Notícias de Educação - 24/set/2020

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Coronavírus

7,6 milhões de alunos não tiveram atividade escolar em agosto, aponta IBGE

Segundo o levantamento, o país tinha, em agosto, 45,7 milhões de estudantes dessa faixa etária matriculados em escola ou universidade. Deles, 80,4% receberam atividades escolares, 16,6% não receberam e 3% não tiveram esse tipo de atividade porque estavam de férias.

Uol

Voltas às aulas no País e acesso à web não são temas do MEC, diz ministro

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, reconhece que a pandemia do novo coronavírus acentuou a desigualdade educacional no País. "Não é um problema do MEC, mas um problema do Brasil", afirmou em entrevista ao Estadão. Ribeiro acredita que não faz parte das atribuições do ministério resolver a falta de acesso à internet de alunos que não conseguem acompanhar aulas online ou se envolver na reabertura de escolas.

Terra

Estudo reforça indícios de que pobres e indígenas são mais vulneráveis à covid-19

Um estudo inédito a nível nacional, onde o percentual de pessoas que já tiveram covid-19 foi calculado após exames sorológicos (que detectam anticorpos contra a doença no sangue), reforçou com resultados publicados nesta quarta-feira (23/9) o que pesquisas anteriores vêm apontando: a maior vulnerabilidade de indígenas e pobres à doença.

BBC

RJ: Justiça suspende volta às aulas em Niterói, mas pelo menos uma escola particular reabre

Durou apenas dois dias: autorizadas pela prefeitura, pelo menos quatro escolas particulares retomaram as atividades presenciais para turmas de Ensino Médio em Niterói, mas na tarde desta terça-feira (22) a Justiça decidiu suspender a volta às aulas.
De acordo com a juíza Mirella Correia de Miranda, da 3ª Vara Cível do Tribunal de Justiça (TJ-RJ), o governo municipal também deve se abster de "expedir quaisquer atos normativos e/ou administrativos no sentido de promover o retorno às atividades educacionais presenciais das escolas de Ensino Médio das redes públicas e particulares, ainda que de forma facultativa".

O Globo

Volta às aulas divide a opinião de pais e profissionais da Educação

Tupi FM

MG: Governo do Estado libera retorno das aulas presenciais a partir de 5 de outubro

O governo de Minas anunciou nesta quarta-feira (23) que escolas públicas e privadas do Estado localizadas em macrorregiões que estejam nas ondas amarela ou verde para a Covid-19 poderão retomar as atividades presenciais a partir de 5 de outubro, de forma gradual. O ensino básico, no entanto, só poderá ser reaberto presencialmente em instituições que estejam em macrorregiões com onda verde.

Hoje em Dia

PBH barra volta às aulas: após Estado autorizar retorno, prefeitura diz que irá cassar alvarás

Hoje em Dia

Quase 800 escolas particulares mineiras devem fechar em 2021, estima sindicato

Estado de Minas

PE: Estudantes, pais e profissionais da Educação estão ansiosos e preocupados com o retorno das aulas presenciais

A definição do calendário para o retorno das atividades presenciais nas escolas de Pernambuco deixou estudantes, pais de alunos e profissionais da Educação ansiosos e também preocupados. As opiniões se dividem entre os riscos de contaminação do novo coronavírus (covid-19) e o desenvolvimento intelectual dos estudantes.

TV Jornal

Governo cria plano-piloto para volta às aulas no Paraná

De acordo com o governo, o plano-piloto pode ser aplicado em regiões onde os índices epidemiológicos da Covid-19 estão mais baixos.
Atualmente, o governo trabalha com a possibilidade de aplicar o projeto em escolas localizadas em municípios de uma das seguintes regionais de saúde: Irati, Guarapuava ou União da Vitória.

G1

PB: Secretário de Educação: anos letivos de 2020 e 2021 não serão separados

O secretário de Educação do Estado, Cláudio Furtado, disse à Coluna, dias atrás, que “nós não vamos dissociar os exercícios (escolares) de 2020 e 2021”. O titular da SEC confirmou que o ´ensino híbrido´ – presencial e remoto – “vai se estender durante todo o ano de 2021”.

Paraíba Online

Ordem para volta de escolas militares vai parar na Justiça

No dia 16, o Exército mandou alunos de todo o País “engraxarem sapatos, coturnos e botas” para o retorno das aulas presenciais em colégios militares na segunda-feira. As unidades de Manaus (AM), Belém (PA) e Rio (RJ) já recebiam alunos, mas ainda havia 11 escolas fechadas, com aulas remotas. E só uma escola se somou à lista. O anúncio pegou de surpresa gestores de Saúde e criou embates do Exército com Estados e municípios.

O Estado de São Paulo

Projetos

Projeto de escola pública em MG incentiva alunos a recriarem em casa quadros de pintura famosos

Um trabalho de sala de aula virtual do mundo em pandemia levou alunos de uma escola pública de Caeté, município da Região Metropolitana de Belo Horizonte, a incorporar personagens imortalizados nas telas de pintores como os holandeses Van Gogh e Johannes Vermeer, o brasileiro Almeida Júnior e o francês René Magritte. Nem todos os alunos puderam participar, no entanto, por morarem em distritos sem acesso à internet.

Terra

Leis e políticas

Senador propõe proibição do reajuste de mensalidades em 2021

O senador Rogério Carvalho (PT-SE) apresentou ao Senado, na última quinta-feira (17/9), o projeto de lei que propõe a proibição do reajuste do valor das mensalidades de escolas e faculdades particulares no próximo ano. A proposta prevê ainda que ficarão sujeitas à multa as instituições que descumprirem a norma.

Correio Braziliense

Deputados defendem regulamentação do ensino domiciliar no País com apoio do governo

Sete projetos de lei relacionados à educação domiciliar estão sendo analisados pela Câmara
A regulamentação desse modelo de ensino foi definida recentemente como prioridade pela base do governo no Congresso, juntamente com a flexibilização do porte de armas e com mudanças na legislação de trânsito.

Câmara

Estatística, pesquisas e estudos

Estudantes veem mudanças definitivas no ensino pós-pandemia, aponta pesquisa

Aprendizagem 'self-service', habilidades socioemocionais e letramento digital se destacam na preparação para um novo mundo do trabalho pós pandemia
A Pearson, maior empresa de aprendizagem do mundo, acaba de divulgar os resultados de uma pesquisa anual com milhares de estudantes de diversos países. A segunda edição da Global Learner Survey busca identificar as percepções e expectativas desses jovens sobre o futuro da aprendizagem. As descobertas deste ano apontam para uma compreensão geral de que a pandemia do novo coronavírus deixará marcas permanentes na educação.

Estado de Minas

Opinião

Com pandemia, letramento digital vira um passo para a pedagogia do futuro

O que fazer quando são os professores que, para lidar com as gerações conectadas, precisam de um verdadeiro letramento digital? Se esse vácuo existia, a pandemia o deixou mais evidente e impõe a urgência em preparar os docentes - da educação básica ao ensino superior - com abordagens sobre o que significa a sociedade em rede, modelos híbridos de ensino, tecnologias educacionais e domínio de recursos audiovisuais para a educação presencial ou remota.

O Estado de São Paulo

Ensino Superior

Projeto de ajuste do governo de SP pode afetar serviços e salários, dizem universidades

De acordo com o deputado estadual Carlão Pignatari (PSDB), nomeado relator do PL 529, 'não haverá falta de recursos para as universidades'
Ao debater o assunto, os reitores afirmam que o superávit das universidades é fundamental para reservas financeiras e concluem que a transferência das verbas pode interferir diretamente em serviços e pagamentos de salários.

Terra

Polêmicas

Currículos de escolas têm marxismo e ideologia de gênero

Crianças com menos de dois anos que “reconhecem sua sexualidade”. Garotos de quatro anos treinados para lutar contra a “homofobia”. Brincadeiras infantis que pretendem quebrar “estereótipos de gênero” e os paradigmas do “patriarcado”. Essas orientações estão em documentos oficiais, elaborados por órgãos educacionais país afora, e foram encontrados pela reportagem da Gazeta do Povo (veja abaixo), ao vasculhar os currículos impostos pelas unidades da federação a escolas públicas e particulares.

Gazeta do Povo

Outras do dia

Bolsonaro ri de internauta que pediu investimento em educação ao invés de armas: "kkkk"

Demonstrando subserviência, presidente postou um vídeo em que Donald Trump, em tom bélico, defende o "uso da força", e ridicularizou seguidor que contestou.

Fórum

"MEC" dos EUA quer retirar recursos de universidade que diz ter racismo

O Departamento de Educação dos Estados Unidos, chefiado pela Secretária Betsy DeVos, está investigando a Universidade de Princeton pela suspeita de violação de direitos civis. A decisão foi tomada depois de o reitor da instituição, Christopher Eisgruber, ter publicado uma carta aberta dizendo existir um racismo sistêmico "embutido na estrutura da Universidade".

Gazeta do Povo