Notícias de Educação - 10/mar/2021

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Coronavírus

Para pais e responsáveis, pandemia trará prejuízos na educação

Para 65% dos responsáveis, crianças matriculadas na pré-escola terão o desenvolvimento comprometido. Para estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental, 69% afirmam que os filhos vão sofrer com atraso na educação.
De setembro a novembro de 2020, subiu de 24% para 30% o número de pais ou responsáveis que são favoráveis ao retorno das atividades escolares de forma presencial. A principal justificativa são os danos acumulados pelo ensino remoto.

Correio Braziliense

Covid-19: Especialistas recomendam fechamento de escolas por risco elevado

Especialistas do Observatório Covid-19 BR, grupo que reúne 85 pesquisadores associados a 28 instituições nacionais e internacionais, entre elas USP, Fiocruz e Universidade da Califórnia, entre outras, recomentou a não abertura de escolas em regiões onde há altos índices de casos devido ao "elevado risco de transmissão" da doença.

Uol

Justiça proíbe convocação de professores para aulas presenciais em SP

Decisão desta terça-feira (8) diz que retorno das aulas presenciais em uma das fases mais agudas da pandemia é 'medida contraditória e sem motivação válida'
O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) proibiu, nesta terça-feira (9), a convocação de professores e funcionários de escolas públicas e privadas em todo o estado durante as fases vermelha e laranja do Plano SP. A decisão vale para todos que sejam filiados aos sindicatos que ingressaram com a ação na Justiça.

CNN

Greve de professores pode ocorrer nesta quinta-feira (11), em São Paulo

iG

Secretaria da Educação considera ‘greve sanitária’ de professores ilegal em SC

Trabalhadores da educação anunciaram uma “greve sanitária” nesta segunda-feira (8) com a interrupção das aulas presenciais e a manutenção das on-line.
Depois de ser notificada da paralisação, a SED (Secretaria de Estado da Educação) emitiu nota em que considera o movimento ilegal por inúmeros motivos, em especial por não respeitar os requisitos descritos na Lei 7.783/89.

ND+

DF: Escolas particulares vão continuar seguindo regras de biossegurança

Nesta terça-feira (9/3), o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (Sinepe-DF) e o Sindicato dos Professores de Estabelecimentos Particulares do Distrito Federal (Sinproep-DF) definiram protocolos que escolas particulares deverão tomar para evitar a disseminação da covid-19 nas instituições. A definição ocorreu em audiência mediada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e que contou com participação do Governo do Distrito Federal (GDF).

Correio Braziliense

MS: Reinaldo suspende aulas no sistema híbrido

O governo estadual voltou atrás e vai adotar o ensino remoto nas escolas de Mato Grosso do Sul, a partir de amanhã, por prazo indeterminado. A medida foi anunciada há pouco pelo governador do Estado, Reinaldo Azambuja, em live extraordinária, levando-se em conta o “volume enorme de contaminações”.

Campo Grande News

BH suspende aulas presenciais em universidades e escolas técnicas

A Prefeitura de Belo Horizonte determinou a suspensão das aulas presenciais em universidades e escolas técnicas na cidade. As atividades dentro dessas unidades foram permitidas em 23 de setembro do ano passado, conforme o Decreto 17.435, que estabeleceu também algumas restrições.

MSN

Sala de aula

Em meio à pandemia, vai ter novo ensino médio?

Por lei, a reforma deve ser implementada até 2022, mas fechamento das escolas e crise econômica agravada pela pandemia trazem dificuldades extras aos estados
Para começar, não custa relembrar o cronograma oficial: a resolução nº 2 do CNE, de dezembro de 2017, estabelece que as mudanças relativas à BNCC do ensino médio deveriam ser executadas preferencialmente em 2019 e, no máximo, até o ano letivo de 2020. Mas o prazo com o qual os gestores e o próprio CNE estão contando é aquele definido na lei 13.415/17, segundo a qual a adequação à reforma deve se dar em até cinco anos após a sua aprovação, o que significa 2022.

Epsjv

‘Ensino híbrido’: as dificuldades para o aprendizado com parte da turma on-line e a outra na sala de aula

Professores e estudantes relatam que juntar as modalidades on-line e presencial compromete a aprendizagem e sobrecarrega ainda mais os docentes. Segundo especialistas ouvidos pelo G1, nem sequer é correto definir o sistema como “híbrido”, já que não há mudanças nas propostas pedagógicas

G1

Como manter a rotina de estudos no formato híbrido de ensino?

Com o início do ano letivo, as instituições da rede particular de ensino apostam na alternância entre aulas presenciais e on-line para atender todos os alunos e também manter protocolos de segurança. Para que essa rotina de estudos seja saudável, pais e especialistas apostam em estabelecer regras e encontrar um ambiente tranquilo em casa.

Correio Braziliense

Gestão

Relação dos municípios pré-selecionados para o Programa Escolas Cívicos-Militares foi ampliada de 54 para 74 vagas

O Ministério da Educação (MEC) divulgou, nesta semana, a lista das 70 escolas que aderiram ao Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim), em 2021. Inicialmente seriam 54 vagas, mas um acordo entre o MEC e o Ministério da Defesa permitiu que a quantidade fosse ampliada para 74 instituições. O Distrito Federal e o Pará receberam 2 vagas cada um, porém ainda não informaram suas opções.

MEC

Profissionais da Educação

O que falta para articular prática e teoria nos cursos de licenciatura

A experiência internacional aponta para uma tendência de articulação entre teoria e prática como um dos eixos da formação inicial de professores. Em países como o Chile, Estados Unidos e em várias partes do mundo, cursos de pedagogia e licenciatura se ancoram em estágios, muitas vezes, ao longo de toda a formação.

Porvir

Inclusão

Metade dos aprovados na Unicamp vieram de escolas públicas

Caiu o número de estudantes autodeclarados negros e pardos sem a seleção de notas do Enem
A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) divulgou nesta terça-feira (9) os índices de inclusão social no vestibular 2021. O número de estudantes de escolas públicas aprovados na primeira chamada chegou a 49,8% do total de convocados, maior que no ano passado, quando o percenetual foi fe 47,5%.

R7

Leis e políticas

Especialistas defendem acesso à internet e tecnologias de ensino como bens públicos

(...) Barberia alertou que a avaliação sobre a reabertura das escolas deve ser diferenciada, considerando as heterogeneidades no acesso e a intensidade da cobertura do ensino remoto. Uma sugestão seria, por exemplo, desenhar programas para os que tiveram algum tipo de aula remota e os que não tiveram. “Muitos ficaram meses sem nenhum tipo de aula e outros começaram a ter aula pela televisão. Mas é completamente diferente para aqueles que tiveram acesso ao ensino remoto por várias horas e com supervisão. Acredito que os grupos com menor acesso ao ensino devem receber atenção especial. Há desigualdades importantes.”

Fapesp

Teresina sanciona "Lei da Bíblia" em escolas; entidade de ateus vai ao TJ

Estudantes de escolas que adotarem a lei sancionada pelo prefeito de Teresina, José Pessoa Leal, o Dr. Pessoa (MDB), terão que ler trechos da bíblia assim que entrarem em sala de aula.
A medida aprovada entra em vigor neste ano letivo, que começou em 1º de março. Porém ela está sendo questionada pela Atea (Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos do Brasil). A entidade ingressou com ADI (ação direta de inconstitucionalidade) no TJ-PI (Tribunal de Justiça do Piauí) contra a resolução batizado de "Lei da Bíblia".

Uol

Educação de Jovens e Adultos

Matrículas na Educação de Jovens e Adultos no RS caem muito acima da média nacional

O Censo Escolar 2020, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), revela uma grande queda no número de matrículas na Educação de Jovens e Adultos (EJA) na rede estadual do Rio Grande do Sul. No Ensino Fundamental dessa modalidade, houve redução de 13.213 matrículas em comparação com o ano de 2019, queda de 44,9%. No Ensino Médio, a diminuição de matrículas ficou em 16.087, o que significa 38,1% a menos do que o ano anterior.

Sul21