Notícias de Educação - 02/mar/2021

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Coronavírus

Mais de 60 mil adultos deixaram de estudar durante a pandemia em SP

Só nas escolas estaduais, o número de matrículas nesta etapa caiu 31% de janeiro do ano passado para o mesmo mês de 2021 —com a saída de 56,7 mil alunos. Já nas escolas municipais da capital, a redução foi de 7,4%, com a perda de 2,2 mil estudantes.
O número pode ser ainda maior já que a modalidade também é ofertada em escolas municipais de outras cidades e, em menor número, na rede particular.

Folha de São Paulo

Alunos com dislexia enfrentam desafios no ensino a distância na pandemia

A adaptação à educação a distância durante a pandemia foi um desafio para crianças e adolescentes de todo o país. Para estudantes disléxicos, com dificuldade de leitura, as barreiras foram ainda maiores. O dia a dia em sala de aula exige adaptações de métodos para atender esses alunos. No ensino remoto, os problemas foram ampliados.

Correio Braziliense

CE: Escola decide se aluno deve ligar câmera em aula, diz Conselho de Educação; OAB nega obrigatoriedade

No contexto da pandemia, em que o isolamento social impõe limitações físicas, as salas de aula viraram videochamadas diárias. No entanto, a obrigatoridade do uso da câmera por alunos ainda gera divergências. Para o Conselho Estadual de Educação, a decisão cabe às escolas; enquanto a Ordem dos Advogados do Brasil do Ceará (OAB-CE) afirma que exigência fere "privacidade do aluno".

Diário do Nordeste

A pedido de pais “pela democracia” e sindicato de professores, Justiça suspende aulas no RS

Atendendo a uma ação civil pública ajuizada pelo CPERS/Sindicato e a Associação Mães e Pais pela Democracia (AMPD), a 1ª Vara da Fazenda Pública de Porto Alegre determinou, na última sexta-feira (26), em caráter liminar, a suspensão das aulas presenciais em escolas públicas e privadas do estado gaúcho. A medida vale para a educação infantil.

Gazeta do Povo

Escolas particulares de Educação Infantil protestam contra decisão judicial que proibiu aulas presenciais no RS

Zero Hora

Professores se queixam de falta de estrutura e contaminações por Covid em escolas estaduais de SP

Resultados positivos para a Covid-19 entre funcionários, falta de pessoal para a limpeza das salas e inadequação de estrutura, além da discrepância dessas condições dentro da própria rede, têm alimentado a insegurança de alunos e docentes nas escolas estaduais de São Paulo.

Folha de São Paulo

DF: Lockdown: escolas estão convocando professores mesmo com restrição

O Sindicato dos Professores em Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (Sinproep) recebeu, nas últimas 24 horas,18 denúncias de professores que foram convocados para dar aulas virtuais direto do colégio, mesmo com o lockdown.

Correio Braziliense

Sinproep critica possível reabertura das escolas na próxima semana

Correio Braziliense

3 em cada 4 universitários brasileiros tiveram saúde mental prejudicada pela pandemia

Uma pesquisa internacional realizada pela organização sem fins lucrativos Chegg, em parceria com a Varkey Foundation, mostra que três quartos (76%) dos universitários brasileiros dizem que sua saúde mental foi prejudicada durante o período da COVID-19, um dos níveis mais altos entre os países pesquisados, ao lado de Estados Unidos (75%) e Canadá (73%). Desses, 6% se automutilaram, 21% procuraram ajuda para a saúde mental e 87% disseram que seu nível de estresse e ansiedade aumentou.

Porvir

Dicas

Iniciativa coloca quase 1.000 horas de videoaulas gratuitas do ensino médio na internet

Quase 1.000 horas de videoaulas do ensino médio vão estar disponíveis para estudantes na internet a partir desta segunda-feira (1º). A iniciativa é da Fundação Roberto Marinho e pretende dar apoio a professores e alunos durante as aulas remotas. O conteúdo estará no YouTube do Canal Futura. O endereço é https://www.youtube.com/canalfutura

G1

As animações que ensinam evolução humana para crianças

Usar animação para ensinar a evolução humana para crianças. Com essa premissa, o projeto “Evolução para Todes”, de pesquisadores da USP, apresenta uma série de vídeos nos quais falam, por exemplo, sobre teoria da evolução e origem da humanidade.

Nexo

Leis e políticas

PEC Emergencial acaba com deduções de gastos com saúde e educação no IR

A PEC Emergencial, que o governo quer aprovar no Senado ainda nesta quarta-feira (03/03), acaba com a possibilidade de os contribuintes abaterem os gastos com saúde e educação no Imposto de Renda. A medida faz parte das contrapartidas apresentadas pela equipe econômica para a volta do auxílio emergencial.

Correio Braziliense

RS: Projeto inclui educação como critério para distribuição do ICMS aos municípios

A intenção do projeto, que vem sendo trabalhado desde 2019, é incluir a educação entre os critérios de rateio, de modo a incentivar os prefeitos a investirem na melhoria dos índices de ensino e de aprendizagem. A proposta também poderá reorganizar a rede no Ensino Fundamental e reduzir as desigualdades regionais.

NH

Ensino Superior

Universidades federais têm até dezembro para adotar diploma digital

As 69 universidades federais e as 41 instituições da rede federal de educação profissional e tecnológica do país terão até 31 de dezembro de 2021 para passar a emitir diplomas digitais. O prazo consta da Portaria n° 117/2021 do Ministério da Educação (MEC), publicada nesta segunda-feira (1) no Diário Oficial da União.

EBC