Notícias de Educação - 23/set/2020

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Coronavírus

Em um mês de aulas presenciais, 5,4% dos funcionários de escolas de Manaus se infectaram

Para secretário de educação, número de infectados é 'relativamente baixo perto do esperado'
No primeiro mês de aulas presenciais nas escolas estaduais de Manaus, 5% dos servidores que atuaram nas unidades tiveram teste positivo para o novo coronavírus e foram afastados. O governo não informou quantos tiveram complicações ou sintomas graves da doença.

Folha de São Paulo

Zema sinaliza volta às aulas presenciais em escolas estaduais de Minas

O Governo de Minas já pensa na retomada das aulas presenciais nas escolas estaduais em solo mineiro. Segundo o governador Romeu Zema (Novo), em algumas cidades, já há condições de retorno às atividades nas instituições, esvaziadas desde março deste ano devido à pandemia do novo coronavírus. Desde então, as aulas têm sido realizadas de forma remota, via TV, rádio, internet ou com disponibilização e busca do próprio material impresso.

Estado de Minas

MPF também pede à Justiça que aulas só retornem após liberação de autoridades de saúde

Hoje em Dia

Prefeitura de SP fará inquérito sorológico em professores e servidores da educação municipal

A Prefeitura de São Paulo vai realizar um inquérito sorológico em professores e servidores da educação municipal. O mapeamento, que já é realizado pela gestão municipal, tentar descobrir, por amostragem, quantas pessoas já foram infectadas pelo novo coronavírus na cidade.

G1

Sala de aula

Como reduzir o estresse das crianças no ensino remoto

Embora a tecnologia permita que os alunos continuem os estudos em casa durante a pandemia do novo coronavírus, o excesso do uso de telas pode causar um efeito negativo nas crianças: estresse e esgotamento do ensino remoto.
Felizmente, existem maneiras de reduzir o estresse das crianças no ensino remoto. O site Mashable conversou com os dois especialistas para obter dicas para aliviar os efeitos nos pequenos.

MSN

Como superar dilemas para avaliar competências socioemocionais

Como avaliar o desenvolvimento de competências socioemocionais? Essa tarefa tem sido um desafio para educadores, escolas e até mesmo sistemas educacionais. Para o psicólogo e escritor norte-americano Daniel Goleman, isso acontece porque o modelo utilizado para medir habilidades de matemática, ciências ou idiomas é muito diferente do que deve ser adotado para inteligência emocional. “Precisamos de várias abordagens de avaliação”, destaca o autor do best-seller “Inteligência Emocional”, ao defender que esse processo seja composto por múltiplos métodos e olhares.

Porvir

Bullying: pais devem ensinar seus filhos a lidar com seus sentimentos

Mesmo com o ensino remoto, crianças e adolescentes podem se sentir ofendidos com os colegas. Não é incomum adolescentes fazerem montagem de fotos nas redes sociais, “uma brincadeira”, que acaba magoando. Crianças pequenas não respeitam o espaço do amigo. Como os pais podem ajudar os filhos neste momento? Como lidar com os sentimentos?

R7

Tecnologia

Ataques a plataformas de educação online crescem 350% em meio à pandemia

Com a pandemia da COVID-19, as instituições de ensino se viram obrigadas a realizar aulas de forma remota, transmitindo conteúdos educacionais através de plataformas de elearning. Segundo um relatório da Kaspersky, esse tipo de ambiente virou um dos principais alvos dos cibercriminosos, sofrendo 350% mais ataques no primeiro semestre do ano em comparação com o mesmo período de 2019.

Canaltech

Gestão

Boletim da Escola auxilia diretores na gestão educacional

Os diretores das instituições de ensino que participaram do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2019 podem conferir os resultados de suas escolas por meio do novo Sistema Saeb. A plataforma on-line foi reformulada para aprimorar a produção de informações e facilitar a navegação dos representantes das unidades escolares. O sistema permite que cada escola avalie, com base em evidências, o desempenho dos alunos, com o objetivo de subsidiar os diretores na gestão dos resultados educacionais.

Inep

Prefeitura de BH vai fazer cadastro escolar para 2021 pela internet

A Prefeitura de Belo Horizonte começa a realizar, nesta quarta-feira (23), o cadastramento escolar da rede municipal de ensino para o ano letivo de 2021. Desta vez, devido à pandemia de covid-19, todo processo será feito pela internet.

R7

Leis e políticas

Corte de verba e falta de regulamentação ameaçam Fundeb

O corte anunciado pelo Governo de R$ 1,6 bilhão no orçamento da educação para 2021 e a falta de regulamentação do Fundeb podem prejudicar destinação dos recursos para a Educação aos municípios
O novo Fundeb foi aprovado como Emenda Constitucional (EC), assim não poderá haver veto presidencial. Mas abre a possibilidade do governo mexer na destinação dos seus recursos, impactando nos repasses destinados a estados e municípios, já que o fundo é a receita desses entes, em 2020, que somadas garantem o custo do aluno para o ano seguinte e define qual a participação financeira da União.

Extra Classe

Estatística, pesquisas e estudos

46% dos docentes não sabem se alunos aprendem em aulas online, diz pesquisa

Mais de seis meses após o fechamento das escolas e a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia do novo coronavírus, quase metade dos professores diz não saber avaliar se os alunos estão realmente aprendendo por meio das aulas on-line.

Uol

Ensino Superior

“É cruel”: professores encaram aulas virtuais com 300 alunos e demissões por ‘pop-up’ na tela

Em meio à pandemia, milhares de docentes foram demitidos de universidades privadas em São Paulo e relatam precarização e depressão
A redução das horas de trabalho é um dos aspectos de um movimento do ensino superior privado que Celso Napolitano, representante do Sinpro, chamou de “imoral, mas legal”. Napolitano argumenta que cortes de hora-aula e demissões estão ocorrendo em outras universidades privadas país afora. Na Universidade Nove de Julho (Uninove), cerca de 500 docentes foram demitidos no primeiro semestre do ano.

El País

Outras do dia

No Peru, pandemia levou cerca de 300 mil alunos a desistirem da escola

Número equivale a 15% dos estudantes do país.
Cerca de 300 mil alunos abandonaram a escola no Peru durante a pandemia, segundo uma estimativa do Ministério da Educação divulgada nesta terça (22). O número equivale a 15% das matrículas no país. A informação é da agência France Presse. De acordo com o governo, entre os motivos estão a necessidade de trabalhar e as dificuldades de acesso às aulas virtuais.

G1