Notícias de Educação - 05/fev/2021

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Coronavírus

Sociedade Brasileira de Pediatria dá aval para reabertura das escolas

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) divulgou nota em que defende a reabertura das escolas. No documento, publicado no fim de janeiro, a SBP alerta para os impactos negativos que o fechamento das instituições de ensino gerou em crianças e adolescentes – como o aumento significativo de casos de ansiedade, depressão e estresse entre esse público.

Desafios da Educação

Maioria dos países reabriu escolas, mas ainda buscam estratégias para não voltar a fechá-las

Dados da Unesco mostram que 80% dos países estão com atividades escolares presenciais em fevereiro. O Brasil, que foi um dos locais do mundo com mais tempo sem aula, inicia movimento de reabertura das escolas, mas ainda de forma localizada.

Folha de São Paulo

Escolas reabrem com desafio de sanar lacunas na educação deixadas por 2020

A situação enche a todos de ansiedade e dúvidas sobre o que está por vir no ano letivo que se inicia agora para boa parte dos 47,3 milhões de crianças e adolescentes no Brasil. Meu filho estará mesmo seguro na sala de aula? Como recuperar o que não foi assimilado em 2020? E, após tanto sacolejo, como retomar a rotina de estudos de forma saudável e produtiva?

Veja

Estudantes do ensino médio da rede estadual retomam aulas em Pernambuco

Estudantes do ensino médio da rede estadual de Pernambuco voltaram às aulas nesta quinta-feira (4). De acordo com a Secretaria Estadual de Educação, 303 mil alunos estão nesse primeiro grupo de retomada, com modelo híbrido de aulas, mesclando as modalidades remota e presencial, devido à pandemia da Covid-19

G1

Secretário de Educação do Paraná dá detalhes do retorno às aulas no Estado

Feder confirmou que a aulas vão começar em todo o Estado no dia 18 de fevereiro de forma presencial, seguindo os padrões e cuidados para a prevenção da Covid-19.
De acordo com o responsável pela Secretária de Estado de Educação (Seed), os equipamentos de segurança para professores e alunos já foram disponibilizados para os colégios e que o retorno presencial não é obrigatório, mas que os alunos que optarem por não frequentar as aulas presenciais deverão assistir de forma remota.

O Presente

Escola pública de São Paulo suspende volta às aulas por casos de Covid-19

O sindicato dos professores denuncia mais casos de infecção em escolas da capital e interior do estado
A falta de profissionais da limpeza é um problema comum entre as escolas. A assepsia dos ambientes é fator indispensável para uma retomada segura em meio a pandemia do novo coronavírus.

Carta Capuital

Escolas estaduais de SP retomam aulas presenciais com até 25% menos professores

Folha de São Paulo

Por causa do coronavírus, escolas fazem mudanças nas aulas de educação física

As regras de distanciamento necessárias para evitar a Covid-19 se tornaram um desafio nas escolas, principalmente no caso das aulas de educação física, nas quais os alunos costumam ter contato próximo durante a realização das atividades propostas. Na volta ao regime presencial, tem sido preciso adaptar a metodologia sem que haja perdas no aprendizado e no condicionamento dos alunos.

O Globo

Inclusão

Desigualdade educacional: alunos pobres têm mais prejuízos com escolas fechadas

O ensino a distância e as circunstâncias da pandemia aumentaram ainda mais as desigualdades entre estudantes ricos e pobres. É o que mostra um estudo realizado por pesquisadores do Insper e que foi apresentado ao Conselho Nacional de Educação, em 26 de janeiro.

Gazeta do Povo

Paraná é o estado brasileiro com maior taxa de alunos da educação especial em escolas exclusivas, aponta Inep

O Paraná é o estado brasileiro com a maior taxa de estudantes da educação especial frequentando escolas exclusivas, ou seja, instituições que atendem apenas estes alunos, de acordo com o Censo Escolar 2020, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

G1

Leis e políticas

Sem Orçamento, repasse de 73% da verba federal do Fundeb pode atrasar, aponta órgão do Senado

A demora do Congresso Nacional para aprovar o Orçamento de 2021 ameaça atrasar o repasse de quase R$ 14,4 bilhões do total de R$ 19,6 bilhões (73,4%) que o governo federal tem de transferir neste ano para o Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), segundo cálculo da Instituição Fiscal Independente (IFI), órgão vinculado ao Senado e criado para fiscalizar as contas públicas.

G1

Parlamentares se reúnem com ministro e cobram medidas para Educação

Nesta quinta-feira (4/2), a Frente Parlamentar Mista da Educação se reuniu com o ministro da Educação, Milton Ribeiro, para tratar das pautas prioritárias do governo, do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e do orçamento para a pasta em 2021. Representantes do grupo que concentra 301 deputados federais e 38 senadores cobraram ações da pasta.

Correio Braziliense

Projeto suspende decisão do MEC sobre retorno das aulas presenciais nas universidades

O Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 527/20 suspende os efeitos de duas portarias do Ministério da Educação, editadas no ano passado, e que tratam do retorno às aulas presenciais pelas instituições públicas de ensino superior do sistema federal de ensino.
A deputada Maria do Rosário (PT-RS), autora do projeto, lembra que as portarias não levaram em consideração a autonomia universitária, que é norma constitucional.

Câmara

Frente Parlamentar da Educação pede prioridade de vacina a professor; Bahia ameaça ir ao STF

A Frente Parlamentar Mista da Educação pediu prioridade na vacinação de professores em audiência com o ministro da Educação, Milton Ribeiro, nesta quinta-feira, 4. O grupo também cobrou atenção ao processo de reabertura das escolas, que passaram a maior parte de 2020 fechadas. Secretário-geral da Frente, o deputado federal Professor Israel Batista (PV-DF) também criticou o foco do governo federal no homeschooling (ensino em casa), um dos 35 itens da lista de propostas apresentadas pelo presidente Jair Bolsonaro ao Congresso.

Terra

Líder do governo diz que ensino domiciliar é a 1ª pauta da agenda de Bolsonaro

Entre as pautas direcionadas ao eleitorado conservado r que integram a lista enviada pelo presidente Jair Bolsonaro ao Congresso, o projeto de lei que oferece a possibilidade de ensino domiciliar deve receber prioridade.
Segundo o líder do governo na Câmara, Ricardo Barros (PP-PR), trata-se da proposição que, em sua avaliação, encontra-se mais avançada em questão de discussão.

iG