Notícias de Educação - 09/set/2020

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Coronavírus

Fechamento de escolas por pandemia pode afetar economia mundial até o final do século, diz OCDE

A suspensão das atividades escolares provocada pela pandemia do novo coronavírus deve causar impactos na economia mundial que podem durar até o final do século. É o que afirma relatório divulgado nesta terça-feira, 8, pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). De acordo com economistas que ajudaram na elaboração do estudo, esse efeito não será notado a curto prazo, mas os impactos econômicos serão sentidos por muitos anos.

Terra

Brasil está entre países que fecharam escolas por mais tempo na pandemia: 'É uma das decisões mais difíceis'

Em média, os países da OCDE haviam mantido suas escolas fechadas por 14 semanas até o fim de junho; no Brasil, foram 16 semanas ate essa data
A OCDE destaca, porém, que os dados devem ser vistos com cautela, uma vez que muitas vezes a situação varia dentro de cada país (já que autoridades municipais têm autonomia sobre seus sistemas educativos locais) e porque algumas redes incluíram férias e feriados durante os períodos de fechamento. Além disso, muitos países no hemisfério Norte reiniciaram seu ano letivo agora em setembro, ficando de fora dos números acima.

BBC

Número de alunos por classe eleva impacto da Covid-19 na educação do Brasil, indica OCDE

Folha de São Paulo

Sem definição sobre reabertura de escolas, Câmara vai ouvir outros países

Com a maior parte das escolas brasileiras fechadas há mais de 20 semanas em razão da pandemia, a comissão externa da Câmara dos Deputados para o acompanhamento do coronavírus vai ouvir nesta quarta-feira países que já voltaram às aulas presenciais para tentar aprender com a experiência internacional.

Veja

Número de profissionais da educação no AM que testaram positivo para Covid-19 sobe para 922

Testagem em massa aponta que 229 profissionais tiveram infecção recente. Aulas presenciais na rede estadual voltaram no dia 10 de agosto.
O número de profissionais da educação no Amazonas que testaram positivo para Covid-19 chegou a 922. Desse total, 229 tiveram infecção recente e os outros 693 já estavam fora do período de transmissão. Os dados são de testagens realizadas entre os dias 18 de agosto e 1º de setembro.

G1

SP: Escolas particulares reabrem em Sorocaba com alunos de máscara e álcool em gel na mochila

A maioria das cidades paulistas, no entanto, optou por não retomar as aulas presenciais nessa data. Além de Sorocaba, outras quatro cidades publicaram decretos liberarando a reabertura das escolas, mas sem incluir as unidades da rede municipal.
Segundo a Secretaria Estadual de Educação, 128 dos 645 municípios paulistas - menos de 20% - decidiram pela retomada a partir desta terça. As atividades presenciais não podem ser obrigatórias e só devem ocorrer após consulta aos pais.

Folha de São Paulo

Escola no interior de SP troca até sapatos para volta às aulas

Folha de São Paulo

SP reabre 3,5% das escolas estaduais no 1º dia de retomada; procura é baixa

Uol

Após liberar volta às aulas, Cotia recua e suspende retorno das estaduais

Terra

Secretário defende volta gradual das aulas em SP em "momento adequado"

Uol

Secretário de Educação descarta consulta aos pais para aula presencial em Porto Alegre

Ainda sem previsão de data para o retorno das aulas presenciais no ensino público e privado em Porto Alegre por conta dos indicadores de risco da bandeira vermelha do Distanciamento Controlado, a Capital usa o período para planejar a volta às escolas. Das decisões já tomadas, está que o retorno terá uma decisão “técnica e institucional” e não dependerá do aval dos pais dos alunos.

Correio do Povo

Escolas particulares de educação infantil retomam aulas presenciais em cidades do RS

G1

Aulas nas escolas públicas só retornam em 2021 no RN, diz governadora

A medida será regulamentada com um decreto a ser publicado no DOE (Diário Oficial do Estado). As escolas da rede privada de ensino do RN seguem com previsão de retorno para o dia 5 de outubro, disse Fátima Bezerra.

Uol

SE: Governo cria novo comitê e debaterá retorno da Educação

O governador Belivaldo Chagas se reúne, nesta quinta-feira (10), às 10h, com o Comitê Técnico-Científico e de Atividades Especiais (Ctcae) para debater sobre as perspectivas de retorno das atividades educacionais, esportivas com a presença de torcida, eventos, cinemas, teatros, museus, clubes e Administração Pública não essencial. O Ctcae foi instituído pelo Decreto Nº 40.661, publicado no Diário Oficial do Estado nesta terça-feira (08), em substituição ao Comitê Gestor da Retomada Econômica (Cogere).

NE Notícias

Profissionais da Educação

Salário de professor de ensino médio no Brasil é metade da média de países ricos

Remuneração no país também é inferior à praticada no Chile, mostra estudo da OCDE
Apontado como o principal ator do processo educacional, o professor brasileiro tem uma média de remuneração que equivale a quase metade do recebem seus pares em países ricos —em geral com bons resultados educacionais. O abismo é um maior no ensino médio, segundo a OCDE.

Folha de São Paulo

Inclusão

MPF pede que UFPA e IFPA criem ações para evitar fraudes em cotas raciais

O MPF (Ministério Público Federal) enviou hoje à UFPA (Universidade Federal do Pará) e ao IFPA (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará) um pedido para que as instituições criem Comissões Especiais de Verificação da Autodeclaração Étnico-Racial nos processos seletivos.

Uol

Iniciativas remotas fortalecem educação de jovens no Ceará

Grupos cearenses receberam as restrições para encontros presenciais, desde a chegada do novo coronavírus, como soma ao desafio antigo de levar formação de qualidade às crianças e adolescentes. Essa missão ganha novo cenário em videochamadas e trocas de mensagens com o trabalho de projetos comunitários para incentivo à leitura, debates sobre o enfrentamento à violência ou a continuidade dos estudos remotos da maneira mais efetiva possível. No contexto em que as salas de aulas e os projetos sociais estão fechados por causa da pandemia, voluntários e educadores se mobilizam para continuar transformando a realidade dos jovens no Estado.

Diário do Nordeste

Leis e políticas

Projeto permite o uso do salário-educação para pagar professores durante pandemia

O Projeto de Lei 2906/20 permite, em caráter excepcional, o uso dos recursos do salário-educação para o pagamento de professores durante a pandemia da Covid-19. O texto, que já foi aprovado pelo Senado, está sendo analisado agora pela Câmara dos Deputados.

CGN

Técnico e Profissionalizante / Executiva

Novos Caminhos e itinerário da formação técnica ampliam alcance da educação profissional e tecnológica

A introdução do itinerário de formação técnica e profissional no ensino médio tem grande potencial para ampliação da oferta de educação profissional e tecnológica. A Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do MEC fez um levantamento junto às redes estaduais, responsáveis pela oferta de mais de 80% das vagas de ensino médio, que projetam a oferta de 950 mil vagas de educação profissional e tecnológica a partir do próximo ano, em atendimento à nova lei do ensino médio. A expectativa dos estados é que essas vagas cheguem a 1,4 milhão em 2024.

MEC

Opinião

Análise: é preciso não deixar nenhum estudante para trás

O relatório Education at a Glance 2020 joga luz ao que já é sabido desde antes da pandemia do novo coronavírus: a suspensão das aulas presenciais aprofunda as desigualdades educacionais, sociais e econômicas. No documento, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) demonstra que, no ensino remoto, a aprendizagem é muito menor e isso pune crianças, adolescentes e jovens mais vulneráveis, que têm menos acesso e menos condições de estudo.

O Estado de São Paulo

Ensino Superior

MEC anuncia 90 mil vagas remanescentes para o ProUni

O Ministério da Educação (MEC), publicou, nesta terça-feira (8), o edital para o processo de seleção de bolsas remanescentes do Programa Universidade para Todos (Prouni). Ao todo, serão ofertadas cerca de 90 mil bolsas. Bolsas remanescentes são aquelas não preenchidas no processo seletivo regular para o 2º semestre de 2020.

Correio Braziliense