Notícias de Educação - 03/set/2020

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Coronavírus

Escolas não podem ficar fechadas para sempre, diz diretor da Fundação Lemann

Após meio ano de confinamento e escolas fechadas no Brasil, ganha força o debate sobre a necessidade de retomar as aulas presenciais assim que a pandemia permitir.
Se até agora as discussões não iam muito além dos riscos da contaminação, algo natural diante da tragédia da pandemia no país, com a melhora dos números em algumas regiões, abre-se espaço para se abordar os prejuízos do isolamento para as crianças e adolescentes.

Folha de São Paulo

300 mil professores da educação infantil privada foram demitidos na pandemia

Cerca 300 mil professores da educação infantil de colégios privados foram demitidos durante a pandemia. Os dados da Fenep (Federação Nacional de Escolas Particulares) se referem aos profissionais que atendem as crianças de até 5 anos de idade.

Metrô

Escolas não são liberadas porque educação não é prioridade em Pernambuco, critica presidente

Na última segunda-feira (31), o Governo de Pernambuco permitiu que instituições de ensino superior retomem as atividades presenciais a partir do dia 8 de setembro na Região Metropolitana do Recife, na Zona da Mata, nos municípios de Caruaru, Garanhuns e seus entornos, no Agreste, e na cidade de Petrolina, no Sertão. O anúncio, no entanto, não englobou as escolas, o que indignou donos das instituições particulares. Por isso, a categoria solicitará, nesta quarta-feira (2), uma audiência com o Estado, e pretende entregar um ofício nas mãos de representantes poder estadual nesta quinta-feira (3), durante ato.

JC

Governo de SP disponibilizará mil psicólogos para atender estudantes e professores

O governo de São Paulo lançou nesta quarta-feira, 2, o programa Psicólogos da Educação, de atendimento psicológico para estudantes, professores e servidores da rede estadual de ensino. Os atendimentos serão feitos por mil profissionais de saúde mental e começarão em novembro, inicialmente por meio de uma plataforma digital.

Terra

Prefeitos em SP calibram volta às aulas por enquetes e votos

Folha de São Paulo

Governo de RR suspende ensino à distância e faz testes em massa em profissionais da Educação

O governo de Roraima suspendeu durante o mês de setembro o ensino à distância - motivado pela pandemia do novo Coronavírus - no estado e iniciou a testagem em massa dos trabalhadores em Educação da capital. A portaria que suspende as aulas remotas foi publicada no Diário Oficial de Roraima nesta terça-feira (1º).

G1

Após 5 meses, universidades estaduais não definiram aulas presenciais

Levantamento realizado pelo UOL com universidades estaduais de todo o país mostra que pelo menos 25 instituições de ensino retomaram as aulas da graduação no formato online. Outras 8 ainda não o fizeram —delas, cinco têm previsão para que isso aconteça a partir do mês de setembro.

Uol

Autoridades dos EUA reavaliam retorno às aulas presenciais diante do aumento de casos de Covid-19

Nesta terça-feira (1º), o prefeito de Nova York, Bill de Blasio, adiou em 11 dias o início do ano letivo na cidade, como parte de um acordo para evitar uma greve de professores e para tentar acalmar diretores e pais que não avaliam que as instituições estejam prontas para receber alunos presencialmente.

Folha de São Paulo

Sala de aula

Realidade virtual é aplicada com sucesso na educação

Mesmo antes do isolamento social e do ensino remoto emergencial, a tecnologia já estava cada vez mais presente na metodologia educacional. O avanço das conexões e das plataformas móveis não são os únicos elementos que mudaram o aprendizado. A realidade virtual na educação, por exemplo, se torna cada vez mais próxima dos ambientes escolares.

Catraca Livre

Projetos

Professor de biologia usa origâmi para aulas de anatomia com dissecção

Ilustrações detalhadas, imagens em 3D ou até mesmo um professor vestido com macacão imitando as partes internas do corpo humano são algumas das alternativas que os docentes encontram para o ensino da anatomia. Mas o professor de biologia Tiago Mendonça foi além. Ele queria que os alunos aprendessem fazendo e, por isso, propôs que nas aulas de dissecção fossem usados origâmis. O professor adotou como experimento por serem as dobraduras de papel baratas, acessíveis e uma alternativa para não usar os animais, proibido por lei em salas de aula do ensino fundamental e médio desde 2008.

Correio Braziliense

Gestão

Currículo de tecnologia prepara professores e alunos para o novo momento da educação

No cenário pós-pandemia, avançar no desenvolvimento de competências digitais previstas pela BNCC será essencial. Veja como São Paulo e Paraíba desenvolvem seus currículos
O que já era necessário por conta da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), foi explicitado diante do cenário de aulas remotas imposto pelas aulas remotas em decorrência do novo coronavírus. Computadores, tablets e celulares que para alguns alunos eram dispositivos apenas para diversão, passaram a ser vistos como principal ferramenta para a aprendizagem. Esse novo olhar para a tecnologia também requer esforços e atenção por parte de redes públicas.

Porvir

Leis e políticas

Senado aprova lei que impede governo de cancelar bolsas de estudo até o fim de 2021

O plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (2) um projeto que proíbe o cancelamento de bolsas de estudos concedidas por diversos programas do governo. A vedação valerá, pelo menos, até o fim de 2021.

G1

Policiais e jurídicas

Operação prende nove pessoas suspeitas de fraudar vestibular de medicina

Nove mandados de prisão e 22 mandados de busca e apreensão foram cumpridos hoje, durante a segunda fase da operação Asclépio, realizada pela Polícia Civil nos estados de São Paulo, Rio Grande do Norte, Ceará, Paraíba e Minas Gerais. A operação investiga esquema de venda de vagas em cursos de medicina em várias instituições, com cobrança de até R$ 120 mil por vaga. Eles foram presos temporariamente por cinco dias.

Uol

Outras do dia

Mais de 1 milhão de estudantes fazem vestibular ao ar livre no Uzbequistão para evitar transmissão do coronavírus

O Uzbequistão, país da Ásia Central, optou por fazer o vestibular ao ar livre para 1,4 milhão de estudantes, para evitar a propagação do coronavírus. Ao todo, o processo levará duas semanas.

G1