Notícias de Educação - 08/out/2020

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Coronavírus

MEC lança guia com protocolos para volta às escolas de educação básica

O Ministério da Educação lançou nesta quarta-feira (7) o Guia de Implementação de Protocolos de Retorno das Atividades Presenciais nas Escolas de Educação Básica. O documento, produzido pelas secretarias de Alfabetização, Educação Básica e Modalidades Especializadas de Educação, oferece informações para que as redes estaduais e municipais possam se preparar para um retorno seguro, para evitar risco de transmissão da covid-19.

R7

Quatro perguntas ainda sem resposta sobre volta às aulas na pandemia

BBC

Guia do MEC detalha orientações para a volta às aulas

Gazeta do Povo

Justiça concede liminar para dispensar professores que moram com pessoas do grupo de risco

O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) de São Paulo concedeu nesta quarta-feira, 7, liminar para que as escolas particulares do Estado se abstenham de convocar professores que moram com pessoas do grupo de risco da covid-19 para o retorno às aulas presenciais. A decisão amplia uma medida anterior, de março, que considerava apenas os docentes que faziam parte do grupo mais vulnerável.

O Estado de São Paulo

São Paulo: 16% das escolas estaduais voltam às aulas, mas diferenças persistem

Em coletiva de imprensa na tarde de hoje, o secretário de Educação, Rossieli Soares, se mostrou preocupado com possíveis desigualdades na educação pública e privada durante a pandemia, mas ressaltou que os cuidados no momento precisam ser voltados para a saúde mental dos alunos.

O Globo

SP reabre as escolas em primeiro teste para a volta efetiva às aulas em 2021

Uol

Reabertura das escolas em SP tem choro de pais e de professores e abraços 'proibidos'

Terra

200 mil alunos voltam às escolas estaduais nesta quarta

Terra

SP: Secretário diz que escolas da capital fecharão se houver caso de covid

Uol

SP: aluno que não fizer atividades pode ser reprovado, diz secretário

EBC

Santos, SP, autoriza retorno gradual das aulas presenciais em escolas particulares

G1

Com 12 alunos, escola estadual reabre na zona leste de São Paulo

Uol

Com autorização na capital, sobe para 16,4% número de escolas reabertas na rede estadual de SP

Yahoo

Governo de SP vai testar alunos, professores e profissionais da rede estadual

Terra

Sindicato dos professores é contra volta às aulas agora em SC: "Não há segurança"

O Sindicato dos Professores de Santa Catarina (Sinte) é contrário a volta às aulas de forma presencial a partir do dia 19 de outubro, segundo indicativo da secretaria estadual de educação, para as áreas de risco moderado ou alto para coronavírus. O cenário atual coloca em nível alto (amarelo) as regiões da Serra catarinense, Oeste, Xanxerê, Médio Vale do Itajaí e Foz do Rio Itajaí — seriam estas as regiões permitidas para a volta dos estudantes.

Caçador

Sala de aula

Conselho do MEC recomenda uso de Facebook, Instagram e WhatsApp para estimular e orientar estudos

Diretrizes excepcionais divulgadas pelo Conselho Nacional da Educação falam na "reorganização dos ambientes de aprendizagem comportando tecnologias disponíveis para o atendimento do disposto nos currículos".
Na resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE) que estendeu o ensino remoto até dezembro do ano que vem e aprovou a junção dos anos letivos de 2020 e 2021, há a sugestão "para a utilização de mídias sociais de longo alcance (WhatsApp, Facebook, Instagram etc.) para estimular e orientar os estudos, pesquisas e projetos".

G1

“Se colocarmos a criança realmente no centro, como pedia Maria Montessori, tudo muda para sempre”

A jornalista italiana Cristina De Stefano passou cinco anos investigando a vida de uma das mulheres mais revolucionárias da história: Maria Montessori. Para isso, mergulhou em centenas de livros e cartas da médica, pedagoga e filósofa italiana. “Queria descobrir se Maria Montessori era uma louca, como alguns dizem, ou uma esperta mulher de negócios, como dizem outros, uma grande alma, como repetem seus seguidores, ou muito mais do que isso”, explica ela na nota final do livro. O resultado é Il Bambino è il Maestro: Vita di Maria Montessori (A criança é o professor: vida de Maria Montessori, ainda sem tradução ao português) uma biografia que se devora como um romance, em que De Stefano conta com um incrível pulso narrativo a história de vida de uma pessoa iluminada, uma visionária dona de um caráter profundamente contraditório e cheio de luz e sombras, de áreas obscuras; a história de vida de uma mulher que sonhou durante toda a sua existência em transformar o homem desde criança e, com isso, mudar o mundo.

El País

Dicas

O acervo com todos os episódios da série ‘De onde vem?’

Um canal no YouTube reúne todos os episódios de “De onde vem?”, série de animação educativa exibida nos anos 2000 que explica para crianças a origem de elementos tão diferentes quanto as ondas do mar, a televisão, a energia elétrica, o choro e o vidro.

Nexo

Projetos

Professora de geografia cria jogo de Escape Room com formulários do Google

Para ampliar o envolvimento durante as aulas remotas, educadora de Campinas (SP) conta como desenvolveu atividades gamificadas
A ideia surgiu após uma sugestão do coordenador da escola, que recomendou a gamificação como uma estratégia para ampliar as devolutivas de atividades dos estudantes. Alguns professores acabaram deixando para lá, mas eu me interessei por esse assunto e comecei a buscar materiais e cursos.

Porvir

Gestão

Saiba mais sobre o ano letivo unificado: avaliação em 2021 poderá indicar se aluno avança uma ou duas séries

Conselho que assessora o MEC aprovou resoluções que incluem a possibilidade de unir dois anos letivos em apenas um.
A recomendação é que não haja reprovação ao fim de 2020, mas que os alunos sejam avaliados para monitorar a aprendizagem. Ao fim de 2021, a avaliação irá indicar se o estudante avança um ou dois anos na sua caminhada escolar. Além disso, para alunos do 3º ano do ensino médio, há a possibilidade de um ano letivo "extra" para reforçar a aprendizagem

G1

Leis e políticas

Governo quer fixar por decreto regras para repasse de recursos do Fundeb

Planalto pediu ao Congresso que mude projeto de regulamentação para deixar cálculos do fundo a cargo do Executivo
O governo quer fixar por decreto a forma de calcular indicadores que nortearão os repasses do Fundeb , fundo que financia a educação básica recentemente incluído na Constituição. Novos parâmetros, como resultados educacionais e nível socioeconômico dos estudantes, passarão a ser critérios para a distribuição dos recursos. Ao pedir a fixação por decreto, o governo teria maior poder para direcionar quem receberia os recursos, ainda que precise estabelecer critérios técnicos.

iG

Projeto prevê regulação para ensino remoto em escolas e universidades privadas

O Projeto de Lei 4816/20 determina as regras que deverão ser observadas por escolas e universidades privadas para substituir o ensino presencial pelo remoto. O texto tramita na Câmara dos Deputados.
A proposta garante aos professores irredutibilidade salarial, independentemente da adoção de modalidade presencial, virtual (telepresencial) ou remota (gravada), períodos de descanso adequados ao ambiente virtual e apoio tecnológico permanente.

Câmara

Ensino Superior

É melhor universidade pública ou particular? Depende para quê

Qual a principal diferença entre uma universidade pública e uma particular? A única resposta precisa, neste caso, é a cobrança da mensalidade. Para todos os outros pontos - como infraestrutura, qualificação do corpo docente e gastos secundários envolvidos no processo -, as respostas variam de acordo com o curso escolhido, a localização do câmpus e as perspectivas futuras do estudante.

Terra

Eventos

Ministros ibero-americanos acordam melhorar a educação por o impacto do COVID

Os ministros de Educação Ibero-americanos reuniram-se hoje de forma telemática e acordaram dar um impulso decisivo à inovação, à formação digital, à aprendizagem ao longo da vida e à capacitação do professorado com o objetivo de garantir a continuidade do ensino e melhorar a sua qualidade e minimizar, desta maneira, o impacto que a crise do COVID-19 teve em milhões de alunos da região.

Bol