Notícias de Educação - 11/mar/2021

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Coronavírus

Quase 6 em cada 10 cidades ainda discutem protocolos de segurança para reabrir escolas, aponta pesquisa

Redes municipais concentram quase a metade (48%) dos alunos matriculados na rede pública.
Em sua maioria, são crianças que estudam da pré-escola até o 5º ano do ensino fundamental. São, portanto, as mais novas. Se no ensino infantil o contato e a interação são essenciais, nos anos iniciais do ensino fundamental, a proximidade de alunos e professores ainda é recorrente para o processo de alfabetização e de noções básicas de matemática. Mas a forma de garantir a segurança contra a Covid nas salas de aulas, muitas sem ventilação adequada, ainda é um entrave para reabrir as escolas.

G1

Internet e infraestrutura foram os maiores desafios da educação em 2020

Correio Braziliense

Ensino remoto teve material impresso e aula no Whatsapp, mostra pesquisa

iG

Ministro da Educação diz ser a favor da volta de aulas presenciais: 'Não podemos achar que só se pega o vírus dentro da escola'

"Naturalmente nós temos que ter maior cuidado com a questão da biossegurança, dos protocolos. Desde o início o meu discurso foi o seguinte: eu quero, sim, as escolas abertas, mas não a qualquer preço", afirmou.
Segundo o ministro, os governadores e prefeitos sabem como está a situação sanitária de cada região, mas o MEC enviou, no final do ano passado, mais de R$ 700 milhões para as escolas públicas se adequarem aos protocolos de segurança.

G1

'Peguei covid na volta às aulas presenciais': os riscos para professores na pandemia

Após retornar à escola, no mês passado, Luiza, que é professora de inglês em João Pessoa (PB), contraiu o novo coronavírus. "Peguei covid-19 na segunda semana de aulas (presenciais)", relatou na mensagem. A situação trouxe revolta para ela, que diz ter tomado muito cuidado para evitar a infecção pelo coronavírus desde o início da pandemia. Para Luiza, não há dúvidas de que foi infectada no trabalho. "Outros cinco professores da escola também pegaram o vírus no mesmo período."

BBC

Alcance de decisão judicial cria controvérsia e escolas privadas de SP mantêm atividades presenciais

Escolas particulares de São Paulo informaram que as aulas presenciais foram oferecidas normalmente nesta quarta-feira, 10, apesar de uma decisão da Justiça na véspera ter determinado que os professores não deveriam ser convocados em meio ao aumento de casos da covid-19. Especialistas em Direito afirmam que há dúvidas sobre o alcance da determinação judicial - se ela abrange todos os profissionais ou não.
No caso dos profissionais da rede privada, como as escolas não serão notificadas da decisão, caberia ao profissional requerer o direito de não comparecer à escola, com base na decisão judicial. Para a advogada e doutora em Direito Constitucional Alessandra Gotti, "existem muitas dúvidas sobre o alcance e aplicabilidade dessa decisão". Ela diz entender que a medida se refere apenas aos filiados aos sindicatos. É possível que as entidades tenham de entrar com embargos de declaração para que se esclareça o alcance da decisão.

Terra

"Vamos recorrer", disse secretário de Educação sobre decisão que impede a convocação de professores para aulas presenciais

Crescer

Gestão

MEC nomeia professora ligada ao Escola sem Partido para coordenar área de livros didáticos

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, nomeou uma professora ligada do movimento Escola sem Partido para a coordenação dos materiais didáticos. A nomeação de Sandra Ramos, que também é crítica da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) - documento que indica os objetivos de aprendizagem -, foi publicada no Diário Oficial da União.

O Estado de São Paulo

Professora Dorinha é eleita presidente da Comissão de Educação

A deputada Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO) foi eleita por unanimidade (35 votos) para presidir a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados neste ano. Depois de eleita, ela disse que a prioridade da sua gestão será construir uma educação pública de qualidade. Ela afirmou que a pandemia de Covid-19 ampliou as desigualdades nessa área e escancarou que o País precisa melhorar a educação pública e garantir que os alunos de todas as regiões tenham as mesmas oportunidades.

Câmara