Notícias de Educação - 09/mar/2021

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Nossa palavra

Educação Midiática

Do que se trata? Outra matéria para meu filho estudar?
Explicando o termo para leigos da Educação.

Focando Educação

Coronavírus

Reabertura das escolas é consenso em debate, mas médicos pedem cautela com momento atual

Parlamentares relataram aumento da evasão escolar e dos casos de violência contra crianças enquanto os colégios ficaram fechados
Deputados e especialistas em saúde e educação foram unânimes ao afirmar, nesta segunda-feira (8), que os estabelecimentos de ensino devem sempre, em qualquer situação, ser os últimos a fechar e os primeiros a reabrir. Na avaliação deles, isso vale mesmo para cenários de pandemia, como o atual.

Câmara

Escolas de SP registraram 21 mortes e 4.084 casos de Covid-19 em um mês, diz governo

Segundo o boletim epidemiológico da Secretaria de Educação, os dados do primeiro mês de aulas presenciais mostram que a taxa de casos confirmados é muito inferior a observada no estado. Os números observados nas escolas mostram uma incidência de 41 casos por grupo de 100 mil —em São Paulo, a proporção geral é de 1.393 por 100 mil.

Folha de São Paulo

Incidência de covid em escolas públicas e particulares de SP é menor que a média do Estado

O Estado de São Paulo

Escolas de SP têm ‘guerra de cartas’ de pais contra e a favor de restrições na fase vermelha

O Estado de São Paulo

Fase vermelha: cai adesão de pais ao ensino presencial nas escolas particulares de SP

Terra

Professores de escolas particulares de SP entrarão em greve se colégios continuarem abertos

Terra

Presidente do STF mantém decisão que suspende aulas no Rio Grande do Sul

Luiz Fux, presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), negou o pedido que poderia liberar a volta às aulas nas escolas públicas e privadas do Rio Grande do Sul. Com isso, as aulas continuarão interrompidas enquanto estiver vigente a decretação da bandeira preta do Sistema de Distanciamento Controlado.

Uol

DF: 85% das escolas particulares retornam às aulas presenciais nesta segunda (8/3)

Segundo o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (Sinepe-DF), as escolas têm autonomia para voltar presencial ou permanecer no remoto até o fim do lockdown. Ao todo, são 570 escolas e, das 200 filiadas ao Sinepe-DF, 85% retornaram presencialmente, nesta segunda-feira (8/3).

Correio Braziliense

460 mil alunos voltam às aulas remotas no Distrito Federal

Correio Braziliense

Escolas reabrem na Inglaterra em início de flexibilização do ‘lockdown’

Alunos de toda a Inglaterra voltaram às escolas nesta segunda-feira (8), como parte da primeira etapa dos planos do governo do Reino Unido para flexibilizar o “lockdown” decretado no início de janeiro para conter a disseminação de uma variante da Covid-19. “É um grande dia para todo o país quando damos esse primeiro passo”, disse a secretária para as Crianças do Reino Unido.

G1

Profissionais da Educação

Ministro da Educação se compromete com exigências de servidores públicos de MS

Em agenda no HU-UFGD (Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados), na manhã desta segunda-feira (8), o Ministro da Educação Milton Ribeiro e o Presidente da EBSERH (Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), vinculada ao Ministério da Educação, Oswaldo de Jesus Ferreira, receberam dos representantes do SINTSEP-MS (Sindicato dos Trabalhadores Públicos Federais em Mato Grosso do Sul), uma carta manifesto com as reivindicações dos trabalhadores. - CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS

Campo Grande News

Leis e políticas

Para suprir déficit de vagas na educação de Natal, vereador propõe dar voucher para usar na rede privada

Está em tramitação na Câmara Municipal de Natal um projeto de lei que cria o programa “Voucher Educação”, com o objetivo de oferecer vagas para crianças na rede particular de ensino, mediante parceria público-privada no âmbito do Município. De autoria do vereador Klaus Araújo (Solidariedade), o projeto visa amenizar a falta de vagas na rede pública de ensino infantil.

Agora RN

Governo lança projeto para criar creches e reduzir déficit de 30 mil vagas da educação infantil no PA

No Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta segunda-feira (8), o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), lançou o projeto “Creches Por Todo O Pará”. A iniciativa visa garantir vagas para crianças de 0 a 5 anos de idade, além de possibilitar que as mães possam deixar seus filhos em segurança e ocupar espaços no mercado de trabalho. O projeto foi encaminhado para apreciação dos deputados na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) que, entre 10 a 15 dias, a partir da sua aprovação.

G1

Opinião

Por que as escolas precisam ficar abertas

Diversos estudos no Brasil e no mundo mostraram que a transmissão entre crianças dentro de escolas que seguiram protocolos adequados foi baixa, não colocando em risco maior alunos, professores ou funcionários. Crianças se infectam mais em casa através dos cuidadores ou em locais sem protocolos, como condomínios, ruas, hotéis e eventos religiosos.
Desta forma, fica claro que com protocolos a abertura é segura, não agrava a pandemia e não se justifica como medida de controle primária.

Folha de São Paulo

É hora de fechar as escolas

Diferentes estudos têm enfatizado que os critérios para a retomada do ensino presencial estão relacionados sempre ao contexto local. Em cenários nos quais a transmissão de SARS-COV-2 na comunidade é alta, os alunos e funcionários têm maior probabilidade de vir para a escola estando infectados.
Como as escolas são espaços onde os indivíduos permanecem por longos períodos de tempo em ambientes com pouca ventilação, os riscos de difusão do vírus aumentam se as taxas de transmissão comunitária forem altas.

Folha de São Paulo

Negócios

Grupo de educação Pearson muda estratégia e mira acesso diretor a consumidores

O novo chefe de Pearson anunciou nesta segunda-feira seu plano para o grupo de educação crescer além das escolas e faculdades, com uma estratégia para construir uma conexão direta com os consumidores, ajudando profissionais a aprender novas habilidades e retreiná-los.

Yahoo

Polêmicas

Em evento na Capital, Ministro da Educação defende a não discussão de gênero nas escolas

As falas de Milton Ribeiro sobre o assunto já renderam muitas polêmicas e até processo
O ministro defende, sempre que pode, a não discussão de gênero nas escolas, reforçando que o assunto pode ser levantado em outras fases da vida, mas não "introduzido" na mente de crianças valores que eventualmente são discutíveis por parte da população e não são uma unanimidade.

Correio do Estado