Notícias de Educação - 11/fev/2021

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Coronavírus

Ano letivo começa com missão de levar de volta para escola alunos que deixaram de estudar em 2020

Um estudo do Unicef mostra que, em outubro de 2020, mais de 4,1 milhões de estudantes brasileiros não estavam recebendo nenhuma atividade escolar - 1,38 milhão sequer estavam matriculados. Na soma, são 5,5 milhões de crianças e adolescentes que não tiveram acesso à educação em 2020.

JN

Professores se reinventam para dar aulas remotas na rede pública do Rio

Sob a luz forte do refletor do estúdio, a professora de Biologia Jeniffer Cruz, de 42 anos, sente o suor escorrer pelas mãos. Não por causa do calor gerado pelos holofotes, mas pelo nervosismo de estar diante das câmeras. Acostumada a bater ponto em frente ao quadro negro nos colégios estaduais Brigadeiro Schorcht, na Taquara, e João Alfredo, em Vila Isabel, ela enfrentou uma prova de fogo após 15 anos de magistério: gravar as videoaulas que servirão de reforço para os cerca de 700 mil alunos da rede ao longo do ano.

O Globo

Escolas de elite de SP suspendem parte das aulas presenciais após infecções pela covid-19

Dez dias após reabrirem para aulas presenciais na capital paulista, escolas de elite suspendem a presença de grupos de estudantes por contaminações pelo coronavírus. O procedimento adotado é o recomendado pelas autoridades sanitárias para evitar novas infecções. Os registros ocorreram na Escola Móbile, Colégio Santa Cruz, São Luís e Santa Marcelina. As escolas informam que não houve transmissão dentro do colégio.

O Estado de São Paulo

Na contramão de escolas, faculdades de São Paulo adiam volta de aulas presenciais

Na contramão das escolas, que reabrem neste mês em São Paulo, faculdades públicas e particulares não têm pressa para retomar atividades presenciais. Mesmo com aval para reabrir no Estado, as instituições planejam manter no modelo remoto as aulas teóricas no 1º semestre. Entre os motivos citados pelas reitorias, estão a boa aceitação do ensino a distância, incertezas sobre o plano de flexibilização da quarentena e a necessidade de avanço maior na vacinação.

O Estado de São Paulo

Sala de aula

Ensino remoto exige boa comunicação entre família e escola. Saiba como melhorar essa relação

Uma pesquisa recente da Prefeitura de São Paulo revelou certa divergência em relação ao tema. Não importa se a modalidade é virtual, presencial ou híbrida. Enquanto a pandemia continuar, é provável que uma parcela da população siga insatisfeita e confusa com o ano letivo.
Nesse cenário, uma pesquisa coordenada por professoras da Universidade de Michigan e publicada pelo portal Education Week, mostrou que a comunicação entre famílias e escolas é fundamental para mitigar as frustrações decorrentes da interrupção das aulas provocada pela pandemia.

Desafios da Educação

Conheça cinco modelos de educação híbrida que podem ser implantados nas escolas brasileiras

Gestores e educadores devem estar bem preparados para lidar com situações adversas e que adotem os modelos com muita flexibilidade
Em 2020, nossas vidas viraram de ponta-cabeça. O coronavírus ocasionou uma mudança drástica em nossas rotinas e, também, na rotina das nossas escolas. A educação foi fortemente impactada, sendo que muitos alunos não tiveram acesso à educação durante todo o ano. No ano de 2021, teremos novos desafios a serem enfrentados. Se no ano passado a tônica foi o ensino remoto, neste ano deveremos ter como foco a educação híbrida, em que parte do processo de ensino e aprendizagem ocorrerá de forma presencial, nas escolas, e parte acontecerá de forma remota, como foi em 2020. Essa mescla de presencialidade e não presencialidade do aluno exigirá novas competências dos professores e dos gestores escolares.

Jovem Pan

Gestão

Crise força fechamento de três escolas na cidade (de Campinas, SP)

O grupo Atmo Educação, que conta com 20 escolas e 11 mil alunos no Estado de São Paulo, fechou três unidades próprias recentemente em Campinas. Embora a empresa não tenha informado quais as razões do encerramento das atividades, funcionários demitidos revelam que o principal motivo teria sido a crise financeira provocada pela pandemia de covid-19, que aumentou de forma importante os índices de abstenção e inadimplência entre os alunos. Um dos estabelecimentos que baixaram as portas é o tradicional Colégio Progresso, que funcionava no distrito de Barão Geraldo. O grupo Atmo informou que remanejou os alunos das escolas fechadas para outras unidades.

Correio Popular

Estatística, pesquisas e estudos

Pesquisa revela dados sobre tecnologias nas escolas

Dados do Censo Escolar 2020, divulgados pelo Inep em 29 de janeiro, mostram a situação das escolas da educação básica brasileira no que diz respeito à disponibilidade de equipamentos de tecnologia da informação e comunicação. Crédito: FreepikDados do Censo Escolar 2020, divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em 29 de janeiro, mostram a situação das escolas da educação básica brasileira no que diz respeito à disponibilidade de equipamentos de tecnologia da informação e comunicação. A pesquisa tem relevância particular por revelar a infraestrutura disponível a alunos, professores e gestores, em contexto anterior à pandemia de COVID-19.

Inep

UFRJ é a melhor universidade do Brasil e a segunda da América Latina, diz estudo espanhol

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) está entre as 250 melhores universidades do mundo, segundo classificação do Webometrics Ranking of World Universities. O ranking é uma iniciativa do Cybermetrics Lab, grupo de pesquisa pertencente ao Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC), o maior órgão público de pesquisa da Espanha.

O Globo

Ensino Superior

Pós-graduação brasileira cresce 48% na última década

Após-graduação stricto sensu brasileira cresceu 48,6% na última década, passando de 3.128 programas, em 2011, para 4.650, em 2020. A informação, que reúne cursos de mestrado e doutorado, foi divulgada por Benedito Aguiar, presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)

MEC

Opinião

A volta às aulas é inadiável

Fiel à sua tradição de retardatário em matéria educacional, o Brasil é um dos últimos países do mundo a retornar ao ensino presencial. As escolas ficaram fechadas durante um ano, por causa da pandemia...

Veja