Notícias de Educação - 30/set/2020

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Coronavírus

Volta às aulas pode demorar mais de um ano, se depender de sindicatos

Se depender das exigências dos sindicatos que representam os professores brasileiros, o país pode permanecer sem aulas presenciais durante boa parte ou todo o ano de 2021. A maioria das entidades de classe só aceita a volta às aulas quando a comunidade escolar estiver imunizada por meio de uma vacina ou quando houver garantia de segurança para profissionais de educação e alunos. E, para evitar desigualdades, defende que as escolas particulares permaneçam fechadas – se for necessário, por via judicial – enquanto as públicas não voltarem a funcionar.

Gazeta do Povo

OCDE: 35% dos alunos estavam em escolas com ensino online no pré-pandemia

Apenas um terço dos alunos brasileiros de 15 anos estudava em escolas com plataformas de ensino online consideradas como eficientes por seus diretores em 2018 —antes da pandemia do novo coronavírus. É o que mostra o relatório "Políticas Eficazes, Escolas de Sucesso", divulgado hoje pela OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico).

Uol

Banco Mundial avalia que pandemia ameaça ganhos de capital humano

Segundo análise do Grupo Banco Mundial, a epidemia da covid-19 representa uma ameaça para os ganhos em Saúde e Educação conquistados na última década, o que, consequentemente, impactará no capital humano futuro. O alerta está presente na edição de 2020 do relatório sobre o Índice de Capital Humano, publicado em 16 de setembro de 2019. O grupo ressalta que esse resultado será visto principalmente nos países mais pobres que têm investido, na última década, em conhecimento, habilidades e saúde.

Correio Braziliense

Pesquisa aponta que 95% das escolas perderam alunos

Uma pesquisa realizada com 400 escolas mostra que houve um aumento do número de famílias inadimplentes se comparado a períodos anteriores e que 95% as escolas, da educação infantil ao ensino médio, perderam alunos neste período de pandemia.

R7

“Mapas de Foco” da BNCC avaliam impacto da pandemia na aprendizagem dos alunos

E lá se foram seis meses sem as aulas presenciais. O foco atual é arrumar a casa para quando as aulas presenciais forem viáveis novamente. Mas como avaliar de maneira eficaz o que os estudantes aprenderam durante o ensino remoto emergencial? A solução pode estar no Mapas de Foco, instrumento construído de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Desafios da Educação

Pandemia coroou pedagogia corporativa, diz pesquisador da USP

Para ex-diretor do Inep, tendência é de que ensino se torne híbrido, com aulas presenciais e a distância, em todas as escolas
Durante a quarentena imposta pela pandemia do novo coronavírus, professores e estudantes foram transformados em “artefatos para a experimentação de modelos pedagógicos que colocam a tecnologia a serviço de processos excludentes, competitivos, estruturados na premissa da eliminação e do sucesso individual”.

Folha de São Paulo

MG - Kalil: 'Está provado que a escola é um antro de contágio de coronavírus'

O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, leu trechos de reportagens relacionados ao funcionamento de escolas no exterior para justificar a necessidade de as escolas se manterem fechadas durante a pandemia de coronavírus. Kalil justifica que a abertura das instituições de ensino aumenta a chance de uma segunda onda de coronavírus. "A escola está provada, aqui e no mundo, que é um antro de contágio", afirmou o prefeito após ler quatro matérias publicadas na imprensa sobre aumento do contágio na Coreia do Sul, na França e em outros países.

O Tempo

Escolas poderão receber uma pessoa a cada 6 metros quadrados em MG

R7

Protocolo de retorno às aulas presenciais recomenda inspeção sanitária nas escolas; confira detalhes

Hoje em Dia

Sinep diz que escolas particulares têm condições de retomar as aulas presenciais

O Tempo

Cerca de 12 mil alunos trocam escola particular por estadual em SP

Número é 20% maior que em 2019 no estado, de acordo com o governo João Doria; crise financeira provocada pelo coronavírus é o principal motivo
Henrique Pimentel, subsecretário de Articulação Regional da Secretaria Estadual da Educação, do governo João Doria (PSDB), afirmou que o aumento de transferências neste ano já era esperado desde o início da quarentena. “Os pais [de alunos] perderam emprego, tiveram mudanças na vida e precisaram optar pela transferência para a escola pública. Isso aconteceu em vários lares do estado de São Paulo”, afirmou.

Agora SP

Divulgado protocolo para retorno das aulas presenciais na Educação Infantil no ES. Veja as regras!

Dentre as recomendações das secretarias de Educação e de Saúde, estão os cuidados básicos, como higienização correta dos espaços e o uso de máscaras. As regras ainda dispõe sobre roupas a serem usadas por funcionários das instituições e recomendações do não uso de objetos, como brincos e cordões, por exemplo.

Folha Vitória

PE - Volta às aulas: Professores da rede pública fazem nova assembleia para definir se mantém ou não estado de greve

A negociação entre os professores da rede pública e Secretaria de Educação de Pernambuco terminou sem acordo e o estado de greve, por enquanto, segue mantido. Em entrevista ao Por Dentro com Cardinot, nesta terça-feira (29), a diretora educacional do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Pernambuco (Sintepe), Séphora Freitas, contou que uma nova assembleia já está marcada com os professores.

TV Jornal

Sala de aula

Pandemia deve fortalecer o ensino híbrido, diz pesquisa com jovens brasileiros

A Covid-19 pode fortalecer o ensino híbrido no país, modelo que combina aulas presenciais e on-line . Essa é a percepção de boa parte dos alunos ouvidos na pesquisa "Sala de aula ou sala de casa: A nova realidade da educação", realizada pela área de Inteligência de Mercado da Globo em parceria com o Instituto Toluna.

iG

Como estabelecer relações construtivas no ambiente escolar?

A adoção emergencial do ensino remoto fez com que gestores, professores, alunos e pais se reinventassem, tanto na forma de ensinar quanto na forma de aprender. Inevitavelmente, essa situação provocou mudanças profundas na comunicação e no relacionamento de toda a comunidade escolar.
De imediato, a escola criou uma grande expectativa em relação aos professores para o ensino remoto. Mas será que eles estavam preparados? De acordo com os dados do Diagnóstico Nacional da Educação, feito pelo Escolas Exponenciais, não!

Escolas Exponenciais

Dicas

Governador do Maranhão anuncia cursinho gratuito para todo o Brasil

Na tarde desta terça-feira (29/9), em seu perfil no Twitter, o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB-MA), anunciou, que seu governo lançará um cursinho pré-vestibular e preparatório para Enem de forma on-line e gratuita, que poderá ser acessado por interessados de qualquer região do Brasil. Segundo Dino, a iniciativa será lançada e mais detalhes serão repassados na próxima sexta-feira (2/10) às 11h.

Correio Braziliense

Gestão

Fundeb: tirar dinheiro da educação básica para financiar o Renda Cidadã é 'inconcebível' e 'contraditório', dizem entidades

Para dirigentes municipais da educação, proposta coloca em risco a oferta de um ensino de qualidade. Secretários estaduais dizem ver 'falta de compromisso com o país'.
A proposta do governo federal de retirar recursos da educação básica para compor o Renda Cidadã é "inconcebível" e "contraditória", de acordo com a União Nacional dos Dirigentes da Educação Municipal (Undime) e o Conselho Nacional de Secretários Estaduais da Educação (Consed).

G1

Como o país vai se desenvolver retirando recursos da educação básica? questiona Tabata Amaral

O Globo

MEC troca comando da Secretaria de Educação Tecnológica, Setec

Ariosto Antunes Culau foi exonerado nesta terça-feira (29) do comando da Secretaria de Educação Tecnológica (Setec), do Ministério da Educação (MEC). De acordo com a portaria publicada no "Diário Oficial da União", a saída de Culau ocorre "a pedido". Em seu lugar, foi nomeado Wandemberg Venceslau Rosendo dos Santos para o cargo.

G1

SP: Secretário de Doria promete ‘compensar’ universidades por ajuste fiscal; reitores são céticos

O secretário estadual de Orçamento e Gestão, Mauro Ricardo, disse nesta terça-feira, 29, que as universidades paulistas podem receber R$ 400 milhões extras no Orçamento de 2021 se a Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovar o pacote fiscal proposto pelo governador João Doria (PSDB).

MSN

Estatística, pesquisas e estudos

34% dos alunos de 15 anos reprovaram ao menos uma vez, diz OCDE

Brasil tem 4º pior resultado; no NE, 8,6% dos estudantes de 15 repetiram duas ou mais vezes
Mais de um terço (34%) dos estudantes brasileiros de 15 anos já repetiram de ano ao menos uma vez, o que coloca o país com a 4ª pior marca ente os 79 países e territórios participantes do Pisa, prova internacional da educação básica.

Folha de São Paulo

Negócios

Com R$ 2 bilhões no caixa, Somos Educação pretende ir às compras

Depois de seu IPO na Nasdaq, em agosto, a empresa B2B de educação básica da Cogna quer encorpar o portfólio com aquisições de sistemas tradicionais de ensino e edtechs. Em entrevista ao Conexão CEO, Mario Ghio, diretor-presidente da companhia conta essa estratégia e fala sobre as perspectivas da educação pós-pandemia

NeoFeed