Notícias de Educação - 19/fev/2021

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Coronavírus

MG - Kalil: 'Quem manda na volta às aulas não é a educação, é a saúde'

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) respondeu sobre a ausência na participação da primeira audiência pública para debater o retorno às aulas nas escolas públicas e particulares de Belo Horizonte na tarde desta quinta-feira (18/2).
"Deveriam ter chamado o secretário de Saúde e não a Secretária de Educação, porque quem manda na volta às aulas não é a pedagogia e, sim, a área da saúde", disse o prefeito prefeito Alexandre Kalil (PSD)

Estado de Minas

Clima esquenta na Câmara durante discussão sobre retorno das aulas presenciais em BH

Hoje em Dia

Pais levam coroas de flores fúnebres em escolas para exigir volta das aulas

MSN

Prefeitura de SP descarta ampliar limite de 35% nas escolas em fevereiro

A Prefeitura de São Paulo não vai aumentar o limite de alunos para aulas presenciais em fevereiro. As escolas públicas e particulares podem receber até 35% das matrículas, mas parte delas tem pressionado para que o limite seja ampliado para 70%.

Folha de São Paulo

SEEDF não confirma fala de Ibaneis sobre retorno presencial em março

O ano letivo da rede pública do ensino básico do Distrito Federal (DF) retorna em 8 de março, mas o formato das aulas ainda não foi definido. De acordo com a Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF), o órgão ainda estuda o cenário da capital para definir se os alunos e professores continuam em ensino remoto ou voltam ao formato presencial.

Correio Braziliense

Tecnologia

Google anuncia mudanças em ferramentas para educação on-line

Google Classroom, sistema para realizar atividades escolares, passará a ter acesso a funcionalidades sem internet. A empresa também anunciou que não vai mais oferecer de forma gratuita armazenamento de dados ilimitado para escolas e universidades.
O Google Classroom, ferramenta que oferece recursos para exercícios e aulas remotas e que atende 150 milhões de estudantes no mundo, permitirá em celulares de sistema Android o acesso a funcionalidades mesmo off-line. O envio das tarefas realizadas, no entanto, ainda dependerá de conexão com internet.

G1

Leis e políticas

Pedido para suspender trecho de edital de livros didáticos é protocolado na Câmara

Entre as especificações, houve a retirada de trechos como "especial atenção para o compromisso educacional com a agenda da não-violência contra a mulher" e promover "negativamente a imagem da mulher". Com as novas regras, agora as obras devem "promover positivamente a imagem dos brasileiros, homens e mulheres" e "estar isenta de qualquer forma de promoção da violência".
O trecho que traz os "princípios éticos" que devem nortear as obras retirou as expressões "democráticos" e "respeito à diversidade", que constavam no edital anterior, e ficou em 2023 como "obras observarão os princípios éticos necessários à construção da cidadania e ao convívio social republicano".

G1

Proposta insere direito e economia como opcionais na educação básica

O Projeto de Lei 423/21 determina que as escolas poderão ofertar em caráter facultativo, no ensino fundamental e médio, a partir do sexto ano, disciplinas com noções básicas de direito constitucional, macroeconomia e microeconomia.

Câmara

Técnico e Profissionalizante / Executiva

Governo lança plataforma de educação em LGPD

Na próxima quinta-feira, 25, o governo federal lança uma plataforma de capacitação e certificação profissional sobre temas ligados à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). O evento de apresentação vai reunir autoridades públicas e empresários para discutir questões relacionadas à proteção de dados, conformidade e experiência na implementação do GDPR, a norma da União Europeia que regula proteção de dados. A plataforma foi desenvolvida pelo Serpro em parceria com a empresa portuguesa Datashield, que possui experiência em oferecer soluções integradas para adaptação a leis de proteção e segurança de dados.

TI Inside

Eventos

Paraíba fica em 1º lugar no Brasil no Índice de Educação à Distância, segundo a FGV

A Paraíba ficou em primeiro lugar no Brasil no Índice de Educação à Distância, conforme estudo da Fundação Getúlio Vargas divulgado nesta quinta-feira (18). Durante a pandemia de Covid-19, o estado obteve a melhor avaliação dos programas de educação pública EAD, por ter uma maior cobertura e menor demora na implementação da modalidade de ensino remoto para os alunos das escolas estaduais.

G1

Polêmicas

Ilona sobre PDL de Tabata Amaral: “Quem escreveu não entende nada de alfabetização”

Após a deputada Tabata Amaral (PDT-SP) tentar suspender o edital do Plano Nacional de Livros Didáticos (PNLD) 2023, a ex-secretária de Educação Básica do MEC, Ilona Becskehazy, escreveu uma série de mensagens no Twitter em defesa do documento. Sobre o Projeto de Decreto Legislativo (PDL), utilizado pela parlamentar para atingir seu objetivo, Ilona diz ter sido redigido por alguém que "não entende nada de alfabetização".

Gazeta do Povo