Notícias de Educação - 10/dez/2020

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Destaque: Conceito Preliminar de Curso (CPC)

Cursos de federais têm melhores resultados em indicador de qualidade

Cursos de instituições públicas federais obtiveram os melhores resultados no Conceito Preliminar de Curso (CPC), divulgado hoje (9) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O CPC é um dos principais indicadores de qualidade do ensino superior. Os resultados são referentes a 2019. Entre os cursos avaliados estão medicina, enfermagem e engenharias.
O indicador segue uma escala de 1 a 5. O conceito 3 é uma espécie de média. Aqueles que tiveram um desempenho menor que a maioria recebem conceitos 1 ou 2. Já os que obtiveram desempenho superior recebem os conceitos 4 ou 5.

EBC

Cursos de universidades públicas têm desempenho 2 vezes melhor que privadas

Uol

68% dos cursos de universidades públicas têm desempenho alto em avaliação do MEC

Folha de São Paulo

Apenas 2,6% de cursos superiores têm nota máxima do MEC; Inep fala em resultado satisfatório

Gazeta do Povo

2,5% dos cursos de graduação avaliados pelo MEC em 2019 recebem nota máxima, e 8% têm qualidade insatisfatória

G1

CPC 2019 de 91,6% dos cursos está entre as faixas 3 e 5

Inep

Coronavírus

Reabertura de escolas na Inglaterra teve risco baixo, mostra pesquisa

Para o baixo risco se concretizar, dizem os autores, houve medidas de segurança sanitária, os colégios funcionaram com apenas parte da sua capacidade e, principalmente, o retorno presencial foi feito em um momento no qual o número de casos diários havia sido reduzido: o estudo aponta que o risco de um surto cresce 72% para cada aumento de cinco casos por 100 mil no entorno da escola.

O Globo

RJ: Escolas particulares defendem volta das aulas presenciais e professores temem pandemia

O debate sobre o esquema de ensino nas escolas particulares do estado em 2021 mostrou que os sindicatos de profissionais e o patronal estão em posições antagônicas. Em audiência pública virtual realizada pela Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) nesta terça-feira (08/12) foram expostos dados científicos sobre a pandemia do coronavírus e ouvidos gestores de saúde pública, representantes de escolas particulares, professores e estudantes. Na próxima terça (15/12) será discutido o próximo ano letivo na rede pública de ensino.

Diário do Vale

Gestão

Secretaria de Educação Básica do MEC realiza o primeiro diagnóstico da implementação da BNCC

A Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC) iniciará, ainda em 2020, o primeiro diagnóstico acerca da implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. Tal diagnóstico consta do Plano de Trabalho de Monitoramento da BNCC apresentado e aprovado pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) e pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME). Ele trata do acompanhamento e da avaliação da implementação da BNCC, incluindo diagnóstico para apoiar o planejamento das ações de aperfeiçoamento desse processo de implementação e vislumbrando o apoio ao trabalho dos gestores e professores no alinhamento entre a BNCC e o currículo local e as suas aplicações em sala de aula; no planejamento das formações continuadas para os professores das redes; com os novos materiais didáticos; nas avaliações de aprendizagem aplicadas com seus estudantes; e na identificação de boas práticas para estabelecer parâmetros e modelos. No âmbito desse Plano, também será ainda desenvolvida uma plataforma online para a gestão das informações, que será alimentada com dados fornecidos pelas Secretarias Estaduais e Municipais de Educação (SEDUCs e SEMEDs).

MEC

São Paulo vai monitorar aprendizagem dos estudantes

Método funciona a partir da aplicação de provas e atividades presenciais e online, para todos os alunos da rede estadual. Saresp não será realizado
A Secretaria de Educação de São Paulo criou um sistema de monitoramento de aprendizagem para acompanhar todos os 3,5 milhões de alunos da rede. O sistema funciona a partir da aplicação de avaliação diagnóstica, atividades digitais quinzenais, provas mensais e bimestrais, avaliação de fluência leitora, entre outras atividades.

R7

Leis e políticas

Conselho Nacional de Educação permitirá atividades remotas em escolas e universidades por prazo indefinido, diz relatora

O Conselho Nacional de Educação (CNE) decidiu, em reunião realizada na terça-feira (8), que as atividades remotas poderão integrar o currículo de escolas e universidades brasileiras por prazo indeterminado. Segundo a relatora do parecer, Maria Helena Guimarães de Castro, a medida deve ser publicada no Diário Oficial da União até o fim desta semana.

G1

Veja como ficam as aulas presenciais em 2021 nas federais de SC com nova portaria do MEC

G1

Votação do Fundeb é adiada, e educação básica pode perder R$ 3,3 bilhões

Medida, que seria votada nesta quarta (9), precisa passar pela Câmara e pelo Senado; não há acordo em relação ao texto final
A regulamentação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação ( Fundeb ) não será votada nesta quarta-feira (9), como era previsto. O problema é que ainda não há acordo fechado em torno do texto relatado pelo deputado Felipe Rigoni (PSB-ES).

iG

Avaliação

Estamos tranquilos com aplicação do Enem em janeiro, diz presidente do Inep

Apesar do recente aumento no número de casos de coronavírus no Brasil, as provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2020, previstas para acontecer em janeiro de 2021, não devem ser adiadas novamente. A avaliação é de Alexandre Lopes, presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão responsável pelo exame.

Uol

Ensino Superior

MEC muda cronograma e marca inscrições do Prouni e Fies para antes do Enem

O Ministério da Educação (MEC) alterou os cronogramas do Prouni (Programa Universidade para Todos) e do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) e os candidatos que forem fazer a edição de 2020 do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) não vão poder participar dos programas governamentais.
A pasta decidiu que as inscrições para os dois programas vão acontecer antes da realização da prova e da divulgação dos resultados. Assim, só poderão participar aqueles que realizaram o Enem em anos anteriores. A mudança foi um pedido dos donos de faculdades particulares.

iG

Pós-graduação não parou na pandemia

A pós-graduação manteve o funcionamento mesmo com as restrições impostas pelo novo coronavírus. Foram necessárias adaptações, mas as atividades seguiram. Benedito Aguiar, presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), fez essa observação nesta terça-feira, 8 de dezembro, na 201ª reunião do Conselho Técnico e Científico da Educação Superior (CTC-ES).

MEC

Opinião

Ilhas de Excelência

Sistemas pedagógicos pelo mundo podem ser inspiração para nos ensinar a repensar a escola básica brasileira
(...) Sistemas pedagógicos como os da sueca Vittra e da portuguesa Escola da Ponte, descritos acima, resumidamente, são considerados modelos inovadores de ensino que ajudam a pensar os novos desafios do mundo de um jeito menos focado na absorção de conhecimentos pré-programados e mais voltado ao processo criativo e de aprendizagem do indivíduo — sem perder de vista que esse indivíduo convive em sociedade.

Uol

Lugar de criança é na Escola

Os efeitos da covid-19 já nos deixaram amargas lições. Uma das principais foi o quanto a nossa infância e juventude perderam com a suspensão das aulas. Por isso, a reabertura das escolas é inadiável. No dizer do pediatra Daniel Becker que está liderando a campanha "Lugar de criança é na escola", em artigo publicado dia 2 no Estadão, "Não abrir as escolas em 2021 é um crime contra a infância. É preciso acabar com a ficção de que a escola é um lugar perigoso durante a pandemia".

Jornal de Jundiaí

Portugal tem muito a nos ensinar sobre educação

Na última virada do século, Portugal e Brasil se posicionavam bem abaixo da média entre os países avaliados pelo teste Pisa, conduzido pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE). O teste é aplicado em leitura, matemática e ciências a milhares de jovens de 15 anos, ao fim do ensino fundamental. A partir de 2000, enquanto o Brasil patinou com notas bem abaixo da média, Portugal partiu para cima como um raio e ultrapassou a média mundial no último teste, em 2018. O que fizeram de diferente para apresentar um progresso tão fulgurante?

O Globo

Eventos

Escolas públicas disputam final do prêmio Gestão Escolar 2020 por ações desenvolvidas na pandemia

Cinco escolas, de cada região do país, são finalistas na competição com mais de 8 mil instituições inscritas.
As estratégias desenvolvidas para manter o ensino e a aprendizagem na pandemia levaram cinco escolas públicas à final do prêmio Gestão Escolar 2020. A escola vencedora será anunciada nesta quinta-feira (10), às 16h30.

G1

MEC não recebe reitores eleitos que não foram empossados

Um ato em frente ao Ministério da Educação (MEC), na Esplanada dos Ministérios, reuniu, na tarde desta quarta-feira (9/12), reitores eleitos que não foram empossados, a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) e a União Nacional dos Estudantes (UNE). Os presentes cobravam uma reunião com o ministro Milton Ribeiro, porém não foram recebidos.

Correio Braziliense

Negócios

Vasta Educação, da Cogna, compra startup de avaliação digital Meritt

A Vasta Educação, que pertence a Cogna (COGN3), comprou a plataforma de avaliação digital Meritt, mostra documento enviado ao mercado nesta quarta-feira (9). O valor da aquisição não foi revelado.
Segundo a companhia, a Meritt possui mais de 10 anos de experiência e mais de 500 escolas atendidas e é a maior base de dados da educação básica do Brasil.

Money Times

Outras do dia

Prefeitos nos EUA esperam corte na educação e aumento da desigualdade pós-pandemia

Apesar da distribuição de uma vacina contra a Covid-19 e de dados que apontam uma leve melhora econômica nos EUA, o Congresso americano ainda se divide quanto à aprovação de um novo pacote de estímulo financeiro no país, reforçando a avaliação dos prefeitos de que as implicações da pandemia serão graves e de longo prazo.

Folha de São Paulo