Notícias de Educação - 31/ago/2020

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Coronavírus

Perda de aprendizado na pandemia acentua desigualdades, dizem pesquisadores

Os prejuízos causados ao ensino pela suspensão de aulas presenciais durante a pandemia do coronavírus tendem a acentuar desigualdades que já existiam antes da Covid-19, ampliando as diferenças entre estudantes pobres e ricos e criando novas dificuldades para a reabertura das escolas. Cálculos de um grupo ligado à Rede de Pesquisa Solidária, que monitora políticas de enfrentamento da pandemia, sugerem que alguns alunos de famílias pobres sofrerão perdas de aprendizagem equivalentes às que teriam se ficassem o ano inteiro sem aulas, quase duas vezes a perda projetada para os mais ricos.

Folha de Pernambuco

Para volta às aulas, ministro da Educação pede que opinião dos pais seja a mais considerada

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, declarou nesta sexta-feira, 28, que os pais devem ser os principais ouvidos pelos governos e prefeituras para tomar a decisão de quando devem ser retomadas as aulas presenciais durante a pandemia de covid-19.

Terra

Os argumentos científicos de quem é contra, a favor ou está em dúvida sobre retomar aulas no Brasil durante a pandemia

Com as portas fechadas desde meados de março por causa da pandemia de coronavírus, escolas no Brasil enfrentam a indefinição sobre a retomada das aulas. Quais foram as experiências de reabertura em outros países? O que a ciência diz sobre reunir crianças e jovens dentro de salas?

G1

Adolescentes e jovens abandonam estudos na pandemia

Dificuldade para acompanhar aulas remotas, por falta de computador e internet, está entre os motivos; conheça histórias de ex-estudantes
(...) Embora as realidades sejam distintas, os problemas se convergem no ponto em que a pandemia do novo coronavírus fez com que escolas fossem fechadas e o fluxo de ensino-aprendizagem passasse para o ambiente online. Para essas pessoas, dar uma pausa nos estudos foi mais uma questão de prioridades do momento e menos de desistência. Não é fracasso, não é falta de vontade. O que falta mesmo é oportunidade de acesso e condições adequadas de estrutura e saúde para seguir em frente.

Terra

A difícil rotina longe da turma da escola durante a pandemia

Vontade de sair para passear, lágrimas ao ver vídeos dos amigos e saudade até de vestir o uniforme para ir para a escola fazem parte do relato das crianças e adolescentes que, em isolamento, estão impossibilitados de fazer, como antes, as atividades do dia a dia. Eles têm dado sinais de que estão saturados da situação e as famílias tentam se reinventar para superar os altos e baixos. Especialistas dizem que o sentimento é natural, mas que pais devem ficar atentos em casos de mudança de comportamento e de sintomas de depressão.

Terra

Pesquisam apontam o impacto da pandemia na Educação

Com a propagação da Covid-19 pelo mundo, de uma coisa é certa: a educação não é mais a mesma. Tal conclusão fica ainda mais evidente a partir de uma sequência de pesquisas realizadas tanto no Brasil, quanto em outros países que já puderam dimensionar o impacto da paralisação das aulas nas instituições de ensino.
Em se tratar de um “novo normal”, é cada vez mais comum, professores e alunos se adaptando com as tecnologias educacionais — quando esta infraestrutura é acessível — durante este período, manifestando uma série de problemas emocionais para lidar com o rotina de estudos em casa.

Fala Universidades

Manual orienta escolas para retomada e reforça potência de aulas ao ar livre

Inúmeras questões sobre a retomada das aulas presenciais preocupam gestores educacionais, autoridades de saúde e famílias, e uma delas é o quanto as escolas poderão, de fato, respeitar protocolos sanitários e promover uma educação de qualidade para seus alunos. Para entender a realidade de uma fatia das escolas brasileiras e propor recomendações, o departamento de São Paulo do IAB (Instituto de Arquitetos do Brasil) elaborou o “Manual Técnico para Escolas Saudáveis”.

Porvir

Apenas Pará, RJ, RS, SC e SP têm previsão para reabrir escolas da rede estadual: veja a situação na sua região

Só o Amazonas já voltou. Na maioria da rede municipal das capitais e nos colégios particulares não há datas previstas para retomada das atividades presenciais.
Mesmo nesses lugares, a sinalização de volta às aulas presenciais ainda está sujeita a alterações, a depender da evolução da pandemia do novo coronavírus. Nos demais 20 estados e no Distrito Federal, não há nenhuma data definida para a retomada. Cenário semelhante ocorre nas redes municipais das capitais e na rede particular.

G1

Em duas semanas mais de 340 profissionais da educação do AM testam positivo para Covid

As atividades presenciais nas escolas da rede estadual de ensino do Amazonas em Manaus foram retomadas há 20 dias. Somente após retomada das aulas os professores e demais funcionários das unidades começaram ser testados verificar contágio pelo novo coronavírus. Em apenas duas semanas, 342 profissionais da educação que atuam nas escolas do estado em Manaus testaram positivo para Covid-19.

TodaHora

SP: Retorno às aulas divide opiniões e especialista diz que foco deve ser nos alunos

A pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2), expôs desafios que a educação brasileira precisa enfrentar e colocou em pé de guerra vários setores da sociedade, seja os que defendem a retomada do ensino presencial ou seja aqueles preferem o retorno quando as mortes e contaminações estiverem controladas.

iG

Mães e pais de estudantes protestam contra o fechamento das escolas em São Paulo

Folha de São Paulo

Prefeitura de Mongaguá decide retomar aulas presenciais apenas em 2021

G1

PB: Estado divulga protocolo para educação, mas mantém aulas suspensas

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), divulgou nesta sexta-feira (28) o protocolo do novo normal para o segmento de educação. O documento traz recomendações e orientações técnicas e legais referentes à prevenção e ao controle da Covid-19 nos estabelecimentos escolares. A existência deste protocolo sanitário dedicado ao setor não determina sua abertura.

Portal Correio

Crise na Educação Infantil: escola tradicional de Porto Alegre suspende atividades

A Escola de Educação Infantil Pato, uma das mais tradicionais de Porto Alegre, é a nona pré-escola privada da cidade a suspender as atividades por conta da pandemia. Com 52 anos de existência, a instituição localizada no bairro Menino Deus comunicou aos pais na quinta-feira (27) o fim das videoaulas e a demissão de professores e coordenadoras nesta semana. A decisão ilustra o colapso do setor em função do cancelamento de matrículas.

Zero Hora

Rede privada de educação infantil em Goiânia registra até 100% de matrículas canceladas e gestores pedem socorro

Atendendo crianças entre 0 e 6 anos, as escolas privadas de educação infantil estão sendo as mais impactadas do setor durante a crise gerada pelo novo coronavírus. Em Goiânia, a média de cancelamento de matrículas estaria girando em torno de 80%, fazendo gestores fecharem as portas de forma permanente. Na sexta-feira, 28, os empresários fizeram manifestação que pede maior diálogo com o poder público.

Opção

Camilo libera volta de creches e educação infantil privada em Fortaleza

A reabertura das escolas particulares de ensino infantil em Fortaleza, com atividades presenciais, começará no dia 1º de setembro. O anúncio foi feito pelo governador Camilo Santana (PT) durante transmissão nas redes sociais na tarde desta sexta-feira, 28. Decisão é tomada após série de reuniões com setores da educação e Comitê Científico. Será autorizada presença de 30% das crianças.

O Povo

Volta às aulas em setembro está descartada, diz prefeito de Salvador

Ainda não há previsão para a volta às aulas em Salvador, mas é certo que não será em setembro, anunciou hoje o prefeito da capital baiana, ACM Neto (DEM). A prefeitura tem conversado com o governo do estado e ambos estão preocupados com o risco de as escolas serem um vetor "seriíssimo" de disseminação do coronavírus.

Uol

ES: Estudantes lançam campanha contra retorno das aulas presenciais na educação básica

A União Nacional dos Estudantes (UNE), junto com grêmios estudantis de escolas públicas do Espírito Santo e com o Diretório Central do Estudantes (DCE) da Faculdade Brasileira (Fabra), lançou na manhã desta sexta-feira (28) a campanha #EUNÃOTOPO, para mostrar posicionamento contrário ao retorno das aulas presenciais durante a pandemia do coronavírus.

Século Diário

Professores de escolas privadas ficam sem emprego durante a pandemia

Etapa mais atingida pela saída de alunos durante a pandemia do novo coronavírus, a educação infantil (que atende crianças dos 0 aos 5 anos) tem concentrado mais de 70% das demissões de professores da rede particular, que planejam buscar novas áreas para atuar por verem que a crise no setor deve se estender.
Segundo estimativa da Fenep (Federação Nacional de Escolas Particulares), cerca de 300 mil docentes da educação básica já foram demitidos durante a pandemia. Os donos de escola afirmam que há risco de o número crescer, já que os pais podem não voltar os filhos para a rede particular neste ano.

Folha de São Paulo

SP: Mais de 1.800 professores universitários foram demitidos em meio à pandemia

A pandemia do novo coronavírus fez avançar muito a educação a distância (EaD). Até o início deste ano, a modalidade de ensino remoto era presente em cursos de curta duração e em faculdades, mas, devido à necessidade do isolamento social, as aulas em ambiente digital chegaram ao ensinos médio e fundamental. Como resultado, testemunhamos um grande teste para o alcance dessa tecnologia e um número anormal de demissões de professores universitários. Segundo o SinproSP (Sindicato dos Professores de São Paulo), 1.809 docentes foram demitidos somente no Estado.

MSN

Universidades planejam volta às aulas presenciais só em 2021

Universidades estaduais e particulares de São Paulo e muitas federais, como a UFBA, não retomarão aulas presenciais neste ano
O receio de um possível contágio pelo novo coronavírus por parte de estudantes, docentes e funcionários faz universidades particulares e públicas do Estado de São Paulo planejarem a retomada de aulas teóricas em salas de aula apenas para o ano que vem.

Terra

Faculdades pagam bolsa e seguro, mas procura cai 56% em meio à pandemia

Com a incerteza econômica na pandemia, faculdades particulares têm queda do número de calouros e diversificam benefícios na tentativa de manter veteranos e atrair novos alunos. O Semesp, entidade que representa mantenedoras de ensino superior, calcula cerca de 350 mil ingressantes em instituições privadas do País no meio do ano - queda de 56% em relação ao mesmo período de 2019, com 800 mil calouros.

Terra

Sala de aula

Provas devem ser presenciais para evitar fraudes, diz ministro da Educação

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, tem receios em relação ao ensino digital e disse ser contra a realização de provas on-line, como vem ocorrendo nesta pandemia. O setor de educação, principalmente no ensino superior, aposta fortemente na modalidade a distância (EAD).

Valor

Ministro da Educação afirma que muitos brasileiros não têm disciplina para fazer avaliações a distância sem 'colar'

Folha de São Paulo

Projetos

Professora e alunos do PI criam cordel sobre desafios da educação na pandemia: 'sonhos adiados'

A professora Lecy Ramos e alunos da Unidade Escolar Dom Joaquim Rufino do Rêgo, localizada na cidade de Ipiranga do Piauí, a 264 km de Teresina, produziram um cordel para expressar as dificuldades enfrentadas durante a pandemia da Covid-19. Os poemas foram produzidos por alunos de três turmas do primeiro ano do ensino médio, que participaram de casa enviando versos pela internet.

G1

Gestão

Governo congela dinheiro a internet e combate contra covid no ensino básico

O governo Jair Bolsonaro (sem partido) não destinou recursos emergenciais para a educação básica no contexto da pandemia do coronavírus. A covid-19 levou ao fechamento de escolas por todo o país e à necessidade de adaptações das redes para o ensino remoto.

Uol

MEC nomeia ex-FNDE para diretoria de apoio às redes na educação básica

O Ministério da Educação (MEC) colocou Karine Silva dos Santos, ex-presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), para comandar a Diretoria de Articulação e Apoio às Redes de Educação Básica. A nomeação está no "Diário Oficial da União" desta sexta-feira (28).

G1

MEC troca diretor de políticas para Escolas Cívico-Militares

O "Diário Oficial da União" desta sexta-feira (28) traz a exoneração do coronel Aroldo Ribeiro Cursino e a nomeação do tenente-coronel Gilson Passos de Oliveira para o cargo.

G1

Internet gratuita para alunos da rede pública do DF não saiu do papel

Mais de dois meses após o início das aulas a distância na rede pública do Distrito Federal, por causa da pandemia do novo coronavírus, a promessa de fornecer internet gratuita para alunos e professores não se concretizou. Estudantes sem acesso a conexão seguem contando apenas com o material impresso distribuído nas escolas.

G1

Profissionais da Educação

Além dos estudantes, professores também encontram dificuldades

Maria Julia Azevedo, gerente do programa Jovem de Futuro do Instituto Unibanco, comenta que os problemas na educação remota passam também pelos professores. Alguns tiveram de iniciar esse modelo de dar aulas online sem domínio das plataformas virtuais. Enquanto alguns conseguem oferecer conteúdo online, outros dispõem apenas do material gravado.

O Estado de São Paulo

Inclusão

Lei de cotas completa 8 anos em vigor promovendo inclusão, mas sob ataque

Para milhares de alunos matriculados em universidade públicas federais, a lei de cotas representa o acesso , antes impensado, ao ambiente universitário. Há 8 anos, neste dia 29 de agosto, a presidente Dilma Roussef sancionou esta lei que vigora até hoje sem alterações, mas sob ataques constantes e deslegitimação .

iG

Abandono escolar: jovens negros estudam 2 anos a menos do que brancos

O abandono escolar é uma realidade no Brasil, sobretudo em ambientes socioeconômicos mais vulneráveis, como as periferias ou regiões mais afastadas dos grandes centros urbanos. Segundo números da PNAD da Educação 2019, divulgado pelo IBGE em julho deste ano, negros passam, em média, 8.6 anos na escola. Em contrapartida, os brancos passam 10.4 anos.

iG

Leis e políticas

Uma receita para um sistema de aprendizagem mais equitativo e eficiente

A reforma educacional realizada no Estado do Ceará abre uma nova porta para enfrentar o déficit de aprendizagem no país e no restante da América Latina
A emenda (lei do Fundeb) associa parte das transferências nacionais vinculadas aos resultados da educação e obriga todos os estados a implementar um mecanismo baseado em resultados para incentivar os resultados da educação de seus respectivos municípios. Esse aspecto da reforma foi inspirado em uma experiência pioneira do Ceará, que tem se mostrado uma boa resposta para a pobreza de aprendizagem (a incapacidade de ler e compreender um texto simples aos 10 anos de idade).

El País

Não temos como uniformizar retorno às aulas, diz ministro da Educação

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, disse hoje que não é possível "uniformizar" o retorno às aulas no Brasil. Segundo ele, um dos impedimentos para isso é o fato de o país ter dimensões continentais e, portanto, ter situações distintas da pandemia nas diferentes regiões.

Uol

Educação particular poderá ter estímulo do Governo

Educação particular poderá ter estímulo do Governo. O Senado uma série de medidas emergenciais para que alunos se mantenham matriculados em escolas privadas, um dos setores mais prejudicados pela pandemia do novo coronavírus. Apresentado pelo senador Dário Berger (MDB-SC) e outros senadores, o PL 4.021/2020 amplia o número de bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni – Lei 11.096, de 2005) durante o estado de calamidade pública.
A proposta prevê ainda a criação de um auxilio emergencial para o pagamento das mensalidades escolares, o aumento de vagas em programas de financiamentos, como o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) e a desoneração de folha do setor educacional.

Mix Vale

Estatística, pesquisas e estudos

99% das escolas estaduais de SP não têm enfermaria, aponta levantamento

Um levantamento sobre a infraestrutura das escolas da rede estadual de São Paulo indica que 99% das unidades escolares não possuem enfermaria, consultório médico ou ambulatório. O estudo aponta ainda que 82% das escolas estaduais não têm mais de dois sanitários para uso dos estudantes.

Uol

Ensino Superior

"Cultura do Cancelamento" e falta de liberdade de expressão preocupam acadêmicos

A liberdade de expressão está sob ataque nas universidades. Por um lado, há uma inquietação crescente quanto à dificuldade de se discutir ideias que fujam do consenso dominante, sobretudo na área de humanidades, em que a cultura do cancelamento fica cada vez mais implacável. Por outro, o negacionismo científico e o anti-intelectualismo buscam esvaziar a legitimidade do discurso acadêmico. Não por acaso, o problema da liberdade de expressão acadêmica tem ganhado foco nas últimas semanas.

Gazeta do Povo

MEC vai oferecer 140 mil vagas remanescentes do Prouni e Fies

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, disse hoje (28) que o Ministério da Educação (MEC) vai abrir processo seletivo para o preenchimento de 90 mil vagas remanescente do Programa Universidade para Todos (Prouni) e 50 mil do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). A seleção começa em setembro, informou Ribeiro.

EBC

Negócios

A XP da educação

Práticas revolucionárias não cabem apenas num só segmento. A Trevisan Escola de Negócios abriu inscrições para o programa de certificação gratuita Top Learning Digital. O objetivo é formar assessores educacionais autônomos para o projeto de expansão – duas semanas atrás, a Trevisan já havia feito o turning point para se tornar a primeira instituição 100% digital de ensino de alto nível voltada a negócios.

MSN