Notícias de Educação - 04/fev/2021

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Coronavírus

"Nosso grande erro foi a demora em retomar aulas", diz Helena Guimarães

Ir na contramão da comunidade internacional e protelar a retomada das atividades presenciais em instituições de ensino trouxe ao Brasil inúmeros prejuízos, com tristes consequências a longo prazo. Segundo levantamento da Unesco, escolas ficaram fechadas no Brasil por pelo menos 40 semanas, média bem acima de outras nações. Especialistas apontam que a postura adotada pelo Brasil é reflexo da baixa relevância atribuída à educação no país.

Gazeta do Povo

Escolas criam 'bolha hi-tech' de alunos para evitar surtos da covid-19

Enquanto assistem às aulas ou buscam um lanche na cantina, aplicativos instalados nos celulares dos alunos rastreiam seus contatos. Para evitar contaminações pelo coronavírus, “bolhas” de alunos nas escolas ganham versão hi-tech. Se um deles aparece infectado, aqueles que tiveram contato mais próximo são avisados e podem fazer quarentena.

MSN

14 estados definiram volta às aulas para fevereiro, ao menos com ensino remoto; confira situação na sua região

As redes públicas de 14 estados anunciaram, ao menos de forma remota, a volta às aulas para este mês de fevereiro. Apenas Goiás já havia iniciado suas atividades escolares em janeiro passado. Por conta da pandemia de Covid, o calendário das escolas públicas no Brasil sofreu atrasos e mudanças.

G1

Volta às aulas online em BH desafia pais e alunos, que não têm sequer internet

Mães contam que não têm estrutura para que filhos possam acompanhar ensino remoto, que começou nesta semana, durante a pandemia
Mesmo tendo dez meses – após a paralisação das atividades na pandemia – para programar o retorno delas, estudantes e pais da rede municipal de BH contam que a volta às atividades remotas na última segunda, e programadas para acontecer presencialmente em março – caso os índices de transmissão do coronavírus reduzam – se dá sem planejamento, além de faltar estrutura às aulas remotas.

O Tempo

DF: Reunião com MPT discute desrespeito à biossegurança em escolas particulares

O cumprimento das medidas de segurança contra a covid-19 pelas escolas da rede particular do Distrito Federal foi tema de audiência entre representantes dos sindicatos dos Professores em Estabelecimentos Particulares de Ensino (Sinproep-DF) e dos Estabelecimentos Particulares de Ensino (Sinepe-DF), do Governo do Distrito Federal (GDF) e do Ministério Público do Trabalho (MPT).

Correio Braziliense

DF: faculdades particulares decidem pela manutenção do semestre remoto

O primeiro semestre de aulas de faculdades particulares do Distrito Federal em 2021 continuará a ser cumprido no formato remoto. A hipótese de retorno às aulas presenciais, previsto para o fim de fevereiro, foi descartada pelo Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos Particulares de Ensino Superior do Distrito Federal (Sindepes-DF), em assembleia na última sexta-feira (29/1).

Correio Braziliense

Sala de aula

Novo ensino médio: pandemia faz escolas adiarem adaptação

Devido à lei do Novo Ensino Médio, todas os colégios devem aderir, até o ano letivo de 2022, às mudanças, que incluem a criação dos itinerários formativos (disciplinas a serem escolhidas pelos estudantes com foco na formação técnica e profissional que almejam) e a adoção da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que prevê aprendizagens essenciais comuns a todos os alunos. Além disso, a carga horária de cada série deve ser ampliada de 800 horas para mil horas anuais.

O Globo

Professor em home office: 10 dicas para se organizar no retorno das aulas

Sentido, organizar o tempo e as tarefas de cada dia é imprescindível para o bom funcionamento do home office, bem como exercitar a paciência, visto que o trabalho remoto está sujeito a imprevistos, atrasos e falhas na conexão. Confira 10 dicas que nós preparamos para sua volta às aulas.

R7

Tecnologia

Aplicativo Kahoot vira hit no ensino a distância e mira mercado brasileiro

Mesmo sem ser rede social ou joguinho, o aplicativo de educação Kahoot conquistou nos últimos meses um espaço importante: os smartphones de estudantes. Com quizzes e atividades interativas de ensino, a plataforma norueguesa foi impulsionada pela pandemia. Em 2020, ela chegou à marca de 24 milhões de usuários no mundo - 350 mil deles no Brasil.

MSN

Gestão

IPC-Fipe aumenta 0,86% em janeiro com pressão em saúde e educação

A cidade de São Paulo fechou o mês de janeiro com inflação de 0,86%, segundo o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) calculado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). Na terceira prévia daquele mês, o indicador tinha subido 0,92%. Em dezembro de 2020, houve inflação de 0,79%.

Valor

EAD

Ambiente virtual de aprendizagem é liberado para início das aulas no curso da ação Novos Caminhos

Os estudantes do curso de pós-graduação lato sensu em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica já podem acessar o ambiente virtual de aprendizagem, Moodle, para iniciarem a primeira disciplina de ambientação em EaD, disponibilizada ontem (2). A oferta faz parte da ação Novos Caminhos fomentada pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do MEC, em parceria com o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e com o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Nesta primeira turma ingressam 4.320 estudantes, professores das redes públicas de ensino, das 27 unidades da federação.

MEC

Ensino Superior

Edital prevê internacionalização de universidades brasileiras

O British Council, em parceria com o MEC (Ministério da Educação) e o Confap (Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa), lança, este mês, o edital Internacionalização e Políticas Linguísticas para promover a capacitação de instituições de ensino superior públicas e privadas em programas que visam à cooperação internacional. O investimento previsto é de R$ 4 milhões.

R7