Notícias de Educação - 03/dez/2020

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Coronavírus

'Não abrir escolas em 2021 é um crime contra a infância', diz pediatra

É preciso mostrar para a sociedade que a escola é essencial, e mais, que é segura durante a pandemia de covid-19. Essa uma das mensagens principais da campanha Lugar de Criança é na Escola lançada por pediatras nas redes sociais. Um dos coordenadores do grupo, o pediatra, sanitarista e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Daniel Becker, diz se preocupar com o momento de piora da pandemia no País, mas acredita que é preciso uma mobilização da sociedade para ter a educação funcionando, seguindo todos os protocolos.

Terra

Às vésperas de novo ano letivo, debate sobre reabertura das escolas no Brasil continua

A situação das escolas no Brasil ainda é bastante complexa. Em meio à pandemia do coronavírus, alguns estados optaram pelo retorno às aulas presenciais, como no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul. Por outro lado, outros estados, como São Paulo, preferiram esperar.
O monitoramento da Unesco, braço da ONU para a Educação, a Ciência e a Cultura, coloca o Brasil como um dos poucos países em que as aulas ainda não foram reestabelecidas no mundo, ao lado do México, Venezuela e Colômbia.

Yahoo

Secretário de SP quer escola aberta mesmo se Estado voltar à fase vermelha

O secretário da Educação de São Paulo, Rossieli Soares, disse nesta quarta-feira, 2, que quer manter escolas estaduais abertas mesmo que o Estado retroceda para as fases laranja ou vermelha do plano de reabertura econômica, quando há aumento de infecções pela covid-19. Nesta semana, todas as regiões voltaram para a fase amarela, mas as escolas continuaram em funcionamento nos municípios que já haviam autorizado o retorno.

Terra

Secretário de Educação de São Paulo defende escola como serviço essencial

Metrópoles

Dicas

5 cursos gratuitos de tecnologia alinhados à BNCC para educadores e gestores

O ano letivo de 2020 destacou a necessidade do desenvolvimento de competências da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) que vão além do currículo tradicional das escolas e também do trabalho pedagógico mediado por tecnologia. Acompanhar essa demanda nem sempre é simples, e neste sentido cursos livres podem ser uma boa opção para se manter atualizado. Neste final de ano, o programa oferece cerca de 40 cursos gratuitos que promovem a troca de experiências e a construção coletiva de conhecimento.

Porvir

Gestão

Estados e prefeituras digitalizam serviços, mas há gargalos na saúde e educação, diz IBGE

O atendimento ao cidadão pela internet era uma prática adotada por todos os governos estaduais e 88,9% das prefeituras do país em 2019, informou nesta quarta-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) por meio de suas Pesquisas de Informações Básicas Estaduais (Estadic) e municipais (Munic).
Os gargalos municipais no atendimento ao cidadão, segundo o IBGE, são a realização de pesquisa de satisfação, além de agendamento de consulta na rede pública de saúde e matrícula escolar na rede pública online.

Valor

Contra evasão escolar, governo de SP lança campanha com influenciadores

Após seis meses com todas as escolas da rede estadual fechadas, o governo de São Paulo lançou nesta quarta-feira (2) uma campanha com influenciadores para incentivar os alunos a assistirem as aulas remotas ou voltarem às unidades que reabriram.

Folha de São Paulo

KondZila e Tik Tok entram em campanha contra evasão escolar

R7

Escolas particulares de SP desistem de atividades no contraturno em 2021

Para diminuir a circulação de alunos, colégios particulares de São Paulo decidiram que não irão oferecer atividades complementares no próximo ano. A medida foi tomada sob a avaliação de que, ainda no início de 2021, não estejam autorizados a voltar com todos os estudantes ao mesmo tempo.

Folha de São Paulo

Leis e políticas

Ministério revoga portaria que obrigava volta das aulas presenciais em universidades em janeiro

O Ministério da Educação (MEC) decidiu revogar a portaria que pedia que as universidades federais e particulares retornassem com aulas presenciais a partir de 4 de janeiro. A repercussão negativa das instituições e de especialistas que disseram que a medida era inconstitucional acabaram fazendo o governo voltar atrás.

Terra

MEC não confirma revogação de Portaria que determina volta às aulas; definição é esperada para esta quinta-feira

Gazeta do Povo

Volta às aulas presenciais nas universidades deve considerar situação local da pandemia, defendem reitores

G1

Oposição reage contra portaria do MEC sobre aulas presenciais em universidades

Câmara

Apesar do avanço da covid, Bolsonaro diz querer volta às aulas presenciais 'em todos os níveis'

O Estado de São Paulo

Lei que destina royalties do petróleo para saúde e educação é constitucional, defende PGR

A lei Federal 12.858/13, que obriga os Estados, o Distrito Federal e os municípios a destinarem royalties do petróleo para educação e saúde, está de acordo com a Constituição e não fere a autonomia dos entes federados. É o que defende o procurador-Geral da República, Augusto Aras, em parecer enviado ao STF contra a ADIn 6.277, proposta pelo governo do Estado do Rio de Janeiro.

Migalhas

Parecer do projeto que torna educação serviço essencial é aprovado na CCJ da Alesc

Um projeto de lei do deputado estadual Bruno Souza (Novo), que inclui as atividades educacionais com aulas presenciais como serviço essencial, já tinha recebido parecer favorável do relator e deputado Luiz Fernando Vampiro (MDB). Na manhã desta quarta-feira, 2, em reunião extraordinária, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa de Santa Catarina aprovou o parecer do deputado Vampiro. Posteriormente, ele será levado para o plenário para ser votado.

O Município

Estatística, pesquisas e estudos

Observatório reúne dados sobre ensino de inglês no Brasil

Plataforma do British Council tem como objetivo reunir dados e evidências para subsidiar políticas públicas e tomadas de decisão no cenário do ensino da língua estrangeira
A maioria dos professores que dão aulas de inglês nas escolas públicas no Brasil, o equivalente a cerca de 55%, não tem formação específica para lecionar essa disciplina. Além disso, 81% reclamam da falta ou da inadequação do material didático usado nas aulas.

Correio Braziliense

Ensino Superior

Autonomia universitária não é 'concessão de independência' para eleger reitores, diz PGR ao STF

A Procuradoria-Geral da República (PGR) afirmou ao Supremo Tribunal Federal (STF), em parecer, que o presidente da República não pode ser obrigado a escolher, como reitores, os primeiros colocados nas listas tríplices elaboradas pelas universidades federais.
Para o procurador-geral da República, Augusto Aras, a autonomia universitária prevista na Constituição "não equivale à concessão de independência ou soberania a essas instituições".

G1

Eventos

Professora brasileira concorre ao "Nobel" da Educação

Doani Bertan criou um jeito próprio de ensinar crianças surdas e ouvintes de maneira mais inclusiva. Ela está entre os dez melhores do mundo
A professora da rede pública de São Paulo, Doani Bertan, concorre nesta quinta-feira (3) ao Global Teacher Prize, prêmio que reconhece as iniciativas inovadoras na Educação, organizado pela Varkey Foundation em parceria com a Unesco. O vencedor receberá US$ 1 milhão.

R7

Ministério Público convoca reunião para discutir calendário escolar e qualidade do ensino em Minas

Entre os assuntos que serão tratados estão um diagnóstico sobre o real acesso dos estudantes às aulas não presenciais; ensino em escolas do campo, quilombolas e indígenas; ampliação e qualidade da inclusão digital em Minas Gerais; reorganização do calendário escolar e o plano de retomada das aulas presenciais nas escolas estaduais.

Hoje em Dia

Outras do dia

“Desafio Gamer” propõe transformar em jogo o acervo e a história do Museu do Ipiranga

A oitava edição do Festival Games for Change América Latina será realizada em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), em formato on-line, entre este sábado (05/12) e o próximo (12/12). A iniciativa abrange ao todo dez desafios. Um deles é o “Gamers do Ipiranga”, no qual os participantes serão convidados a criar jogos que utilizem o acervo, a arquitetura e a história do Museu Paulista da USP, também conhecido como Museu do Ipiranga.

Fapesp