Notícias de Educação - 11/dez/2020

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Coronavírus

MEC autoriza ensino remoto enquanto durar pandemia

O Ministério da Educação (MEC) homologou a resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE) que afirma que as escolas públicas e particulares do País podem oferecer ensino remoto enquanto durar a pandemia. O documento foi motivo de intenso debate e esperava aprovação desde outubro. Depois de longa negociação com o ministro Milton Ribeiro, o CNE tirou a data "31 de dezembro de 2021" do texto.

Terra

Professores assumem a linha de frente do combate à evasão

Com novas atribuições no período de aulas remotas, professores se unem a equipes de secretarias para manter contato direto com os alunos
Além de cuidar da adaptação do conteúdo para os meios digitais, definir o que seria priorizado, aprender dar aulas em vídeo, entre outras novidades, muitos professores tiveram que dedicar parte do seu tempo para monitorar a frequência e compreender os motivos que levavam os estudantes a faltar nas aulas remotas e a não entregar as tarefas.

Porvir

O que o brasileiro tentou aprender na pandemia segundo o Google

No topo do ranking, o interesse em aprender a tocar violão e a desenhar. Depois, a aprender um idioma, seja o espanhol, o italiano e o … coreano (olha aí a influência do k-pop, sobretudo entre os mais jovens). A lista ainda registra a curiosidade em dominar o inglês e o francês, assim como aprender a dirigir.

Veja

SE: Educação nega, mas há surto de Covid-19 em 40 escolas estaduais

A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), saiu com nota na qual afirma ser falsa a lista com 39 Escolas da Rede Estadual de Ensino nas quais professores, professoras, estudantes e demais servidores da área administrativa testaram positivo para Covid 19. Mas embora a Seduc tente negar ou esconder, infelizmente, este fato é verdadeiro.

NE

Sala de aula

Projeto global quer transformar educação com escolas inovadoras até 2030

Mesmo com o cotidiano escolar tendo sido drasticamente afetado pela pandemia do novo coronavírus em 2020, organizações e educadores de escolas públicas e comunitárias de todo o Brasil avançaram durante o ano na construção de um projeto voltado a desenvolver, disseminar e avaliar boas práticas para a educação de crianças e jovens no país nos próximos dez anos.
A iniciativa, que tem o nome de Escolas 2030, é orientada pelo Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 da Organização das Nações Unidas, que consiste basicamente em assegurar uma educação inclusiva e equitativa de qualidade, promovendo oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

Uol

Gestão

'Há formas de cobrar anuidade nas universidades públicas que melhoram o acesso dos mais pobres', diz especialista

O Brasil pode se beneficiar de instituir anuidade nas universidades públicas brasileiras para aumentar o acesso de alunos de camadas populares caso a forma de cobrança seja bem desenhada, afirma a economista Tássia Cruz. Ela é diretora de pesquisa da Dados para um Debate Democrático na Educação (D³e), organização que publica nesta quinta-feira o relatório “Financiamento e Equidade no Ensino Superior”.

O Globo

Quais os caminhos para inovar na educação brasileira?

Especialista analisa os diferentes agentes que têm promovido mudanças inovadoras no ensino do país
Sabendo da importância da inovação, diversos agentes – como edtechs (startups que unem tecnologia e educação), escolas inovadoras e professores – promovem mudanças em três diferentes pilares: tecnologia, metodologia e currículo.

Exame

DF: Escolas públicas de ensino médio adotarão sistema de créditos em 2021

A Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) informou, nesta quinta-feira (10/12), que 12 escolas de ensino médio da rede pública do DF vão ofertar as disciplinas em sistema de créditos em 2021, como ocorre em universidades. A meta da SEEDF é que, até 2022, o modelo se expanda gradualmente para todas as escolas públicas com a modalidade.

Correio Braziliense

Proposto pela prefeitura, novo sistema para avaliar educação é aprovado em Porto Alegre

Um novo sistema para a educação de Porto Alegre foi aprovado na quarta-feira (9). O projeto de lei, proposto pela prefeitura, cria o Sistema de Avaliação Municipal da Educação Básica (Sameb-POA), composto pela Avaliação da Educação Infantil, a Prova Porto Alegre (voltada para o Ensino Fundamental), a Avaliação Municipal de Educação Básica e pelas demais avaliações oficiais instituídas pelo Ministério da Educação (MEC).

Zero Hora

Profissionais da Educação

Professores da Unimep aprovam continuidade de greve, que chega a 11 dias

Professores da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep) aprovaram a continuidade da greve da categoria nesta quinta-feira (10). Eles apontam atraso no pagamento de salários, 13º e férias. Segundo o Sindicato dos Professores de Campinas e Região (Sinpro), ainda não houve uma proposta da universidade.

G1

Leis e políticas

Câmara aprova uso de recursos públicos do Fundeb para escolas ligadas a igrejas e ao Sistema S

A Câmara dos Deputados incluiu escolas ligadas a igrejas, entidades filantrópicas e o ensino técnico profissionalizante do Sistema S entre as instituições que podem ser beneficiadas com recursos públicos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). As duas emendas geraram polêmica no plenário.

O Estado de São Paulo

Câmara aprova texto-base de projeto que regulamenta o novo Fundeb

G1

Até quando as escolas vão poder oferecer ensino remoto? Entenda as previsões do MEC

Ministério homologou resolução que prevê ensino remoto enquanto durar a pandemia. Veja respostas para outras questões sobre o assunto
O Ministério da Educação homologou resolução nesta semana com previsão sobre a duração das atividades de ensino remoto no País. As aulas presenciais nas escolas foram intensamente afetadas pela pandemia do novo coronavírus. Aos poucos, o retorno acontece em parte das unidades pelo País, mas os efeitos ainda devem perdurar.

O Estado de São Paulo

Alerj aprova PEC que destina 100% dos royalties do pré-sal para custear saúde e educação pública

A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou nesta quarta (9) em primeira discussão uma proposta de emenda à Constituição (PEC) que obriga a destinação de 100% dos recursos provenientes de royalties do pré-sal para educação e saúde.

epbr

Estatística, pesquisas e estudos

Rematrículas em escolas privadas caem 30%, diz pesquisa

Caiu 30% o número de estudantes rematriculados em escolas particulares neste ano, no período sazonal de setembro a 14 de novembro, na comparação com o mesmo período de 2019. A maior queda se concentra nas instituições que oferecem ensino infantil e fundamental I.
O cenário é marcado pelas incertezas em relação a 2021, devido à pandemia da Covid-19. “Ainda há o medo do desemprego, a insegurança do novo coronavírus. Soma-se a isso, o estresse e cansaço mental dos pais, que preferem adiar a decisão para o ano que vem”, explica Christian Coelho.

CNN

Ensino Superior

Fachin decide que Bolsonaro deve respeitar lista tríplice de universidades

O ministro do Supremo Tribunal Federal Edson Fachin determinou nesta quinta-feira (10) que o presidente Jair Bolsonaro tem que seguir a lista tríplice das universidades na escolha de reitores. A determinação do ministro deve ser enviada ao plenário virtual para que os ministros decidam se mantêm ou não a decisão de Fachin.

CNN

Defensoria recomenda ao MEC que altere cronograma do Fies e do Prouni para 2021

O Ministério da Educação antecipou as inscrições para os programas, que serão feitas com a nota do último Enem. A decisão impossibilita os estudantes que realizarão a prova em janeiro de 2021 de disputar vagas em instituições públicas e particulares ainda no primeiro semestre.

Folha de São Paulo

Outras do dia

BB renegocia dívidas do Fies e promete desconto de até 100% nos juros

Os estudantes em atraso com o Fies (Financiamento Estudantil) no Banco do Brasil poderão renegociar as parcelas até o fim do ano. A instituição financeira lançou um programa que prevê descontos de 25% a 100% nos juros de mora. A parcela não poderá ser inferior a R$ 200. Quem quitar integralmente o financiamento ou o saldo devedor terá redução de 100% nos juros.

Uol