Constitucional 108, decorrente da PEC 26/2020, que determina a instituição em caráter permanente do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
A proposta também aumenta a complementação de recursos pela União, distribui percentual do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) aos municípios com melhoria na aprendizagem, e assegura a participação da sociedade no planejamento das políticas sociais.

Senado

Novo Fundeb será maior e terá caráter permanente

Senado

Senado aprova Fundeb com regra que fortalece a educação inclusiva

O Estado de São Paulo

Com Fundeb mais redistributivo, gestão pela lei e na sala de aula é desafio agora

Terra

Fundeb: "aprovação é marco histórico", afirmam especialistas

R7

Política partidária

Milton Ribeiro quer inversão: "queriam ensinar crianças que o capital é ruim"

O ministro da Educação , Milton Ribeiro, declarou em entrevista à Rádio Bandeirantes que uma de suas prioridades à frente do MEC é combater o que chamou de " inversão " no ensino básico. Segundo o ministro, nos "últimos 10 ou 15 anos" grupos passaram "ter a ideia" de que seria possível "colocar na mente e coração dos meninos da escola públicas" idéias como a de que " o capital era ruim ".

iG

Assessora de Milton Ribeiro defende 'princípios bíblicos' na educação

Pastor presbiteriano, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, afirmou em sua posse que defenderia a laicidade da educação à frente da pasta. No cargo, ele nomeou como assessora uma religiosa defensora da adoção de princípios bíblicos no ensino, com críticas a conteúdos de livros didáticos e à Base Nacional Comum Curricular.

Folha de São Paulo

Estatística, pesquisas e estudos

91% dos estudantes continuaram as aulas na pandemia, diz Unicef

A pandemia mudou a rotina de estudantes de todo o país, o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) estima que 44 milhões de meninas e meninos ficaram longe das salas de aula no país. No entanto, 91% das crianças ou adolescentes de 4 a 17 anos que estavam matriculados na escola antes do isolamento social continuam realizando, em casa, as atividades escolares.

R7

Nove milhões de brasileiros deixaram de comer por falta de dinheiro durante a pandemia

A pandemia do novo coronavírus afetou a qualidade e a quantidade de comida que as crianças e adolescentes brasileiros estão consumindo. Além disso, em diversos outros aspectos, os lares onde eles vivem foram mais afetados pela crise econômica e social que se instalou após a chegada do vírus no Brasil. É o que concluiu pesquisa do Ibope e Unicef realizada com adultos que vivem com adolescentes e crianças entre 4 e 17 anos. De acordo com o levantamento, 21% dos entrevistados afirmaram que vivenciaram momentos em que os alimentos acabaram e não havia dinheiro para comprar mais. Entre os que vivem com crianças e adolescentes em casa, esse percentual foi de 27%. Sem ter a quem recorrer, como programas de distribuição de alimentos, 6% disseram que a única saída foi deixar de comer, o que representa cerca de nove milhões de brasileiros deixando de realizar alguma refeição por falta de dinheiro. Nos lares com crianças e adolescentes, esse percentual sobe para 8%.

El País

Opinião

É preciso promover uma Educação Integral

Quanto mais valores integrais na educação, maior será o aprendizado dos estudantes! A Educação integral vai além do aprendizado cognitivo e forma pessoas em sua integralidade, incluindo valores.

Uol

Eventos

Maratona UNICEF Samsung premia 19 aplicativos para melhorar a aprendizagem em escolas públicas

Iniciativa realizada durante o isolamento social reuniu professores, estudantes, programadores e designers com o objetivo de promover o desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis. Baixe ebook e assista às apresentações.

Porvir