Notícias de Educação - 26/out/2020

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Coronavírus

Ministro da Educação defende volta às aulas ainda este ano durante visita a Goiânia

O chefe do Ministério da Educação (MEC) lembrou que as universidades e institutos federais “já retomaram de maneira remota”, mas que acredita na importância de as crianças terem sua rotina de volta.

G1

Norte e Nordeste têm mais estudantes afetados pela pandemia, diz FGV

As regiões Norte e Nordeste são as que têm mais estudantes afetados pela pandemia de covid-19. Em 11 Estados, mais de 20% dos estudantes ficaram sem atividades escolares durante o mês de agosto.
Quase metade dos estudantes de 6 a 15 anos do Pará (45,27%) e do Tocantins (41,29%) ficaram sem atividades escolares no período. São os Estados onde o ensino foi mais afetado.

MSN

Bruno Covas: ‘É erro comparar educação com qualquer outra atividade econômica’

O prefeito de São Paulo e candidato à reeleição Bruno Covas (PSDB) disse nesta sexta-feira, 23, em sabatina realizada pelo Estadão em parceria com o movimento Todos pela Educação, que é um “um erro comparar a educação com qualquer outra atividade econômica” e defendeu cautela para a reabertura das escolas na capital.

IstoÉ

Um quarto das escolas particulares reabriu em SP; na rede municipal, foram menos de 0,5%

Segundo dados da Prefeitura de São Paulo, 600 dos cerca de 2.500 colégios privados homologaram os planos de retorno nas 13 DREs (Diretorias Regionais de Ensino). Entre as unidades municipais, só 15 das mais de 3.200 escolas (diretas e conveniadas) decidiram pela reabertura.

Folha de São Paulo

Escolas de Porto Alegre têm 77 casos de coronavírus, confirma secretaria da Educação

As escolas municipais de Porto Alegre somam 77 casos confirmados de coronavírus, a maioria entre professores e funcionários, além de cinco crianças. A informação é da Secretaria Municipal de Educação, com levantamento a partir de 27 de setembro, quando foram retomadas as atividades de alimentação nas creches, até esta sexta-feira (23).

G1

ES: Professores abrem canal de denúncia sobre situação das escolas no retorno presencial

Atendimento dos protocolos, assédios e jornada maior de trabalho sem devida remuneração são algumas já recebidas
Seis coletivos de profissionais de Educação do Espírito Santo abriram um canal de denúncias, anônimas ou identificadas, sobre a situação das escolas no retorno presencial das aulas, autorizado desde o dia 13 de outubro nas redes públicas.

Século Diário

GDF tem cinco dias para definir plano de retorno às aulas, diz justiça

O juiz titular da Vara da Infância e da Juventude (VIJ-DF) Renato Scussel deu um prazo de cinco dias para que o Governo do Distrito Federal (GDF) apresente um plano de retorno às aulas presenciais nas creches e escolas de ensino infantil, fundamental e médio da rede pública de ensino.

EBC

Juiz manda DF retomar aulas em creches e escolas públicas

R7

Justiça acata pedido de sindicato e suspende aulas presenciais nas escolas particulares em Minas

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) suspendeu o retorno das aulas presenciais nas escolas particulares do estado nesta sexta-feira (23). A decisão do juiz Rogério Santos Araújo Abreu, da 5ª Vara da Fazenda Pública e Autarquias de BH, acata pedido do Sindicato dos Professores estadual (Sinpro Minas).

Estado de Minas

Presidente do STF mantém autorização de retorno às aulas no Colégio Militar de BH

Hoje em Dia

Volta às aulas com segurança

Estado de Minas

Dicas

TV aberta terá aulas sobre alfabetização e matemática com conteúdos do Instituto Alfa e Beto

O Instituto Alfa e Beto será responsável por um programa na televisão aberta que irá ajudar no processo de alfabetização e ensinar noções de matemática às crianças que estão terminando a pré-escola e para as que estão no 1.º ano do ensino fundamental. O programa estreia nesta segunda-feira (26), às 9h45, na Rede Vida. Ele irá ao ar de segunda a sexta. Haverá reprises aos sábados, às 16 horas.

Gazeta do Povo

Projetos

Conheça os 6 projetos inovadores em educação premiados pelo WISE Awards

Os vencedores serão prestigiados em um evento online no dia 28 de outubro de 2020. Com o tema “Construindo o Futuro da Educação”, a discussão busca refletir sobre inovação em educação de forma proativa e não reativa.

Porvir

Tecnologia

Estudantes do interior podem ficar sem transmissão de teleaulas da Rede Minas

(...) A questão é que a troca do sinal da Rede Minas pelo da TV Cultura em 14 cidades mineiras poderá causar impacto nos estudos de milhares de estudantes da rede estadual de ensino que acompanham o programa “Se Liga na Educação”, um dos pilares do ensino remoto emergencial adotado pela Secretaria de Estado de Educação (SEE-MG).

Hoje em Dia

Profissionais da Educação

Professores de escolas particulares do RJ suspendem greve

Os professores das escolas particulares do Rio de Janeiro decidiram suspender a greve de aulas presenciais que já se estendia por 112 dias. A decisão foi tomada em uma assembleia virtual realizada neste sábado (24) e vale a partir da próxima quarta-feira. Apesar disso, a categoria se mantém em estado de greve, em defesa da saúde física e psicológica dos professores, e da severa vigilância ao cumprimento dos protocolos sanitários e pedagógicos.

EBC

Professores da rede estadual acatam decisão da Justiça e encerram greve em Pernambuco

Após o desembargador Fábio Eugênio Dantas Oliveira Lima, do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), aplicar uma multa diária de R$ 100 mil ao Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe), os professores da rede estadual decidiram encerrar a greve, nesta sexta-feira (23), e retornar ao trabalho presencial nas escolas. Vale lembrar que o governo estadual manteve o cronograma e, desde o dia 21 de outubro, as aulas presenciais foram liberadas para os estudantes do 3° ano.

TV Jornal

Inclusão

Por que a nova política de educação especial é vista como retrocesso?

"Decreto da exclusão". É assim que tem sido chamada a nova Política Nacional de Educação Especial (PNEE), sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro.
A medida, na prática, tira a obrigatoriedade da escola comum em realizar a matrícula de estudantes com deficiência e permite a volta do ensino regular em escolas especializadas, o que é visto por entidades como um retrocesso à educação inclusiva no país, além de violar a Constituição ao segregar alunos.

Uol

MEC esclarece informações “distorcidas” sobre a nova Política de Educação Especial

Gazeta do Povo

EAD na pandemia: desafios do ensino remoto para pais de crianças com deficiência

Falta de acessibilidade e orientação presencial dos professores têm tornado a experiência da educação à distância cada vez mais exaustiva
As aulas remotas têm sido uma realidade para muitos estudantes brasileiros desde o início da pandemia de Covid-19 . Apesar de ser uma alternativa para o momento atual, o ensino à distância se tornou um desafio para crianças e adolescentes com deficiência. A falta de acessibilidade, de personalização do sistema utilizado e até mesmo de orientação dos pais para seguirem com os exercícios em casa têm prejudicado, de certa maneira, a continuidade das atividades escolares desses alunos.

iG

Política partidária

Capes premia teses marxistas e anti-Bolsonaro

A lista das teses vencedoras de 2020, divulgada neste mês, traz trabalhos notáveis: um estudo sobre a física dos neutrinos, um sobre antivirais para combater o zika e outro sobre a mobilidade urbana durante os Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro.
Mas, em especial nas ciências humanas e sociais, alguns dos trabalhos premiados revelam uma forte carga ideológica de esquerda. Isso não significa que a universidade não deva permitir ampla liberdade de pensamento, mas reflete a forte presença das ideias de esquerda na academia e nas teses - ao ponto de elas serem premiadas durante uma gestão conservadora.

Gazeta do Povo

Estatística, pesquisas e estudos

Em 10 anos, aumenta quase 5 vezes número de alunos que entram em cursos à distância do ensino superior, diz Inep

De 2009 a 2019, o número de novos alunos em cursos superiores à distância aumentou 4,7 vezes - saltou de cerca de 330 mil estudantes para mais de 1 milhão e meio. Ou seja, um crescimento de 378,9%.
Já o índice de ingressantes em graduações presenciais foi ampliado em escala bem menor: 17,8%.

G1

Censo da Educação Superior 2019 mostra queda de novos alunos em instituições públicas

Brasil Escola

Aumenta desistência no ensino superior e cai número de formandos

Estado de Minas

Matrículas no ensino superior a distância sobem 19% antes da pandemia

Uol

Ensino a distância se confirma como tendência

Inep

Mais da metade dos alunos de licenciaturas do país estão em cursos a distância

Folha de São Paulo

Dos 25% estudantes mais pobres, um terço não tem ensino fundamental

No ritmo atual, 85% dos dispositivos nas metas de plano nacional não serão cumpridos no prazo; para especialista, Enem responsabiliza aluno pela educação que ele não teve
Além da disparidade na oferta do ensino por parte das escolas públicas e privadas, as diferenças socioeconômicas dos dois grupos de estudantes precisam ser enfrentadas para se reduzir a desigualdade no acesso ao ensino superior. Dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) mostram que, entre os mais de 5 milhões de inscritos na edição de 2019 do Enem, 46% não tinham computador em casa, e 22,4% disseram não ter acesso à internet.

O Tempo

EAD

MEC quer ampliar ensino a distância nas universidades federais

Foram publicadas hoje no Diário Oficial da União duas portarias que instituem grupos de trabalho para a discussão, elaboração e apresentação de estratégias para a ampliação da oferta de cursos de nível superior, na modalidade a distância, nas instituições federais de ensino.

Uol

Ensino Superior

Esquerda ou direita? Como Bolsonaro tem definido os reitores das universidades federais

Apesar de, entre as 30 nomeações feitas desde o início do mandato presidencial até agora, Bolsonaro ter nomeado reitores que não figuravam na primeira posição da lista em 12 oportunidades, de acordo com levantamento feito pela Gazeta do Povo, o presidente não tem delimitado um padrão rígido para as nomeações. Há nomes escolhidos que se posicionam politicamente à esquerda e à direita e, em alguns casos, são selecionados dirigentes que buscam afastar-se de vinculações políticas e ideológicas.

Gazeta do Povo