Notícias de Educação - 24/fev/2021

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Coronavírus

Pandemia aproxima famílias e escolas, mas expõe fragilidades

Escola em casa expõe dificuldades do trabalho docente e reforça importância da parceria pela educação de crianças e jovens
Se antes já existia a necessidade de parceria entre famílias e escolas, essa relação foi um dos pontos centrais na força-tarefa de possibilitar a aprendizagem de crianças e jovens em casa ao longo de 2020. Para agravar ainda mais o cenário, o fechamento das escolas aconteceu no início do ano letivo, momento em que os responsáveis, crianças e jovens estavam conhecendo os docentes.

Porvir

SP: Cinco escolas estaduais suspendem atividades após infecções pelo coronavírus

Cinco escolas estaduais de São Paulo suspenderam atividades após infecções pelo coronavírus. Os alunos que estudam nessas unidades continuam tendo aulas online. O número foi informado por e-mail pela Secretaria Estadual da Educação nesta terça-feira, 23. A coletiva de imprensa prometida para divulgar os registros da covid-19 nas escolas não foi realizada.

O Estado de São Paulo

Secretário da Educação não descarta novo fechamento das escolas no Rio

Às vésperas do retorno presencial das aulas no município do Rio de Janeiro, o secretário de educação da capital fluminense, Renan Ferreirinha, não descartou um novo fechamento das escolas da rede pública caso seja registrado uma alta na taxa de contaminação por Covid-19 na cidade.

CNN

Faculdades privadas estimam perda de 1 milhão de calouros

A falta de definição sobre o modelo de aulas e a impossibilidade de usar as notas do último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) levaram a uma queda no número de ingressantes no ensino superior privado. Levantamento preliminar do Semesp, entidade que representa mantenedoras de ensino superior no Brasil, indica que 1 milhão de alunos deixaram de entrar em faculdades privadas no início deste ano - redução de cerca de 30% em relação ao ano passado.

O Estado de São Paulo

Sala de aula

Educação financeira nas escolas está formando jovens mais conscientes

A fim de criar uma geração economicamente mais consciente e que possa ajudar a mudar o futuro de suas famílias, no início 2020, a educação financeira passou a fazer parte da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento que orienta a elaboração de currículos e propostas e ensino de escolas privadas e públicas de todo o Brasil. Assim como a educação ambiental ou de trânsito, a educação financeira aparece como um dos temas transversais contemporâneos indicados a todos os estudantes brasileiros.

Galileu

Leis e políticas

Acabar com investimento mínimo em educação é 'impensável' e coloca orçamento 'em risco', dizem entidades

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que pretende acabar com o investimento mínimo na educação é "impensável" no momento atual, afirma a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). Ela também coloca "em risco" o financiamento da área, segundo a organização Todos pela Educação.

G1

Desde 1934, só em ditaduras Brasil não teve gasto mínimo com educação

Folha de São Paulo

Lira defende desvinculação do Orçamento e afirma que saúde e educação não perderão recursos

Câmara

Eleitos para dirigir CAS criticam possível fim de gasto mínimo em saúde e educação

Senado

Edital do PNLD expõe autoritarismo bolsonarista

Desde que o presidente assumiu o poder, fogueiras e listas de proibições foram reacesas e reeditadas por apoiadores
Desde que Jair Bolsonaro assumiu a presidência, fogueiras e listas de proibições foram reacesas e reeditadas por apoiadores. (...) Um desses meios é agir diretamente sobre o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD).

Carta Capital

Projeto que garante internet para alunos de escolas públicas será votado nesta quarta

Após acordo em Plenário, os senadores decidiram adiar para esta quarta-feira (24) a votação do projeto que prevê repasse de R$ 3,5 bilhões da União para estados, Distrito Federal e municípios para garantir serviços de internet de qualidade a estudantes da escola pública. A matéria estava como segundo item da pauta desta terça-feira (23).

Senado

Estatística, pesquisas e estudos

95% dos alunos da rede pública terminam a escola sem conhecimento adequado de Matemática

Dados da última avaliação nacional realizada antes da pandemia mostram que 95% dos estudantes terminam a escola pública no País sem o conhecimento esperado de Matemática. Isso quer dizer que só 5% dos jovens do 3º ano do ensino médio conseguiam em 2019 resolver problemas usando probabilidade ou o Teorema de Pitágoras. Os resultados são ainda mais graves porque os alunos passaram, em seguida, por um ano de escolas fechadas e ensino remoto insuficiente.

O Estado de São Paulo

Avaliação

Enem:1º dia da reaplicação tem prova tranquila e redação sobre empatia

Nesta terça-feira (23/2), 276 mil estudantes participaram do 1º dia da reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. As provas de linguagens e suas tecnologias, humanas e a redação foram aplicadas em 1.481 municípios brasileiros.

Correio Braziliense

Negócios

Empresas de educação Eleva e Cogna anunciam troca de ativos editoriais e de ensino básico

A Cogna informou ontem que chegou a um acordo com a Eleva Educação, que tem Jorge Paulo Lemann entre seus sócios, para a troca de ativos editoriais e de ensino básico – as negociações se estenderam pelos últimos meses. A operação depende de aprovação do Conselho de Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

O Estado de São Paulo

Outras do dia

Bolsonaro minimiza bullying: 'no meu tempo gordinho batia em todo mundo'

O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), minimizou a ocorrência de bullying em escolas durante conversa com apoiadores hoje, na frente do Palácio da Alvorada. De acordo com Bolsonaro, na sua época o "gordinho batia em todo mundo" e não era vítima.

Uol

Cardápio escolar sem carne gera polêmica na França

Um cardápio escolar sem carne proposto nas lanchonetes escolares de Lyon, capital francesa da gastronomia e governada pelos ambientalistas, gerou uma polêmica nacional na qual inclusive alguns membros do governo de Emmanuel Macron participaram.

Uol