Notícias de Educação - 30/out/2020

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Coronavírus

"Medo é a palavra que mais ouvimos dos professores", diz coordenadora

(...) As coordenadoras entenderam que os professores também precisam de apoio psicológico. "Quando começamos a preparar a escola para o retorno às atividades presenciais, não sabíamos como estaria a equipe, se adoeceram, se tiveram perdas, quais os sentimentos", diz Claudia.
"Ao escutarmos mais de 3.800 professores em relação à retomada do trabalho presencial, em uma escala de 0 a 5, na qual 0 indicava 'nada confortável' e 5 'muito confortável', a média definida por professores foi 1,07, sendo que a questão que mais preocupa 86% dos docentes está relacionada às condições sanitárias adequadas nas escolas", explica Mariana Breim, diretora de desenvolvimento integral do Instituto.

R7

Escolas cobram conteúdo de alunos como se a pandemia não existisse

Se 2020 já parecia ter dado toda a sua cota de bizarrice, o fim do ano letivo é a cereja do bolo nesse mundo surreal da pandemia. Depois de permanecerem fechadas praticamente o ano inteiro no Brasil, escolas particulares cobram dos estudantes notas e engajamento nas atividades como se o mundo não estivesse de pernas pro ar.

Folha de São Paulo

AM: FVS registra 702 profissionais de educação infectados após volta às aulas, mas fora das escolas

Desde o retorno das aulas do ensino médio, em 10 de agosto, 702 profissionais da educação foram infectados pela Covid-19 e apresentaram anticorpos IgM, que demonstra fase aguda de infecção recente há pelo menos oito dias. Os dados são da FVS (fundação de Vigilância em Saúde) e leva em consideração resultados entre os dias 18 de agosto e 22 de outubro.
A FVS informou que, de acordo com a investigação epidemiológica, as infecções recentes aconteceram fora do ambiente escolar. Outros 3.293 apresentaram anticorpos IgG que indica fase tardia da doença, fora do período de transmissão. Segundo a FVS, esses foram infectados de maneira comunitária, provavelmente nos meses de pico da pandemia em Manaus.

Amazonas Atual

GO: Conselho Estadual de Educação diz que muitas escolas não devem retomar aulas presenciais

Castro lembrou que uma resolução do CEE autoriza o regime de aulas remotas até o fim do ano letivo de 2020 e, portanto, acredita que muitas instituições seguirão unicamente com ele no período.
“Temos a dificuldade quanto à questão de professores e alunos que não poderão voltar neste momento. Isso vai demandar muita estrutura e gastos por parte das escolas. Por isso, acredito que nesta próxima, sendo liberado, teremos posicionamentos diferentes de escolas que vão voltar às aulas, outras que não voltarão”

Diário de Goiás

RJ: Apenas 5,9% dos alunos da rede estadual voltaram às aulas na primeira semana de liberação

A adesão às aulas presenciais, retomadas no último dia 19, ainda é pequena nas escolas da rede estadual do Rio. Na primeira semana, Do e 250 professores, segundo balanço divulgado pela Secretaria de Estado de Educação. O número corresponde a 5,4% dos estudantes autorizados a voltar para a sala de aula. A frequência é maior nas unidades da capital e da Região Metropolitana. Estão aptos a retornar 59 mil alunos de 408 escolas estaduais de nove municípios fluminenses. Sumidouro, na Região Serrana, entrou na lista.

O Globo

De 40 escolas privadas de SP, 1/4 não retoma ensino médio presencial dia 3

A demora na decisão da Prefeitura e a proximidade com o fim do ano fizeram com que 24% das escolas particulares da capital que responderam a uma enquete feita pelo Estadão decidissem não dar aulas presenciais a partir do dia 3. Elas optaram por continuar apenas com atividades extracurriculares na escola ou sequer abriram ainda.

O Estado de São Paulo

Governo de Pernambuco revela datas para retorno da educação infantil e ensino fundamental nas escolas particulares

A retomada das aulas presenciais na educação infantil e ensino fundamental é somente para as escolas particulares de Pernambuco
Em coletiva de imprensa, o Governo de Pernambuco revelou as datas de retomada das aulas presenciais para os estudantes da educação infantil e ensino fundamental nas escolas particulares. De acordo com o secretário estadual de Educação, Fred Amâncio, a partir do dia 10 de novembro, retornam os alunos do 6º ao 9º ano, no dia 17 de novembro, do 1º ao 5º ano, e a educação infantil será autorizada no dia 24 do mesmo mês.

TV Jornal

Projetos

Startup de educação Amigo Edu cria "Enem" para faculdades privadas

Com a pandemia, a companhia percebeu que as faculdades iriam precisar de ferramentas confiáveis para fazer seus vestibulares online. Assim, passou a desenvolver um produto na área. Sua solução própria, lançada em abril, já foi usada na aplicação de 250.000 provas em 26 universidades em todo o país, entre elas a Fundação Getúlio Vargas e a Belas Artes. Agora, a startup dá um passo além e lança uma prova maior, chamada de Exame Nacional do Amigo Edu (Enae).

Exame

Gestão

SP: Aula remota deve ter previsão em contrato escolar, diz Procon; sindicato sugere evitar reajuste alto

O Procon-SP divulgou nesta quinta-feira, 29, orientações para os contratos de matrícula e reajustes das mensalidades das escolas no próximo ano letivo. Segundo o órgão, o ideal é prever nos contratos como ficarão as aulas caso a pandemia se estenda ou nova medida restritiva – se aulas presenciais, remotas ou as duas possibilidades. O sindicato dos colégios privados afirma que essas previsões serão incluídas no contrato e diz orientar as escolas a não propor reajuste acima da inflação.

O Estado de São Paulo

DF: 32 mil alunos migram para escolas públicas

Segundo o secretário executivo da pasta, Fábio Sousa, o número é uma análise prévia da secretaria com base no número de pedidos recebidos durante o ano. Para a Secretaria, a crise econômica devido a pandemia do novo coronavírus levaram ao aumento da demanda pelo serviço público, além do fechamento de escolas privadas na capital durante o isolamento.

Jornal de Brasília

Escola de elite de SP dará bolsas de estudos a crianças negras e indígenas por toda vida escolar

O Vera Cruz, escola privada tradicional de São Paulo, lançou com um grupo de mães e pais do colégio um programa que concederá bolsas para crianças negras e indígenas, raras na escola, a partir do próximo ano letivo. Batizada de Projeto Travessias, em 2021 a iniciativa beneficiará 18 crianças de cinco anos, que estarão concluindo o ensino infantil.

Folha de São Paulo

Profissionais da Educação

Educação pós-pandemia: formação de professores para a nova realidade

Especialistas apontam o ensino híbrido como uma saída para o retorno parcial das aulas presenciais em 2021, em meio às incertezas sobre vacinas e um possível fim para a epidemia. Sendo assim, o profissional da educação precisa continuar buscando capacitações para sua formação como docente e desenvolvendo habilidades que o permitam aprimorar seu desempenho na educação à distância.

Escolas Exponenciais

Inclusão

Escola esmaga estereótipos de gênero com aulas de mecânica para meninas

Com aulas de mecânica e manutenção de carros para meninas do ensino médio, a escola Stella Maris College, localizada em Sydney, na Austrália, está remando contra a maré de estereótipos baseados em gênero.

MSN

Estatística, pesquisas e estudos

Em dez anos, 40% dos que iniciaram um curso o concluíram

Resultados do Censo da Educação Superior 2019 foram divulgados pelo Inep e pelo Ministério da Educação, na última sexta-feira, 23 de outubro. Crédito: UnsplashEm média, 40% dos estudantes que entraram no nível superior concluíram a graduação, no mesmo curso em que ingressaram, entre 2010 e 2019. Por outro lado, a taxa de desistência acumulada é de 59%, no mesmo período. Os dados fazem parte do Censo da Educação Superior 2019.

Inep

Eventos

Especialistas discutem o cenário da educação básica no Brasil

No dia 3 de novembro, às 10 horas, especialistas vão debater um instrumento que define as políticas públicas em educação no Brasil – o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A conferência O Cenário da Educação Básica no Brasil: Análise do Ideb 2019 vai reunir pesquisadores para discutir os resultados desse instrumento no ano passado. Promovido pela Cátedra de Ensino Básico e pela Cátedra Sérgio Henrique Ferreira, ambas ligadas ao Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, o evento será transmitido ao vivo pelo site do IEA e pelo canal do polo de Ribeirão Preto do IEA na plataforma Youtube. A participação é gratuita. Não é preciso fazer inscrição.

Jornal da Usp