Notícias de Educação - 22/set/2020

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Coronavírus

Sem balada e isolados em casa, adolescentes enfrentam ansiedade e depressão

Adolescentes e pré-adolescentes são um dos grupos mais afetados quando se fala em saúde mental durante o isolamento social, acreditam especialistas. A identidade deles se forma pelo grupo, pelo outro. E quando o outro está longe, isolado também, muitos vínculos acabam ruindo. Foram-se ainda as festas, as conversas nos intervalos das aulas, os momentos de experimentar a independência, na escola ou em qualquer lugar longe da família.

O Estado de São Paulo

MEC deve publicar orientações para a volta às aulas nesta semana

O Ministério da Educação (MEC) deverá publicar nos próximos dias orientações para a volta às aulas na rede pública de ensino. O protocolo de biossegurança deverá transmitir de forma adaptada às escolas públicas as medidas de segurança indicadas pelo Ministério da Saúde na última sexta-feira (18). A pasta já reiterou, porém, que a data para o retorno deverá ser definida por estados e municípios, conforme decisão do Supremo Tribunal Federal de abril deste ano.

Gazeta do Povo

Covid-19: maioria dos estados segue sem aulas presenciais

Com um indício de queda nas curvas de mortes e casos por covid-19, um dos principais temas nos processos de reabertura econômica e flexibilização do isolamento nos estados tem sido a situação das aulas nas redes de ensino. Até o momento a maioria dos estados segue sem aulas presenciais.

Terra

Comissão Permanente de Educação reivindica volta das aulas presenciais em MT e outros estados

A Comissão Permanente de Educação (Copeduc) que integra o Grupo Nacional de Direitos Humanos (GNDH), órgão do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais de Justiça (CNPG), aprovou dois enunciados que tratam da retomada das aulas presenciais em todo o país, na quinta-feira (17). Membros dos Ministérios Públicos de todos os Estados e da União defenderam que a retomada das aulas presenciais – de maneira regrada, gradual, híbrida e progressiva – é imprescindível por estar relacionada à garantia de direito humano fundamental.

Cenário MT

Rio: MPF é contra volta às aulas na rede privada proposta pela Prefeitura

O MPF (Ministério Público Federal) posicionou-se contra o pedido da Prefeitura do Rio de Janeiro que solicita a suspensão da medida cautelar que proibiu o retorno das aulas na rede privada de ensino no município durante a pandemia do novo coronavírus. Na sexta-feira (17), a ação do executivo carioca foi negada pelo TJRJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro).
A decisão do MPRJ (Ministério Público do Rio de Janeiro) acatada pelo TJRJ, suspende os efeitos do Decreto Municipal 47.683/2020.

Uol

DF: Mais de 100 escolas particulares retornaram nesta segunda-feira

Depois de seis meses com as aulas presenciais suspensas em função da pandemia do covid-19, alunos da educação infantil das escolas particulares do Distrito Federal retornaram às salas de aula nesta segunda-feira (21/9). Álvaro Domingues, presidente do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (Sinepe/DF), revelou que aproximadamente 25% das 570 escolas particulares retornaram. Quanto ao número de alunos, de acordo com o levantamento feito, aproximadamente um terço foi às aulas.

Correio Braziliense

Um terço dos estudantes das escolas particulares do DF opta pelo ensino presencial

Correio Braziliense

Com sala de isolamento e protocolo hospitalar, escolas reabrem na Grande SP

Escolas particulares de três cidades da Região Metropolitana de São Paulo foram autorizadas a reabrir hoje para atividades de orientação e reforço, depois de mais de seis meses fechadas. Em Santana de Parnaíba, a cerca de 40 quilômetros da capital, instituições privadas voltaram a receber alunos com protocolos rígidos de higiene, incluindo salas reserva e de isolamento.

Uol

Justiça proíbe volta presencial de aulas na rede privada de Ribeirão Preto

Uol

Sem retorno, famílias contratam professor para dar aula em casa

MSN

CE: Educação Infantil: retorno às aulas gera impasse no interior

Os municípios das macrorregiões Norte, Sertão Central, Litoral Leste e Jaguaribe entrarão, a partir de 1º de outubro, na etapa de transição da retomada das aulas presenciais. A medida vale para educação infantil nas escolas privadas, com capacidade limitada a 30% de alunos, segundo texto publicado no Diário Oficial do Estado, no domingo (20). A possibilidade legal de retomada, no entanto, encontra resistência.

Diário do Noredeste

PE: "Frustrante e contaminado pela eleição", diz representante dos donos de escolas sobre cronograma de retorno das aulas

A não divulgação de um cronograma com datas de retorno das aulas presenciais para toda a educação básica, em Pernambuco, pelo governo do Estado, foi motivo de duras críticas do presidente do Sindicato das Escolas Particulares de Pernambuco (Sinepe), José Ricardo Diniz. Na avaliação dele, não liberar datas para a educação infantil e o ensino fundamental tem a ver com questões políticas.

JC

Governo de Pernambuco libera aulas presenciais no ensino médio

NE10

MG: Após manobra, Justiça volta a proibir retorno às aulas e Colégio Militar suspende ensino presencial

Durou apenas um dia o retorno dos estudantes do Colégio Militar de Belo Horizonte (CMBH) às salas de aula. Depois que a Justiça Federal voltou a proibir o ensino presencial, e aumentou em dez vezes o valor da multa em caso de descumprimento, a instituição de ensino gerenciada pelo Exército confirmou que as aulas presenciais serão suspensas nesta terça-feira (22).

Hoje em Dia

Primeiro dia de aulas no Colégio Militar de BH foi comemorado por alunos que compareceram

Hoje em Dia

Conheça a opinião de pais e alunos do Colégio Militar de BH que defendem a volta às aulas

MSN

Após novos casos de Covid-19, Espanha confina cerca de 1 milhão em bairros pobres de Madri a partir de segunda

A partir de segunda-feira (21), mais de 850 mil moradores de Madri, ou 13% da população da capital espanhola, que vivem em regiões desfavorecidas da zona sul, não poderão deixar seus bairros a não ser por motivos essenciais como trabalhar, ir ao médico ou levar filhos à escola.

G1

Sala de aula

Professores relatam experiências e desafios de aulas online durante pandemia

Cenário adverso impôs necessidade de adaptação a docentes e alunos
Há cerca de seis meses, os professores levaram as salas de aula para dentro de suas casas. É de lá que os educadores operam a missão de promover o ensino remoto, diante o fechamento das escolas, e contornar os seus diferentes graus de dificuldade, como acesso e manuseio de ferramentas tecnológicas, planejamento, execução de atividades e interação com os estudantes.

Carta Capital

Aprendizado por projetos se consolida nas escolas

Com a promessa de desenvolver os alunos de maneira integral – e não apenas o lado cognitivo –, cada vez mais colégios passaram a incluir em currículos o trabalho por projetos. Embora estejam quase onipresentes nas escolas atualmente, tanto particulares como públicas, há formas muito variadas de serem aplicados e pesos bem diferentes na proposta pedagógica.

O Estado de São Paulo

Como e por que a sustentabilidade será um diferencial nas escolas pós-pandemia?

Não é de hoje que papel da escola na atualidade é questionado. Ela deve educar para a vida, formando cidadãos autônomos, protagonistas e que contribuem ativamente para uma sociedade melhor? Ou educar para o mercado, capacitando profissionais éticos, responsáveis e inovadores? Não há uma resposta correta, nem certo ou errado, o equilíbrio é o melhor caminho.

Escolas Exponenciais

Dicas

Guia de acolhimento traz questionário para apoiar escuta de professores

No contexto da pandemia do novo coronavírus (COVID-19), retomar as aulas vai exigir momentos de reflexão sobre tudo o que alunos e a comunidade escolar enfrentaram nos últimos meses. Os professores, que precisaram transformar sua prática pedagógica quase de um dia para o outro com a adoção de aulas remotas, modalidade desconhecida para a maioria deles, retornarão a seus locais de trabalho com muito a dizer. E é dever da escola ouvi-los. Esse é o contexto do guia Orientações de Acolhimento para Professores, criado pelo Instituto Península.

Porvir

Projetos

‘Os Projetos de Vida são a espinha dorsal da escola’

Professor de São Paulo (SP) conta como alunos tornaram-se mais protagonistas, passaram a fazer perguntas e a participar bastante em sala de aula a partir de uma abordagem que envolve projetos e tutoria

Porvir

Gestão

Efeitos da pandemia diminuirão reajuste das escolas privadas

Voltar ou não voltar às aulas presenciais está bem longe de ser a única questão que as escolas terão que enfrentar. Mesmo sem data definida, uma vez que os indicadores epidemiológicos ainda não deram sinal verde para a retomada, as instituições de ensino já começaram a organizar os protocolos de segurança. O desafio agora será investir mais, exatamente num momento em que a taxa média da inadimplência está até cinco vezes maior e a situação econômica não permite grandes reajustes nas mensalidades. Entre as escolas ouvidas pela reportagem, eles serão menos da metade em relação a 2020.

O Tempo

Na hora de escolher a escola, pais devem observar valores ensinados nos colégios

Entre as escolas particulares da cidade de São Paulo, há muitas que abraçam valores morais, éticos e, às vezes, religiosos de forma enfática. Incentivam trabalhos voluntários, incluem no currículo temas como respeito ao próximo, acrescentam na sua missão principal fatores para além das aprendizagem acadêmica, como a promoção de justiça social e da cultura de paz. Outras instituições não abordam a questão de valores de forma tão clara, preferindo dar destaque para seu papel de levar aos estudantes os conhecimentos acadêmicos acumulados pela humanidade.

Terra

Gestão escolar, ensino híbrido e os novos desafios da educação pós-pandemia

O período de suspensão das atividades escolares tornou ainda mais notória a importância do papel dos professores e a relevância da escola para toda a sociedade. Mais do que planejar os protocolos sanitários que devem ser seguidos para a segurança de toda a comunidade escolar, é hora de refletir sobre os novos desafios da educação pós-pandemia, como as questões que envolvem o ensino híbrido.

Escolas Exponenciais

Opinião

Quero poder mandar meus filhos à escola

Gestores públicos têm cometido três erros na discussão sobre aulas presenciais no contexto da pandemia. Os primeiros são não comparar o risco de contaminação por Covid-19 nas escolas com aquele dos demais lugares que a criança frequenta e considerar prejuízo apenas a doença, e não os custos ao desenvolvimento das crianças sem aula.
O terceiro é acreditar que um decreto autorizando o retorno às aulas significará a obrigação do retorno de todos, quando na verdade o que ele estabeleceria é um retorno opcional, faseado e preservando a saúde dos mais vulneráveis.

Folha de São Paulo

A (ir)relevância da universidade

A irrelevância da universidade tem várias causas. Uma delas é a gigantesca burocracia que serve a quadros humanos menos criativos e mais inerciais. Criada para aferir a produtividade, essa burocracia transforma a coordenação num grande conto do Kafka, agora, mergulhando a barata no fetiche do online.
Uma ferramenta destrutiva da universidade privada é a submissão necessária ao marketing: em breve, ele ditará toda forma de conteúdo.

Gazeta do Povo

Ensino Superior

Relatório aponta sério risco à liberdade acadêmica no Brasil

A liberdade acadêmica de pesquisar e ensinar, em um ambiente com autonomia didática e científica nas universidades públicas, é garantida pela Constituição, mas está sob ameaça no Brasil. A conclusão é de um relatório elaborado por um grupo de pesquisadores brasileiros e publicado neste mês pelo instituto GPPi (Global Public Policy Institute), baseado em Berlim.

Carta Capital

Eventos

Frente parlamentar promove simpósio sobre a regulamentação do ensino domiciliar

A Frente Parlamentar em Defesa do Homeschooling promove, nesta terça-feira (22), simpósio online sobre ensino domiciliar com o tema “Por que aprovar o ensino domiciliar agora?”.
Na ocasião, parlamentares de diferentes partidos falarão sobre a modalidade, as opções de regulamentação e as perspectivas para a aprovação do tema na Câmara dos Deputados. Também estarão presentes membros do Ministério Público e pesquisadores do assunto.

Câmara