Notícias de Educação - 22/fev/2021

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Nossa palavra

Traduzindo Educação: Sala de Aula Invertida

A discussão está na ordem do dia. Mas o que podem entender aqueles que não são da área? Em vídeo de curta duração, tentamos explicar.

Focando Educação

Coronavírus

Neste segundo ano da pandemia, escola é vida 'normal'

Cada vez menos famílias têm resistido a permitir que seus filhos voltem para a escola. E mais: elas têm cobrado os colégios particulares para que crianças e adolescentes passem mais dias no presencial. O que era uma minoria no ano passado, com pais envergonhados de dizer no grupo de WhatsApp que queriam a volta das crianças, hoje se inverteu. Não que a pandemia tenha ficado mais branda, mas quase um ano fora da escola acabou trazendo novas informações, derrubando medos, convicções e também esgotando as famílias.

O Estado de São Paulo

Prefeitos voltam a defender vacinação de profissionais de educação

A Frente Nacional de Prefeitos (FNP) voltou a pedir ao Ministério da Saúde que todos os profissionais que trabalham em escolas sejam imediatamente vacinados contra a covid-19. A inclusão dos trabalhadores do setor entre os grupos prioritários da campanha de vacinação é um dos itens de pauta da videoconferência que representantes da entidade e o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, realizam esta manhã (19/fev)

EBC

BH pode relaxar critério para retomada de aulas presenciais

A meta atual para liberar a presença dos estudantes nas escolas é atingir o nível de 20 casos por 100 mil habitantes, em uma média dos 14 dias anteriores. Nesta sexta-feira (19), o índice estava em 277,6. O médico infectologista Carlos Starling, membro do comitê, lembra que o mais próximo da objetivo até o momento foi 48 casos a cada 100 mil habitantes. A situação contribuiu para o grupo reavaliar os parâmetros, mas "sem exageros".

R7

Associação de Escolas Privadas de Educação Infantil do RS diz que "interrupção das aulas causará retrocesso e pode provocar sérios problemas emocionais às crianças"

Uma pesquisa realizada pela Associação de Escolas Privadas de Educação Infantil do Rio Grande do Sul e respondida por mais de 8 mil famílias da Capital e Região Metropolitana registrou que 97% das famílias afirmam que necessitam que seus filhos continuem frequentando diariamente a escola para poderem trabalhar. Conforme a associação, caso o modelo de distanciamento do governo do Estado seja aplicado na íntegra, "crianças inocentes terão de pagar a conta por aglomerações causadas fora das escolas, privando-as do ensino presencial".

Zero Hora

Servidores da educação de Porto Alegre denunciam falta de segurança sanitária para o retorno presencial

Jornal do Comércio

SP: Sindicato pede fiscalização em escolas particulares que recebem mais de 35% dos alunos

O sindicato dos professores de escolas particulares (Sinpro) pediu à Prefeitura que tome "medidas urgentes" contra colégios que aumentaram o índice de alunos em aulas presenciais de 35% para 70%, como mostrou nesta quinta-feira o Estadão. As escolas seguiram decreto estadual sobre o assunto, que permite o aumento na fase amarela, em que está a capital atualmente. Já a Prefeitura tem outro decreto, de quando a cidade estava na fase laranja, que determinava o limite de 35%. O conflito de regras deixou as escolas sem saber qual medida seguir.

Terra

Com só 17,7% de meta atingida, Covas encerra testagem de covid na educação

Uol

Em SP, escolas públicas têm menor adesão à volta presencial do que as particulares

Folha de São Paulo

MS: Professores querem estar vacinados para voltarem às salas de aula

Carta aberta das entidades ao Governo do Estado e às prefeituras defende que “o retorno das atividades presenciais, mesmo que escalonado e atendendo os critérios de distanciamento social, ocorra com a vacina de todas e todos trabalhadores(as) em educação”.

Campo Grande News

Sala de aula

Escolas na pandemia: o ensino híbrido é o futuro da educação no Brasil?

Educação a distância, ensino remoto e educação híbrida são três métodos diferentes de aprendizagem. A educação a distância é um sistema em que o aluno estuda sozinho, sem o auxílio direto do professor. No ensino remoto, os conteúdos são ministrados pelo docente, só que o estudante acompanha de casa, por meio de aulas ao vivo ou vídeos gravados. Já a educação híbrida reúne atividades presenciais e não presenciais, o que permite vários formatos. O mais comum é aquele em que os alunos estudam em casa o conteúdo online e, na escola, colocam em prática o que aprenderam. Embora tenha vindo à tona na pandemia do coronavírus, educadores acreditam que o método semipresencial tende a se consolidar nos próximos anos. Por uma série de vantagens, como a possibilidade de ampliação da jornada de estudos, alunos mais motivados com novas tecnologias e a redução de gastos com ampliação de espaços físicos.

Jovem Pan

Aulas ao ar livre ganham espaço para evitar contágio e uso excessivo de telas

Com um ano de pandemia, distanciamento social e uso intenso de telas, as experiências ao ar livre estão valorizadas e ganharam espaço também na educação. A adaptação de parte das aulas presenciais para ambientes externos, quadras, praças e parques passou a ser vista como uma forma de reduzir as chances de transmissão do vírus da covid-19 e ampliar o contato com a natureza.

O Estado de São Paulo

Modelo de escolas ao ar livre surgiu há 100 anos, por causa da tuberculose

O Estado de São Paulo

Educação maker deve ir além do laboratório nas escolas

Laboratórios maker se popularizaram nos últimos anos nas escolas. O contato desde cedo com uma educação empreendedora pode dar aos alunos vantagem para seu futuro profissional. As instituições, porém, devem ficar atentas para que esse contato não seja superficial, e sim integrado a outras disciplinas.

Folha de São Paulo

Tecnologia

Autoavaliação mostra que ainda há muito espaço para professor avançar em tecnologia

Um assunto muito abordado durante a pandemia de Covid-19 no âmbito da educação foi a formação dos professores. Inúmeras pesquisas mostraram insegurança por parte dos docentes em dar aulas online. Segundo o estudo do Instituto Península, lançado em diferentes momentos da pandemia em 2020, 83,4% dos professores não se sentiam preparados para o ensino remoto com seis semanas de isolamento.

Porvir

Ferramentas digitais auxiliam o professor a ir além da videoconferência na aula online

Porvir

Gestão

Ministério da Educação não gasta o dinheiro que tem disponível e sofre redução de recursos em 2020, aponta relatório

Mesmo em um ano com pandemia, e frente aos desafios do ensino para manter as aulas remotas, o Ministério da Educação (MEC) fechou 2020 como menor dinheiro em caixa desde 2011. Não bastassem os cofres vazios, a pasta gastou ainda menos do que poderia, e teve que devolver R$ 1 bilhão aos cofres públicos.

G1

Países que mais investem em educação: veja a situação do Brasil

Segundo o relatório, Brasil investiu uma média de 5,6% do seu Produto Interno Bruto (PIB) na área de educação, uma porcentagem acima da média de 4,4% dos países da OCDE.
No entanto, apesar do percentual ser elevado, o valor investido por aluno é bem abaixo da média dos países da OCDE. De acordo com o relatório, o investimento público por aluno nas instituições públicas de ensino brasileiras é um dos mais baixos entre os países analisados.

Quero Bolsa

Profissionais da Educação

Vacina: ministro da Saúde estuda por professores na lista de prioridade

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou, durante reunião com a Frente Nacional de Prefeitos (FNP), que estuda inserir os professores no próximo grupo prioritário da vacinação. Segundo a FNP, Pazuello fará a adaptação no Plano Nacional de Imunização (PNI) e deve fazer a inclusão dos docentes na lista prioritária até março.

Correio Braziliense

Sem emprego, professores de Minas Gerais recorrem ao ensino domiciliar

Profissionais garantem parte da renda mensal com aulas particulares ou em grupos
A crise das escolas privadas devido à pandemia do novo coronavírus tem colocado à prova professores da rede privada. Sem a obrigatoriedade da matrícula – exigida, conforme a legislação, apenas para crianças com mais de 4 anos –, a maioria dos docentes demitidos está no setor da educação infantil, segundo os sindicatos dos professores e das escolas particulares de Minas Gerais. Com dificuldades em pagar os salários por causa da evasão de alunos e com a renda caindo a cada dia, os colégios não tiveram escolha: dispensaram colaboradores ou reduziram salários.

O Tempo

Inclusão

Quatro milhões a mais de cadeiras vazias

Dois dos efeitos mais graves na área da educação causados pela pandemia, o abandono e a evasão, retiraram 4 milhões de alunos dos bancos escolares nos últimos dez meses. É o que diz a pesquisa do Instituto Datafolha, encomendada pelo C6 Bank. Pelo menos 8,4% das pessoas com idade entre seis e 34 anos matriculadas antes da crise sanitária informaram que abandonaram a escola. O pior resultado foi registrado entre os estudantes do ensino superior, com um abandono de 16,3%, seguido daqueles que estavam no ensino médio, de 10,8%.

O Estado de São Paulo

Leis e políticas

Gestores de Saúde e Educação criticam proposta de Lira para desvinculação das verbas federais

Gestores públicos e especialistas de áreas como a Saúde e a Educação discordaram da proposta do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), de promover a desvinculação do Orçamento, ou seja, derrubar a obrigatoriedade de destinação de percentuais mínimos para cada área. Atualmente, a Constituição determina que os estados devem destinar 12% de seus recursos para a saúde e 25% para a educação, enquanto, no Orçamento federal, os índices são de 15% e 18%, respectivamente.

O Globo

Avaliação

Fuvest 2021 tem 7,69% de abstenção no primeiro dia da segunda fase

No total, 33 mil candidatos foram aprovados na primeira fase para disputar 11.147 vagas na Universidade de São Paulo (USP). Deste total, 2.563 candidatos não compareceram neste domingo (21). Segundo a assessoria de comunicação da Fuvest, a taxa registrada neste ano está na média histórica, apesar da pandemia de Covid-19.

G1

Redação da Fuvest pergunta se mundo contemporâneo está fora de ordem

Terra

Amazonas decreta ponto facultativo para realização do Enem em 23 e 24/02

O Governo do Amazonas declarou ponto facultativo na próxima terça-feira (23) e quarta-feira (24) em Manaus para conter a circulação de pessoas evitando a disseminação do novo coronavírus durante a aplicação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Na capital amazonense são 160.576 candidatos dos 206.706 do estado.

Uol

Ensino Superior

Gestão Bolsonaro prioriza Humanas em bolsas de pesquisa da Capes

Nos dois primeiros anos do governo Jair Bolsonaro houve maior aporte de recursos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para bolsas de pesquisa de mestrado e doutorado no colégio de Humanidades, que agrega as áreas de “Ciências Humanas”, “Ciências Sociais Aplicadas” e “Linguística, Letras e Artes”.

Gazeta do Povo

Opinião

Volta às aulas: um sombrio espetáculo de descoordenação da Educação

Onde houve boa liderança e coordenação, como no Ceará, escolas e professores dispuseram de orientações precisas, planejamentos semanais de aulas padronizados com a descrição detalhada das atividades ou sequências didáticas, por aula e assunto e habilidade, além do acesso, via tecnologias digitais, a aulas exemplares gravadas.
Em situação de crise, verdadeiros líderes comunicam ideias e objetivos claros, dão voz à racionalidade política, resolvem desafios e coordenam equipes, agem movidos por coragem moral e vontade férrea, compatibilizam razão, paixão e valores.

Estado de Minas