Notícias de Educação - 20/nov/2020

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Dia da Consciência Negra

Acesso de negros a escolas cresceu na última década, mas ensino da cultura e história afro-brasileira ainda é desafio

A educação no Brasil é um direito constitucional, garantido a todos. Mas, para as crianças negras do país, há desafios particulares que ainda precisam ser enfrentados.
Embora a presença de negros (pretos e pardos) em escolas do país tenha crescido nos últimos dez anos (veja gráfico abaixo), as diferenças raciais nos índices de educação ainda são frequentes.

G1

Consciência negra na educação: política pública afirmativa cada vez mais necessária

O Popular

Pais e mães de escolas de elite de SP se engajam em grupos por educação antirracista: 'A gente quer sair dessa bolha'

G1

Após 17 anos da lei federal, ensino afro alcança todas as escolas municipais de SP; prática na rede ainda é irregular

G1

Professores tratam estudantes negros e brancos de forma diferente

MSN

4 propostas pedagógicas antirracistas para as escolas refletirem e praticarem

Muitas vezes o racismo é entendido como uma questão entre duas pessoas, ou até mesmo confundido com o que chamamos de “bullying”, como se fosse apenas um ato preconceituoso exercido por alguém. Entretanto, o primeiro passo para promover uma educação antirracista é entender que o racismo, de acordo com diversos pesquisadores, como Silvio Almeida, é estrutural em nossa sociedade, promovendo, além da violência entre indivíduos e grupos, um grande abismo social.

Porvir

Coronavírus

Plataforma online ajuda cidades a reabrir escolas

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Fundação Lemann lançam nesta quinta-feira uma plataforma interativa para ajudar redes públicas de ensino a abrir suas escolas com segurança. O site tem dados de todos os municípios do País e mostra que materiais precisam ser comprados, como organizar o espaço físico, a quantidade de professores necessários e até quantos alunos podem ir por dia presencialmente.

Terra

SP: Por covid, escolas privadas pedem para famílias redobrarem cuidados em casa

Escolas particulares da cidade de São Paulo pediram aos pais dos alunos para redobrarem, em casa, os cuidados contra o novo coronavírus. Nos últimos dias, a capital paulista apresentou alta no número de internações por covid-19, e colégios privados chegaram a registrar casos da doença entre estudantes e funcionários.

Uol

Covas paralisa planos de abertura das escolas em São Paulo

O prefeito Bruno Covas anunciou nesta quinta-feira, 19, que as escolas públicas e particulares não terão novas autorizações de funcionamento presencial. Segundo o Estadão adiantou, haverá uma pausa nos planos de abertura na educação porque os dados da pandemia pararam de melhorar na cidade.

Terra

SP: Alunos da rede municipal poderão refazer 3º ano do ensino médio em 2021

A Prefeitura de São Paulo anunciou hoje que, devido à pandemia do coronavírus, alunos do terceiro ano do ensino médio da rede municipal poderão refazer o último ano desta etapa de ensino em 2021.

Uol

Sala de aula

Inteligência artificial pode ser grande aliada para a educação no pós-pandemia

A inteligência artificial pode atuar de forma que o conteúdo exibido durante as aulas seja direcionado, assim como as avaliações. No caso de um aluno ter melhor desempenho em matemática e pior em português, a IA pode identificar essas lacunas e dedicar mais questões de Língua Portuguesa para aquele aluno.

Folha de Pernambuco

Dicas

Ferramenta facilita criação de portfólios digitais, blogs e apresentações

O professor ou professora que busca alternativas ao trabalho de texto tradicional e espera promover práticas que dão a oportunidade para o aluno liberar sua criatividade, pode encontrar no Sway, da Microsoft, um aliado para seu dia a dia. Com ele, é possível criar blogs, sites, portfólios, currículos, registro do processo de pesquisas, apresentações e muito mais, com uma estética bonita, sem a necessidade de conhecimentos de design gráfico e programação.

Porvir

Leis e políticas

Senado aprova texto que obriga governo a instalar internet em todas as escolas públicas até 2024

O Senado aprovou nesta quinta-feira (19), por 69 votos a um, projeto que determina como deverá ser aplicado o dinheiro do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust). O texto segue para sanção presidencial.

G1

Deputado quer proibir linguagem neutra em escolas de Minas Gerais

O deputado estadual Léo Portela (PL-MG) apresentou na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, nesta quarta-feira (18), projeto de lei que proíbe a utilização da chamada "linguagem neutra" tanto em escolas públicas como privadas do estado. Defensores do modelo afirmam que essa seria uma melhor forma de acolher os chamados "não binários", mas não há amparo científico para a linguagem, e grande parte dos linguistas não vê preconceito na norma culta da língua. Escolas do Rio de Janeiro e Recife já tentaram adotar a "linguagem neutra".

Gazeta do Povo

Ensino Superior

Bolsonaro nomeia o 2º colocado da lista tríplice para reitor da Ufpi

Na edição desta quinta-feira (19/11) do Diário Oficial da União (DOU), Gildásio Guedes Fernandes foi nomeado reitor da Universidade Federal do Piauí (Ufpi). O professor ficou em terceiro lugar na consulta à comunidade acadêmica e era o segundo colocado da lista tríplice.

Correio Braziliense

Policiais e jurídicas

Fachin pede que Bolsonaro explique critérios para a nomeação de reitores federais

A solicitação, divulgada nesta quinta-feira (19), foi feita em uma ação do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A entidade pede que o STF determine que o presidente deve nomear apenas os primeiros nomes das listas tríplices enviadas pelas instituições federais de ensino superior.

G1

Polêmicas

STF começa a julgar se crença religiosa de candidato pode levar a mudança na data de concursos

O relator de uma das ações, ministro Dias Toffoli, defendeu nesta quinta que não existe o direito de candidatos à mudança na data das provas. O ministro Edson Fachin divergiu, votando a favor da possibilidade. Os demais ministros ainda devem votar.

G1