Notícias de Educação - 18/dez/2020

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Coronavírus

MEC e entidades defendem retorno imediato das aulas presenciais na educação básica

Representantes do Ministério da Educação e de entidades ligadas à educação e especialistas na área da saúde defenderam nesta quinta-feira (17) o retorno imediato das aulas presenciais na educação básica, mesmo sem a vacinação de alunos e professores.
A discussão ocorreu em audiência realizada pela Comissão Externa da Câmara dos Deputados que acompanha as ações de combate à Covid-19.

Folha de São Paulo

Governo descumpre promessa e retira professores da fase 2 de vacinação

O plano do governo federal para a vacinação da população brasileira contra a Covid-19 demorou, mas saiu na quarta-feira 16. Apesar de críticas à falta de uma previsão assertiva de datas e à ausência de detalhes sobre a distribuição das doses, ficaram estabelecidos os primeiros grupos a serem imunizados. Com isso, uma surpresa: ao contrário do que havia sido prometido pelo Ministério da Educação (MEC), os professores não aparecem na segunda fase do plano de vacinação.

Carta Capital

SP: Sem garantia de vacina, sindicato de professores não descarta greve

Uol

Governo de SP segue Europa e abrirá escolas até com alta de casos de covid

O governador João Doria vai anunciar nesta quinta-feira, 17, que as escolas públicas e particulares poderão continuar abertas mesmo se o Estado estiver na pior fase da pandemia, a etapa vermelha. Hoje, a educação só pode voltar na fase amarela, a que todas as regiões paulistas estão agora. Dessa forma, mesmo que a situação da transmissão do coronavírus e de hospitalizações fique mais grave em fevereiro, no retorno das férias, as escolas poderiam voltar com 35% dos alunos presencialmente, segundo o Estadão apurou.

O Estado de São Paulo

Governo de SP muda regra e decide manter aulas presencias em 2021 mesmo se houver piora na pandemia

G1

Justiça determina que prefeitura abra escolas no início de 2021

Liminar exige que todos os protocolos sanitários sejam cumpridos. Ação popular foi movida por pais. Prefeitura diz que aulas voltam em fevereiro
Justiça concedeu liminar que obriga a prefeitura de São Paulo a reabrir as escolas públicas no início de 2021 seguindo todos os protocolos de segurança para evitar a disseminação da covid-19. A ação popular foi movida pelo Movimento Escolas Abertas, organizado por pais e mães.

R7

Secretário de Educação prevê retomada das aulas presenciais na rede pública do DF em 8 de março

O secretário de Educação do Distrito Federal, Leandro Cruz, disse, nesta quinta-feira (17), que "a princípio", a retomada das aulas presenciais na rede pública da capital está prevista para o dia 8 de março de 2021. As atividades estão suspensas há nove meses, por conta da pandemia do novo coronavírus.

G1

Governo de MG ainda quer volta das aulas presencias antes de vacinação

Secretária diz que equipe tenta reverter a decisão judicial que impede o retorno; Estado vai recolher sugestões da população sobre educação
O Governo de Minas ainda espera conseguir retomar as aulas presenciais antes de uma campanha de vacinação em massa contra a covid-19, que segue sem data oficial. A informação foi confirmada pela secretária de Educação, Julia Sant'Anna, durante balanço da pasta apresentado na manhã desta quinta-feira (17).

R7

Sec. da Educação de AL estabelece que ano letivo 2020 deve ser cumprido até o final de 2021

Uma portaria da Secretaria Estadual da Educação (Seduc) publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (17) estabelece, em caráter excepcional, a organização da oferta da educação básica para o cumprimento dos anos letivos 2020/2021.
Segundo a portaria, os objetivos de aprendizagem não alcançados em 2020, deverão ser concluídos em 2021. Serão apresentadas estratégias de espaços e recursos aplicáveis para o trabalho pedagógico e aprendizagem de todos os estudantes.

G1

Projetos

Sesi e Senai formam a primeira turma do novo ensino médio do Brasil

Há três anos, o Serviço Social da Indústria (Sesi) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) deram início a uma experiência pioneira de implementar o novo ensino médio, reforma da grade curricular aprovada por lei federal em 2017. Agora, a primeira turma a cursar os três anos finais da educação básica nesse formato está se formando.

Correio Braziliense

Gestão

'Acredito que lugar de criança é na escola', diz secretário de Educação sobre 'homeschooling' no DF

Um dia após o governador Ibaneis Rocha (MDB) sancionar o "homeschooling" – o ensino em casa – no Distrito Federal, o secretário de Educação, Leandro Cruz, disse, nesta quinta-feira (17), que acredita que "lugar de criança é na escola". Entretanto, segundo o chefe da pasta, a capital está pronta para implementar a modalidade.

G1

Covas diz ter zerado fila por vaga em creche em São Paulo

O prefeito Bruno Covas (PSDB) anunciou nesta quinta (17) ter zerado a fila histórica por vaga em creches na cidade de São Paulo. O desafio para o próximo ano, segundo ele, é garantir que a espera por matrícula nesta etapa da educação (para crianças de 0 a 3 anos) não volte.

Folha de São Paulo

Prefeitura promete 50 mil novas vagas de creche para manter fila zerada em São Paulo

Terra

Escolas públicas do Distrito Federal terão aulas aos sábados em 2021

A Secretaria de Educação (SEEDF) definiu o calendário de 2021 para os alunos da rede pública. O ano escolar terá início em 8 de março, e as aulas seguem até 22 de dezembro, com atividades nos sábados. Ao todo, serão 200 dias letivos.
Cada escola terá autonomia para escolher como fará as reposições de aulas aos sábados. Os encontros ocorrerão durante 11 semanas, ao longo do ano. No entanto, as datas de 13 de março, 29 de maio e 23 de outubro terão conteúdos remotos.

Correio Braziliense

Leis e políticas

Câmara aprova projeto que regulamenta o Fundeb sem repasse para filantrópicas

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (17) o projeto de lei (PL 4372/20) que regulamenta o repasse de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) a partir do próximo ano.
O texto que irá à sanção é o apresentado pelo relator, deputado Felipe Rigoni (PSB-ES), sem as emendas que direcionavam parte dos recursos a escolas filantrópicas e do Sistema S.

Câmara

Câmara rejeita reinclusão de recursos do Fundeb para o setor privado

Câmara

Câmara recua, e escolas ligadas a igrejas ficam sem mais recursos do Fundeb

Folha de São Paulo

Câmara conclui regulamentação de uso dos recursos do Fundeb; texto vai à sanção presidencial

O Estado de São Paulo

Bolsonaro veta recursos para banda larga em escolas públicas até 2024

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) aprovou, com vetos, a nova redação do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust), por meio da Lei 14.109/2020. Ao todo, o chefe do Executivo nacional vetou cinco trechos, incluindo o que previa que todas as escolas da rede pública do país tivessem acesso a internet banda larga até 2024.

Uol

Projeto inclui ensino de Libras como disciplina obrigatória do currículo do ensino fundamental

Em análise na Câmara dos Deputados, o texto altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), que hoje prevê que o currículo do ensino fundamental inclua obrigatoriamente o ensino de conteúdo que trate dos direitos das crianças e dos adolescentes, com a produção e distribuição de material didático adequado para esse fim.
Se o projeto for aprovado, não apenas o ensino de Libras deverá constar como disciplina obrigatória, como também deverá haver produção e distribuição de material didático com esse objetivo.

Câmara

Policiais e jurídicas

Apuração sobre edital bilionário de programa do MEC será arquivada

A apuração do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre a elaboração do edital bilionário do MEC que licitava a compra de computadores a estudantes da rede pública pelo programa Educação Conectada não deu em nada — e será arquivada.

Veja

Estatística, pesquisas e estudos

Estimular fala, tato, audição e soneca na escola acelera alfabetização de crianças, aponta estudo

Fechar os olhos das crianças e estimular que “enxerguem” as letras com os outros sentidos sensoriais acelera o processo de alfabetização. O aprendizado é ainda mais eficaz e duradouro se elas dormirem após as atividades.
As descobertas são de um estudo feito por um grupo de pesquisadores ligado ao Laboratório de Memória, Sono e Sonhos, da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) e ao Cepid Neuromat (Centro de Pesquisa em Neuromatemática).

Folha de São Paulo

Aprendizagem preocupa, mas professores veem próximo ano de forma positiva

Apesar do ano atípico, os professores conseguiram se adaptar à nova realidade do ensino remoto e passaram a valorizar ainda mais a importância da tecnologia na educação. Neste final de 2020, o Instituto Península divulgou a quarta etapa da pesquisa “Sentimentos e Percepção dos Professores Brasileiros nos Diferentes Estágios do Coronavírus no Brasil”.
Os dados mostram que a preocupação dos professores em relação ao cenário da educação no próximo ano recai sobre dois pontos principais: 60% dos respondentes dizem que os alunos não estão evoluindo no aprendizado e 91% acham que haverá um aumento da desigualdade educacional entre os alunos mais pobres.

Porvir

Educação e saúde são principais desejos dos paulistanos, diz pesquisa

Os desejos mais comuns entre os paulistanos para a cidade são educação de qualidade para todas as crianças e serviços de saúde bem espalhados pelo município, revelou a pesquisa “A cidade que queremos”, realizada pela Rede Nossa São Paulo e divulgada nesta quinta-feira (17).

R7

Avaliação

Universidades privadas negociam com MEC para não usar Enem no Prouni de 2021

O Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior de São Paulo (Semesp), que representa as universidades privadas do país todo, negocia com o Ministério da Educação (MEC) para não usar o Enem como processo seletivo do Prouni de 2021. A sugestão do grupo é que as instituições utilizem processos seletivos próprios.

O Globo

Especialistas em educação alertam para influência das fake news no Enem

Segundo eles, as notícias falsas podem induzir o candidato ao erro e prejudicar o desempenho na prova de redação.
Em edições anteriores do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Ministério da Educação (MEC) precisou desmentir boatos que comprometiam a realização do exame. Cancelamento do concurso, mudanças nos horários e nas datas das aplicações das provas foram alguns dos assuntos que estiveram na mira das notícias falsas, deixando muitas pessoas apreensivas com o futuro do exame. As fake news são armadilhas perigosas que, aparentemente, demonstram ser confiáveis, mas que podem acarretar prejuízos irreversíveis.

G1

Técnico e Profissionalizante / Executiva

Novo Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT) é homologado pelo MEC

O Ministério da Educação (MEC) aprovou o novo Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT), documento que disciplina a oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio para orientar e informar as instituições de ensino, os estudantes, as empresas e a sociedade. A homologação do Parecer CNE/CEB nº 5/2020 da Câmara de Educação Básica (CEB), do Conselho Nacional de Educação (CNE), que aprova a proposta apresentada pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) para a 4ª edição do CNCT aconteceu no último dia 15, pelo Ministro de Estado da Educação, Milton Ribeiro. A nova versão substitui oficialmente a atual, vigente desde 2014, por uma totalmente digital. O CNE já publicou a Resolução CNE/CEB nº 02/2020 com a atualização das diretrizes do catálogo dos cursos técnicos que agora estão vigentes.

MEC

Opinião

Quais são os desafios de inovar na educação?

Inovar é extremamente complicado em qualquer setor. Na educação, não seria diferente. Primeiramente, existem muitos paradigmas em relação ao que a educação deve ser, considerando que esse é um setor que passou por pouquíssimas mudanças estruturais desde a Revolução Industrial e é difícil fugir do estigma de que a educação deve ser conteudista e seguir padrões antigos para ser eficiente. Um segundo desafio da inovação na educação é encontrar o balanço entre almejar alto, olhando para países muito inovadores na área, mas não esquecer do contexto brasileiro, principalmente considerando as desigualdades sociais.

Exame

Polêmicas

Estudo sugere que avaliação de revistas científicas no Brasil é tendenciosa

O artigo científico “Qualis: The journal ranking system undermining the impact of Brazilian Science” (Qualis: O sistema de classificação de periódicos que mina o impacto da ciência brasileira), publicado em 11 de novembro e que avaliou a influência do sistema de classificação de revistas científicas no impacto global da ciência brasileira, concluiu que desde sua implementação, em 2009, o Qualis não contribuiu para o aumento do impacto da ciência do país e apontou a existência de mecanismos de avaliação tendenciosos em todas as áreas disciplinares.

Gazeta do Povo