Notícias de Educação - 28/ago/2020

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Coronavírus

OMS diz que escolas não são o motor principal de transmissão da covid-19

As escolas não desempenham um papel central na transmissão do novo coronavírus, embora a sua capacidade de propagação também esteja ligada ao nível de contágio que existe numa comunidade, destacou o diretor regional para a Europa da Organização Mundial de Saúde (OMS), Hans Kluge, nesta quinta-feira, 27.
A OMS frisou que as escolas devem aplicar os mesmos protocolos gerais de higiene e distanciamento social, mas dependendo da fase da pandemia em que a comunidade esteja inserida, "medidas adicionais" devem ser implementadas.

Terra

OMS: crianças maiores têm mais chance de transmitir covid do que mais novas

Uol

Reabertura de escolas é 'momento complicado' para Europa, diz OMS

Uol

Um terço das crianças não têm acesso a aulas remotas na pandemia, afirma Unicef

Três a cada dez crianças em idade escolar estão sem acesso ao ensino remoto durante a pandemia, de acordo com o relatório "A acessibilidade do aprendizado remoto", do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), divulgado nesta quinta-feira (27).

G1

Escolas preparam espaços à espera de mudança de fase na pandemia

Enquanto na rede privada cada escola organiza a grade de disciplinas às adaptações físicas necessárias para o retorno às aulas, o sistema público tem o desafio de lidar com um contingente de milhões de estudantes e com a adequação de uma infraestrutura que já é, em boa parte das redes, muito aquém do necessário.

O Estado de São Paulo

Volta às aulas na cidade de SP em 2020 é incerta e será definida após nova testagem de alunos

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), anunciou que a data de reabertura das escolas públicas e privadas da cidade será definida em setembro, após a realização da testagem para anticorpos do novo coronavírus em crianças e adolescentes de todas as redes de ensino, o que deve ocorrer até o dia 15. "A partir dessa terceira fase (do inquérito sorológico), a Prefeitura vai decidir se teremos ou não o retorno das aulas neste ano na cidade", declarou em coletiva de imprensa.

O Estado de São Paulo

Prefeitura de SP estima que 69,5% dos alunos com covid são assintomáticos

Uol

Prefeitura de SP estima que 18,3% dos estudantes tenham anticorpos contra coronavírus

Yahoo

RS: Governo estadual propõe retomada das aulas presenciais com revezamento de alunos

Em live nesta quinta-feira, o governador Eduardo Leite (PSDB) apresentou a nova proposta para a retomada das aulas presenciais no Rio Grande do Sul. A proposta inicial era de retomar atividades dia 31 de agosto com alunos da Educação Infantil. Agora, o novo plano deve ser anunciado na próxima semana. Uma proposta apresentada por Leite, ao lado do secretário de Educação, Faisal Karam, é um sistema híbrido com o ensino presencial e remoto simultaneamente.

Diário SM

Itália prevê aumento dos casos de covid-19 após reabertura das escolas

As autoridades sanitárias da Itália esperam um "leve incremento" nos novos casos do coronavírus com a retomada das aulas presenciais no país, marcada para o dia 14 de setembro.
A Itália vive um crescimento nos contágios há cerca de dois meses e registrou 1.411 casos hoje, maior número desde o dia 6 de maio, ainda antes do fim da quarentena no país.

Uol

Sala de aula

Geração YouTube: o papel do vídeo na educação

De uma forma ou de outra, o vídeo sempre teve um papel importante na educação. Durante a pandemia, então, por serem uma ferramenta principal do Ensino a Distância, assumiram, em muitos casos, o protagonismo.
Nesse sentido, com o aumento da demanda e da necessidade de manter alunos engajados e atentos, investir em equipamentos que otimizem a experiência é primordial.

Tecmundo

Professor-curador: o percurso de aprendizagem ativa e o planejamento reverso

Observamos uma difusão das metodologias ativas no contexto da educação contemporânea. Esta profusão nos oferece pistas sobre uma mudança de cenário, a qual devemos celebrar, mas, ao mesmo tempo, observar com cautela. Para que possamos experimentar a beleza da experiência ativa para além do ardil da moda, precisamos compreender que ela não começa nem termina na escolha das metodologias que serão aplicadas. Nesse sentido, é importante que observemos o percurso educativo como um ecossistema, onde os educadores se colocam como provocadores de aprendizagem desde a construção do planejamento até a avaliação.

Porvir

Dicas

USP promove feira online e gratuita com diversas atrações culturais

Programação do evento, que ocorre nos dias 3 e 4 de setembro, inclui passeio virtual Parque de Ciência e Tecnologia da USP, em São Paulo
Com o objetivo de apresentar as mais de 140 opções disponíveis na USP (Universidade de São Paulo) e tirar dúvidas dos vestibulandos, a universidade organiza há mais de 19 anos a "Feira USP e as Profissões". Este ano, em decorrência da pandemia da covid-19, o evento ocorrerá online, por meio de lives, bate-papos e vídeos exclusivos, nos dias 3 e 4 de setembro.

R7

MEC lança a Coleção Conta pra Mim

Já está no ar a coleção Conta pra Mim: uma mini biblioteca em formato digital, com 40 livros disponíveis para download, gratuitamente, sem a necessidade de qualquer tipo de cadastro.

MEC

Cartilhas contribuem na rotina das crianças e estimulam a prática de atividades terapêuticas durante a pandemia

MEC

Gestão

Ações para conter abandono e evasão escolar são raras, aponta levantamento em 20 redes públicas

Com aulas presenciais suspensas desde março e estudantes com dificuldade de acesso às atividades remotas, há risco de desistência dos estudos.
Os dados apontam que, em geral, os únicos responsáveis para conter a fuga dos alunos são os gestores das escolas e os professores, que fazem a busca pelos estudantes que não estão dando retorno nas aulas.

G1

MEC oferece apoio à implementação no ensino médio

As redes de ensino têm um grande desafio: oferecer aos estudantes de ensino médio o itinerário de formação técnica e profissional, conforme apresentado pela nova lei dessa etapa de ensino. Nesse sentido, diversas possibilidades podem ser utilizadas para a configuração dos currículos. “Existem várias alternativas e estratégias metodológicas para atender ao objetivo final, que é a profissionalização do estudante”, explica a Diretora de Política e Regulação da Educação Profissional e Tecnológica (DPR), da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC), Marilza Regattieri.

MEC

Ensino Superior

'Os cursos presenciais vão continuar necessários', diz especialista

A experiência virtual vai fazer com que os alunos de ensino superior não queiram mais cursos completamente presenciais? Como fazer com que as metodologias de ensino remoto sejam mais inclusivas? Como transformar os encontros a distância em momentos menos cansativos? Essas e outras questões são abordadas nesta entrevista com o professor Derick Casagrande Santiago, coordenador do Núcleo de Educação a Distância (Nead) da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP).

Terra

Eventos

Especialistas discutem os desafios da educação infantil provocados pela pandemia

A quarentena imposta à população para prevenir a infecção pelo novo coronavírus trouxe um desafio para pais e especialistas quando o assunto é educação infantil. Este foi o tema do quarto dia do Summit Educação 2020, evento online e gratuito, realizado pelo Estadão, que começou na segunda-feira, 24, e vai até o dia 31.

Terra

Nova Zelândia reúne acadêmicos e profissionais para discutir o futuro da educação pós-pandemia

A partir de 31 de agosto, a Education New Zealand, agência do governo da Nova Zelândia para a educação internacional, realiza uma série de eventos online e ao vivo direcionados para a América Latina, com o intuito de debater temas da educação. O primeiro encontro vai reunir acadêmicos e profissionais do Brasil e da Nova Zelândia, para discutir um dos assuntos mais comentados do momento: o futuro da educação pós-pandemia.

O Estado de São Paulo