Notícias de Educação - 16/set/2020

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Destaque: IDEB

Brasil atinge outra vez meta nas séries iniciais do ensino fundamental, mas ainda falha nos anos finais

Em 2019, o Brasil bateu a meta para os primeiros anos de aprendizagem (até o 5ª ano) pela sétima vez seguida, desde que o índice foi criado em 2005, com edição a cada dois anos. ️
Mas não atingiu o mínimo proposto para a avaliação dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano) pela quarta vez consecutiva. No ensino médio, a avaliação ficou longe da meta.

G1

Estados que melhoraram resultados no Ideb colocaram foco em ensino integral, projetos integrados e desenvolvimento emocional

G1

Dados mostram que municípios que investem mais em educação vão melhor no Ideb

Folha de São Paulo

O que revela o índice da educação básica no Brasil em 2019

Nexo

Ensino médio tem maior salto de qualidade desde 2005

EBC

Ensino médio sai do marasmo e tem avanço inédito, mas só dois estados batem meta

Folha de São Paulo

Apesar de avanços, abismo entre estados equivale a três anos de aprendizado

Folha de São Paulo

Ensino fundamental público melhora no Ideb e reduz abismo com rede privada, que fica estagnada

Folha de São Paulo

Ceará tem o melhor desempenho do ensino fundamental do país; estado supera metas há 12 anos

G1

Mucambo, no interior do Ceará, tem salto na nota e se torna o maior Ideb do País

Terra

SP volta a liderar ranking do Ideb no ensino fundamental público, mas não entre escolas particulares

Terra

Alagoas deixa histórico de piores resultados do País e supera metas do Ideb em 2019

O Estado de São Paulo

Saeb: desempenho em Língua Portuguesa piorou em 11 estados do país

Extra

Análise: Ideb de 2019 traz algumas boas notícias, mas mantém preocupações históricas

Terra

(Artigo) Governadores e prefeitos superam erros do MEC na educação

O Globo

Análise: Indicador do Ideb nos ajuda a avançar, mas é difícil de ler

O Estado de São Paulo

MG: Zema comemora resultado do Ideb e critica metas do programa

Estado de Minas

Governo irá definir novas metas de qualidade para a educação

O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes, anunciou hoje (15) a criação de um grupo que irá definir as novas metas de qualidade para as escolas de todo o país. Elas deverão começar a valer em 2022, com o fim das metas atuais do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que é o principal indicador de qualidade da educação brasileira.

EBC

Coronavírus

Escola só deve ficar fechada quando não houver outra alternativa, dizem OMS, Unicef e Unesco

Os governos devem priorizar a continuidade da educação e o fechamento de escolas só deve ser considerado quando não houver outras alternativas. Essas orientações são do guia atualizado com protocolos sanitários e medidas de segurança contra a disseminação do novo coronavírus na volta às aulas - publicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e Cultura (Unesco) na segunda-feira, 14.

Terra

OMS alerta para riscos com crianças fora da escola e recomenda medidas

R7

Seis efeitos da catástrofe provocada pela covid-19 na educação da América Latina

A pandemia do coronavírus causou o fechamento temporário de milhares de escolas na América Latina, afetando 160 milhões de alunos, segundo estimativas da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
"Há crianças que ficaram sem aprender a ler ou escrever", disse à BBC Mundo Wilson León, um professor primário de Loman, uma área agrícola na Bolívia com acesso mínimo à internet.

BBC

Está claro que a reabertura das escolas não agrava a pandemia, diz Viviane Senna

“As pesquisas, os dados e a experiência em outros países mostram que é seguro reabrir as escolas", afirma Viviane Senna, 63. A presidente do Instituto Ayrton Senna, que ela fundou há 25 anos com o propósito de melhorar a educação no Brasil, se tornou um dos mais respeitados nomes do país nesse setor.
Para a empresária e psicóloga, desde que respeitados os protocolos de segurança, os prejuízos não são o de reabrir escolas, mas o de mantê-las fechadas.

Folha de São Paulo

MEC ainda avalia como medir efeitos da pandemia sobre a aprendizagem dos alunos brasileiros

O Ministério da Educação (MEC) informou nesta terça-feira, 15, que ainda estuda como avaliar os efeitos da pandemia do novo coronavírus sobre a aprendizagem dos alunos no Brasil. O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes, afirmou que o órgão está "vendo a possibilidade de fazer avaliações amostrais" sobre esses efeitos, mas seriam para estudos internos e não avaliações em larga escala.

Terra

Mesmo com autorização, municípios não retomam aulas em 2020

Em meio ao atual cenário de pandemia, escolas privadas, estaduais e municipais pelo Brasil vêm, cada qual a seu modo, buscando maneiras de voltar a receber alunos neste cenário de pandemia. No estado de São Paulo, onde o retorno começou no dia 8 de setembro, com aval do governo estadual, a adesão ainda é baixa - na maior parte dos municípios, as escolas permanecem fechadas, e muitos já decretaram que em 2020 não haverá mais ensino presencial.

Terra

Escolas particulares do Rio contestam decisão judicial e mantêm aulas presenciais

A retomada das aulas presenciais nas escolas particulares do município do Rio de Janeiro continua envolvida em polêmica. Embora na segunda-feira (14) o Tribunal de Justiça do Estado do Rio (TJ-RJ) tenha confirmado que as aulas presenciais estão proibidas, pelo menos duas escolas particulares da capital seguiram oferecendo essas aulas a turmas do Ensino Fundamental nesta terça-feira (15). Elas usam o mesmo argumento: alegam que a função de regular esse nível de ensino cabe ao Estado e, portanto, uma decisão contra a prefeitura não pode impedir o funcionamento dessas turmas. As duas escolas continuam oferecendo aulas virtuais para os alunos que preferirem não comparecer pessoalmente.

O Estado de São Paulo

Um dia após reabertura, escolas particulares voltam a fechar no Rio

Uol

PR: Professores e funcionários da educação decidem que não retornarão com aulas presenciais em 2020

Em assembleia online da APP-Sindicato, noe sábado (12), professores e funcionários de escola da rede estadual e das redes de 209 municípios do Paraná aprovaram a realização de “greve em defesa da vida”, contra a retomada das aulas presenciais durante a pandemia do novo coronavírus.

Diário do Sudoeste

ES: Coletivo de professores protocola documento com reivindicações da categoria

Grupo acionou MPES, Ales, Sedu e Sindiupes sobre problemas e retorno às aulas. Algumas categorias já retornaram ao trabalho
O Coletivo Sindiupes pela Base protocolou nesta terça-feira (15), no Ministério Público do Espírito Santo (MPES), na Comissão de Educação da Assembleia Legislativa e na Secretaria Estadual de Educação (Sedu), o documento "Educação e Pandemia: Considerações e Propostas para a Rede Estadual". O documento é uma síntese das formulações feitas pelos profissionais em plenária virtual realizada no dia 31 de agosto para tratar sobre os problemas enfrentados pela categoria no contexto da pandemia do coronavírus.

Século Diário

Porto Alegre planeja retomar aulas presenciais em 5 de outubro

As datas ainda serão discutidas entre as autoridades e entidades de educação básica e ensino superior e valem para as escolas públicas e particulares fechadas desde março devido à pandemia do novo coronavírus. O cronograma apresentado não incluiu o retorno das universidades, o que ainda será discutido.

Uol

Volta às aulas no mundo tem nervosismo na França, lotação na Espanha e nenhum contágio na China

A pandemia do coronavírus parece ainda longe de acabar, mas em vários países a retomada das aulas se tornou sinal de que a situação está sob controle ― mesmo que, em muitos casos, este sinal seja mais um desejo do que realidade. Com o ano letivo no hemisfério norte começando agora em setembro, aumentam os esforços governamentais para criar medidas que garantam aos estudantes, professores, funcionários e familiares que a escola pode ser um ambiente seguro contra a covid-19.

El País

Sala de aula

Jogos e educação: como a jogabilidade pode se relacionar com o aprendizado

Há tempos as escolas de educação primária se valem dos jogos para que as crianças aprendam a ler a escrever de forma mais divertida. Os conteúdos adotados passaram a ser transmitidos por meio de quebra-cabeças, bem como por meio de diversões digitais, além de outras formas.
O caráter educativo dos jogos, contudo, não se limita ao emprego no ensino infantil. Ainda que possam não atentar para isso, muitos adultos conseguem obter conhecimentos por meio do que se chama de “jogabilidade”. Isso pode ser verificado na melhoria da performance em atividades que estejam relacionadas direta ou indiretamente às questões que demandem raciocínio, por exemplo.

Sempre Update

Projetos

Aluno de biologia faz sucesso ao explicar matéria usando desenhos

A linguagem das postagens é simples e os assuntos atrativos e inusitados. Escolas e professores podem contratar palestras on-line com conteúdos exclusivos
O graduando de biologia Carlos Stênio, 24 anos, ensina gratuitamente diversos conteúdos usando desenhos. Em sua página no Instagram, no Facebook e no YouTube Carlos explica a parte biológica de filmes de animação. O projeto é voltado para jovens que ainda não concluíram o ensino médio, a linguagem é simples e fácil de ser compreendida. Os assuntos são sempre interessantes e atraente aos jovens, um dos objetivos é ajudar alunos que irão prestar vestibular, mas tiveram as aulas interrompidas por conta da pandemia.

Correio Braziliense

Leis e políticas

Falta de regulamentação ameaça funcionamento do Fundeb em 2021

É preciso que o Congresso Nacional defina um mínimo de detalhes técnicos e de legislação até 31 de dezembro. Numa corrida contra o tempo, a bancada da educação está selecionando itens vitais pendentes de aprovação para que o novo modelo do fundo possa ser executado no ano que vem.

Uol

Política partidária

Ministro da Educação diz que não representa partidos nem evangélicos

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, afirmou nesta terça (15) não representar "partido nenhum, tampouco grupos evangélicos" durante a entrevista à imprensa em que apresentou os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2019 e um novo formato do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que será futuramente implementado.

G1

Ministro da Educação busca se descolar de evangélicos e exalta professores

Uol

Avaliação

Enem seriado começa em 2021; pandemia não deve afetar avaliação, diz Inep

O presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), ligado ao Ministério da Educação, Alexandre Lopes, disse hoje que a implementação do novo Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) terá início em 2021 apesar da pandemia do coronavírus.
A avaliação irá compor o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) seriado, que dará aos estudantes a oportunidade de ingressar na universidade por meio de provas anuais, realizadas em cada um dos três anos do ensino médio.

Uol

'Enem seriado' levará em conta notas de cada ano do ensino médio na seleção de alunos para universidades

G1

Eventos

Ministro da Educação deve explicar ao Congresso estratégia para retorno das aulas presenciais

A comissão mista que fiscaliza as ações do governo federal no combate à pandemia de Covid-19 fará reunião virtual na quinta-feira (17), às 10 horas, com o ministro da Educação, Milton Ribeiro. Ele deve explicar aos parlamentares as estratégias do ministério para retomada do ensino presencial no País e as providências para implantação do novo Fundeb.

Câmara