Notícias de Educação - 04/mar/2021

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Coronavírus

Governo confirma inclusão de profissionais de educação no grupo prioritário da vacinação

O governo do presidente Jair Bolsonaro confirmou ao Supremo Tribunal Federal (STF) na terça-feira (3) que os profissionais de educação estão incluídos no grupo prioritário de vacinação contra Covid-19.

Fórum

Entidades do ensino superior particular divulgam manifesto em favor da abertura das escolas

O Fórum das Entidades Representativas da Educação Superior Particular (Fórum) lançou, nesta terça-feira (3), um manifesto em favor da abertura de escolas, centros universitários, faculdades e universidades - com todos os protocolos de biossegurança para evitar a disseminação do coronavírus. “As escolas devem ser as últimas fechar e as primeiras a abrir”, salienta o texto.

Gazeta do Povo

Em nota, Ubes defende a suspensão das aulas presenciais

A União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) publicou nesta quarta-feira (3) nota que defende as medidas recomendadas na “Carta dos secretários estaduais de saúde à nação brasileira”, publicada pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e a vacinação. Intitulado “em defesa da vida, do direito à educação e da vacina”, o texto da Ubes a aponta a necessidade suspensão das atividades presenciais na educação e serviços não essenciais.

Correio Braziliense

Falta de acesso à internet ainda dificultará aulas em MG em 2021, diz sindicato

Com algumas mudanças nos instrumentos de ensino, o ano letivo da rede estadual de Minas Gerais retornará, ainda de forma remota, na próxima segunda-feira (8). Em uma consulta pública realizada pela Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) com 70 mil pessoas, estudante, na maior parte, 90,5% dos consultados aprovaram as ferramentas utilizadas durante 2020 para o ensino remoto, segundo a pasta. Mesmo assim, alunos, famílias e trabalhadores seguem cobrando melhorias.

O Tempo

SP: Escolas se dividem entre manter atividades e reduzir alunos

O governo paulista vai permitir, pela primeira vez, que escolas fiquem abertas na fase vermelha, a mais restritiva do Plano São Paulo, programa de combate à pandemia. A ideia é seguir o modelo de países europeus, como Reino Unido e França, que mantiveram aulas presenciais mesmo em fases de lockdown. A orientação do governo é priorizar alunos mais vulneráveis, como aqueles com deficiência, problemas de aprendizagem ou saúde mental em risco. Diante disso, colégios particulares discutem se vão mudar o planejamento de atividades ou reduzir a frequência de estudantes.

Terra

Sindicato orienta suspender rodízio de estudantes e escolas debatem plano para priorizar alunos

Terra

'A ultima coisa que será fechada em SP são as escolas', diz Gabbardo

Uol

Quem puder continue a distância, pede secretário de educação de SP

R7

Sala de aula

Como superar os desafios da alfabetização e do letramento em tempos de ensino remoto

Não bastasse os históricos desafios da alfabetização e do letramento, o ensino remoto decorrente da pandemia acrescentou uma nova camada de dificuldade. Com salas de aula virtuais, os professores tiveram que reinventar o jeito de ensinar a ler e a escrever.

Desafios da Educação

Dicas

MEC disponibiliza cursos pedagógicos online durante a pandemia

Em razão das medidas de contenção, a estratégia de implementação de ações do programa Tempo de Aprender foi adaptada para favorecer, em 2020, a disponibilização de recursos pedagógicos online, para fortalecer o ensino da leitura e da escrita, e para apoiar o processo de retorno das aulas presenciais

MEC

Gestão

Governo de MG vai investir R$ 500 milhões em projeto na área da educação

Ação vai contemplar construções de escolas, creches, aquisições de bens, veículos e mobiliário
O governo de Minas Gerais lançou, nesta quarta-feira (3), o projeto "Mãos Dadas", em que o Estado vai fortalecer o sistema de cooperação com os municípios mineiros. O anúncio foi realizado na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, pela secretária de Estado de Educação, Julia Sant’Anna. O investimento será de cerca de R$ 500 milhões.

O Tempo

Projeto para criação de escolas cívico-militares é aprovado em SP

O projeto de lei que autoriza o governo do Estado de São Paulo a implantar as escolas cívico-militares foi aprovado na noite de terça-feira (2) pela Assembleia Legislativa. O PL-669/20 do deputado Tenente Coimbra (PSL) permite que instituições de ensino da rede pública estadual adotem o modelo.

R7

Estatística, pesquisas e estudos

Seis universidades brasileiras somam 33 cursos entre os 100 melhores do mundo, aponta ranking global

A Universidade de São Paulo (USP) lidera a lista. Ao todo, são 32 entre os 100 melhores do mundo. Em seguida vem a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com 4; e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com 3. Completam a lista a Universidade Estadual Paulista (Unesp), a Universidade Federal de Viçosa (UFV) e a Pontifícia Universidade Católica do Rio (PUC-Rio), com um curso cada.

G1

Política partidária

Governo federal pune professores por críticas a Bolsonaro

A Controladoria-Geral da União (CGU) puniu dois professores da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), um deles o ex-reitor e coordenador da pesquisa nacional EpiCovid, Pedro Hallal, com uma advertência oficial por terem criticado o presidente Jair Bolsonaro.

Terra

CGU investiga professores universitários por “manifestação desrespeitosa” a Bolsonaro

Gazeta do Povo

Governo Bolsonaro investiga professores por manifestação 'de desapreço' a presidente

Folha de São Paulo