Notícias de Educação - 15/dez/2020

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Coronavírus

Por que as crianças se infectam menos, contagiam menos e sofrem menos os efeitos da covid-19?

As crianças não são supercontagiosas da covid-19, nem se contaminam na mesma proporção que os adultos, nem, quando sofrem da doença, apresentam os mesmos efeitos devastadores que os mais velhos. Na maioria dos casos sequer dão positivo nos testes PCR, apesar de serem portadoras. Por quê? “A resposta não é simples e nem existe uma única razão, mas é evidente que é assim”, explica Jesús Rodríguez Baño, pesquisador e professor de Medicina da Universidade de Sevilha.

El País

Ana Escobar: “Relutei em aceitar a volta às escolas, até que os argumentos científicos me convenceram”

El País

Professores devem ser priorizados na vacinação contra a Covid-19, diz Unesco

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) pediu nesta segunda-feira (14) aos governos que priorizem os professores no acesso às vacinas contra a Covid-19, ao considerar que estes profissionais devem ser tratados como trabalhadores da "linha de frente", informou a agência France Presse.

G1

Setor privado pressiona pela antecipação da vacinação de professores e inclusão de todos profissionais da educação

O Globo

Estudo aponta que saúde mental das crianças se deteriorou durante lockdown

Um novo estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Cambridge descobriu que o lockdown imposto pelo governo em resposta à pandemia de coronavírus causa danos significativos à saúde mental das crianças. O estudo, publicado esta semana no Archives of Disease in Childhood, foi o primeiro a analisar dados sobre a saúde mental de crianças mais novas antes e durante o primeiro lockdown no Reino Unido, na primavera passada (entre março e junho).

Uol

Mães recorrem a creches informais e vivem ‘pesadelo logístico’ para conciliar filhos e trabalho na pandemia

Até o início da pandemia, a cidade de São Paulo tinha cerca de 340.000 crianças matriculadas em Centros de Educação Infantil (CEI), mas a falta de vagas para atender toda a demanda da maior cidade do Brasil já era um problema para muitas famílias e um desafio para a Administração municipal ―agora agravado pela crise sanitária.
Segundo a pesquisa Mulheres na pandemia, realizada pela Gênero e Número, 50% das mulheres no Brasil passaram a cuidar de alguém durante a pandemia de covid-19 e 16% delas foram prejudicadas financeiramente por conta disso. Muitas, como Ana, perderam o posto de trabalho. No segundo trimestre de 2020, o desemprego medido pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad Contínua), do IBGE, foi de 12% entre homens e 14,9% entre elas. A mesma pesquisa mostrou que sete milhões de mulheres haviam deixado o mercado de trabalho na última quinzena de março, quando os Estados brasileiros adotaram medidas de isolamento social, contra cinco milhões de homens.

El País

SP: Grupo de pais discute reabertura das escolas com o secretário estadual da Educação

O grupo de pais Escolas Abertas – criado há duas semana – teve ontem uma reunião com Rossieli Soares, secretário de Educação do Estado.
Segundo Lana Romani, porta-voz do movimento, o secretário se disse totalmente a favor do pleito do grupo: que as aulas voltem, tanto em escolas particulares quanto públicas. “São Paulo é uma das únicas cidades do mundo em que as escolas estão fechadas. Só esperamos que a Prefeitura veja isso e siga o Plano SP na educação, como seguiu em todos os outros segmentos”, afirma.

O Estado de São Paulo

Sala de aula

A relação entre a neurociência e a educação

Construir um currículo que aprimore e estimule o aprendizado dos alunos é um desafio para todo educador. Por isso, é importante conhecer mais a fundo a neurociência, que vem se mostrando uma grande aliada quando o assunto é educação. Mas você sabe exatamente como a neurociência e a educação se relacionam?
Neurociência é o estudo científico da estrutura e funcionalidade do sistema nervoso central humano. Uma de suas subdivisões é a neurociência cognitiva, que estuda como o ser humano aprende, como os impulsos externos chegam ao nosso cérebro, como processamos novas informações, como adquirimos conhecimento a partir de nossas experiências, como construímos nossas memórias e como acessamos o que foi armazenado, processando informações e transformando tudo em aprendizado.

Escolas Exponenciais

A importância da interdisciplinaridade na escola e como aplicá-la

Tudo está conectado. Muitas vezes ouvimos essa frase, mas será que aplicamos bem o conceito da interdisciplinaridade dentro das nossas escolas?
A interdisciplinaridade é um conceito que vem ganhando espaço no mundo acadêmico porque pressupõe a capacidade de fazer com que as disciplinas tenham mais sentido para os alunos. Sendo assim, a interdisciplinaridade é capaz de impedir que um dia os estudantes digam aquela velha frase: “quando na minha vida eu vou usar isso, professor”?

Escolas Exponenciais

Como trazer a educação midiática de forma interdisciplinar para a sua aula

Engana-se quem pensa que a educação midiática está restrita aos conteúdos da área de linguagens. Com a proposta de desenvolver nos estudantes competências para consumir e produzir mídias de forma responsável e cidadã, ela pode estar presente em qualquer atividade ou disciplina como uma camada, capaz de aproximar a sala de aula do mundo real sem onerar demais o tempo e os recursos disponíveis para o professor.

Porvir

Gestão

Claudia Costin: "Nem durante as guerras tivemos mais de nove meses sem aulas"

A educação não foi tratada com a atenção devido no Brasil durante a pandemia. A constatação é de Claudia Costin, uma das maiores especialistas do país no assunto. Professora visitante na Faculdade de Educação de Harvard, diretora Geral do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais da Fundação Getulio Vargas (FGV) e ex-ministra da Administração e Reforma do Estado durante o governo Fernando Henrique Cardoso, a pesquisadora acompanha de perto as políticas educacionais no país e no mundo. Em entrevista à coluna, ela disse que educação precisa ser um serviço essencial no Brasil - mas também chamou atenção para a necessidade de regulação de outras atividades e destacou a falta de articulação do governo federal, que prejudicou a volta às aulas presenciais no país.

NSC

Paulínia paga R$ 8,8 mil a professor e tem concurso cobiçado

O valor de R$ 8,8 mil para professores com jornada de 40 horas em início de carreira é efeito da Replan, refinaria da Petrobras, que infla a arrecadação da prefeitura. Com a obrigatoriedade legal de gastar 25% da receita em educação, uma fatia considerável do orçamento de R$ 1,5 bilhão vai para salários. Para efeito comparativo, Bauru conta com receita de menos de R$ 1 bilhão e tem quatro vezes mais moradores que Paulínia.

O Estado de São Paulo

Cumprir piso salarial de professores é desafio para prefeitos paulistas

R7

Leis e políticas

Escolas públicas podem perder quase R$ 16 bilhões do Fundeb, caso Senado aprove incluir repasses para instituições filantrópicas e religiosas

O texto-base da regulamentação foi aprovado na quinta-feira (10) pela Câmara. Entre os pontos em destaque que segue para análise do Senado está a inclusão do repasse de recursos públicos para escolas filantrópicas e religiosas.
Caso este ponto não seja alterado pelos senadores, as escolas públicas poderão perder R$ 15,9 bilhões em recursos, de acordo com uma estimativa feita pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação e Fineduca (Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação).

G1

Novo Fundeb: Repasse para instituições privadas é inconstitucional, diz MPF

Uol

Consed se posiciona contra emendas ao PL que regulamenta o Fundeb

Correio Braziliense

Proposta susta portaria do MEC sobre atividade docente no ensino tecnológico

O Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 483/20 susta a Portaria 983/20 do Ministério da Educação, que regulamenta atividades docentes no ensino básico, técnico e tecnológico no âmbito da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.
“O normativo fere o princípio constitucional da autonomia das instituições e impõe uma série de exigências desarrazoadas que se prestam unicamente a precarizar a educação e a carreira de magistério”, disse o autor.

Câmara

Estatística, pesquisas e estudos

IDH: Brasil cai cinco posições no ranking da ONU com estagnação na educação

O Brasil caiu cinco posições no ranking de desenvolvimento humano das Nações Unidas, que mede o bem-estar da população considerando indicadores de saúde, escolaridade e renda. Dados divulgados pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) mostram que o país recuou da 79ª posição em 2018 para a 84ª em 2019. A estagnação na educação foi a principal causa do resultado.

O Globo

Sete em cada 10 alunos LGBTI+ do ensino médio não se assumem durante a vida escolar

Sete em cada 10 pessoas LGBTI+ não se sentem seguras para declarar suas identidades de gênero ou orientações sexuais, e três não se entendem como tais, durante a vida escolar no ensino médio. É o que aponta a Pesquisa Nacional por Amostra da População LGBTI+, levantamento inédito feito pela startup Todxs e lançado nesta segunda-feira, 14, com mais de 15 mil representantes da comunidade, espalhados pelas 27 unidades federativas do País.

Terra

Avaliação

Fuvest divulga protocolos de segurança; candidato infectado pela covid não deve fazer prova

Além da utilização obrigatória de máscara, os candidatos deverão manter distância de 1,5m entre si. As salas terão ocupação máxima de 40% e a Fuvest irá fornecer um sachê de álcool 70% para higienização da mesa. Quem aplicar as provas estará com EPIs (equipamentos de proteção individual): máscara, face shield e luvas.

O Estado de São Paulo

Vestibulando com Covid não deve ir prestar Fuvest nem terá nova chance

Folha de São Paulo

UnB divulga editais das três etapas do PAS 2020

A Universidade de Brasília (UnB) divulgou, na sexta-feira (11/12), os editais de abertura das três etapas do Programa de Avaliação Seriada (PAS) referentes ao ano de 2020. Os estudantes interessados poderão se inscrever entre 11 e 29 de janeiro de 2021. A taxa de inscrição é de R$ 120.

Correio Braziliense

Opinião

Volta às aulas tem que ser prioridade

Como a tendência da política é ser imediatista e compensatória, o estruturante fica por conta da sociedade, que deve se organizar e demandar. Ela pede isto ciente dos impactos de médio e longo prazos – e o faz também por ser consciente de que a lei do mínimo esforço não pode prevalecer em um tema da maior relevância para uma sociedade como é o caso educação.

Veja

Negócios

Ser Educacional compra Unesc em Rondônia

A Ser Educacional (SEER3) anunciou nesta segunda-feira compra da Sociedade Educacional de Rondônia (Unesc) por 120 milhões de reais, valor que pode aumentar a depender da aprovação de novas vagas de medicina.

Money Times

Cogna prepara marketplace de educação e projeta melhora de resultados de Kroton

A Cogna (COGN3) prepara o lançamento de um marketplace de educação voltado para jovens e adultos que vai integrar produtos de ensino da empresa com outros oferecidos por terceiros, na expectativa de preservar seus negócios em meio à crise gerada no setor pela pandemia.

Info Money

Policiais e jurídicas

Minas tem média de 298 ataques a escolas públicas a cada mês

Fechadas e sem a presença de estudantes por causa da pandemia do novo coronavírus, mas não livre da ação de criminosos. Esta tem sido a realidade das escolas em Minas Gerais neste ano. De janeiro a outubro, 2.986 creches, escolas e faculdades públicas foram alvo de furtos, roubos, arrombamentos ou vandalismo, o que representa uma média mensal de 298 ataques. Do total, 505 ocorreram em Belo Horizonte. Os dados são da Secretaria de Estado de Justiça Segurança Pública (Sejusp).

O Tempo