Notícias de Educação - 01/fev/2021

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Coronavírus

Sociedade de Pediatria sai em defesa da volta às aulas: “nenhum tempo a mais pode ser perdido”

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) veio a público, nesta sexta-feira (29), manifestar apoio, por meio de nota, ao movimento de retorno às aulas presenciais no país. Segundo os especialistas, o fechamento prolongado das escolas tem resultado em "imenso prejuízo para os estudantes e suas famílias". Ao mesmo tempo, salienta a necessidade de planejamento e estratégias para garantir a segurança no ambiente escolar.

Gazeta do Povo

Treze Estados não têm data para volta a escolas; mutação do vírus freia reabertura na Europa

Pelo menos 13 Estados brasileiros ainda não definiram se a retomada das aulas, planejada para fevereiro ou março, será na própria escola ou de forma remota. O temor sobre as mutações do vírus também tem freado o movimento de reabertura das escolas na Europa.

O Estado de São Paulo

Avanços na educação serão consumidos por pandemia, e recuperação será longa, diz especialista

Como imaginar o mundo pós-pandemia para além dos estragos econômicos, no âmbito social e educacional? Segundo a professora Cláudia Costin, fundadora e diretora do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais, da Fundação Getulio Vargas, no Rio de Janeiro, o caminho será longo e demandará, mais do que nunca, esforço coletivo para superar os efeitos.

Metrópoles

Volta às aulas vira disputa entre professores, escolas e governos

Depois de um 2020 de escolas fechadas, 2021 começou com a previsão de que haveria maior definição sobre a retomada das aulas presenciais. Estados organizaram seus calendários e planejaram o retorno parcial dos alunos para as salas de aula, em geral, para fevereiro. Famílias e escolas começaram a se preparar para a volta à rotina. A pandemia, no entanto, não deu trégua.
Esse cenário de incertezas alimenta o que virou uma verdadeira disputa entre professores, escolas e governos sobre a retomada das aulas presenciais no país.

Uol

Justiça derruba liminar e garante volta às aulas presenciais em São Paulo na segunda-feira

O presidente do Tribunal de Justiça, Geraldo Francisco Pinheiro Franco, derrubou nesta sexta-feira, 29, a liminar que impedia a volta às aulas no Estado de São Paulo na semana que vem. Segundo ele, esse tipo de decisão deve ser tomada pelo Estado e não pelo Judiciário. Dessa forma, as escolas particulares retornarão presencialmente na segunda-feira, 1º, as estaduais no dia 8 e as municipais no dia 15.

O Estado de São Paulo

Sindicato dos professores chama Doria de mentiroso: "Absurdo aula sem segurança"

iG

‘Colônia de férias para o sindicato pode, voltar às aulas, não’, critica Rossieli Soares...

Carta Capital

'Se escola não seguir protocolo, pode ser fechada', diz secretário de SP

Uol

Sindicato dos professores ameaça greve após Justiça liberar volta às aulas em SP

iG

Escolas particulares reabrem para aula presencial a partir de hoje em São Paulo

Terra

Escolas particulares privilegiam aulas presenciais para crianças pequenas

Folha de São Paulo

Médico citado em liminar contra aulas diz que só defendeu a vacinação de professores

Folha de São Paulo

Ministro da Educação elogia secretário de Doria por insistir na volta às aulas

CNN

TJ-SP derruba liminar que suspendia retomada da educação infantil na capital

O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, Geraldo Francisco Pinheiro Franco, derrubou a liminar que suspendia a volta das aulas da rede de educação infantil na capital paulista. Com a decisão, a programação da prefeitura da cidade fica mantida e as crianças retornam às escolas e creches no dia 15 de fevereiro.

CNN

65% dos pais de alunos da rede municipal querem volta das aulas presenciais em SP

Agora SP

PR: Sindicatos que representam profissionais da educação se mobilizam contra o retorno das aulas presenciais

Com a publicação de decretos que autorizam a retomada das aulas presenciais em Maringá e no Paraná, sindicatos que representam os profissionais da educação se mobilizam contra o retorno das atividades. A categoria afirma que, com o avanço da pandemia e sem vacina para professores e funcionários de escola, o retorno às aulas presenciais não é seguro.

Maringá Post

RJ: Se tiver que fechar, a última coisa que vai fechar é a escola, diz Paes

O prefeito do Rio, Eduardo Paes (DEM), disse hoje que as escolas serão as últimas a fechar caso haja necessidade de tomar medidas mais duras para conter a disseminação da covid-19 na cidade.
"Vai fechar o comércio antes, vai fechar a academia antes, a piscina antes, a praia antes. Vamos inverter essa lógica maluca que se inventou no Brasil que a gente vai abrindo tudo e a escola fica fechada".

Uol

Professores da rede pública do Rio anunciam greve contra volta às aulas presenciais

O Estado de São Paulo

MS: Sem alunos, professores voltam às atividades presenciais em 4 de fevereiro

A partir de 4 de fevereiro, professores da rede estadual terão que cumprir expediente presencial. Resolução publicada na edição de ontem do Diário de Mato Grosso do Sul suspende artigos de outra normativa que liberava o trabalho remoto. - CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS

Campo Grande News

Aulas na rede municipal de BH voltam nesta segunda, de forma remota

Os estudantes da rede municipal de ensino voltam às aulas, de forma remota, nesta segunda-feira (1º) na capital. Segundo informações divulgadas pela Secretaria Municipal de Educação (Smed), este ano os alunos cumprirão uma carga horária de 1.600 horas, referentes aos calendários escolares de 2020 e 2021.

Hoje em Dia

Aulas presenciais em Belo Horizonte devem ser retomadas em março

iG

As lições dos países para mitigar os efeitos da pandemia na educação

Todo esse período sem aulas presenciais no país vai cobrar o seu preço. Segundo uma pesquisa feita pela FGV a partir de dados do Saeb, os alunos brasileiros do 5º ao 9º ano podem retroceder até quatro anos nos níveis de aprendizagem em língua portuguesa e três anos em matemática por conta dessa paralisação e com o agravante da falta de conectividade.
(...) Há experiências bem-sucedidas pelo mundo que podem nos ajudar nesse desafio. O manual Lições da Covid-19 para a Educação, da OCDE, lançado em dezembro, traz algumas dessas iniciativas.

O Estado de São Paulo

Excesso de tempo de tela nos meses de pandemia preocupa pais e pesquisadores

O isolamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus nos proporcionou uma nova experiência: o uso constante e quase ininterrupto do mundo digital. Entre as crianças e adolescentes, o desafio inclui usar as telas para o desempenho das tarefas escolares, aulas virtuais, pesquisas, além do uso afetivo dos dispositivos eletrônicos para o contato com familiares e amigos e, ainda, como opção de entretenimento e lazer. Com todas essas novas necessidades, o tempo de uso de tela entre crianças e adolescentes disparou no último ano, alarmando pais e especialistas.

MSN

Sala de aula

Educação de resultado

A pandemia da Covid-19 deixa uma importante lição para os professores do País. Sem dependência de tecnologia e de altos investimentos e com muito trabalho duro é possível promover uma boa aprendizagem. O que importa mesmo é a qualidade do conteúdo

IstoÉ

Estatística, pesquisas e estudos

Brasil tem queda em total de matrículas na creche e interrompe tendência de aumento

O número de crianças matriculadas em creches públicas no Brasil caiu em 2020, interrompendo tendência de aumento verificada nos últimos anos. O acesso à creche está longe de ser universal. Na faixa etária adequada à creche (até 3 anos de idade), o atendimento escolar é de 35,6%, porcentual menor do que o registrado nos anos de 2018 e 2019 - a meta é alcançar 50% até 2024.

O Estado de São Paulo

Pandemia faz matrículas recuarem 7,1% na rede particular do país

R7

Somente 35,6% das escolas de ensino fundamental tem internet, diz Censo Escolar

Computadores portáteis só estão presentes em 29,9% das unidades e apenas 11% contam com tablets disponíveis para eles. No ensino médio, há internet para os alunos em 66,7% dos colégios, 41,5% têm laptops e 18,8%, tablets. Os dados são do Censo Escolar da Educação Básica 2020 e foram divulgados nesta sexta-feira pelo Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira ( Inep ).

iG

Avaliação

1º Enem digital da história tem falhas técnicas no sistema e abstenção alta: 68%

A primeira experiência de um Enem digital, que tem prazo de 5 anos para atingir 100% dos estudantes, teve menos de 30 mil participantes e problemas técnicos que deixaram candidatos sem prova em alguns locais. A abstenção foi de 68% entre os 96 mil candidatos confirmados.

G1

Estudantes relatam terem sido impedidos de fazer o Enem Digital em ao menos quatro Estados e no DF

O Estado de São Paulo

Estudantes que tiveram problemas com o sistema do Enem digital vão refazer a prova no fim de fevereiro, diz ministro

G1

Exame reprovado: Enem tem angústia entre estudantes e abstenção recorde

Governos mundo afora se amoldaram à nova realidade, ajustando seus sistemas e calendários. No Brasil, mesmo com a curva pandêmica elevada, o Ministério da Educação não arredou pé da data marcada para o Enem lá atrás, em meados de 2020, quando o vírus parecia arrefecer. E deu no que deu nas provas deste janeiro em que a pandemia ainda grassa: abstenção recorde. Mais da metade dos inscritos (3 milhões de um total de 5,5) não compareceu.

Veja

Ensino Superior

Novos cursos de pós vão da proteção de dados até a cirurgia robótica

No leque de novas opções para cursos lato sensu de pós-graduação em 2021, sobressaem as áreas de saúde, tecnologia e gestão. Em expansão há alguns anos, e agora impulsionada pela crise sanitária, a área de saúde vê multiplicação principalmente nas ramificações de psicologia, enfermagem, nutrição, fisioterapia, medicina e biomedicina.

Folha de São Paulo

Legado da pandemia, cursos híbridos e mediados por tecnologia são tendência na pós-graduação

Folha de São Paulo

Novos cursos de pós vão da proteção de dados até a cirurgia robótica

Folha de São Paulo

Compare os tipos de pós e veja qual deles é o mais indicado a seu perfil

Folha de São Paulo

Polêmicas

O Youtuber e Machado de Assis, ou uma polêmica bem-vinda

Uma polêmica apareceu nos últimos dias, nas redes sociais, a partir de um comentário do youtuber Felipe Neto, sobre a atitude de escolas que tornam as obras de Machado de Assis obrigatórias. Segundo ele, o que deveria ali ser promovido seria a leitura por prazer, de forma a constituir, nas jovens mentes, o hábito de ler como uma atividade para toda a vida.

Folha de São Paulo

Após polêmica de Felipe Neto, como abordar literatura clássica na escola?

Correio Braziliense