Notícias de Educação - 11/set/2020

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Coronavírus

9 mudanças nos protocolos de higiene das escolas

O dia a dia das crianças, dos professores, dos pais e dos funcionários deve mudar, devido a novas medidas de higiene, adotas para evitar o contágio pelo novo coronavírus. Aqui, 9 protocolos previstos pela Sociedade Brasileira de Pediatria.

Crescer

Professores falam de desafios pela covid: "educação é feita de contato"

Álcool em gel, máscaras, distanciamento. Para professores, o protocolo para a volta às escolas na pandemia do novo coronavírus traz ainda um outro desafio: a necessidade de educar e socializar, na sala de aula e nos espaços comuns da escola, sem toque e contato próximo com os alunos.

Uol

81% dos paulistanos são contra volta às aulas presenciais, diz pesquisa

Entre os motivos mais citados contra a volta às aulas presenciais estão o risco à saúde dos estudantes, professores e outros profissionais da área — 28% das menções — e as dificuldades de se manter distanciamento social entre crianças pequenas (23%). 82% dos respondentes acreditam que a contaminação pelo coronavírus vai aumentar caso haja uma retomada agora.

Uol

Em volta planejada por escolas particulares de São Paulo, cada aluno vai uma vez por semana

Grandes escolas particulares da cidade de São Paulo pretendem voltar às aulas com todos os seus alunos em vez de escolher séries para serem priorizadas. Esses colégios vão usar o que ficou conhecido como esquema de “bolhas” ou “clusters” em outros países, em que as turmas são divididas em pequenos grupos e fazem rodízio dos dias em que estarão presencialmente. Dessa forma, em geral, os alunos acabarão indo apenas uma ou duas vezes por semana à escola e farão o restante do ensino remotamente em casa.

O Estado de São Paulo

Inseguras sobre regras, escolas contratam advogados para definir abertura em SP

O Estado de São Paulo

São Paulo aguarda resultado de pesquisa para decidir sobre volta às aulas

Uol

13 professores da rede privada da educação infantil testam positivo para Covid-19 em Fortaleza

Como protocolo estabelecido por decreto governamental para retorno das aulas presenciais, foram colhidas 5.611 amostras de exames de biologia molecular (RT-PCR) de profissionais da rede privada de educação infantil em Fortaleza. Desses, 13 receberam diagnóstico positivo. Cerca de 0,23% dos exames feitos.

O Povo

Justiça proíbe volta às aulas nas escolas particulares do RJ

A Justiça do Trabalho no Rio de Janeiro proibiu o retorno às aulas presenciais nas escolas particulares do Estado do Rio de Janeiro, que estava autorizado pelo governo do Estado a partir da próxima segunda-feira, 14, após interrupção iniciada em março devido à pandemia de covid-19. Segundo a decisão, emitida nesta quinta-feira, 10, as aulas permanecem proibidas "até a vacinação de professores e alunos ou até que se demonstre, por meio de estudo técnico ou de outro modo, que não há risco aos alunos, professores e à sociedade".

Terra

Especialistas da UFRJ desaconselham volta às aulas no Rio

EBC

RJ lança manual com orientações de higiene para volta às aulas presenciais

Para orientar alunos, pais, professores e as escolas na volta às aulas, programada para na próxima segunda-feira na rede particular, o governo do Rio lançou uma cartilha com orientações, medidas adicionais de prevenção e controle para evitar o contágio da Covid-19 nos colégios .

iG

PE: Retomada das aulas presenciais volta à agenda da Comissão de Educação

A Comissão de Educação e Cultura aprovou, em reunião virtual nesta quarta (9), a realização de um novo debate sobre a reabertura das escolas do Estado. O encontro acontecerá no próximo dia 16 e deve contar com a presença de representantes das escolas, de pais de alunos e do Comitê da Educação no Campo.

Folha Pernambuco

ES: “Descontextualizado”, diz secretário de educação do ES sobre protocolo de mortes de alunos por Covid

O secretário da Educação do Espírito Santo, Vitor de Angelo, se pronunciou nesta quinta-feira (10) sobre a polêmica gerada pela publicação do “Plano de Retomada as Aulas Presenciais” para a Educação Básica, mais especificamente acerca de um trecho descrito na página 65 do código, que permite a homenagem à alunos falecidos durante a pandemia do novo coronavírus.

Fórum

ES: Maioria dos municípios defende que educação infantil não retorne em 2020, diz entidade

A informação é da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Espírito Santo (Undime-ES), que afirma que a maioria das cidades defende retomar o ensino presencial para essas turmas somente em 2021.

Tribuna Online

Natal (RN) cobra que pais assumam risco ao mandar filhos à escola

A prefeitura da cidade de Natal, capital do Rio Grande do Norte, publicou um decreto nesta quinta-feira (10) para autorizar o retornou das aulas presenciais no município. O texto, no entanto, cobra que os pais assumam a responsabilidade caso o filho seja diagnosticado com a covid-19 em virtude do retorno às aulas.

R7

Sem volta às aulas, como fica a alimentação escolar?

A pandemia de coronavírus comprometeu a saúde de crianças e adolescentes que dependem da merenda como fonte de nutrientes diários, justamente num período de queda na renda das famílias

El País

Gestão

Escolas particulares denunciam creches clandestinas no PR

No Paraná, assim como em diversos outros estados e municípios do país, ainda não há prazo para que sejam retomadas as aulas presenciais. No entanto, segundo o presidente da Associação das Escolas Particulares de Educação Infantil (ASSEPEI), Newton Andrade, a situação tem contribuído para o surgimento de creches clandestinas — espaços que funcionam sem o aval da Vigilância Sanitária e do Corpo de Bombeiros, muitas vezes sem segurança e acompanhamento pedagógico.

Crescer

Profissionais da Educação

Período de aulas remotas faz o professor reassumir papel de aprendiz

Maior integração entre corpo docente, adaptação curricular, aproximação entre família e escola e diversificação de estratégias para engajar estudantes são legados do período de aulas remotas

Porvir

Justiça considera greve de trabalhadores da Educação do AM ilegítima e autoriza desconto de dias não trabalhados

O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) concedeu liminar em Ação Civil Pública e determinou que o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Amazonas (Sinteam) suspenda o indicativo de greve, bem como se abstenha de deflagrar o movimento grevista. Segundo a decisão, a Justiça considera o ato ilegítimo por entender que a participação dos trabalhadores foi pouco expressiva em uma assembleia que discutiu o assunto.

G1

Inclusão

Número de estudantes negros, pardos e indígenas sem atividade escolar durante a pandemia é quase o triplo que de brancos

4,3 milhões de alunos não brancos (negros, pardos e indígenas) da rede pública ficaram sem atividade escolar em casa durante a pandemia. Entre os estudantes brancos, foram 1,5 milhão sem atividades, ou seja, as crianças não brancas foram as mais prejudicadas pela falta de atividades escolares em casa.

G1

Leis e políticas

Projeto permite que estados e municípios usem verbas federais para financiar retorno às aulas

O Projeto de Lei 3892/20 autoriza estados, municípios e Distrito Federal a utilizarem os recursos oriundos de diversos repasses federais para financiar o retorno seguro às aulas presenciais na rede pública de ensino. Já aprovado no Senado, o texto tramita na Câmara dos Deputados.

Câmara

Opinião

Dirigir escolas

Foi publicado, em meio digital, nesta semana, o interessante livro de Antônio Gois “Líderes na escola”. A obra não poderia ser mais oportuna. Em tempos de aprendizagem em casa, toda a complexa logística de fazer chegar a todos os alunos materiais escritos, conectividade, informações sobre aulas na TV e no rádio, tem ficado por conta dos gestores escolares.

Folha de São Paulo

Ensino Superior

Corte de quase R$ 1 bi para universidades federais é mantido mesmo com alteração no orçamento do MEC para 2021, dizem reitores

A informação é da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). Procurado pelo G1, o Ministério da Educação ainda não se manifestou. O valor representa corte de 17,5% nas despesas "não obrigatórias" (discricionárias). Apesar do nome, elas não são "desnecessárias".

G1

Google lança curso de seis meses e inicia concorrência com faculdades

Como a maioria das empresas da área de tecnologia, o Google é uma companhia inquieta. Por mais que a sua atividade principal, o serviço de buscas pela internet, continue a ser um sucesso fabuloso, não há limites para novos projetos. A mais recente empreitada está ligada à educação e poderá levar, no futuro próximo, a uma revolução no setor. Trata-se do Google Career Certificates (em português, Certificado de Carreira do Google), projeto que consiste em oferecer cursos rápidos, de três a seis meses de duração, para formar profissionais com habilidades específicas e, eventualmente, aproveitá-los nos quadros da empresa.

Veja

Polêmicas

'Desconstrução' de valores por livros didáticos cria 'zumbis existenciais', diz ministro

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, disse nesta quinta-feira (10) que "desconstruções" de "valores", de "absolutos" e de "certezas" promovidas por livros didáticos antigos distribuídos pela pasta e por "pedagogias e filosofias equivocadas" criaram "verdadeiros zumbis existenciais" e contribuem para doenças que podem levar ao suicídio.

G1

Sem fé, jovens do Brasil são 'zumbis existenciais', diz ministro da Educação

Folha de São Paulo