Notícias de Educação - 20/out/2020

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Coronavírus

A herança em mudanças de hábitos da pandemia na educação

A esta altura da pandemia, já se sabe que ela vai deixar, além da crise econômica que todos estão vivendo, uma herança baseada em mudanças de hábitos e no uso mais intenso da tecnologia. E a área de educação não vai escapar desse processo. Por isso, já se discute como a educação ficará depois da pandemia.

Terra

Covid-19: maioria das cidades diz que não há condições sanitárias para retomar aulas presenciais em 2020

Pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) mostra que diante das dificuldades para adoção dos protocolos sanitários e da complexidade do cenário decorrente da pandemia da Covid-19, 82% das cidades consultadas acreditam não haver condições para retomar as aulas presenciais este ano, mais de seis meses após o fechamento das escolas. O levantamento foi divulgado nesta quinta-feira (15), data em que o Dia do Professor é celebrado.

O Globo

Impasse marca dia em que escolas deveriam reabrir em Minas

Esta segunda-feira seria um dia marcante para milhares de estudantes mineiros, especialmente aqueles que sonham em ingressar no ensino superior. Em 1º de outubro, o governo do estado anunciou as ações para a retomada gradual das aulas presenciais em Minas, sinalizando que ocorreria hoje o retorno das atividades presenciais da rede estadual para cerca de 60 mil alunos do terceiro ano do ensino médio, que se preparam para enfrentar as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), marcadas janeiro e fevereiro. Mas, o que era expectativa positiva em meio à pandemia do novo coronavírus virou frustração.

Estado de Minas

Retorno de aula anunciada para esta segunda em Minas não ocorre por trava judicial

MSN

DF: Volta às aulas presenciais tem pouca adesão e muitas regras

Nesta segunda-feira (19/10), foi a vez dos alunos do 6º ao 9º ano retornarem às atividades presenciais nas escolas particulares. Para essa volta, os estabelecimentos passaram por adaptações sanitárias com o intuito de reduzir os riscos de contágio pelo novo coronavírus. Apesar das medidas de contenção, poucos estudantes do ensino fundamental fase II voltaram aos colégios.

Correio Braziliense

Aulas para alunos do 3º ano voltam devagar e com muitas dúvidas no Rio

O primeiro dia de retorno às aulas presenciais na rede pública fluminense desde o início da pandemia de covid-19 foi tímido e marcado por incertezas. Autorizada apenas para alunos do 3º ano do Ensino Médio ou que estejam no último ciclo da Educação para Jovens e Adultos (EJA), a volta levou apenas parte dos alunos às escolas - sobretudo os que estão preocupados com o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), marcado para janeiro.

Terra

Volta às aulas na rede pública do Rio teve só 4,7% dos estudantes esperados

Uol

Rio de Janeiro tem pelo menos 12 escolas privadas com aulas suspensas

Segundo denúncias recebidas pelo Sindicato dos Professores do Município do Rio de Janeiro e Região (Sinpro Rio), pelo menos doze escolas privadas da cidade têm casos de coronavírus confirmados. A informação foi divulgada na quinta-feira (15), no Dia do Professor.
Segundo o Sinpro, algumas suspenderam totalmente as aulas, enquanto outras optaram apenas por suspender a atividade presencial da turma em que a suspeita foi registrada.

Fala Universidades

Governo de Pernambuco mantém suspensão das aulas presenciais para educação infantil e ensino fundamental

O Governo de Pernambuco manteve a suspensão das aulas presenciais no Estado para educação infantil e ensino fundamental. Publicado pela primeira vez em 18 de março, por causa da pandemia de covid-19, o decreto que mantem as escolas fechadas expirou novamente nesta segunda-feira (19), quando foi revisto e estendido até 31 de outubro.

JC

Decreto libera volta da educação infantil privada e Cmeis, em Goiânia

Rede particular pode retomar atividades a partir desta terça-feira (20). Rede pública, por sua vez, só deve voltar no dia 9 de novembro
A Prefeitura de Goiânia publicou, na noite desta segunda-feira (19), novo decreto que libera a volta de atividades da educação infantil da rede privada para alunos de 0 a 5 anos, assim como Cmeis da capital. Documento também autoriza retomada de eventos sociais, cursos técnicos, profissionalizantes e livres. A flexibilização atinge escolinhas de iniciação esportiva para alunos acima de 12 anos, bem como libera cultos e missas todos os dias na cidade.

Mais Goiás

Mais de 850 mil alunos deixam de cursar ensino superior após pandemia

Com a crise econômica provocada pela pandemia do novo coronavírus, 858 mil alunos deixaram de cursar o ensino superior na rede particular neste ano. A redução representa 13,2% das matrículas nas faculdades privadas do país.

Folha de São Paulo

Projetos

Com Projetos de Vida, me transformei como profissional e os alunos perceberam

Professora Shirlei Ventorin fala do momento em que assumiu o componente de Projetos de Vida no ensino médio e como trabalha a ideia de sonho, media conflitos e apresenta o voluntariado em suas aulas.

Porvir

Gestão

Governo Bolsonaro quer acabar com aumento real de piso salarial de professor

O governo Jair Bolsonaro quer vincular o reajuste do piso salarial dos professores da educação básica à inflação, o que elimina o ganho real garantido pela lei atual. A proposta do governo é alterar a Lei do Piso na regulamentação do Fundeb.

Folha de São Paulo

Profissionais da Educação

RS: Educação Infantil: sindicatos seguem em negociação

Segue o impasse nas negociações entre Sindicato dos Professores (Sinpro/RS) e o Sindicreches (sindicato patronal) com vistas à renovação para 2020 da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) dos professores que atuam nas escolas de educação infantil exclusiva. Em julho, os docentes aprovaram a pauta de reivindicações, que agora é discutida pelos representantes dos sindicatos.

Extra Classe

Estatística, pesquisas e estudos

Investimento público na educação ajudou a distribuir renda no Brasil, afirma levantamento

Um estudo que analisou investimentos públicos na educação brasileira entre 2001 e 2015 indica que os recursos aplicados na área contribuíram para distribuir renda no país e diminuir desigualdade social.

G1

Outras do dia

EUA devem investir mais dinheiro público em educação infantil, diz estudo

Os Estados Unidos precisam investir mais dinheiro público nos primeiros anos da educação infantil, um setor fortemente atingido pela pandemia, de acordo com um estudo do Federal Reserve de Boston, divulgado nesta segunda-feira (19).

Estado de Minas