Notícias de Educação - 02/set/2020

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Coronavírus

Rede particular: quatro estados estão autorizados a retomar as aulas presenciais

Desde o dia 24 de junho, a Federação Nacional das Escolas Particulares (FENEP) realiza um levantamento diário para identificar, por estado, como as capitais estão sinalizando o retorno das aulas presenciais na rede particular de ensino. De acordo com o último relatório, divulgado nesta terça-feira (01), além de Amazonas e Maranhão, a partir de hoje (1), Ceará e Pará também já podem reabrir as escolas particulares. Outros sete estados estão com proposta de data e/ou abertura parcial. No Piauí, a proposta de retorno é para o dia 22 de setembro.

Crescer

Após retomar aulas presenciais, AM tem 7,6% de profissionais da educação infectados pela covid

Três semanas após a volta das aulas presenciais no ensino médio nas escolas estaduais do Amazonas, 7,6% dos profissionais de educação da rede testaram positivo para o novo coronavírus. Os dados foram apresentados pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) do Estado nessa segunda-feira, 31. A rede pública amazonense foi a primeira a retomar classes presenciais no Brasil, em 10 de agosto, para alunos do ensino médio da capital. Já os colégios particulares voltaram em seis de julho na cidade. O diagnóstico de infecções tem elevado a apreensão de professores e pais de alunos e o sindicato de trabalhadores do setor já pediu o retorno das classes totalmente remotas.

Terra

Governo do RS mantém previsão de volta às aulas em setembro, começando por educação infantil

O governo do Estado vai confirmar, nesta terça-feira (1o), o novo cronograma de retomada de aulas presenciais no Rio Grande do Sul, começando pela educação infantil. A ideia, segundo a Secretaria de Articulação e Apoio aos Municípios, é retomar de aulas presenciais em setembro, de forma escalonada, concluindo o processo em novembro.

Zero Hora

Especialistas em educação veem com ressalvas retomada das aulas presenciais no RS

Zero Hora

Governo paulista define diretrizes para retorno às aulas

O retorno, a partir do dia 8 de setembro, será permitido apenas para atividades não curriculares, em cidades que estejam há pelo menos 28 dias na fase amarela do Plano São Paulo (programa estadual de flexibilização da quarentena). A determinação é priorizar os 1º, 2º, 5º e 9º anos do ensino fundamental e o 3º do médio.

R7

São Paulo determina priorizar alguns anos na volta às aulas

Terra

SP determina 'fechar' turma por 14 dias se aluno testar positivo para covid

Uol

Pelo menos 128 municípios de SP pretendem abrir escolas em setembro, afirma governo

O Estado de São Paulo

Alunos da rede estadual do Rio sem internet voltam às aulas em outubro

As escolas da rede estadual de ensino serão reabertas a partir do dia 5 de outubro apenas para estudantes que não têm acesso à internet e somente em regiões com Bandeira Amarela duas semanas antes desta data. A Secretaria de Estado de Educação vai disponibilizar computadores, equipamentos multimídia e materiais didáticos digitais nas unidades de ensino de todo o Estado do Rio de Janeiro.

Uol

Ano letivo no DF deve ser concluído a distância, diz secretário de Educação

O secretário de educação, Leandro Cruz, admitiu, na manhã desta terça-feira (1º/9), que o ano letivo nas escolas de ensino público do Distrito Federal deve ser concluído à distância. Na ausência de uma vacina, não existe qualquer previsão prática para a retomada das aulas nas unidades de ensino.

Correio Braziliense

Governo do Pará decide que retorno presencial às aulas na rede pública será em outubro

Com o objetivo de assegurar a saúde e o bem-estar de estudantes, professores e demais trabalhadores da rede pública de ensino do Pará, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), definiu o retorno presencial às escolas só a partir do mês de outubro, para todas as séries. Embora já esteja em vigor um decreto estadual que autoriza a retomada desde 1º de setembro (terça-feira), a decisão do governo de adiar o retorno é baseada em critérios de segurança.

Agência Pará

Escolas na Europa reabrem para ano letivo em meio ao aumento de casos da Covid-19

Apesar de a Europa ter registrado um aumento de casos do novo coronavírus nas últimas semanas, alguns países estão retomando as aulas após as férias de verão no Hemisfério Norte. Entre diretrizes que orientam desde o uso da máscara a até quantas vezes e por quantos segundos os alunos deverão lavar as mãos, países como França e Espanha deram início ao seu ano letivo. Já na quarta, será a vez da Inglaterra.

O Globo

Wuhan, cidade chinesa onde começou a pandemia de Covid-19, reabre as escolas e jardins de infância

G1

Nova York adia retorno das aulas presenciais após ameaça de greve

R7

Projetos

Projeto de educação busca amenizar as desigualdades da pandemia

Igualdade de oportunidades é o que o projeto “Educação compartilhada” busca promover para alunos do ensino médio da rede pública. Formado por seis ex-alunos do Colégio Marista João Paulo II, o propósito da iniciativa é amenizar o contexto da desigualdade, ainda mais acentuado devido ao isolamento social. Por meio de diversas ações, os jovens querem auxiliar estudantes de escolas públicas a atingirem o mesmo objetivo que todos eles conseguiram: cursar uma universidade.

Correio Braziliense

Gestão

Governo de SP vai mandar SMS a pais de alunos para evitar evasão escolar

Para combater a evasão escolar, a Secretaria Estadual da Educação vai enviar 1,5 milhão de mensagens por SMS para pais e responsáveis dos alunos da rede estadual. A medida deve atingir cerca de metade das matrículas do estado. A rede tem cerca de 3,5 milhões de estudantes.

Uol

Profissionais da Educação

“Professor tem que ser como médico”, diz especialista em educação

CEO da Conexia Educação, Sandro Bonás acredita que é preciso diagnosticar e "medicar" de forma adequada o aluno dependendo da necessidade
Para Sandro Bonás, CEO da Conexia Educação, é hora de se reinventar. O especialista em educação acredita que as instituições mais resistentes à desconstrução do ensino convencional não resistirão e é categórico ao afirmar que voltar ao ensino tradicional, depois da temporada de aulas online, é retrocesso.

Veja

Leis e políticas

Senado deve votar nesta quarta projeto de auxílio financeiro a escolas privadas

Está prevista para esta quarta-feira (2) a votação no Senado do PLP 195/2020, projeto de lei complementar que cria o Programa Nacional de Auxílio às Instituições de Ensino da Educação Básica (Pronaieeb). O objetivo é prestar auxílio financeiro às escolas privadas que tenham sido afetadas pela pandemia do novo coronavírus.

Senado

Senado aprova uso de recursos federais para garantir retorno mais seguro de atividades escolares

O Plenário do Senado Federal aprovou nesta terça-feira (1º), com 74 votos favoráveis e nenhum contrário, o projeto de lei que autoriza estados, municípios e Distrito Federal a usarem recursos de repasses federais para ações preventivas e de adaptação contra a covid, necessárias para um retorno mais seguro às aulas presenciais nas escolas públicas.

Senado

Estatística, pesquisas e estudos

USP sobe em ranking global de universidades; Brasil é o 6º país com mais representantes na lista

O Brasil subiu uma posição no ranking internacional de melhores universidades e agora é o sexto país com maior número de instituições melhor avaliadas na lista da revista britânica Times Higher Education (THE). A publicação é uma das mais importantes mundialmente em avaliação do ensino superior. O País está à frente de Espanha, Itália e Alemanha, e soma 52 instituições - seis a mais do que no ano passado. A Universidade de São Paulo (USP) é a instituição nacional melhor colocada e avançou em relação ao último levantamento.

O Estado de São Paulo

Avaliação

Ministro da Educação anuncia prova teórica do Revalida para dezembro

O Ministro da Educação, Milton Ribeiro, anunciou hoje a nova data da prova teórica do Revalida, que é o exame nacional de revalidação de diplomas médicos expedidos por instituições estrangeiras. Após ser adiada por conta da pandemia do novo coronavírus, a prova agora está marcada para o dia 6 de dezembro.

Uol

Técnico e Profissionalizante / Executiva

Brasileiros ultrapassam 77 mil horas de estudo pelo LinkedIn em um ano

O isolamento social durante a pandemia do novo coronavírus levou os brasileiros a dedicar mais tempo a cursos para aprimorar ou desenvolver novas habilidades. Apenas no LinkedIn, os estudos ultrapassaram 77 mil horas, mais de quatro vezes em relação ao ano anterior.
Essa tendência não ficou restrita ao território nacional: o número de pessoas aprendendo habilidades comportamentais duplicou no mesmo período. Capacitações técnicas básicas, como Excel e Microsoft Teams, também foram procuradas na rede social.

MSN

Opinião

Como recuperar perdas e minimizar os impactos da pandemia na Educação

É necessário um esforço coletivo de todos para que possamos avançar com a aprendizagem, mas do que relatar problemas e necessário ter o foco na solução, pensando nisso, reunimos algumas sugestões para que possamos engajar os estudantes.

Uol

Negócios

Tudo o que você precisa saber sobre a Campanha de Rematrículas 2021

Não é exagero dizer que o período de rematrículas é determinante para a manutenção da saúde financeira da instituição. Mas, em meio à crise financeira provocada pela pandemia, como é possível falar de rematrícula sem parecer insensível com os pais e alunos? E como ajustar esse processo de forma virtual? É concebível pensar em captar novos alunos neste momento?

Escolas Exponenciais

Outras do dia

Crianças sentam em calçada para usar internet grátis nos EUA; procurador vê exclusão digital em aulas remotas na pandemia

Após a divulgação da imagem e a repercussão nas redes sociais, as meninas e a família foram identificadas. Elas receberam acesso gratuito à internet. A identidade não foi divulgada. Realidade das crianças faz eco no Brasil.
A falta de acesso à internet levou duas crianças nos Estados Unidos a improvisar. Elas foram vistas sentadas no chão, com computadores no colo, na calçada do estacionamento da rede de fast-food Taco Bell em Salinas, na Califórnia. Com isso, conseguiam usar o wi-fi grátis da loja. A região fica próxima ao Vale do Silício, conhecido pólo tecnológico dos EUA.

G1