Notícias de Educação - 12/mar/2021

Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Coronavírus

SP antecipa recesso escolar de abril e outubro para março e aulas presenciais são suspensas nas escolas estaduais

Escolas ficarão abertas para merendas e retiradas de chips. Apesar disso, municípios têm autonomia para decidir se mantêm ou não unidades estaduais, municipais e privadas abertas em suas cidades. Recesso vai do dia 15 ao dia 28 de março.
O governo de São Paulo anunciou nesta quinta-feira (11) a antecipação do recesso escolar de abril e outubro para 15 a 28 de março, período nomeado como fase emergencial do plano São Paulo de combate ao coronavírus (leia mais abaixo). Com isso, as aulas presenciais nas escolas estaduais serão suspensas e as unidades ficarão abertas apenas para merenda dos alunos e retirada de chips a partir do dia 15 de março.

G1

Férias em colégios privados são inviáveis, diz presidente de associação

Uol

Colégios particulares de São Paulo se dividem sobre manter atividades presenciais

Folha de São Paulo

Educação em SP: Saiba o que muda durante a "Fase Emergencial"

iG

Guarulhos e São Caetano suspendem aulas presenciais da rede municipal após recomendação do governo

G1

SP suspende cultos, futebol e amplia restrições a comércio e escolas; praias serão fechadas

O Estado de São Paulo

Justiça veta aulas presenciais na rede estadual e municipal de SP durante fases vermelha e laranja da quarentena

A Justiça de São Paulo vetou as aulas presenciais na rede estadual e municipal de São Paulo durante as fases vermelha e laranja do plano de flexibilização econômica do governo paulista.
A primeira liminar alcançava apenas professores filiados a sindicatos da categoria do estado. A nova decisão atinge toda a rede pública municipal e estadual.

G1

Dicas

Tindin: app ensina educação financeira para crianças

Há anos pais e responsáveis discutem como introduzir a educação financeira na vida de crianças e adolescentes, pois, apesar de necessário, o assunto pode ser maçante e um tanto quanto tedioso. Mas, pensando em solucionar esse problema e transformar a vida das próximas gerações, o aplicativo Tindin oferece maneiras lúdicas para o aprendizado.

Olhar Digital

Gestão

Custo da Educação aumenta 2,48% em fevereiro no IPCA, mostra IBGE

As famílias gastaram 2,48% a mais com Educação em fevereiro, o equivalente a um impacto de 0,15 ponto porcentual na inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) no mês, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

IstoÉ Dinheiro

Programa investe na formação de professores para reforçar a alfabetização no país

O programa Tempo de Aprender é uma ação do Ministério da Educação (MEC) voltada para reforçar a alfabetização no país. A iniciativa é destinada a profissionais da educação que atuam no último ano da pré-escola e na 1º e 2º séries do ensino fundamental das redes públicas estaduais, municipais e distrital.

EBC

Estatística, pesquisas e estudos

Pesquisa revela aumento de escolaridade dos docentes

O ensino médio é o que revela o maior percentual de docentes com nível superior completo, 97,1%. Crédito: FreepikOCenso Escolar da Educação Básica 2020 apresenta um crescimento no percentual de docentes com graduação e pós-graduação. No comparativo entre 2016 e 2020 houve um aumento de 34,6% para 43,4% no número de professores com pós-graduação. Essa elevação faz parte de uma das metas do Plano Nacional de Educação (PNE), que visa a aumentar o percentual de professores com pós-graduação e educação continuada para 50%. O resultado tem sido positivo, tendo em vista que na formação continuada o percentual também aumentou, partindo de 33,3%, em 2016, para 39,9%, em 2020.

Inep

Opinião

O desafio de ensinar o pensamento crítico

Em sua última participação em evento voltado para o público brasileiro, organizado por um banco de investimentos, o historiador Yuval Harari ressaltou, como um dos pontos mais importantes da atualidade e para o mundo pós-pandemia, a necessidade de focarmos no desenvolvimento de habilidades de análise crítica das informações em vez de buscarmos mais conteúdo.

Folha de São Paulo

Eventos

Da desinformação à cidadania digital, formação online explora educação midiática

Combater a desinformação, compreender o surgimento de conteúdos virais pela ótica da matemática, refletir sobre fake news em saúde, analisar discursos de ódio em jogos digitais e trabalhar com as mídias para aprender história. Essas foram algumas das propostas que se transformaram em planos de aula durante a primeira formação online de multiplicadores em educação midiática, promovida pelo programa EducaMídia, do Instituto Palavra Aberta.

Porvir