Notícias de Educação - 14/out/2020

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Coronavírus

Escolas particulares querem ensino remoto como exceção em 2021

Apesar da permissão do Conselho Nacional de Educação, colégios defendem aulas presenciais
Mesmo com a permissão de atividades remotas para a educação básica até o fim de 2021, escolas particulares de São Paulo avaliam que a continuidade das atividades letivas online só deve ocorrer pontualmente no próximo ano. No entanto, afirmam que o cenário ainda é incerto e depende do controle da pandemia.

Folha de São Paulo

Alunos podem ser reprovados em 2020? Entenda cenários para escolas e faculdades

Em meio à volta às aulas gradual nas escolas, pais e professores acumulam dúvidas sobre como o ano letivo de 2020 será organizado e se os estudantes poderão ser reprovados caso não tenham bom desempenho ou frequência suficiente. A recomendação do Conselho Nacional de Educação (CNE) é de que se evite a reprovação escolar, em função da situação atípica de aprendizagem na pandemia.

Terra

Prefeitura de SP adia decisão sobre autorizar volta às aulas

A Prefeitura de São Paulo adiou a decisão sobre autorizar a volta às aulas em 3 de novembro para a rede pública e privada na cidade porque pretende aguardar o resultado do censo sorológico, com testes de covid que estão sendo feitos com professores e alunos da rede municipal. O prefeito Bruno Covas (PSDB) havia dito anteriormente que confirmaria o retorno das aulas após o resultado do inquérito sorológico das crianças que foi divulgado nesta terça-feira, 13. A diferença entre os dois exames é que o primeiro será feito em todas as crianças e profissionais que quiserem, já o inquérito é por amostragem. O censo deve testar 777 mil pessoas e cerca de 90 mil já passaram pelos exames.

Terra

Prefeitura de São Paulo anuncia mais 14 escolas abertas a partir de 19/10

Uol

Sem acordo com PBH, escolas infantis vão retomar batalha judicial por reabertura

A Prefeitura de Belo Horizonte recusou uma proposta de acordo feita pelas escolas infantis para a retomada das atividades presenciais na capital após uma tentativa de conciliação mediada na última quarta-feira (7) pelo Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG).

Hoje em Dia

Dicas

Folha oferece assinatura grátis para professores das redes pública e privada

A Folha amplia, a partir desta semana, seu programa de assinaturas para professores. Em 2019, em uma parceria com o Google, o jornal começou a oferecer acesso grátis de sua versão digital para docentes da rede pública do país. Agora, todo professor também da rede privada, de educação básica e superior, pode ter o benefício.

Folha de São Paulo

Inclusão

Política do MEC para educação especial: inclusão total não se sustenta

O lançamento da nova Política Nacional de Educação Especial (PNEE) rendeu duras críticas ao Ministério da Educação (MEC), acusado de retrocesso com a medida. Em debate acalorado - muitas vezes tendo como pano de fundo razões político-partidárias e não evidências científicas - especialistas e famílias se dividem com relação aos efeitos da inclusão total na educação. Um caderno explicativo que detalha a PNEE deve ser divulgado nos próximos dias.
Para o MEC, não há críticas fundamentadas em pesquisas que possam provar que a nova política proposta pelo governo federal acarretará prejuízos sociais e cognitivos aos alunos.

Gazeta do Povo

Leis e políticas

Projeto criminaliza promoção de “ideologia de gênero” nas escolas

O Projeto de Lei 4893/20 tipifica como crime a conduta de quem, nas dependências das escolas da rede municipal, estadual e federal de ensino, adote, divulgue, realize ou organize política de ensino, currículo escolar, disciplina obrigatória, complementar ou facultativa ou ainda atividades culturais que tenham como conteúdo a “ideologia de gênero”.

Câmara

Projeto permite uso do FGTS para gastos com educação e reformas em casa própria

Segundo o texto, que tramita na Câmara dos Deputados, os recursos poderão ser usados para pagar mensalidades em qualquer fase da educação – da creche à pós-graduação – ou para a compra de material escolar.

Câmara

Proposta inclui no currículo escolar disciplina obrigatória sobre noções agrárias

Conforme a proposta, a disciplina deverá oferecer noções sobre agricultura e pecuária por meio da implantação de hortas, pomares e granjas, assim como permitir a utilização de alimentos in natura para complementação da merenda escolar.

Câmara

Estatística, pesquisas e estudos

62% só aceitariam “nova CPMF” para bancar saúde e educação

A maioria dos brasileiros, 62%, só aceitaram a proposta do governo de criar um imposto sobre transações digitais, uma nova CMPF, se o dinheiro fosse usado em áreas prioritárias, como saúde, educação e segurança. Apesar de dar o aval para o novo tributo com esta única exceção, 69% nunca ouviu falar do projeto do Ministério da Economia.

Exame

Ensino Superior

Mais dois ministros votam a favor da autonomia das universidades federais

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Celso de Mello e Cármen Lúcia também votaram a favor da autonomia dos institutos de educação federais. O julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 6565), proposta pelo Partido Verde, começou na última sexta-feira (9/10) e conta agora com o total de três votos, inclusive o do relator, o ministro Edson Fachin. Para aprovação da ADI, seis ministros devem votar a favor até 19 de outubro.

Correio Braziliense

Fies adia para 2022 exigência de nota mínima de 400 pontos na redação do Enem

A partir de janeiro de 2022, o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) só aceitará candidatos que tenham tirado, no mínimo, 400 pontos na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
A princípio, a exigência passaria a valer já em 2021 - mas, em publicação no Diário Oficial da União desta terça-feira (13), o governo adiou a mudança.

G1

Eventos

Programa virtual de imersão em STEAM e inglês reúne estudantes e professores de todo país

Computador, material didático, itens de eletrônica e um pacote de dados para se conectar a internet. Com os kits enviados para a casa de 49 professores e estudantes de diferentes regiões do país, estava tudo pronto para começar a segunda edição da semana de Imersão STEAM & English, promovida pela Embaixada e pelos Consulados dos EUA no Brasil, em parceria com o Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC) e apoio da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), para integrar a língua inglesa às áreas de STEAM (sigla em inglês para ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática).

Porvir