Notícias de Educação - 09/fev/2021

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Coronavírus

Presidente do Consed compara escolas a shoppings ao defender volta às aulas

A presidente do Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação) comparou as escolas a restaurantes e shoppings ao defender a retomada parcial das aulas no país. Em entrevista, afirmou que as escolas podem cumprir os mesmos protocolos que estes estabelecimentos para retomar as atividades.

Uol

Secretário de Educação do RJ afirma que casos de Covid-19 no retorno presencial às aulas serão imediatamente comunicados

O secretário estadual de Educação, Comte Bittencourt, afirmou que os casos suspeitos de Covid-19 que forem detectados no retorno presencial às aulas serão comunicados no mesmo dia. Ele prometeu transparência no processo.

G1

Redes municipal e estadual do Rio iniciam hoje ano letivo (ontem)

Terra

Misto de alegria e desconfiança marca volta às aulas presenciais na rede estadual de SP

Escolas chegaram a abrir em setembro e outubro, mas recebiam poucos alunos; agora, terão até 35% dos estudantes, porcentual que pode aumentar nas próximas semanas
Com alegria por parte das crianças e desconfiança de pais e professores, escolas estaduais de São Paulo reabriram para aulas presenciais nesta segunda-feira, 8. As unidades foram fechadas em março do ano passado, chegaram a abrir em setembro e outubro, mas recebiam poucos alunos. Agora, terão até 35% dos estudantes, porcentual que pode aumentar nas próximas semanas.

Terra

"Defendo escola, mas emprego também", diz Secretário de Educação de SP

iG

Não vou forçar aluno a vir na pandemia, diz diretora de escola de SP

Uol

Volta às aulas em SP tem distanciamento, higienização e poucos alunos

Uol

Governo de SP diz que abriu 85% de escolas; 7 fecham por infecção

R7

810 escolas estaduais de SP não abriram por falta de autorização e 67 estão em obras

Folha de São Paulo

Prefeitura de SP: 66% dos responsáveis querem que alunos voltem às aulas

Dos primeiros 500 mil pais e responsáveis que responderam a uma pesquisa da Prefeitura de São Paulo sobre a volta às aulas no município, 66% disseram preferir que os estudantes voltem ao ensino presencial. A pesquisa, coordenada pela Secretaria de Educação, "tem o objetivo de preparar as escolas" para o retorno, previsto para 15 de fevereiro.

Uol

Justiça derruba liminar de 13 creches e proíbe ensino presencial em BH

A Justiça mineira derrubou o direito de 13 instituições de ensino infantil de funcionar com ensino presencial em Belo Horizonte. As creches haviam conseguido permissão para receber os alunos dentro das instalações após ação judicial. No entanto, a prefeitura recorreu da decisão e o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Gilson Soares Lemes, cassou os direitos.

O Tempo

'Sem vacina, sem aula': professores fazem paralisação em Uberlândia

Professores e educadores infantis de pelo menos 16 escolas do município de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, paralisaram as atividades total ou parcialmente nesta segunda-feira (8/2). Estava marcada para hoje a volta das aulas presenciais na cidade. Pais também fizeram movimentação para não enviar alunos para as salas e se concentraram em manifestação em frente ao Centro Administrativo de Uberlândia.

MSN

Uerj adia vestibular para maio

O modelo de avaliação revisto terá uma única prova, com questões objetivas e redação. A direção da Uerj informou hoje (8) que todos os 46.209 candidatos que já estavam inscritos para o exame em fevereiro estão automaticamente incluídos para fazer a prova na nova data. Mais adiante, todos os inscritos deverão escolher o curso em que desejam ingressar, bem como informar a opção pelo sistema de cotas.

EBC

Estudo reúne pesquisas sobre educação na pandemia

A pandemia do novo coronavírus teve grande impacto na educação brasileira em 2020. A suspensão das aulas presenciais nas escolas públicas e particulares evidenciou uma série de desigualdades, deixando, inclusive, estudantes sem atendimento. A publicação Retratos da Educação no Contexto da Pandemia do Coronavírus – Um olhar sobre múltiplas desigualdades reúne cinco estudos, realizados entre maio e julho de 2020, que se propuseram a coletar dados e depoimentos sobre o ensino no país.

IstoÉ Dinheiro

Sala de aula

Déficit de atenção e hiperatividade: saiba como lidar com esses transtornos

O TDAH é um transtorno do neurodesenvolvimento que começa na infância. Sua causa não está totalmente clara, mas sabe-se que há fatores genéticos e ambientais envolvidos. As três características essenciais são a distração, a impulsividade e a hiperatividade.
Algumas medidas simples, como colocar a criança sentada mais perto do professor ou dividir as tarefas em partes, podem ser adotadas.

O Tempo

Tecnologia

5 tendências de tecnologia na educação para 2021

O sistema educacional não é mais sinônimo de configuração de sala de aula tradicional e os alunos agora estão aproveitando as plataformas e ferramentas edtech para aprender no ritmo desejado.
De acordo com um relatório da KPMG e do Google, o mercado edtech deve atender a 9,6 milhões de usuários e ter uma participação de mercado de 1,96 bilhão de dólares até 2021. Que tal conhecer as principais tendências que impulsionarão a educação em 2021?

Contábeis

Gestão

Especialistas avaliam dois anos de gestões do MEC no governo Bolsonaro

Docentes e entidades estudantis enxergam retrocessos na condução do ministério desde janeiro de 2019. Para um professor, a gestão foi positiva por ser mais nacionalista
Os últimos dois anos de atuação do Ministério da Educação (MEC), permeado por crises provocadas pelas gestões polêmicas e trocas de ministros, podem ter provocado perdas no cenário educacional brasileiro.

Correio Braziliense

Profissionais da Educação

Primeiro dia de greve de professor em SP tem baixa adesão

O primeiro dia de greve dos professores da rede estadual paulista teve baixa adesão da categoria nesta segunda-feira (8). Segundo a Apeoesp, cerca de 15% dos profissionais pararam. Já o secretário da Educação, Rossieli Soares, disse que a adesão foi quase zero.

Folha de São Paulo

SP: Professores que faltarem por greve terão desconto salarial, diz secretário de educação

Gazeta do Povo

Avaliação

Especialistas analisam as causas da alta abstenção do Enem digital

A primeira aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) Digital teve recorde de abstenções nos dois últimos domingos, mas a causa não se deu apenas pela pandemia. Educadores e entidades estudantis consideram que um efeito dominó que começou na prova impressa teve como fatores a falta de logística, segurança e informações em relação ao novo formato.

Correio Braziliense

Ensino Superior

Andifes lança programa que permite cursar disciplinas em outras universidades

Por meio do Promover, universitários de quatro instituições escolhem até três disciplinas. A ideia é estender o programa para as 69 federais do país
O Programa de Mobilidade Virtual em Rede de Instituições Federais de Ensino Superior (Promover) permite que alunos de graduação de quatro universidades cursem até três disciplinas em mais de uma universidade pela internet, além das em que está matriculado. Para o período letivo atual foram oferecidas 2.240 vagas distribuídas em 340 disciplinas.

Correio Braziliense

Unicamp 2021: 2ª fase tem menor abstenção em 10 anos

A Unicamp abriu a 2ª fase do vestibular 2021, nesta segunda-feira (8), com abstenção de 8,3%, a menor em 10 anos segundo a comissão organizadora (Comvest). Dos 15.470 candidatos convocados, 14.185 compareceram para as provas de redação, português e questões interdisciplinares em inglês. Nesta edição, a universidade estadual oferece 3.237 vagas em 69 cursos de graduação.

G1