Notícias de Educação - 11/nov/2020

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Coronavírus

Pandemia faz famílias valorizarem mais os professores

Maior participação de pais na rotina escolar também é um dos legados deste período, aponta pesquisa Datafolha
O período de ensino não presencial nesta pandemia trouxe grandes desafios para a educação brasileira. E que estão deixando, por outro lado, experiências e legados importantes para a reflexão sobre o futuro do aprendizado. E uma de suas possibilidades é o modelo híbrido de educação.

Fundação Lemann

Parecer do Conselho de Educação orienta escolas do Ceará sobre como encerrar o ano letivo de 2020

O Conselho Estadual de Educação do Ceará (CEE) emitiu, nesta terça-feira (10), um parecer sobre como as redes de ensino devem proceder para finalizar o ano letivo de 2020, tendo em vista as condições atípicas em decorrência da pandemia de Covid-19. O documento estabelece alternativas para que sejam recuperadas e cumpridas as 800 horas da carga horária em todas as escolas com ensino fundamental e ensino médio no Ceará, conforme exigido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).

Diário do Nordeste

RS: Secretaria de Educação afirma que 168 escolas estaduais retornaram aulas presenciais

Após a autorização da Justiça para liberação da retomada das aulas presenciais, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) contabiliza 168 escolas que voltaram a receber alunos na rede pública. Nesta terça-feira (10), a pasta também declarou que já entregou 88% dos materiais prioritários para segurança dos alunos e professores.

Zero Hora

AC: Educação convoca pais de alunos que não estão participando das aulas remotas

A prefeitura de Rio Branco está convocando os pais de alunos que não estão estudando de forma remota que procurem a gestão da escola onde o filho está matriculado.
De acordo com a nota, a intenção da prefeitura é manter todos os alunos com atividades remotas para que o ano letivo não seja ainda mais prejudicado por conta da pandemia.

AC 24 horas

Novo 4º ano do ensino médio em SP atrai 10% dos alunos

Dos 310 mil alunos da rede pública de São Paulo que vão se formar neste ano no ensino médio, 31 mil, ou seja, 10%, optaram por cursar o 4º ano opcional a fim de recuperar o conteúdo perdido em razão da pandemia do novo coronavírus e do consequente fechamento das escolas para aulas presenciais.

Folha de São Paulo

UFSC prorroga suspensão das atividades presenciais até maio de 2021 por causa do coronavírus

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) anunciou nesta terça-feira (10) que prorrogou a suspensão das atividades presenciais em todos os níveis até o dia 22 de maio de 2021. A instituição está sem aulas presenciais desde março por decisão do comitê multidisciplinar motivada pela pandemia de Covid-19. No fim de agosto, ocorreu a retomada do ensino de forma não presencial.

G1

Sala de aula

Avaliação para favorecer a aprendizagem ativa

Após perguntar 'Por que avaliamos', saiba o que muda no processo avaliativo quando o estudante é entendido como o centro do processo de aprendizagem
Quando falamos de avaliação, é frequente que a discussão se limite à forma e a instrumentos como testes e provas individuais ou, mais raramente, a algumas propostas consideradas mais criativas, como projetos em grupo. Essa constatação se justifica, afinal, este tem sido o modelo hegemônico adotado pelas instituições educacionais em diferentes locais, por muitos e muitos anos. Mas será que uma proposta comprometida com a aprendizagem ativa, com o protagonismo dos estudantes, pode reduzir as discussões sobre avaliação aos elementos ligados apenas aos instrumentos?

Porvir

Tecnologia

Governo quer mesclar livros didáticos digitais com impressos em 2023

O governo quer fazer um edital com livros impressos e digitais para o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) para que o novo formato chegue às escolas em 2023. A proposta do modelo híbrido em análise deve ficar pronta ainda neste mês para que, caso haja decisão favorável, possa ser publicada já em dezembro.

O Globo

Gestão

MEC gasta só 6% de recursos livres para educação básica

O Ministério da Educação (MEC) entrou no segundo semestre com baixo ritmo de execução do orçamento aprovado para 2020, arrastando uma situação que ocorre com mais força desde 2019 e ganha contornos mais críticos em meio à crise da covid-19 e aumento de pressão por gastos pelas redes de ensino. Além do repasse aquém do esperado aos Estados e municípios em um momento de crise, o volume de restos a pagar é crescente e pode, com o passar dos anos, achatar as verbas para educação de forma definitiva, alerta relatório do movimento Todos pela Educação.

Valor

Proposta de custear escola privada com Fundeb favorece cidades ricas

A proposta do governo Jair Bolsonaro de ampliar o escopo de escolas privadas sem fins lucrativos, como unidades religiosas, aptas a receber dinheiro do Fundeb pode favorecer cidades mais ricas e drenar recursos de lugares mais pobres.
O efeito seria, portanto, o oposto do esperado com as novas regras do fundo, principal mecanismo de financiamento da educação básica pública, renovado neste ano.

Folha de São Paulo

Profissionais da Educação

Contra retorno de aulas presenciais, professores fazem "greve pela vida" no Rio

Em assembleia virtual realizada nesta terça-feira (10), os profissionais de escolas municipais da cidade do Rio decidiram iniciar uma greve contra o retorno das atividades presenciais. A volta às aulas havia sido anunciada pela prefeitura na semana passada, e aconteceria a partir desta semana. A chamada “Greve pela Vida” prevê a continuidade de atividades remotas.

iG

Leis e políticas

Projeto permite que universidades adotem critério regional em processo seletivo

Objetivo é dar acesso a estudantes que cursaram ensino médio na região do campus
O Projeto de Lei 5044/20 permite que universidades federais adotem o chamado argumento de inclusão regional nos processos seletivos para ingresso em cursos de graduação sediados em campus do interior.

Câmara

DF: Projeto para educação em casa é aprovado pela CCJ e vai ao plenário da CLDF

As aulas em casa deverão ser monitoradas por unidades educacionais, sejam elas públicas ou privadas. Para Vilela, este acompanhamento será importante para evitar casos de evasão escolar e eventual violência contra os estudantes.
Segundo Martins Machado, o homeschooling poderá garantir mais qualidade de ensino para estudantes com deficiências, especialmente problemas de visão.

Metrópoles

Opinião

O que está errado com a educação brasileira

Por que a educação do país patina em tantos aspectos? Por qual razão os alunos permanecem com desempenho pífio nos rankings internacionais? O que há de errado com a formação de professores? Até quando crianças chegarão à 3ª série sem serem alfabetizadas e, afinal, a ideologização do ensino é o principal dos problemas? O diagnóstico é complicado e mudar o quadro não é fácil.

Gazeta do Povo

Ensino Superior

UFPB: Estudantes protestam, e Justiça determina desocupação de reitoria

A Justiça Federal determinou a desocupação imediata da reitoria da UFPB (Universidade Federal da Paraíba), no campus I, em João Pessoa (PB), em decisão proferida na manhã de hoje. Desde a semana passada, representantes da comunidade acadêmica ocupam a frente da reitoria da instituição em protesto contra a nomeação do professor Valdiney Gouveia como reitor da UFPB, em ato assinado pelo presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido). Valdiney foi o terceiro e menos votado nas eleições realizadas em outubro.

Uol

Policiais e jurídicas

OAB pede para STF anular nomeações de reitores feitas por Bolsonaro

A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) pediu para o STF (Supremo Tribunal Federal) anular algumas nomeações de reitores feitas por Jair Bolsonaro (sem partido) em universidades federais. A ação quer que o presidente nomeie sempre o primeiro colocado das listas tríplices enviadas pelos institutos. Ele tem escolhido o terceiro colocado na maioria das vezes.

Uol

Polêmicas

Professora de SC afirma que Bolsonaro armou para matar Marielle Franco

Em uma aula remota realizada na semana passada, uma professora de Redação de um colégio particular de Rio do Sul, em Santa Catarina, afirmou que Jair Bolsonaro teria "armado" para matar Marielle Franco, fazendo referência a uma suposta participação do atual presidente da República no assassinato da vereadora carioca e de seu motorista, Anderson Gomes, em 2018 – hipótese já descartada pela Polícia Civil.

Gazeta do Povo